O Cristianismo autêntico difere terminantemente do cristianismo institucional no que concerne ao fato de quem alguém só ser cristão verdadeiramente, não pelo vínculo institucional, seja sacramento, fidelidade, confissão, membresia ou prática litúrgica, mas pelo chamado Novo Nascimento. Isso significa que nem todo cristão ( católico-romano, ortodoxo grego, protestante, evangélico, paraprotestante, etc ) seja um filho de Deus, membro da igreja invisível de Jesus Cristo ( aquela que é composta de todos os crentes em Cristo do primeiro século a segunda vinda de Cristo ). Muitos desses não são salvos, não apresentam nenhuma espiritualidade advinda da fé que promulgam e se dizem confessar.
Esses nascidos de novo não são nascidos por uma particularidade denominacional, igreja melhor ou pior ( embora determinada igreja possa desviar a fé do foco principal e outras irem mais diretamente ao ponto ). Um por cento da população japonesa é de cristãos, católicos, evangélicos, anglicanos, etc. Um japonês que toma conhecimento da vida, obra, morte e ressureição de Jesus, em uma dessas igrejas poderá se agarrar a Cristo como seu salvador. Nos EUA ou ainda no Brasil mais recentemente, há mais opções de igrejas cristãs, movimentos e denominações, das quais o cristão pode escolher a que mais lhe favoreça o cultivo da fé mais genuína, mas isso por si só não é tudo e não o faz cidadão do céus e herdeiro da vida eterna.
A solução para todos os males, da mente, do corpo, da vida em si, dos mais diversos traumas, não é exatamente tratamentos terapêuticos, embora sejam legítimos, não me entendam mal, mas um encontro real com o Senhor Jesus, vivo, eterno , onipresente e onisciente, algo impossível de ser oferecido por qualquer religião que não expresse o que é revelado pelas Escrituras Sagradas, pela Palavra de Deus.
E o que revela de mais simples e direto essa Palavra de Deus? A vida do homem ( qualquer ser humano, homem, mulher, jovem, adulto, idoso...) é um desastre, um farrapo, por pior ou melhor que seja essa pessoa, por ter um capital social ou pela falta dele. Não raro pessoas as quais consideramos as suas qualidade e admiramos têm em suas vidas um área sombria, com desvios, desequilíbrios, traumas e pecados. Há gente muito ruim, péssima, inutilmente odiosa, sem valor, detestável e há outras muito superiores em todos os sentidos, admiráveis, mas mesmo assim tanto quanto aos primeiros carecem da graça e da glória de Deus. Somos todos como cegos, andamos nus em nossa justiça de farrapos e somos ignorantes sobre as realidades espirituais. Alguns se perdem em pecados, vícios e desvios e por mais que se auto enganem, incrivelmente a consciência apita e nos lembra, ainda que tentemos ignorá-la, que de fato não somos perfeitos e que falta nos muito, muito para podermos dizer , ainda que por hipótese que somos perfeitos.
A solução é começar de novo, do zero, algo que de fasto não podemos fazer na realidade, em profundidade. Posso parar de fumar, mas serei sempre um fumante em potencial. Posso deixar de me prostituir, de fornicar, mas serei ainda um fornicador em potencial e assim por diante. Crimes, práticas sexuais estranhas, traumas, posso fingir que nunca fizeram parte ada minha história mas eles de certa foram sempre estarão lá. A resposta vem da Bíblia, o Novo Nascimento, promovido , não pelo homem, que não pode mudar a si mesmo, mas por Deus, via Jesus Cristo unicamente.
Como? Simples: onde estiver, clame ( clamar é gritar, chamar insistentemente ) a Ele e diga para olhar para a sua vida, onde você se encontre e como se encontre. Se for sincero ( a ) sua primeira oração será ouvida e algo começará a acontecer. você encontrará com alguém, guiado por Deus de forma invisível, conhecerá uma congregação, uma igreja local, pessoas que já tenham essa experiência. Você então conhecerá a Deus e terá uma história fantástica para contar um dia, um testemunho pessoal, uma experiência só sua, incrivelmente semelhante as da Bíblia e de milhões e crentes em todo o mundo, em todas as épocas e lugares.
Poderia citar um monte de versículos e textos bíblicos, mas resolvi optar por uma conversa e um texto simples e direto, como se estivesse ao seu lado falando essas coisas. Espero que essa postagem seja o começo para quem não teve ainda essa experiência, única, impressindível e maravilhosa. Experiência, sim que o coloca como um membro real da igreja de Jesus Cristo, um salvo e abençoado, o conhecedor do único Deus criador de todas as coisas, não um religioso apenas, mas um dos milhões de verdadeiros filhos de Deus.
Deus o abençoe nesse Natal e nesse novo ano que, daqui a mais um pouco de uma centena de horas, se iniciará.
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?