Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SENDO PRÁTICO

Algum tempo atrás tive um conversa via tecnologia ( entenda-se internet, blogs, comentários em post, etc.) sobre ser ou não ser pragmático. A natureza determina as tendências na nossa personalidade. Há pessoas diligentes para fazerem tarefas que demandam muito tempo e outras não. Troque-as de lugar e tudo dá errado. Há dois dias um prédio ruiu em Juiz de Fora, Minas Gerais. Um morador ouviu os estalos, acordou todo mundo e conveceu a quase todos, menos dois , a deixarem o prédio. mais de vinte e duas pessoas foram salvas. Esse é o pragmático. Se ele estivesse errado , as pessoas o xingariam depois dizendo que ele estava errado. Outra pessoa mais analista, deceria, observaria, faria alguns testes, pesquisaria na web, isso não sem antes ouvir várias vezes os ereferidos estalos e diceidir se ram relevantes ou não. Todos estaria mortos.

Esse blog foi criado em 2009 com apenas uma postagem sobre  a importância de Abraão para a nossa fé. O texto ficou muito  pequeno, embora com argumentos suficientes, fica bem aquém da importância de Abraão para "todas as famílais da terra." Para ficar menos "vazio" e não vago coloquei um trecho sobre a sua chamada em hebraico e em português lado a lado. Se alguém souber ler hebraico poderá ter um prazer maior do que nós que não lemos  a língua original da Bíblia. Mas enfim.

Com tempo nas férias e lendo e acompanhando os blogs de um querido irmão me deparei com uma postagem crítica com relação a uma daas denominações e ministérios atuantes no Brasil e sendo exportado para alguns outros países do mundo. Há trinta ou mais anos conheço o evangelho e a igreja evangélica. nada , absolutamente me escandaliza mas de repente entrei numa cruzada contra alguns pontos do que colocam esses queridos irmãos. Aliás mais do que  o que eles postam sou contra o termpo que perdem, eu acho, em discutir esse ponto. Há outras contribuições que fazem em prol da causa da Palavra de Deus e sua defesa que são excelentes. Como eu dizia já estou meio de saco cheio de tocar só nesse ponto. Posso ganhar desafetos e ser detestado por pessoas que prezo. Coisa que não temo mas não desejo. Algo que nos separe se amamos o mesmo Deus e a Sua Palavra que absolutamete cremos, seja a única e plena verdade. e dígna de fé. Foi bom também , que nessas férias estou a serviço de Deus e de seus assuntos. Tenho tempo para fazer aquilo que é realmente relevante na vida.

Durante mais de vinte anos tenho falado e confrontado com mais de 1.300 pessoas por ano, cinco dias por semana. É um número assustador em que paro poucas vezes para pensar neles. Sou pago para ensiná-los algo sobre Arte e para fazer uma defesa da sua importância e esse é o meu papel convencê-los disso. Logo no Brasil!! Pois é estou usando os meus computadores, a minha banda laarga para falar o que eu creio, é um privilégio, uma oportunidade de falar daquilo que é mais maravilhoso e importante. Senhor eu Te amo. encontrá-lo foi a melhor e a única coisa eterna na minha vida. E só agora eu sei o que seria sem essa experiência contigo. A vida é uma benção, é maravilhosa, e saiu da sua mente para a realidade. E o "Senhor viu que era bom". A vida é boa mesmo. A natureza, as sensações de amor de prazer que podemos ter, ver as coisas , ouvir os sons, podermos pensar , aprender , escolher são sensações maravilhosas. Louvado seja o Senhor. Ter filhos, vê-los crescer e se tornarem pessoas autônomas. Ter um cônjuge. "Não é bom que fique só". O Senhor é perfeito e perfeitas são todas as suas obras e tudo o que faz.

Como dizia, debater se somos livres ou não somos, acho uma inutilidade de um tamanho só, que me perdoem os amados irmãos. Só é justificada pelo desejo de construir um esquema fechado com tudo explicadinho, com todas as respostas. Não saberemos tudo. Não precisamos saber e por consequência ensinar tudo. Corremos o erro de cairmos em erros práticos e teóricos. E passarmos a morrer e viver por eles. Espero que esses queridos irmãos não passem a me odiar por isso. Não quero exatamente demovê-los de seus pontos de vista. Aliás o que eu coloquei entre outras coisas foi exatamente o seguinte: façam melhor, preguem a mais pessoas, alcance mais vidas. Demonstrem mais que palavras, que opiniões. Eu também tenho opiniões. Uma delas, e raramente expresso, é quando um irmão me perguntou: "Deus ama a todas as pessoas igualmente?" E eu lhe respondi não. A Bílbia declara isso claramente. Deus prefere gota de algumas pessoas em detrimento de outras e isso não é injustiça. Davi foi escolhido dentre umapnca de irmãos.Por que? por quais razões. Você pode dizer é porque Deus conhece o futuro. Então Deus seria presa do próprio futuro. Deus só poderia escolhê-lo por que a sua vontade só se cumpriria se ele escolhesse Davi. Então ao final das contas , Deus escolheu não tendo escolha. Creio que quando Deus se relaciona com seres vivos, como nós, Ele sabiamente estimula e recebe uma resposta. Essa resposta pode agradá-lo ou não. Ele já sabe o que acontecerá, mas a forma livre dcomo cada um de nós lhe responde é que o agrada ou não. Jesus conversava com as pessoas, punha-slhes a prova, estimulava-lhes a expressarem e a terem uma atitude em resposta ao que Ele fazia ou dizia. O Senhor conversou com Adão, com Cain, com Abraão, com Judas, com Saulo e as reações de cada um fez com que Ele  se relacionasse com cada um deles de uma maneira diferente. Se Deus pode forçar alguém a alguma coisa, o que é inegável, é outra história. A nossa intrangisência não pode frustrar os Seus planos.


Mas vamos ao nosso assunto de hoje. De modo prático, calvinistas, arminianos e o mais que houver, como agem na prática, já que o Deus é o mesmo, a Bíblia é a mesma e o desafio proposto como testemunhas nesse mundo é o mesmo?

Alguém dominado pelo vício das  drogas...orará por ele, pregará para ele primeiro...recomendará a internação uma clínica de recuperação...ou pensará  esse pode não ser um eleito se não ouviria a Palavra de Deus e já iria para igreja...

Um ente querido, esposa, filhos, pais, irmãos, sobrinhos...todos sem terem uma experiência com Deus. Deus é quesabem se são eleitos, predestinados ou não. E se não forem. Como conviver com alguém que você imagina que vai pra o inferno porque não é eleito ( e não há como saber) ?

Alguém doente para morte. Você ora ou não ora para a sua cura? Não porque segundo meu entendimento há dezenas de textos que corroboram para que aceitemos que é essa é a vontade de Deus. Dizer que Deus vai curar a todos, salvar a todos e morreu por todos é teológicamente incorreto.

Uma pessoa é miserável a gerações. Toda a sua família foi sempre pobre e se continuar assim seus filhos e todos os seus decendentes continuarão a sê-los engordando ainda mais a número de indivíduos escravos das mazelas sociais oriundas das muitas injustiças econômicas, de um sistema humano naturalmente injusto. Você dirá para ela que Jesus quer dar apenas o céu  ou que Deus pode e quer dar a ela e aos seus tudo o que ela não teve pois nunca aprendeu a crer que poderia conseguir? 

Engraçado é que todo mundo que acha um horror a chamada "telogia-da-prosperidade", nem deveria ter esse nome,  é gente que tem o seu bom emprego, usa boas roupas, vai ao shopping, tem seu plano de saúde e preza pela melhor educação dos filhos. Não tem um pobretão  achando ruim. Só classe média para cima. É  igual ateu. Só gente muito bem educada, empregada, sadia e bonita. O mendigo na rua crê que Deus existe mesmo na situação em que se encontra. O José Saramago da vida não. Sua literatura fajuta lhe dá ótima condição de vida incluidas ai  a bajulação de gente instruida.

Para justificar a  predestinação chega-se a afirmar que ninguém pode fazer o bem, ter boas atitudes, serem capazes de buscar o bem do próximo e morrer inclusive por alguém. Se fosse assim os "Médicos sem Fronteira" não existiriam ou alguém deve demovê-los de sua obra nobre, pois em nada adianta  o que estão fazendo, nem para si mesmos e nem para aqueles que buscam socorrer. A realidade desmente tal argumento. Para tal recorrem a vercículos sem análise do contexto específico e até das palavras bíblicas na língua original. O esforço em defender os pontos de vista do nobre irmão Calvino chega a ser uma fixação. O engraçado é que não há uma denominação cujo acentimento ao calvinista seja um exemplo de evangelização no mundo. Quem quiser que pesquise e verifique o estado de, a quantas vão, essas igrejas no que se refere a evangelização no mundo. São cinquenta milhões de calvinistas no mundo fazendo parte delas as denominações tradicionais e seminários teológicos a elas ligadas. Chega a ser maldoso olhar para si mesmo e dizer sou eleito e olhar para alguém que por algum motivo não tenha aceitado ou sequer se aproximado do evangelho, por não ser um dos eleitos. Uma regra bíblica é ler o texto analizando o contexto. A quem foram feitas tais e tais declarações e porquê. Muitas declarações são respostas específicas a idéias dos interlecutores as quais se deve conhecer antes de analisar-se o texto. Os discípulos de Jesus, mesmo sendo judeus acreditavam em fantasmas ( !!! ) vemos isso quando pensaram que Jesus andando sobre as águas seriam um fantasma. Imaginavam vida sexual na vida eterna, ou seja a eternidade seria um prolongamento da vida nesse mundo, coisa que católicos creem firmemente até hoje. Alguns interlecutores de Jesus acreditavam em reencarnação (!!) inclusive. Seria João Batista a  reencarnação do Profeta Elias, inquiriam alguns deles. Quando Paulo e os demais apóstolos pregavam a um judeu tinham que tocar no assunto " eleição", pois o judeu se julgava individualmente eleito. Os gentios quando sabiam do judaísmo, se sentiam naturalmente excluidos, e ao aceitarem a mensagem do evangelho, eram elevados a mesma condição de eleição. Os pensamentos de Deus não são como os nossos pensamentos. Assim como os céus são mais altos que a terra assim são os pensamentos do Senhor mais altos que os nossos pensamentos.

