1 | א והנחש היה ערום מכל חית השדה אשר עשה יהוה אלהים ויאמר אל האשה אף כי אמר אלהים לא תאכלו מכל עץ הגן | Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? |
2 | ב ותאמר האשה אל הנחש מפרי עץ הגן נאכל | Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, |
3 | ג ומפרי העץ אשר בתוך הגן--אמר אלהים לא תאכלו ממנו ולא תגעו בו פן תמתון | mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. |
4 | ד ויאמר הנחש אל האשה לא מות תמתון | Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. |
5 | ה כי ידע אלהים כי ביום אכלכם ממנו ונפקחו עיניכם והייתם כאלהים ידעי טוב ורע | Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. ( Gênesis 3:1-5 ) |
Nascidos em um país cristianizado fomos educados , ainda que com uma pálida e distorcida informação acerca do pecado, desde a curruptela ( pela simplificação da narrativa de Gênesis 2) acerca da queda do homem, em que o fruto da árvore do bem e do mal virou uma maçã, uma fruta européia. Até as listas de pecados definidos como tais, pelas diversas ramificações do cristianismo em toda a sua história. Esses pecados variaram e continuam variando conforme a conveniência em prender as pessoas pelo medo, firmar uma espécie de autoridade, ou ainda agradá-las mantendo-as do mesmo modo junto as lideranças de cada igreja.
Talvez não seja realmente fácil, em meio a toda a essa confusão ter uma idéia bíblica de pecado que seja clara e que difira da idéia que permeia o censo comum. Mas vale a pena fazer esse exercício. Pois não é algo sem nenhuma importância ou implicação. Mais uma vez o livro de Gênesis é claro e totalmente suficiente para nos levar a essa compreensão sem a qual tudo o mais na Bíblia ou no cristianismo não tem o menor sentido.
O homem e o mundo em que foram plantados não conhecia o pecado e nem sofria as suas eventuais consequências. O pecado marcou desastradamente a história humana. Nesse raciocínio ele como fenômeno continua a fazer estragos e é em última análise a causa de toda a desgraça e sofrimento hoje. Ou será que há como negar, sinceramente que o mundo não tem a sua existência numa normalidade ao menos desejável.
Basta ler os jornais, ligar a televisão, acessar a internet. E se você preferir pode estudar toda a história antiga de qualquer povo. Não faltarão mortes, injustiças, humilhações, guerras, roubos, escravatura, exploração, tudo pintado com as piores cores possíveis. E se você fizer isso, saiba que é bem pior do que se possa imaginar. Só Deus sabe realmente a extensão da maldade e decadência humanas. E não há tecnologia ou níveis desejáveis de educação, ciência e religião que zere essa estatística. Quando menos se espera, de onde não se imagina uma grande desgraça acontece.
Basta ler os jornais, ligar a televisão, acessar a internet. E se você preferir pode estudar toda a história antiga de qualquer povo. Não faltarão mortes, injustiças, humilhações, guerras, roubos, escravatura, exploração, tudo pintado com as piores cores possíveis. E se você fizer isso, saiba que é bem pior do que se possa imaginar. Só Deus sabe realmente a extensão da maldade e decadência humanas. E não há tecnologia ou níveis desejáveis de educação, ciência e religião que zere essa estatística. Quando menos se espera, de onde não se imagina uma grande desgraça acontece.
O pecado não foi sexual. Primeiro porque sexo não é pecado. A diferença e a complementação entre os gêneros - homem e mulher - estavam nos planos de Deus e ao homem a mulher foi ordenado que "crescessem e se multiplicassem e enchessem a terra ". O sexo não é indecente diante de Deus o mau uso do mesmo é que Deus abomina. A atração mútua, o contrato entre os cônjuges, o erotismo de um em relação ao outro, a intimidade e orgasmos de ambos estão e estiveram nos planos de Deus, para o homem e para a mulher.
O pecado não era o destino do homem. A nossa história como humanidade deveria ser outra. O pecado era e foi uma possibilidade prevista por Deus e a forma como nossos primeiros pais lidariam com ele é que determinaria tudo o que viria depois. Aparentemente o Deus bíblico criou o primeiro casal e viu nele todos os seus bilhões de decendentes mas lhes deu apenas algumas atribuições e definiu o seu limite de ação entre o que eles já tinham, não teriam, e o que eles perderiam . Havia duas árvores no jardim, uma lhes garantiriam a vida indefinidamente, para que se multiplicassem e sujeitassem e dominassem a terra. A outra era vista por eles, sabiam que ela existia , sabiam onde estava e nada, nenhuma cerca ou impedimento lhes barraria o acesso. Foi-lhes dito por Deus em que ela consistia: era ela o conhecimento do bem e do mal.
Deus não teve culpa do pecado do homem. Deus não calculou mal. Deus não foi descuidado. Deus não estava distante, omisso. Tanto que quando Deus chama Adão após o pecado, Adão não atribui a culpa a Deus mas já como consequência da sua corrupção põe a culpa na mulher dizendo: " é a mulher que deste". O
discurso que diminui a responsabilidade do homem, sem querer, atribui essa responsabilidade tirada dele , homem, a Deus. Mais a frente a Bíblia declara, palavra do próprio Deus: "queixe-se cada um de seus próprios pecados". Deus não tem culpa da desgraça humana, seja ela qual for. O homem é único responsável. Pode haver como houve no episódio do Éden um elemento detonador como a Bíblia revela, Satanás. Esse sugeriu que o homem e a mulher seriam iguais a Deus, conhecedores do bem e do mal. Sugeriu que Deus não queria esse tipo de concorrência..."sereis como Deus", " como Deus" sugeriu Satanás. E o texto inteiro você deve lê-lo na sua Bíblia fazendo uma respeitosa reflexão. Por questão de espaço não reproduzo e nem cito versículos por versículos mas convido-o a ler o texto integral das Sagradas Escrituras.
Mas o que é pecado? Cada ítem de uma lista elaborada de tempos em tempos? Uma lista que contremple os crimes mais hediondos dentro de cada nação ou cultura? Os determinados por cada igreja e fiscalizados por um conselho de anciãos? A palavra "pecado" como a conhecemos em protuguês vem do latim " pecatos" e quem origem em uma palavra da tradição bíblica que significa "errar o alvo". Traz a idéia de uma flecha que após lançada não pode mudar o seu rumo e não alcança finalmente o seu destino. Eva e Adão erraram o alvo. Pecaram. essa flecha uma vez lançada, errou completamente o alvo e o seu caminho se estendeu por toda a história de modo que nenhum de nós por si mesmo pudemos retornar ao plano original de Deus. A corrupção de algum modo se transmitiu a todos os demais decedentes de Adão e Eva. E todos eles, como nós não conseguimos fazer o bem, nos relacionarmos com Deus, obedecê-lo, ver as coisas como ele as vê.
O fato definitivo é que por causa do acontecido no Édem todos os seres humanos ficaram de fora dos planos de Deus para uma vida eterna. E isso não é difícil de se supor ou imaginar. é de longe mais plausível do que supor uma geração espotânea, da matéria inorgânica, sem ato interventor de Deus até sermos o que somos hoje. Cada ser humano tem potencial para se desenvolver e compreender o universo e construir a sua história e da raça humana com harmonia e dignidade.
E o que acontece? a nossa vida é curta demais até para aquilo que conseguimos acertar. Uma vida curta, sem ou com pouca dignidade, sem conhecimento do seu real propósito que só poderiam ser reencontrados com a comunhão com a divindade.O pecado foi um desastre com proporções épicas, se podemos afirmar desse modo.
E o que acontece? a nossa vida é curta demais até para aquilo que conseguimos acertar. Uma vida curta, sem ou com pouca dignidade, sem conhecimento do seu real propósito que só poderiam ser reencontrados com a comunhão com a divindade.O pecado foi um desastre com proporções épicas, se podemos afirmar desse modo.
Sem a aceitação do pecado bíblico não a razão para mais nenhuma página ou episódio bíblico posterior. Não há modernamente igreja cristã ou qualquer forma de cristianismo. Pois a existência histórica de Jesus Cristo não teria mais nenhum sentido bem como nenhum futuro próximo ou distante, nem esperança de uma vida além...nem razão para uma necessidade mortal de juízo e condenação eternas.
É totalmente impossível aceitar-se a moral religiosa cristã e negar-se os primeiros capítulos do livro de Gênesis refutando-o apenas como alegorias e não fatos. Todo o embate, em toda história da humanidade se resume em afirmar-se os acontecimentos do Édem ou negá-los. Satanás a personagem revelada em Gênesis além do home e da mulher tem se encarregado disso, usando de todas as táticas, pervertendo de um modo ou de outro os pensamentos, oferecendo alternativas religiosas que afastem o homem do conhecimento e da responsabilidade do pecado que "entrando no mundo através de um homem" estendeu-se a toda espécie humana. "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus."
Finalmente pecado não é um ato isolado é uma condição. Cristão são pecadores. Não é uma falsa humildade afirmar "somos todos pecadores". Conhece-se a Deus mas a sua condição não mudou de pecador para incapaz de pecar. Cristãos podem pecar incluindo os mesmos pecados que qualquer pessoa que não conheça o Deus bíblico possa incorrer. Ímpios podem atos de justiça superiores a Cristãos. Ambos são pecadores, a diferença é que Cristãos reconhecem a sua condição e essa relação do pecado entre o homem e Deus e os outros não, construíram para si uma outra cimpreensão do mundo, da dinvidade , etc. No livro de provérbios a Bíblia afirma que " há justos que procedem como injustos e injustos que procedem como justos". A real compreensãodosfatos acontecidos e relatados segundo o livro de Gênesis são de suma importância, de importãncia capital, para compreensão do evangelho e da mensagem Neotestamentária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?