Um filme nem sempre, por várias razões, desde a linguagem específica da Arte até estilos de filmagens e de roteiros, desempenho dos atores, visão do diretor, tem um resultado e uma leitura de partes da Escrituras judaico-cristãs diferentes de uma leitura textual da própria Bíblia.
Não substituem apropriadamente o estudo ou a leitura simples das Escrituras mas acrescentam informações visuais, contextuais e de época bastante desejáveis, além de despertar interesse por passagens e abordagens bíblicas relevadas ao esquecimento pela contemporaneidade.
Bastante criticados por vezes excederem ou contradizerem às Escrituras ou fantasiarem as narrativas originais, têm a vantagem de trazer para o momento temas esquecidos como o Dilúvio, o Êxodo, etc.
O resultado sempre positivo é inquestionável, as pessoas crentes ou não passam a falar sobre o assunto e tomar partido, contra ou a favor, e sem duvida há muitas novas conversões além do interesse natural em ir-se à fonte primária: a Bíblia!
Por Helvécio S. Pereira
Por Helvécio S. Pereira
Conhecida por ser o local para onde o apóstolo João foi exilado — conforme consta na introdução do livro bíblicode Apocalipse —, Patmos foi usada como um lugar de banimento durante os tempos romanos. Segundo uma tradição preservada por Ireneu, Eusébio, Jerônimo e outros, o exílio de João aconteceu em 95 ou 96 d.C., no ano décimo quarto do reinado de Domiciano. A tradição local ainda aponta a caverna onde João teria recebido a revelação para escrever o livro.
Desde 1522, a ilha foi diversas vezes controlada pelos turcos, sendo capturada pelos italianos em 1912. Em 1948 passou definitivamente ao controle grego.
Em 1999, o centro histórico de Chora, o Mosteiro de São João, o Teólogo e a Caverna do Apocalipse, foram declarados como Património Mundial pela UNESCO.
-
Obrigado pelas recomendações. Vou recomendar um filme muito bom, espero que gostem. É chamado Ressuscitado/ Risen, não é como a típico filme de jesus , porque ela trata Jesus como um homem julgado pelo Império Romano, e acabar com a possibilidade de humano e celestial sendo deixada em aberto. Se você ainda não viu, eu recomendo-los agora que vai acontecer na TV.
ResponderExcluir