SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SABEDORIA, JUSTIÇA E SANTIDADE





E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


JOÃO 8:32


Há com toda certeza um marco, um diferencial, entre a forma de viver nesse mundo, de se relacionar com as demais pessoas, irmãos na fé ou não, na vida daquele que diz de si mesmo ser um cristão, um crente evangélico. Essa deve ser uma exigência pessoal, como o é da igreja e do mundo, dos que não comungam da mesma crença. Inconscientemente ou não, todos nós intuímos que essa característica é necessária e até natural. Trata-se portanto de uma exigência naturalmente clara. Portanto sempre que isso não se manifesta de forma inequívoca, há uma desconfiança e uma justa crítica. É como se a confissão de uma fé em Deus e particularmente na pessoa do salvador Jesus Cristo não fosse possível de ser harmonizada com alguma discrepância moral, razoável e equilibrada. Logo a vivência do cristianismo autêntico em tese não pode ser algo tresloucado, desequilibrado, ilógico e definitivamente e sobretudo produtor de injustiça.

Em toda a história do cristianismo, todas as ocasiões em que ficaram claras alguma discrepância, tais não ficaram sem a justa crítica. É verdade que no próprio cristianismo, por razões que visavam a preservação da instituição, do seu poder e das suas impróprias relações, foram elas com muito esforço, ocultadas e minimizadas, contudo a igreja ( como instituição visível e histórica ) não saiu ilesa em nenhum desses eventos, os quais permanecem como manchas impossíveis de serem extirpadas.

Portanto o conhecimento de Deus a nível individual, produz uma vida regida pela sabedoria em um primeiro momento. O crente se reconhece como estúpido, ignorante das coisas de Deus, mau mordomo do que tem recebido, egoísta e presunçoso, só algumas das coisas a que ele mesmo com propriedade  se atribui se houve de fato um arrependimento, um encontro e compreensão do que ele tem vivido diante agora dAquele que é perfeito. Daí em diante toda a sua vida deverá ser regida pela verdadeira sabedoria que a Palavra de Deus nos inspira. Era perdido, cego, foi achado e agora vê.

O segundo momento, é o início de uma vida de justiça, que pessoalmente se concretiza em ações incontestavelmente concretas: pedido de perdão a quem de direito, se não a todos, aos que forem imediatamente possíveis e outras ações de reparação diretas. Há hoje não poucos casos de fugitivos que voluntariamente procuram delegacias e se dispõem a cumprir as suas penas, deixando delegados maravilhados com  tais atitudes  incomuns sem um componente milagroso. Ressarcimento como o proposto voluntariamente por Zaqueu diante de Jesus, por exemplo é uma das ações necessárias e bem vistas por Deus no caso do sinceramente arrependido. Há não poucas retratações  através de testemunhos pessoais adjetivando as antigas práticas como claramente e indescupavelmente más, desprezíveis, e a adoção de novas atitudes, agora agradáveis a Deus.

Terceiro, separação, um marco que delineia claramente o andar com Deus segundo a Sua vontade, e o viver mundano com seus valores muitas vezes anti-Deus. Simples assim. Isso é muito mais que doutrina e conhecimento como valroes em si mesmos, e é o que importa, ser dada uma continuidade efetiva por toda a vida. Porém as relações próprias da organização eclesiástica diminuem a vida vivida solitária e transparentemente diante de Deus, por outras relações e exigências, até da própria organização da igreja. Afinal ser um bom músico, ministro, professor de teologia, diácono ( esquecendo do sentido da palavra, aquele que serve ) é por natureza muito mais visível do que uma vida  com esses valores e características íntimas e  em secreto. Os cuidados da vida, incluindo os cuidados da vida na igreja que por exigência moderna sobrecarregam cada dia mais a todos, sejam simples frequentadores, membros mais ativos, ministros, etc, se sobrepõem  a vida piedosa visível somente a Deus.

Mas o propósito dessa postagem não é dar uma"aula" sobre esse assunto, mas trazer a lembrança que Satanás tem um programa para usurpar em larga escala justamente esses três elementos. E isso já aconteceu, e está justamente  agora a acontecer novamente em larga escala na igreja evangélica da América do Norte, chegando às portas da igreja evangélica no Brasil. Se recebemos de lá conceitos cristãos penosamente construídos no passado, recebemos mais recentemente, toda a confusão de conceitos, discussões, valores e comportamentos lá colocados em dúvida por cristãos, até sinceros, mas que se perdem no caldeirão cultural de seu país,  que se acham preocupados por uma "suposta qualidade cristã de vida " atrelada a novas demandas e comportamentos sociais. Ao invés de importarmos soluções nos vemos importando dúvidas e desacertos, por simples dependência cultural e por simples  complexo de terceiro mundo, que todos nós inconscientemente padecemos, em certa medida.

Sabedoria, não compreenda somente como sabedoria acadêmica ou literária cristã. É evidente que o mínimo de aparelhamento linguístico e cultural favorece o entendimento de tantas coisas mas que não se confunde e nem rivaliza com a verdadeira sabedoria revelada e identificada pelas Sagradas Escrituras que se traduz em última instância pelo discernimento especial do que seja aquilo que agrada e o que não agrada a Deus, não só no plano geral mas também no âmbito pessoal. Há vida exige decisões particulares só relacionadas a sua própria vida pessoal que no detalhe diverge da experiência particular das outras demais pessoas.

Justiça se refere aquilo que devemos a Deus e as demais pessoas. Não há como se autoproclamar crente e não ser grato a Deus como um materialista que pensa ser tudo a partir de si mesmo ou da famigerada "natureza" das coisas. Honra a quem honra, amor ao próximo, não como teoria ou apenas ideal mas uma ação que nem sempre é agradável e das  quais  na maior parte das vezes nos encontramos fugindo dela ao invés de acatá-la.

Santidade, há coisas que não fazemos, algumas por serem definitivamente más, algumas claramente más e outra tão sutis que não as reconhecemos. Não há uma lista de coisas a se não fazer mas há o desafio de afastar-nos do mal e da aparência do mal, de não escandalizarmos ainda mais os pequeninos, os mais fracos na fé.

Finalmente a fé cristã se manifesta em pequenos atos, discretos muitas vezes, grandiosos em outras ocasiões, mas inegavelmente coerentes e consonantes com a natureza e o pensamento de Deus. Infelizmente a história da igreja em todo esse período de dois mil anos é desanimadora não por nunca terem existido cristãos com essas qualidades visíveis como crentes, mas  por ter sido sempre e o é até hoje como uma eterna contradição e luta e altos e baixos e erros e aprendizados constantes, distrações e ênfases erradas, contudo de um modo ou de outro entre ganhos e perdas só avançamos como corpo, como um exército que espanca o inimigo em milhares de milhares de batalhas isoladas, contudo devemos nos esforçarmos  para não esquecermos o que é principal, para a glória e a satisfação do nosso Deus e Senhor. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

Um comentário:

  1. Realmente...muitas pessoas confundem ter uma qualidade de vida com Cristo com introduzir costumes mundanos que vão contra a palavra de Deus para fazer com que as pessoas se sintam melhor...servir a Deus é maravilhoso, mas também significa abrir mão de tudo que não O agrada!

    Quando aprendemos a cada dia a palavra de Deus e a praticamos ela vai nos modelando, nos ajudando a diminuir nossas falhas não é verdade?! A cada dia aprendemos mais com Cristo!

    Paz de Jesus!

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos