Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 16 de janeiro de 2010

A BÍBLIA OU OS LIVROS

A invenção da escrita foi, sem nenhuma dúvida, algo que mudou os rumos da humanidade. Tendo uma vida absolutamente curta, a maioria das pessoas, dos grupos humanos, ocupados na simples sobrevivência, separando poucos indivíduos para o escrutínio das coisas, a acumulação de conhecinto continuaria comprometida. Os povos que desenvolveram algum tipo de escrita suplantaram em muito dos demais. Não é conveniente listá-los agora, mas sempre se colocaram a frente dos demais e deram enormes contribuições ao desenvolvimento humano. Somos seres sosciais e o desenvolvimento de uma comunicação cada vez mais complexa, faz, a exemplo do proóprio cérebro de cada indivíduo, multiplicar-se as conexões, as informações e um desenvolvimento maior surgir daí.

Temos portanto hoje,  o cristinanismo solidificado literalmente através do suporte das escrituras judáicas, pois a vinda de Cristo é promessa e cumprimento da Velha Aliança ou Testamento, bem como a compreensão de sua obra, morte e ressureição só adquire sentido a luz das Escrituras já antes existentes. É no conhecidoVelho Testamento que se toma conhecimento do estado de separação de Deus e das razões de nossa patente degradação moral e espiritual. Portanto reconhece-se na Bíblia a única fonte fidedígna de informação sobre as coisas do criador como a realidade espiritual e moral do homem.

Óbviamente, como seres sociais, conforme descrevi,  pela utilidade da escrita, livros sobre Deus e todos os assuntos correlatos a El,e não poderiam deixar de ser escritos. E isso não é mau ou ruim. Porém quando um escritor, ainda que plenamente cristão, fala de suas experiências, faz reflexões, como as que faço nesse  ou outro blog,  dá conselhos, interpreta, explica algo enfim, o faz com as limitações de sua experiência temporal, anseios e questionamentos.

Desde que me converti, privilegiei a literatura cristã evangélica e raramente me deparei com olivro que tivesse de abandonar após tê-lo lido. Mas sempre houve livros, evangélicos, que após dar uma folheada na livraria, de pronto os evitei. Um bom livro, cujo autor o escreva com humildade de expor sua experiência e pensamentos sem a presunção de ter feito uma nova descoberta, de ter descoberto a redendeza da terra, de estar inventando a roda pela primeira vez, já tem indícios de ter um impacto  positivo nos seus leitores. De uma forma ou de outra, bons livros não substituem a própria Bíblia por uma razão muito simples:

1) homens não conhecem o futuro ( e nem bem o passado ) e não podem avaliar de maneira completa o impacto de suas palavras e declarações na vida dos outros homens;

2) homens não podem arcar com a responsabilidade do destino das pessoas a  partir do que disseram;

3) homens erram.

Ilustres defuntos, por maiores contribuições que tenham dado a causa do evangelho, são homens, e seus escritos podem  e devem sofrer o desgaste, pelas razões apontadas acima.

Mas os escritores Bíblicos eram homens sujeitos às mesmas observações que podemos fazer dos escritores atuais ou não?

Sim e não. Eu creio que Deus escreveu a Bíblia com fatos e não só com palavras e esse dado distingue a Bíblia de todos os demais livros religiosos no mundo. Todos os grandes livros em que grandes religiões se baseiam são de mensagens e idéias sobre a divindade e o homem. Por isso parecem, a primeira vista, mais claros ao entendimento, do que a própria Bíblia, fato que cativa seus seguidores e o curioso comum. Eu, pessoalmente, penso que Deus nos preservou da segunda possiblidade, ou seja, que intenções meramente humanas desqualificassem a Sua Palavra, diferentemente de outras produções literárias meramente humanas.

Nesse pormenor, a Bíblia tem um importante diferencial. Deus a escreveu com fatos, do livro de Gênesis ao Apocalípse. O primeiro fato é a criação do homem, os pensamentos de Deus acerca do homem, o homem sendo colocado no Jardim do Édem, a criação da mulher, a tentação de Eva, a expulsão do Jardim, o nascimento de Cain e de Abel, a revolta de cain, o primeiro assassinato e assim por diante. Durante toda a Bíblia Deus nos fala através de fatos. O livro de provérbios ( comparações ) nos estimula a observarmos a vida e estabelecermos comparações factuais.

Sempre pensei que provérbio em comparação com outros livros religiosos fosse pequeno e incompleto. E realmente o é. Não incompleto no sentido de ser insufiente mas no tamanho , no número de prov´rbios possíveis. Tantos provérbios sábios existem nas mais diferentes culturas que poderiam, por sua verdade  serem nele incruidos. Porém  o propósito do livro, além, óbviamente revelar Deus através de comparações inspiradas, é o de nos mostrar factualmente que a sabedoria e o aprendizado prossegue pela vida, observando e comparando as coisas, os fatos, a realidade. Ou seja o livro de Provérbios , cujo significado do nome é "comparações", é apenas um ponto de partida para um atitude em relação à vida. Aliás, teólogos no passado criaram um certo tipo de teologia afirmando que Adão e Eva não poderiam ser livres, pois, se o fossem, como poderiam escolher sem experiência prévia?
De fato não é necessária experiência prévia para se fazer escolhas. Basta fazer comparações, no momento, do que está diante de nós. A Adão e Eva foram dadas duas opções e com a descrição da consequência de cada uma. Bastava compará-las e confiando na Palavra de Deus e na sua soberania, saber que elas se cumpririam conforme dito por Ele.

Esse erro primário é referendado modernamente. Parece haver um consenso que se deve escolher a esposa e até o esposo, tendo experiências sexuais prévias como se isso garantisse por si só um matrimônio feliz. E nem se trata de sexo acidental mas estimulado socialmente. Fumo, bebida e drogas razoavelmente parecem ser  experimentadas para serem abandonadas posteriormente. Deus deveria então sentir-se obrigado a mostrar o inferno e a humanidade feliz em um futuro sem pecado para que Adão e Eva pudessem fazer a escolha certa? Seria isso razoável? Pergunte-se nas igrejas, se todos os filhos de famílias cristãs evangélicas são incentivados a permanecerem castos até o casamento ou se é aceito as chamadas  "escapadelas" adolecentes com certa naruralidade, como que essas naturalemente proporcionassem sozinhas o amadurecimento de meninos e meninas, desde, claro,  que não haja gravidez por parte das meninas.

A Bíblia como está consolidada nos basta, plenamente. Posso e devo ler outros livros, incluindo seculares? É claro, é óbvio. Mas a Bíblia possui um caráter diferenciado. ela está e permanece em um lugar de destaque na minha fé.

Mas livros evangélicos citam a Bíblia o tempo todo. Li em algum lugar uma crítica contundente acerca de um teólogo importante do passado e bastante odiado por outro grupo de teólogos. Dizia-se dele, que em um de seus tratados teológicos chegava-se a ter até  cinco páginas sem uma única citação bíblica. Comparativamente outros livros e tratados teológicos tinham, no mínimo, cinco vercículos por página ( quando traziam  poucas citações!). Citações são boas e necessárias quando se quer levar o leitor a conferir os argumentos oferecidos. Porém qundo se quer deixar o leitor sem defesa de seus argumentos a técnica é dar a ele, leitor, uma enxurrada de textos, aos quais ele não consultará o contexto, por preguissa ou incapacidade de fazê-lo acuradamente, aceitando óbviamente, de pronto o argumento dado pelo escritor. Ficam de fora exatamente os textos contrários a idéia colocada. Tenho por hábito ler todo o capítulo  citado, ou até ler todo o livro mensionado. Dá trabalho, mas é a única maneira de conferir se o que está sendo afirmado vai de encontro ao que a Bíblia revela ou não. Afinal, na altura do campeonato, ninguiém vai reiventar a roda. Algo pode ter sido esquecido, mas já foi mencionado, de algum modo no passado, já se pensou nisso antes.

A compresensão bíblica não se dá sem uma coisa simples, meditação na Palavra de Deus. Quem lê uma única vez e nunca mais pensa naquilo comete um erro primário. Deve-se ler a Bíblia, pensar na pessoa de Deus, nos seus propósitos, aí  naturalmente surgirão questões, baseadas na sua  própria experiência ou de seu olhar sobre o mundo. Louve ao Senhor em oração.com motivos reais baseados na sua própria percepção. Agradeça-lhe pelas coisas que compreende e que crê. Pergunte-lhe ( a Deus ) e peça-lhe sabedoria pelo que você não compreende e até ainda pelo que ainda não consegue crer. Medite, tente lembrar das passagens, versos que lhe trazem a resposta. Mas atenção: não tenha pressa de sair propalando aos quatro ventos que você teve uma "revelação" sobre algo. Você não é um dos escritores da Bíblia. Ela já foi encerrada. Você é um leitor e ouvinte da Palavra de Deus, só isso. E os teólogos e a teologia? considere-os como você, indagadores que fizeram ou fazem o mesmo caminho que nós, com um pouco mais de recurso, estudos específicos, consulta ao texto original, etc, mas sem comunhão com Deus a grande maioria dá com os burros n'água e só afirma baboseiras e  bobagens. Ainda mais que muitos deles não são práticos, fazem parte de um grupo natural em qualquer atividade humana, seja  intectual e ou empreededora, que tem a habilidade de organizar as idéias e relacioná-las com a sua prática., mas prática para os outros, não para si mesmos.

Diria você a mim: não está você sendo demasiado duro e tomando alguns pelo  conjunto todo? Aparementemente sim, mas estou pensando em pessoas reais as quais  conheço a história e óbviamente  em uma análise desse tipo é quase como uma amostragem. Os teólogos conscientes e corretos estão excluidos, naturalmetne dessas colocações. Mesmo destes, sua contribuição se faz  necessária e importante para a organização do que se crê, mas não substitui a boa e velha Bíblia. Não vá a eles e deixe de por você mesmo, ir a Bíblia. Pergunto: um novo convertido deve ir a sua própria Bíblia ou ao teólogo e a sua teologia?

Quantos pastores há hoje, com sua prática limitada por  verdadeiras amarras mentais, sem a fé do primeiro encontro? São escravos da teologia da sua denominação que os banca. E o pior, grande parte deles não são pessoas ignorantes, de modo nenhum. Não são limitados social e econômicamente. A Bíblia não lhes fala de forma pessoal, é um livro de consultas para aquilo que já acreditam, da forma que acreditam.Teólogos não acertam em suas colocações? Sim, tanto quanto erram. Se acertaram em suas colocações, acertaram lendo a Bíblia. Se erraram, erraram na maneira como leram a Bíblia ou a partir de uma intenção prévia.  Ou você ignora que haja teólogos católicos, adventistas, testemunhas de jeová, mormons, anglicanos? Pessoas comuns em cada igreja não poderiam discutir com nenhum deles a ponto de os convencer do contrário. Imagine-se discutindo teologia com o Papa...não pelo fato de ser papa, mas porque é um teólogo com formação teológica profunda. E não pense que no meio protestante não haja cristãos com semelhante formação acadêmica e humana. Há e muitos. Cada denominação investe no estudo de pessoas com carreira acadêmica para defender os seus postulados e nenhum deles, modernamente, são pessoas ignorantes, incultas, antes ao contrário. Possuem enorme respeito dentro e até fora de suas respectivas igrejas. Mas a Bíblia permanece lá, a mesma, imutável, firme como Palavra do próprio Deus, dada  individualmente a cada um de nós. Vá a Ela sempre.

 No Salmo 119: 1-4, se lê:

1  BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.
2  Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
3  E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos.
4  Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.


e novamente:

SALMOS 119: 5-15
5  Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
6  Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
7  Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
8  Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
9  Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10  Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11  Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12  Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.
13  Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
14  Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
15  Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.




por Helvecio S. Pereira

COMENTE ESSE "POST"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos