SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 19 de dezembro de 2010

PRINCÍPIOS E FINS









Tão-somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água.


Deuteronômio 12:16


Os fariseus, tão famosos pelas suas contendas com o Senhor Jesus ( e sempre sem razão ) sempre valorizavam em suas ações e debates a afirmação da Lei ( com "L" maiúsculo, a Lei de Deus dada a Moisés e acrescida com regulamentações próprias ). Hoje, mas ainda não só hoje, o debate entre cristãos as vezes gira em torno da Lei e da Graça. Ora valoriza-se a Graça de tal maneira que a "lei" sob qualquer aspecto se torna desnecessária, ora dá se valor a Lei que aparentemente abala a compreensão da Graça.

Para elucidar a questão e sem reinventar a roda presunçosamente, apenas como reflexão, no meu entender a história é dinâmica e também a ação de Deus. Desse modo Deus sendo atemporal sempre agirá no tempo, pois de outro modo teríamos um bloco empedernido de todas as coisas acontecidas congeladas em um único momento, as coisas a acontecer predeterminadas, as coisas presentes e as coisas passadas. Sob esse aspecto, qualquer acontecimento tem sua importância no tempo ocorrido, atendendo princípios e fins específicos.


Não há fatos e ações aleatórias, desprovidas de razão para acontecerem, sejam promovidas por Deus ou permitidas por Deus em decorrência de outros fatos. Assunto interessante mas de abordagem particular. Ou seja para mim, há fatos determinados por ações diretas de Deus, fatos ordenados e executados por agentes de Deus ( anjos e homens ) e permitidos ( por questões de justiça ). Essas três causações fazem toda a roda da existência girar e explicam todos os fatos, quaisquer que sejam, fatos aventados por cristãos, por crentes, por não cristãos ou por ateus. Qualquer outro modelo sofre fatalmente o revés dos fatos e terá que se desculpar com afirmações tangentes, por mais glamurosos que pareçam nos discursos em sua defesa. O assunto dessa postagem, entretanto não é a análise teológica do mandamento acima, mas, com base nele, estabelecer uma relação entre lei ( regra, mandamento ) e princípio. Até poderíamos em outra oportunidade, tentar refletir sobre o simbolismo e o significado mais profundo do sangue nas  Escrituras, na Bíblia Sagrada, algo não tão fácil de ser entendido, embora muito se fale nele.

Voltemos aos "princípios e fins". Princípios assim colocados, são idéias não mutáveis que se deseja ser apreendidas. Quando o jovem rico questiona Jesus sobre como "herdar  a vida eterna", ser salvo, antes da obra redentora de Jesus, o Senhor lhe inquire sobre a Lei, ao que ele  ( O Jovem Rico ) diz conhecer e guardar desde a sua infância. Sobre o resumo da Lei, o Senhor em outra ocasião afirma que é "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "amar ao próximo como a si mesmo ". Ou seja qualquer um deveria intuir que todo o Decálogo, e todas as demais leis posteriores, tinha o objetivo pedagógico, podemos assim dizer, de levar o indivíduo a compreensão dessas duas verdades e premissas básicas. Sobre Enoque as Escrituras dizem, que "Enoque andou com Deus e Deus para Si o tomou". Enoque não morreu tal a proximidade com que Enoque andou e se afeiçoou a Deus. Um priveligiado, e uma única exceção em toda a história humana.

Dentre os paraprotestantes ( Testemunhas de Jeová e Adventistas do 7° Dia ), os primeiros criam uma  celeuma em torno do "comer sangue", e não são poucos os filhos e parentes e próprios adeptos dessa  igreja paraprotestante, que morrem por não poderem usufruir de um procedimento simples e que salva vidas conseguido o sucesso de procedimento só no último século XX. Em temor a Deus? Em amor a Ele? Fruto de uma confusão? Sem entender o princípio apresentado nas Escrituras? Penso um pouco de tudo isso, mas como compreensão religiosa, que no fundo é sempre legalista na pŕatica, seja no cristianismo ou fora dele.

Cumprir regras simplesmente por cumprí-las, diferenciando-nos dos outros que não as observam,  algo visível para quem os cumpre e para os que estão a sua volta. Isso nos dá uma sensação de  bem estar enorme, ou ainda satisfaz outros mecanismos de condicionamento, os quais gerem outros comportamentos que vão desde inofensivos e salutares como o de conferir portas trancadas, vícios, xingamentos e fanatismo.

Particularmente, a cor do sangue ( vermelho vivo ) em contraposição a do céu ( azul ) nos fornecem uma diferenciação biológica e física importante. O vermelho, ou a onda de luz que produz essa sensação, já que a cor não existe como fato concreto e material, é exatamente a cor que vemos primeiro, antes de todas as outras, em termos de velocidade de percepção mesmo. Daí o sinal de "PARE" e todos os avisos importantes aparecerem em vermelho. O azul, por outro lado, é a cor mais agradável, alguém se cansa de olhar para um belo céu azul ou de conviver com ele por várias décadas? Obviamente não. Trata-se  apenas de uma das muitas provas de que a existência não é de modo nenhum casual e de certa forma não planejada.

Voltando ao sangue, o princípio era de não consumir a carne com o sangue, fato de certas forma observável na prática por quase todas as pessoas do mundo. Ninguém enche uma taça ou copo de sangue e o bebe ostensivamente, embora seja uma importante fonte de ferro. Curiosamente práticas ocultistas enfatizam e destacam a oferenda de sangue como em todo o paganismo no passado. O papel do sangue na Bíblia, nas Escrituras, parece logo no início, quando um animal é sacrificado ( por Deus e não por Adão e Eva ) e sua pele lhes serve de vestimenta para cobrir-lhes a intimidade. Depois no sacrifício de Abel e assim segue por toda a Escritura como prenúncio de que um inocente e perfeito substituiria o homem pecador e assim esse pecador pudesse por substituição ser aceito por Deus. Talvez a deturpação dessa idéia tenha originado no paganismo toda a sorte de sacrifícios, de animais e de seres humanos, coisa preferencialmente incentivada por demônios, para terem o prazer de serem adorados como deuses.

Fato é que o sangue é relacionado diretamente com a vida, e a idéia da vida ser preciosa, intocável e não pelo sangue pelo seu aspecto físico e biológico que só hoje se conhece mais profundamente. A idéia, o princípio é o de levar a sério a vida e a morte. A vida como fato e dádiva única e a morte como fato terrível e desagradável. Afinal segundo as Escrituras a morte " é um inimigo", o último inimigo a ser derrotado. O paganismo joga com a morte e modernamente se despreza e se zomba da morte. A vida é levada pouco a sério, apenas um parque de diversões, e somente o seu lado hedonista é enfatizado nos meios de comunicação, produções artísticas que atingem milhões e milhões de pessoas direta ou indiretamente, de modo que a vida não é levada a tão a sério e a morte idem. Chora-se a morte de uma pessoa mas não se leva em conta as consequências dessa morte, para o indivíduo que morre por um ou outro motivo.

Tal estado de coisas, deixam as pessoas distraídas, alheias a um destino terrível e certo, que a morte sem um Salvador e sem uma salvação, como se ambos não existissem. Sem continuidade ou juízo, tudo seria válido na vida, das coisas mais nobres as mais terríveis, pior: quem se preocuparia em fazer o bem? que benéfico haveria em perseguir solitariamente o que é louvável e benéfico? Nenhum se a morte fosse apenas um apagar definitivo das luzes, sem nenhuma consequência, absolutamente nenhuma?

Logo o princípio do sangue é a vida e uma avaliação séria do que ela, ou a perda dela, significam. Curiosamente a canção que explodiu no mundo, a mais vendida até hoje como  único single, Foi Thriller de Michael Jackson, cujo pano de fundo são os filmes de suspense e terror cheios de zumbis, lobisomens, e vampiros. As pessoas, graças a mensagem subliminar, passam a ver a morte com outros olhos, menos sérios, adiando ou afastando definitivamente a sua atenção para a questão da salvação. O resultado a nível macro é terrível. Filmes como a saga de "O  Crepúsculo", "Harry Potter", produzem o mesmo efeito. Alavancado por milhões de dólares e com resultados surpreendentes e bilheteria, vistos por filhos de crentes indiscriminadamente como simples entretenimento. 

A constatação é simples e bastante óbvia: alguém sai de uma igreja após ouvir a mensagem de um pregador, seja reformado, calvinista, pentecostal, neopentecostal, etc. Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para pensar e avaliar as suas próprias vidas e destino. Mesmo os que não se convertem, se sentem eventualmente sacudidos e incomodados, fazendo ainda que temporariamente, uma avaliação do que  são as suas próprias vidas. Ao sair de uma sala de cinema após assistir uma dessas produções o resultado é oposto: uma falsa sensação de  alívio e de que a vida e a morte não podem e não devem ser levadas tão a sério ( como se esse assunto não fosse um dilema solitário e um problema pouco ou em nada  adiável ).

Para relembrar o que produções de inspiração em nada divinas causam, com suas mensagens subliminares, na percepção das pessoas. A seguir dois vídeos para análise, coisa não feita em blogs de  abordagem religiosa, de "Thriller" e o menos conhecido "Ghost", ambos de Michael Jackson. O segundo mostra claramente a possessão demoníaca e a fonte dessa inspiração.

Talvez não queira assistí-los, mas deveria, para analizar-lhes o conteúdo e perceber como pessoas foram afetadas por eles, ainda que indiretamente, cuja mensagem volta recorrente, desviando a atenção das pessoas para assunto tão sério. E se você acha que não é nada, há um verso em especial na letra de "Thriller": "... Nada te salvará   da besta que  irá golpeá-lo".   Na dramaturgia de "Ghost" o personagem que sugere fidedignamente a pessoa de um pastor, após o desafio de expulsar  Mr. Machael Jackson da mansão assombrada, ele Michael, diz: começa o jogo! Segue-se uma demonstração de poder sobrenatural, em seguida da declaração, que "não estou sozinho", "vivo com a minha família", Mortos aparecem ressuscitados o que aterroriza a todos incluindo a figura sugerida do pastor. Ao final, todos se juntam aos "fantasmas" dançando no teto, nas paredes, etc. Todo o presumido terror da morte e do pressuposto sobrenatural termina em um alienado ôba-ôba.







Em "Ghost", o homem de terno parece-se muito com o que aceitamos como aparência de um pastor evangélico, e no seu encontro com Michael Jackson ele questiona exatamente a malignidade dos "espíritos ou fantasmas". Logo suas objeções são ridicularizadas quando Michael demonstra um certo "poder" e diz que os fantasmas são "bons e divertidos". As mulheres presentes parecem religiosas de igrejas evangélicas mais tradicionais, e os demais figurantes mudam a sua perspectiva de acordo com os acontecimentos e demonstrações do personagem "Mr. Jackson". Uma crítica, embora subliminar, franca e facilmente alinhável e relacionável, como uma oposição a fé e práticas cristãs tidas como"conservadoras". O propósito é portanto desacreditar a mensagem e o caráter urgente da mensagem cristã frete à morte e à eternidade.

Princípios Bíblicos não são para serem quebrados mas para serem exatamente o que são princípios a serem seguidos e observados. Zombar deles e mudá-los é mudar a verdade de Deus em mentira. Naturalmente pelas inúmeras implicações, toda a produção desses dois vídeos, envolvendo talentos específicos, os melhores profissionais, se destinaram a um único objetivo, zombar da verdade. O patrocínio dessas ideias só vem de uma pessoa: o príncipe desse mundo, que após usar os seus servos inconscientes os descarta abruptamente.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos