O conceito de soberania segundo o dicionário Aulete é "Autoridade suprema de soberano", de quem é dono,de quem tem a propriedade, a posse de algo, todo o direito sobre algo. O senso comum já diz a cada umde nós que se Deus existe, e isso parece ser um fato plenamente razoável, Ele tem toda a soberania. A sua soberania se revela dos seguintes modos se podemos ordená-los:
1. Na manutenção de tudo o que existe. Percebemos no mundo, no universo, que a existência das coisas se devem únicamente ao poder e ao domínio que Deus demonstra sobre tudo o que existe. A terra não para de girar em torno de si mesma e ao redor do sol, como sabemos só muito recentemente em termos históricos. A força da gravidade não falha jamais. Em nenhum ponto da terra, um urso, um prédio caóticamente flutua, e cada coisa permanece com a sua natureza. Isso tudo se deve à soberania de Deus sobre todas as coisas garantindo o seu funcionamento. Que não é de forma nenhuma, inlógico ou caótico.
2. Na lógica e na razão que parece permear todas as coisas. Todas as coisas se encacham e se equilibram. Não faltam homens e não faltam mulheres. As únicas espécies que se estinguem ou outras que correm o risco de serem estintas iminentemente, foram ou são por intervenção humana causando algum desequilíbrio.
3. Quanto ao ser humano, o mais frágil individualmente de todos os seres da terra, nenhum desastre é capaz de estinguí-lo da terra. Parece se dever ao fato do ser humano sera razão da existência do próprio planeta. Não que a existência se deva ao trabalho do homem, mas que a preservação da raça humana parece ser a razão lógica do planeta existir. A terra é para que o homem viva nela e não que a terra exista sem o homem. Históricamente já corremos o risco eminente e factualmente possível por várias vezes, da nossa estinção, e ainda corremos.
4. Na noção interna de justiça, de bem de mal. Por mais terrível que sejam os conflitos, as manifestações de justiça e de bondade sempre são manifestas finalmente. Registros históricos de diversas origens e culturas comprovam isso. É como se ficasse patente que o bem e justiça, atributos originalmente e primariamente de Deus, finalmente se impõem.
Alguns poderiam questionar a soberania de Deus após essa breve e simples exposição em face desastres naturais, em face a aparente prevalência da maldade e injustiça por certo período de tempo, ou quando somos desapontados por aconteciemtos que não desejamos, doenças, morte, perdas econômicas, um casamento que se desfaz, filhos que se desgarram para uma vida não projetada pelos pais, acidentes, etc, enfim por fatos não desejáveis ou imprevistos.
A soberania de Deus não se estenderia a essas coisas que fazem parte de parte das coisas existentes, da parte que toca a todos os seres vivos e particularmente aos seres humanos?
Talvez para começarmos a entender seja necessário observarmos que todas as coisas existentes se dividem em coisas não vivas, meteroros, planetas, sóis, estrelas, buracos negros, a propria , terra, a lua, rochas, mares, vulcões, montanhas, ilhas, etc. e todos os seres vivos, dos vírus,as bactérias, plantas, animais e finalmente os seres humanos.
A matéria existe confome Deus designa. Os seres vivos também existem, todos conforme designado pela soberania de Deus. Um simples vírus age confome lhe foi programado por Deus e todos, incluindo esse vírus ou bactéria, tem o seu lugar definido na natureza. Cada inseto, cada animal e cada ser humano. Há uma coisa a se observar entretanto, entre os animais e os seres humanos. E aí recorramos ao texto de Gênesis onde encontramos Deus se dirigindo ao homem pessoalmente e dizendo-lhe pontuadamente as suas atribuições, coisa inimaginável a não ser em fábulas infantis ditas aos animais.
Em Gênesis 1:26 vemos o projeto geral de Deus para o homem. Poderíamos comparar esse projeto ao projeto de Deus para o planeta terra, por exemplo: " A Terra deverá girar sobre o seu próprio eixo e em torno do sol para que haja dias e noites, e anos para que a vida exista na terra."
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Note-se que a esse projeto não cabe cotestação. Nem para a terra e nem para o homem.
Com relação aos seres vivos da terra temos um exemplo de projeto para cada um deles conforme encontrados em Gênesis 1:20
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
Gênesis 1:24
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
Entretanto, diferentemetne, de todas as coisas, e de todos os seres vivos, Deus disse ao homem, algo que nem foi dito aos anjos ( pelo menos a Bíblia jamais registra isso ). Deus falou ao homem de possibilidades, conforme encontramos em:
Gênesis 1:29
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
Gênesis 3:3
30 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
Gênesis 3:3
30 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Deus deu liberdade ao homem de pensar e escolher.
Muitos consideram que essa possibilidade vai contra, depõe contra a soberania de Deus. Mas tal raciocínio é errôneo sob vários aspectos. Jesus para os cristãos é o próprio Deus, nem mais nem menos. Como tal é tão soberano quanto o Deus velho testamentário. Quando Jesus dá poder aos discípulos e tal fato é claro na Bíblia quando lemos em:
Mateus 10
1 E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Pergunto: A soberania de Jesus ficou de algum modo diminuida? perdeu ele, Jesus, algum elemento que define a sua soberania? Óbviamente não.
Do mesmo modo, a possibilidade natural e simples de Adão poder decidir coisas, dentro do plano geral de Deus para a espécie humana, não diminui a reconhecida soberania de Deus.
Antes de prosseguirmos precisamos imaginar, com base no que a Bíblia nos revela, de outros atruibutos só atribuíveis a Deus como, por exemplo, onisciência e preciência. Onisciência significa conhecer todas as coisas. Preciência é conhecer antes. Atribui-se, reconhece-se, no que se refere a Deus, ambas as coisas.
No livro de Jó temos o seguinte registro:
Jó 11:7-10
7 Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso?
8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber?
9 Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar.
10 Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá?
9 Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar.
10 Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá?
Ou Jó 12:10
Confirmando inteiramente a soberania de Deus e os três elementos que definem essa soberania.
ou em Isaías:
Isaías 40:13
13 Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
Deus conhece todas as coisas presentes?
Em Jó 26 lê-se:
6 O inferno está nu perante ele, e não há coberta para a perdição. 7 O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.
8 Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas.
9 Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem.
10 Marcou um limite sobre a superfície das águas em redor, até aos confins da luz e das trevas.
11 As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.
12 Com a sua força fende o mar, e com o seu entendimento abate a soberba.
13 Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.
14 Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder?
Ou em Jó 28:
20 Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
21 Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu.
22 A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
23 Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
24 Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
26 Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
27 Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
21 Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu.
22 A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
23 Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
24 Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
25 Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
26 Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
27 Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
Ainda em Jó 36 temos como um hino a grandeza de Deus e a sua sabedoria econhecimento.
22 Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele?
23 Quem lhe prescreveu o seu caminho? Ou, quem lhe dirá: Tu cometeste maldade?
24 Lembra-te de engrandecer a sua obra, que os homens contemplam.
25 Todos os homens a vêem, e o homem a enxerga de longe.
26 Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar.
27 Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva,
23 Quem lhe prescreveu o seu caminho? Ou, quem lhe dirá: Tu cometeste maldade?
24 Lembra-te de engrandecer a sua obra, que os homens contemplam.
25 Todos os homens a vêem, e o homem a enxerga de longe.
26 Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar.
27 Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva,
Conhece Deus o presente, cada coisa, conhece Ele o futuro? Não faltam textos para comprová-lo. Eis um deles:
Isaías 48
Exatamente Isaías 48:3
3 As primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei; da minha boca saíram, e eu as fiz ouvir; apressuradamente as fiz, e aconteceram.
Se ainda há dúvidas, leia toda a Bíblia e lá estão reveladas cada aspecto da soberania de Deus. Deus é soberano insicutívelmente soberano. Todos os cristão reconhecem esse fato. Então quais os problemas?
Alguns vivem um dilema racional, como dimencionar essa soberania e ainda dividí-la com o homem? Como se a soberania de deus fosse um todo e que desse todo, subtraíssemos uma parte para dá-la ao homem. Ou se reconhecermos a Sopberania total de Deus, como realmente é não podemos dá-la , ou parte dela ao homem. Confunde-se autoridade delegada com autoridade vicária, substituta. A liberdade do homem não sobrepõe-se a liberdade e autoridade de Deus. Tal problema surgiu quando alguns teólogos passaram a indagar-se "por que motivo algumas pessoas aceitam a mensagem do evangelho e outras não? Isso foi de fato uma constatação que poderia ficar só ali, como simples constatação. O próximo passo foi pensar: ou Deus não é soberano e por esse motivo as pessoas dizem não a Deus. Ou Deus é realmente soberano e as pessoas só dizem "sim" ou "não" a Cristo, porque Deus faz com que uns digam sim e aceitem o evangelho e outros digam não e não aceitem o evangelho. Tudo é um teatro porque Deus mesmo determina quem será salvo e quem será perdido, e admitem esses mesmos cristãos, que ninguém sabe quem será salvo ou perdido, só Deus sabe. Não importa quantas pessoas sejam religiosas e estejam na igreja. Dentre eles, em qualquer igreja. Há salvos e não salvos. E mais os salvos serão salvos a qualquer tempo, até o último minuto da vida. os não salvos podem ficar a vida inteira na igreja cantando hinos e ouvindo sermões, não serão salvos. Um problema de compreensão da sVberania de Deus e liberdade relativa dentro do projeto maior de Deus, virou um dilema teológico de múltiplas implicações e distantes, bem distantes do problema original.
por Helvecio S. Pereira
Veja o vídeo abaixo,com Women of Faith,e ouça-as cantando Above All, que expressa, sem dúvida alguma, a soberania absoluta de nosso Deus, "Acima de Tudo", acima de todas as coisas.
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