Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

UMA POLÊMICA QUE NÃO É RECENTE, PROJETA DOIS PASTORES BRASILEIROS DE POSIÇÕES OPOSTAS... MAS AMBAS DE SUAS DECLARAÇÕES TOMADAS SUPERFICIALMENTE ESTÃO ERRADAS! ENTENDA DA MANEIRA CORRETA AS DUAS AFIRMAÇÕES!


E
stranhamente, na sociedade humana, é aparentemente mais fácil projetar-se, a sua pessoa e as suas ideias, sendo o mais errático possível. Também muita coisa, polêmicas que surgem com cheiro de novidade não o são e seus defensores em lados opostos são tidos como geniais, quando não o são.

Recebi em meu e-mail, uma postagem de um site de notícias cristãs-evangélicas que entre as suas muitas centenas de notícias concorre para mais perda de fé do que edificação, tomei conhecimento de um certo pastor, reconhecido como "coach", relativamente jovem recebendo críticas de outro pastor mais velho, também escritor, teólogo, apologéta, etc, etc.

O que temos? de um lado um pastor jovem, aculturado ou seja adaptado as mais atuais tendências de comunicação, treinamento, expressão de ideias, etc e de outro um respeitado celebrado pastor calvinista. Não é nenhuma novidade que o movimento teológico calvinista tem se mantido em evidência mais por apontar os supostos erros teológicos arminianos ocultando os seus próprios e não poucos e grosseiros erros teológicos.Claro que em outras áreas calvinistas, muitos dedicados à ciência tem capacitadamente se opostos aos ativistas marxistas dentro e fora do cristianismo. Entretanto esses muitos méritos não invalida o nega o fato de como calvinistas de cinco ou quatro pontos, estarem basilarmente errados e claro herético sem questões importantes e bíblicas.

Por outro lado, o apressadinho pastor de posições arminianas não foi devagar com o andor, caindo no mesmo erro do seu opositor: desprezando demais textos que, exatamente, negam a sua posição, não como arminiano, mas as suas declarações simplistas e decaídas até de certa teologicidade.

Antes de prosseguir, se alguém não é funcionário público, concursado e sua atividade é bancada, financiada, apoiada por alguma instituição que lhe exija algum grau de fidelidade e concordância, sua análise crítica já esta contaminada e cerceada. Desse modo um papa não tem e não terá jamis independência pra dizer nada diante de seus pares cardeais e de toda a comunidade de clérigos católicos. Se isso foi bastante verdade no passado muito mais hoje em que cada palavra é literal e biblicamente proclamada de cima dos telhados como profetizara o Senhor Jesus. Desse modo também as igrejas, seminários, institutos que os mantém jamais lhes dará plena e total liberdade de serem tão iluminadamente críticos e exatos. De um lado ou de outro há olhos e ouvidos bem atentos e prontos a lhes cortarem o sustento e fecharem as portas e negarem espaço as suas vozes, tanto do lado de um tanto do lado de outro. Portanto, não se iludam: não são isentos!

Ainda por outro lado, a polêmica de um em relação a outro não muda o giro do mundo. As coisas, as ideias prosseguirão no seu natural embate, as vezes menos, as vezes mais, até que o tempo da igreja se encerre, a pregação e a crença ou não dos que crerem ou não crerem. O real prejuízo são para os fracos na fé, os que se escandalizam, os que esfriam, os que passam a contribuir para a causa do Evangelho de maneira menos exata ou até deixem de crer, perdendo a fé pela incapacidade de digestão de tema tão cansativo, complexo e não próprio para que a imensa maioria de crentes se ocupe delas.

De um lado, o pastor Tiago Brunet, que atua como coach e escritor, dizendo que o homem pode alterar os planos de Deus através do livre-arbítrio, de outro um também pastor e líder evangélico, o pastor Renato Vargens, também palestrante e escritor.

No sermão, pregado na Comunidade da Fé Church e disponibilizado no YouTube, mostra Tiago Brunet afirmando que o homem tem capacidade de interferir na trajetória que Deus definiu para cada um: “O teu futuro não está determinado, ele está planejado; também não está escrito, ele está desenhado”, diz o pastor. Como eu disse, hoje qualquer sermãozinho ou piada medíocre pregado a uma centena de pessoas cria uma onda que pode chegar a ser um verdadeiro tsunami, para o bem ou para o mal, gerando um movimento de fãs, antagonistas, observadores de modo que nem as vezes, correções e explicações possam ser dadas, esclarecendo o que fora dito originalmente, as vezes oralmente sem algo previamente estudado mais demoradamente e escrito.