A maldade em afirmar que Jesus, a priori, não morreu por todos, por toda a humanidade, mas só pelos "eleitos" é teológicamente terrível. É claro que não se trata da reconciliação universal que é outra coisa. O católico sem formação teológica  acredita assim, morreu tá no céu. A salvação é recebida individualmente enquanto a pessoa está viva e pode escolher em aceitá-la ou não. Não se aceita o evangelho para não ter que abandonar determinados pecados, determinadas convicções, posicionamentos, e ter que cooptar com o que a Bíblia declara. Ou seja por pouco, por coisa de absolutamente  pouca monta, a pessoa  rejeita a mensagem do evangelho. Mas afinal, você que já crê. Que evangelho você prega? A todos ou é um avangelho secretamente, absolutamente seletivo? Essa é a grande diferença prática.

Exclarecimentos importantes:

É absolutamente difícil discutir idéias e posições sem atingir injustamente pessoas e grupos.A grande maioria dos membros de uma igreja ignoram em detalhes a confissão de fé de usa igreja, sabem, o que lhes ensinado através da Bíblia, na pregação doscultos, reuniões várias e aí vai se formando uma colcha de retalhos teológica mais ou menos completa. As igrejas históricas foram e podem ser fonte de benção. O que se nota que guardadas as proposrções em certas localidades tem, igrejas de mesmo nome e denominação, posicionamentos completametne diferentes que podem se aafastar em muito aos padrões estritametne biblicos.

Sobre a Igreja Presbiteriana:

"De modo resumido, somos uma igreja que nasceu na Escócia, por iniciativa, principalmente, de John Knox. A presença dos presbiterianos nos Estados Unidos foi a responsável por enviar o missionário Rev. Ashbel Green Simonton, que em 1859 chegou em terras brasileiras, fundando o trabalho presbiteriano no Rio de Janeiro.

O nome presbiteriano vem de presbítero (presbíteros do grego: ancião). Presbíteros são eleitos pela igreja e formam o conselho da igreja local. Esse conselho é o responsável pelo governo das igrejas, de modo que presbiteriano se refere à forma de governo.

No princípio de nossa história, na Escócia, éramos unicamente calvinistas. Contudo, com o passar do tempo, outras denominações presbiterianas, principalmente aqui no Brasil, surgiram com outros fundamentos teológicos, ainda que mantendo a forma de governo. É por esse motivo que não podemos dizer que todos os presbiterianos são iguais, pois, enquanto a IPB é de linha tradicional e calvinista, a IP Renovada é arminiana e pentecostal em sua prática."


fonte: Segunda Igreja Presbiteriana de Carapicuíba, Brasil. 


Mais:


Os cinco pontos do Calvinismo foram uma resposta a oposição de Jacobus Arminius, discípulo de João Calvino e só foram alinhavados mais de cinquenta nos após a morte do mesmo.

 A oposição de Jacobus Arminius á teologia de Calvino trouxe uma reação dos seguidores do mesmo. A oposição de Arminus se traduziu em cinco pontos do arminianismo: livre-arbítrio, eleição condicional, expiação universal, graça resistível e possibilidade de se perder a graça.


Entre julho de 1618 e maio 1619, teólogos se reuniram no que foi chamado de Sínodo de Dort. O resultado dessa contraposição aos teólogos arminianos é o que conhecemos como os cinco pontos do calvinismo. Isso significa que os cinco pontos do calvinismo sucedem, ou são eles uma resposta aos cinco pontos do arminianismo. Desta feita, também fica claro pela data que Calvino não participou da elaboração de tal manifesto teológico, tendo em vista que ele morreu em 1564.

É de fato uma grande discussão de quase  quinhentos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos