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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O QUE AS IGREJAS CRÊEM 1ª PARTE- IURD



Com o objetivo da simples informação, essa é uma primeira de uma série de postagens, que registrarão sem nenhum comentário ou julgamento, o que as várias denominações cristãs-evangélicas crêem. Ao se registrar uma igreja, um dos documentos é a Ata de Organização da Igreja e dela consta obrigatoriamente o rol de membros fundadores, os respectivos cargos e a sua profissão de fé ou confissão, discriminando o que aquele grupo de autodenominados cristãos e crentes crêem de fato. Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos pastores não são inteiramente concenssuais nos detalhes menores de sua fé. Entretanto o que prevalece na denominação é o documento constante em sua Ata de fundação.

Por despertar curiosidade e receber forte oposição por sua liturgia e práticas, a título de esclarecimento e não defesa ( não será feita nenhuma defesa de nenhuma denominação ou igreja, hierarquização, ou comparação entre as suas crenças e posições doutrinárias, isso compete única e livremente ao leitor do blog individualmente ) a primeira igreja a ter a sua declaração de fé divulgada é a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada a trinta e três anos no Rio de Janeiro pelo então pastor Edir Macedo. Entretanto a sua fundação remete ao missionário R.R. Soares, cunhado de Edir Mcedo e fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Por Helvécio S. Pereira



A Igreja Universal do Reino de Deus expressa sua fé, tendo como base de sua pregação as seguintes afirmações:

1. Há um só Deus, Vivo, Verdadeiro e Eterno, de infinito poder e sabedoria. O Criador e Conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis, que, na unidade de Sua divindade, majestade, poder e mistério, subsiste em três Pessoas distintas, de existência eterna, iguais em santidade, poder e majestade. A saber: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

2. O Deus-Pai foi o primeiro a Se manifestar ao homem, desde Adão até o nascimento do Senhor Jesus Cristo, para lhe trazer a Lei e os Mandamentos.

3. O Filho, o Senhor Jesus Cristo, que foi o segundo a Se manifestar ao homem, quando veio ao mundo em forma humana, nasceu do ventre da virgem Maria, por obra e graça do Espírito Santo. Ele, que é a Palavra encarnada do Pai, tomou a natureza humana, reunindo assim duas naturezas inteiras e perfeitas (a Divina e a humana) para ser conhecido como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, reconciliado-nos, assim, como Pai, fazendo a expiação pelos nossos pecados e nos garantindo a salvação e a libertação de todos os nossos sofrimentos.

4. A manifestação da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, é feita no coração humano, para convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. Quando cometemos algum pecado, Ele logo mostra, através da nossa consciência, que pecamos, permitindo nosso arrependimento.

5. A Bíblia, que é a Palavra de Deus, foi escrita por homens divinamente inspirados. Ela é o padrão infalível pelo qual a conduta humana e as opiniões devem ser julgadas: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Timótio 3.16,17).

6. A justificação do homem somente se realiza pela fé no Senhor Jesus Cristo, como está escrito: "Todavia, o meu justo viverá pela fé, e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma." (Hebreus 10.38). Significa que as obras assistenciais, embora sejam muito importantes dentro do cristianismo, jamais poderão conduzir o homem à salvação.

7. O batismo com o Espírito Santo é um ato da graça de Deus. É uma experiência que se adquire pela fé apropriadora da parte daquele que deseja purificação e santidade em sua vida. Esse batismo é realizado pessoalmente pelo Senhor Jesus e tem como real evidência a transformação do caráter de Deus, além da fala em línguas estranhas.

8. O batismo nas águas é realizado por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não como meio exclusivo de salvação, mas como parte dela. É um ato público de profissão de fé, com vistas ao sepultamento do corpo do pecado ou da natureza pecaminosa, para se viver em novidade de vida. Após o batismo nas águas, tem de acontecer uma mudança de vida, ou seja, jamais podem ser mantidos os hábitos errados que existiam antes, tais como vícios, gênio ruim, egoísmo, etc.

9. Todos os nove dons do Espírito Santo também nos são acessíveis nos dias atuais, como partes integrantes da obra expiatória do Senhor Jesus Cristo. Com respeito ao dom de profecia, temos visto o grande engano que o diabo e seus demônios têm espalhado entre os cristãos sinceros e desavisados. Muitas pessoas têm perdido até a salvação por terem sido iludidas por "profecias" que jamais saíram da boca de Deus; casamentos têm sido feitos e desfeitos na base de "profecias". Daí, a Igreja Universal do Reino de Deus adota o sistema de fundamentar a sua fé exclusivamente na Palavra de Deus escrita, isto é, a Bíblia Sagrada.

10. A Santa Ceia é a cerimônia mais importante dentro do cristianismo; ela não é apenas um símbolo da participação do corpo e do sangue do Senhor, ela realmente é uma participação física de um Senhor espiritual com a finalidade de fortalecer a Igreja física e espiritualmente, relembrando a morte do Senhor até que Ele venha. Além disso, ela serve para uma renovação dos votos de aliança com Deus através do sangue do Senhor Jesus.

11. Os dízimos e as ofertas são tão sagrados e tão santos quanto a Palavra de Deus. Os dízimos significam fidelidade, e as ofertas, o amor do servo para com o Senhor. Não se pode dissociar os dízimos e as ofertas, o amor do servo para com o Senhor Jesus, uma vez que eles significam, na verdade, o sangue daqueles que foram salvos em favor daqueles que precisam ser salvos.

12. A Igreja visível do Senhor Jesus é a reunião de todos os cristãos fiéis, unidos uns aos outros na fé e na comunhão do Evangelho, observando os mandamentos do Senhor, governados pelo Seu Espírito, pela Sua palavra e pelo Seu nome.

13. O Senhor Jesus Cristo concedeu autoridade espiritual aos Seus seguidores, não somente para curar os enfermos e expulsar os demônios, mas, sobretudo, para levar a Sua Palavra, com poder do Espírito Santo, a todo o mundo e fazer discípulos.

14. Todos os cristãos têm o direito à vida abundante, conforme as Palavras do Senhor Jesus: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10.10)

15. Todos os cristãos devem desejar a volta do Senhor Jesus o mais breve possível. A Sua vinda será pessoal e inesperada, significando que todos os cristãos devem sempre estar preparados para recebê-Lo nas nuvens, conforme está escrito em Mateus 24.30 e Apocalipse 1.17.

16. O objetivo final de um relacionamento permanente com o Senhor Jesus pela fé é a vida eterna, a qual Ele prometeu a todos os que perseveram até o fim. "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." ( Apocalipse 21:8 )



                                                             *****************


LEITURAS SUPLEMENTARES JÁ PUBLICADAS NESSE BLOG E OUTRAS FONTES EM SITES PARA PESQUISA:

BATISTAS SÃO PROTESTANTES

EM QUE CRÊEM OS BATISTAS

COMPREENDENDO O PROTESTANTISMO NO BRASIL

FÉ EM CONSTRUÇÃO

QUE SEJAMOS UM

A BÍBLIA OU A TEOLOGIA

SÓ HÁ UM EVANGELHO

MINISTÉRIO CACP/ ANÁLISE TEOLÓGICA DA IURD FEITA PELA IPB ( Igreja Presbiteriana do Brasil )

DOUTRINAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - wikipedia

DOUTRINAS DA IURD VISTA POR SETORES EVANGÉLICOS - PORTAL PADOM

A IURD NO BRASIL- MONOGRAFIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ( ueg/ departametno de história e geografia ) 

Os textos acima abordam um relevante número de pontos tanto favoráveis quanto desfavoráveis a fé e praticas professadas pela denominação em um período mais ou menos recente e servem portanto, a quem se interessar em uma análise mais profunda e não somente apaixonada da questão. O mesmo será feito com relação as partes seguintes em que doutrinas e confissões de outras denominações serão publicadas para registro e análises por parte dos leitores que acompanham esse blog.

Obrigado a todos, no aguardo de comentários e contribuições.

Helvécio S. Pereira 10 de Janeiro de 2011

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