Tiago Brunet é um nome em ascensão no mercado de coaching no país. Mestre no assunto, ele foi tema de uma reportagem da Veja SP, publicada nesta sexta-feira, 21 de dezembro, destacando que o pastor não assina suas publicações com o título eclesiástico e tenta descolar sua imagem do que tradicionalmente se espera de um líder religioso: “Não uso termos bíblicos. Em vez de falar em Deus, gosto de usar a expressão ‘algo maior’ ou ‘conspiração divina’”, declarou ele à revista.

A certa altura, Brunet cita Lucas 22:42 para dizer que, na cruz, Jesus teve oportunidade de mudar o plano de Deus para a Salvação da humanidade, mas não o fez: “Essa oração eu chamo de ‘blindagem de destino’. O ‘eu quero’ já destruiu muitas vidas, mas quando se diz ‘seja conforme tu queres’ as coisas começam a acontecer de uma forma que você nunca imaginou […] Ele tomou uma decisão que garantiu o destino d’Ele e liberou o nosso”, afirma.

O foco dado por Tiago Brunet às suas palestras é a de alguém que acredita que o ser humano pode, a partir de sua liberdade de ação, mudar a “conspiração divina”, mas de quebra, comete erros teológicos, avalia o pastor Renato Vargens, membro da Coalizão Pelo Evangelho e líder da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ).

“Tiago Brunet afirmou que Deus tem o lápis do destino e o homem a borracha das decisões, o que significa dizer que o homem pode mudar a vontade de Deus. A afirmação do pastor Tiago é um grave erro teológico. Deus é o Senhor Soberano, sempiterno, onisciente, onipotente que decreta sua vontade de forma que nada nem ninguém pode muda-la”, pontuou o pastor em sua página no Facebook.

“Afirmar que o Senhor pode ter sua vontade mudada pelas decisões do homem afronta efetivamente a doutrina da soberania de Deus. Tiago ao afirmar isso, demonstrou ignorância, desconhecimento bíblico e teológico, mesmo porque, as Escrituras ensinam que o Senhor é o grande Deus, o Soberano, o Rei dos reis, o Justo Juiz, o criador, o Todo Poderoso, que reina e governa o cosmos, cuja vontade não pode ser mudada pelo inferno, pelos anjos, pelos homens e nem qualquer criatura existente no universo”, acrescentou Renato Vargens.

Obviamente, por razões diferentes. ambos defendem as suas posições: Renato Vargens como todo calvinista vê nas declarações de Tiago Brunet, uma ameaça a sua teologia que grita a todos os pulmões que o homem não é livre, não há o chamado livre-arbítrio, que o homem não pode nem sequer crer por si mesmo, arrepender-se por si mesmo, em que todos os atos da história humana, sociológicos ou pessoais são todos regidos por Deus, que o Diabo glorifica a Deus, que Deus é o autor do mal e de todos os desastres; ou seja: tudo que representa perigo a sua propalada ( pelos calvinistas ) predestinação.

Logo o pastor Renato Varges como todo calvinista não se importa com o engano impingido às pessoas pela pregação errática do seu colega e crente Tiago Brunet. Não é uma defessa amorosa e preocupada pelo "perigo" contra a fé de alguém, pois pelas suas convicções, como calvinistas, ninguém pode escolher crer ou deixar de crer em alguma coisa, quanto mais em uma "heresia". Ele mesmo, o pastor Renato Varges ou não tem consciência da estupidez de sua posição e ativismo ou é desonesto intelectual absoluto.

Já o pastor Tiago Brunet, erra pelo simplismo e por certa implicação positiva para que ele continue a "vender o seu peixe" de uma espécie de auto-ajuda barata travestida de Evangelho! Os neo pentecostais erram por falta de conhecimento acadêmico-teológico. A Igreja Universal do Reino de Deus e outra assemelhadas, "pecam" por pouco ou falta de discurso teológico academicamente reconhecido mas eles oram e tantas vezes acontece algo. Uma fé é produzida no crente e Deus faz o resto no nível pessoal desse crente, não importando o quanto e que qualidade de entendimento teologicamente organizado esse crente possui. Já esses dois, tanto o pastor Tiago Brunet quanto o pastor Renato Vargens, nas suas pregações, artigos, defesas operam no cognitivo agrandando uma classe social com poder de análise mais coerente e filosófica das afirmações. Buscam ambos e tratam de uma adesão intelectual. Tudo ocorre no campo natural do que o ouvinte ou leitor é capaz de "entender" e "concordar" com um ou com outro. A mesma linha, mas com posições aproximadamente diferentes de um e opostas a outro, opostas a ambos, da fala enfadonha e cheia de comparações e informações do reverendo Caio Fábio. Léro-léro e blá-blá-blá!

Está tudo definido como afirma o pastor calvinista Renato Varges? não! mil vezes não! o calvinista ou um calvinista, não vê porque não quer! ao calvinista parece não ser possível manter a fé em Jesus Cristo e na Bíblia sem a tutela manca de João Calvino. É como o católico  e principalmente os católicos carismáticos ( da Igreja Canção Nova ), tão atentos a Bíblia, tão próximos da fé evangélica mais renovada, não conseguem abrir mão da Mariolatria. Poderia eu repetir uma exaustiva e eficiente análise história e teológica do calvinismo mostrando o seu furo, mas já o fiz em outras postagens, indicando livros e textos contra a sua errática e danosa teologia.

O ser humano, o Diabo, os anjos ou um ser que ainda for criado, podem mudar todo o rumo das coisas ( definitivamente ) contra o que Deus aspirava, desejaria? igualmente não, nunca , jamais , de modo algum. Biblicamente Deus permite, suporta, se relaciona com suas criaturas vivas, criadas e a elas dada vontade própria ( uma característica da vida, de qualquer ser vivo ). Deus espera pacientemente, suporta, observa, fala e ouve, estabelece regras, tempos, avisa, previne, permite escolhas, oferece bençãos, avisa sobre maldições, castigos e consequências. Cobra responsabilidades, espera frutos, alegra-se e se entristece. Não se trata de um sistema fechado, não aberto a mínimas ou até maiores alterações. Se eu compreender (  ato primeiro ) e crer ( ato segundo ) dentro de certo aspecto o que eu desligar na Terra será ligado nos Céus e vice-versa. Mas há um limite de possibilidades dada a mim como ser humano e crente. Um limite pré-definido por Deus. Deus não pode ser pego  em um ato falho como em uma "pegadinha"; não pode "ser passado para trás"! não pode deixar de ser Senhor Absoluto como pretenciosamente os calvinistas juram brigar pela tal "soberania divina" (acusando os seus opositores como pessoas que de fato diminuíssem a Deus, e não é a realidade! )

Na briga e na disputa pelos holofotes dessas duas "estrelas mediáticas" ficam os que desconhecem seus inconscientes e tão humanos interesses. Ambos cativam ouvintes, partidários, defensores, ganham espaço e mais do que um espaço e ativismo voluntário, em uma sociedade ocidental e mais livre, sustento, afagos, e portanto já têm "ambos a sua recompensa"!

Claro são crentes, pastores, pregam acerca do Senhor Jesus Cristo, mas não receberam nenhuma iluminação diretamente do Senhor, senão não estariam errados em suas posições e ações. Estão porque estranhamente provam que somos livres para acertos e erros e que o "conhecimento do bem e do mal" para nós é um grande e talvez o maior peso. Podemos crer e fazermos o que quisermos pelos motivos mais estranhos, inconscientes e egoístas, e se pudéssemos lançaríamos mão da árvore da vida para vivermos por nós mesmos, à nossa maneira,  a nossa própria vida eterna.


Por Helvécio S. Pereira*

*graduando em teologia cristã bíblica



A ORIGEM DA POLÊMICA

Um comentário:

  1. Entendo que ambos têm muito a aprender para ser realmente um " humilde servo do SENHOR" o jovem não tem maturidade suficiente para perceber onde se meteu ... e o ancião não tem humildade suficiente para polir a mente e perceber que " AQUELE SE HUMILHA SERÁ LOUVADO PELO ETERNO " Mas ambos estão de certa forma atendendo seus chamados, e que estejamos orando para que essas ovelhas não sejam engodadas por satanás no quesito orgulho ...

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos