Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ATUALIZADO! LEIA NOVAMENTE E NÃO DEIXE DE TOCAR NESSE ASSUNTO EM SUA IGREJA!!! A IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA, COM RELAÇÃO AO QUE É APRESENTANDO NOS SEUS CULTOS, TEM QUE SE POSICIONAR CLARAMENTE ACERCA DA MÚSICA QUE DIZ DEDICAR A DEUS! PRIMEIRA PARTE


Antes é importante ressaltar que o vídeo acima é para exemplificar um louvável esforço e busca de perfeição, seja musical, seja artística. Não é o registro de um culto mas de uma das apresentações comemorativas feitas pelo coral e orquestra da Catedral Mórmon no estado de Utá nos EUA. Contém hinos, canções populares e eruditas como uma da ópera Carmem e apresentação de dança. Entretanto em nenhum momento há um traço sequer de desleixo, de desorganização, de desrespeito ao local que pela igreja usado segundo a sua própria teologia com  culto regular de seus membros e fieis.

Funciona também, como em qualquer igreja cristã no mundo, como uma amostra do que se cultiva e de como se portam as pessoas membros de sua igreja. Pode se fazer obviamente restrições teológicas a suas excentricidades teológicas particulares, mas pelas suas reuniões e de como são realizadas as apresentações e a música, sem dúvida nunca, e isso sim é o grande exemplo que queremos que líderes, pastores, músicos que professam uma teologia cristã mais ortodoxamente bíblica não sejam desleixados em suas igrejas influenciados por uma  cultura secular, mundana cada vez mais decadente, chegando as raias do escândalo.

Portanto, mais uma vez, antes de tratar do que me proponho a tratar, devo por exigência de clareza no assunto, em definir ainda que rapidamente alguns conceitos. 


1) Conceito de Música como Linguagem

Música é uma linguagem antes mesmo de ser classificada como ruim, boa, excelente, moderna, antiga, brega, perfeita, etc. Como linguagem a música ( e no caso o mundo inteiro utiliza a chamada música Ocidental, inventada pelos antigos gregos e desenvolvida por bem mais de dois milênios, de forma lenta e progressiva ) é capaz e sempre o faz, de comunicar coisas, tocando ao mesmo tempo  a emoção e razão quando junto da melodia, enriquecida e valorizada por uma harmonia, carregada pelo ritmo, traz uma letra, um poema, recheada de ideias e pensamentos que vão de coisas abstratas às mais reais do dia a dia.

2) Cultura

É o conjunto maciço de crenças e comportamentos permeados pelos valores e crenças de um grupo humano de uma época, um tempo, uma região, uma nação, um povo e muitas vezes de uma etnia.

3) Sagrado



O que e santificado, separado, enobrecido, tornado nobre pela relação com aquele a quem e por quem é algo produzido pelo saber e capacidade humanas de fabrico,concepção, etc.

4) Cristianismo, cristãos

Tecnicamente entendido todos os religiosos e religiões, normalmente igrejas, que têm certo grau de referência que não possa ser desvinculada de seu credo fundamental a pessoa de Jesus Cristo. Desse modo a contragosto de muitos, são tecnicamente cristãos para fim de reconhecimento estatístico, todos os católicos, protestantes, ortodoxos e paraprotestantes embora possa e se deva questionar a fidelidade e relação de suas crenças com às Escrituras, com a Bíblia Sagrada.

Assim posto é comum com a expansão histórica da crença em Jesus Cristo e na sua mensagem e apreensão do conceito do Deus bíblico, o enobrecimento do perfil físico das igrejas, catedrais, dos alteares, púlpitos, ornamentos religiosos, liturgias e portanto a música. Em todos esses quesitos o que produzido e oferecido a Deus é o mais nobre do que se possa produzir e oferecer a Deus.

Os esforços em aproximar o perdido, o inconverso da mensagem cristã tem promovido ao longo da história da igreja cristã uma aproximação necessária e lógica entre o mais nobre, entre o mais sagrado e mais popular e profano. Esse processo não é ruim e nem errado em si, pois já que como linguagem, a música deve ser entendida e cativar o ouvinte tanto ou mais do que quem a toca ou canta, levando a efeito à compreensão e à experiência com o divino.

O erro é quando esquecido o princípio do sagrado ( percebido e reproduzido em todas as religiões desde as mais primitivas  e não cristãs ) é esquecido por pessoas que conheçam e creiam na verdadeira mensagem do cristianismo e  como elevado princípio estritamente bíblico.

Dessa forma essa postagem faz a seguinte reflexão legítima:

Até quando decair do sagrado ( consagrado unicamente a Deus ) e do concebido como algo perfeito dentro do esforço mais legítimo e possível possa ser trocado por um tipo de música igualmente produzida para o lazer e entretenimento secular do próprio homem sem nenhuma separação?

O vídeo acima é da igreja Mórmon nos EUA, uma igreja paraprotestante como Adventistas do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, etc. com problemas teológicos estritamemente anti biblicos mas herdeira da melhor tradição protestante construída historicamente e que não se rende a modismos e exageros as quais congregações e igrejas com teologia mais bíblicas perderam todo o cuidado.


Gostaria de ouvir as colocações dos irmãos sobre esse importante  e polêmico assunto e que ele fosse tratado em suas respectivas igrejas que mais e mais por várias questões não conseguem mais espaço para uma musicalidade de melhor qualidade, não obrigatoriamente que seja a hinologia tradicional de mais de dois séculos, mas que não decai tanto e complexidade, beleza e nobreza, dedicada a Deus.


NOTA IMPORTANTE:

O vídeo acima, no início da postagem, é um registro e uma produção da Igreja Mórmon, da qual, ou com a qual não concordo com as suas doutrinas singulares e frontalmente anti-bíblicas se distanciando muito além de outro grupos paraprotestantes.

A razão é que o cuidado  inegavelmente exemplar deles com a música dedicada a Deus, desde a formação, treinamento, dos músicos e cantores e seu lugar no serviço litúrgico são claramente exemplares no que se concebe como algo concebido e dedicado ao Criador de todas as coisas, ao único e Supremo Deus que nem o céus dos céus podem contê-Lo e a toda a Sua glória.

Agora para você que não compreendeu ainda do que estamos falando, o que se refere a um grave problema de discernimento básico e de percepção do que convém e do que não convém na igreja, do princípio básico de se dedicar a Deus algo que somente seja nobre, louvável, perfeito, único. Essa era a grande lição do sacrifício oferecido a Deus, somente animais belos, sem defeitos.

Enquanto isso no Brasil, por várias razões práticas e culturais incluída aí  uma dificuldade de manter e atrair jovens para a igreja ( ??) e em esforço injustificável de bajular esses  mesmos jovens, aliado tudo isso a uma completa e crassa falta de bom senso e de bom gosto, numa situação claramente patética em que a cauda é quem abana o corpo do cão e não ao contrário, líderes, pastores sorriem e apóiam inadvertidamente tudo o que é mal feito e de péssimo gosto, de má origem no mundo e trazem, introduzem e incentivam dentro das suas próprias igrejas!



O vídeo acima registra o que foi feito e deve estar sendo feito e aceito, em muitas igreja pelo Brasil. Tal fato lamentável ou pelo menos suspeito se explica na ânsia e com base em uma conceito errado de que tudo pode ser repentinamente tornado sagrado para Deus, independente da qualidade básica imaginada e aceita quase que universalmente. Em todas as religiões do mundo incluindo religiões não cristãs, com todas as variáveis culturais e econômico-sociais, não se dedica a uma divindade, seja qual for, o pior, o desprezível. Uma lição muito mais digna de atenção por se tratar no caso de cristãos, de crentes evangélicos, a música como louvor, dedicada ao único Deus, o criador de todas as coisas o doador de nossas próprias vidas. E isso é fato, infelizmente, e pior recorrente nos dias de hoje em muitas igrejas no Brasil, notadamente as pentecostais.

Finalmente, fale desse assunto, principalmente entre os jovens e líderes na igreja, entre os músicos, encarregados da música nos cultos e nas reuniões, estudem biblicamente sobre o assunto e sobretudo permeie toda essa ação com oração. Não é possível que se erre orando e ouvindo a direção de Deus. Que Deus abençoe a sua igreja no Brasil.

Por Helvécio S. Pereira


-

Um comentário:

  1. Querido, certa vez, li um pastor dizer que a música da igreja reflete o seu púlpito. Assim, creio que as músicas que hoje são tocadas nas igrejas são reflexo da qualidade dos pastores que dirigem essas igrejas e não são críticos com o ministério de louvor. Agora, é impressionante a qualidade musical de certos grupos religiosos que, mesmo sendo seitas, sabem refletir a tradição de uma civilização na composição de suas músicas como, por exemplo, os mórmons e os adventistas. Abraços!

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos