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terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OUVI FALAR DE DEUS. O QUE FAZER AGORA?

É fato reconhecidamente comum o fato de alguém dizer que teve uma experiência religiosa e que na maioria das vezes agora frequenta uma novas igreja. O crescimento das igrejas evangélicas se deve a isso, o que tecnicamente é chamado de proselitismo por parte das religiões. Algums religiões são clarametne proselitistas como o Islã e religiões orientais. O catolicismo embora fale em evangelização, soa apenas como retórica, pois parte da premissa que todos já são católicos, pelo berço familiar,confirmado pelo quase universal batismo infantil. No Brasil é garantida a plena liberdade religiosa, pela constituição do país,e as pessoas podem migrar de uma religião ou de igreja para outra livremente ou até  não terem religião ou fé  alguma.

A chamada conversão de alguém, factualmetne ocorre,quando alguém despertado por um convite, uma mensagem, uma simples conversa é levado, ainda que momentaneamente, priorizar o tema  Deus em sua vida. Convidadas para uma reunião em uma igreja, residência. ou o simples passar por uma avenida ou praça em grandes cidades, pode propiciar que uma mensagem convidadita nos chamados "ar-livres" possa iniciar mais um processo de conversão. Há ainda a mesma pregação e mensagem em visitas a hospitais, prisões e situações de grande emoção, como catástrofes e desastres. Profissionais em situações mais seculares como atletas, policiais e artistas também levam a mesma mensagem a seus colegas. Isso é corroborado pelas associações profissionais de cristãos evangélicos. A mais famosa são os "Atletas de Cristo".

Históricamente os batistas e todos os grupos que a eles antecederam,  os protestantes históricos,  se limitavam a pregação e ao ensino da Bíblia Sagrada, priorizando o confrontamento às doutrinas católicas, como o culto e mediação do santos, o culto a Maria, o purgatório e a não certeza da salvação. Até hoje evangélicos tradicionais, principalmente nas cidades de interior do Brasil, se limitam a esse tipo de evangelismo.

Atualmente as igrejas neopentecostais priorizam a experiência. Pregam a mensagem do interesse de Deus em socorrer as pessoas que sofrem, que tem dramas urgentes em suas vidas, independentemente de sua situação social e econômica, étnica ou cultural. Difretnemente dos evngélicos tradicionais, que cultivavam uma saudação destinada só aos irmãos de fé, esses neopentecostais chamam católicos, espíritas, enfim pessoas de outras religiões ou sem religião nenhuma de irmãos. Nesse ponto,  fazem questão de não serem legalistas excluindo as pessoas por um ou outro detalhe. As suas  igrejas tem reuniões todos os dias da semana e em vários horários, havendo sempre alguém de plantão para atendimento individualizado a qualquer pessoa que os procurarem e tiver uma necessidade de aconcelhamento e oração. O nível de formação teológica é na maioria das vezes bem menor e até insuficiente comparada a dos ministros e pregadores de igrejas  evangélicas históricas, sendo fonte de forte e contundente crítica por parte dos mesmos.

Nessas igrejas, mas também nas demais igrejas evangélicas renovadas, sejam batistas, metodistas, presbiterianas, evangelho quadrangular, etc, se valoriza a experiência de conversão, normalmente acompanhada de mudança de comportamento de mentalidade. Parte-se da pre,missa que, se o indivíduo tem uma experiência marcante com Deus, ele prossegue em conhecê-lo e em seguí-lo,servindo-o por toda a sua vida e testemunhando a outros e a familiares. A pregação enfática é no amor de Deus Pai, que se traduz em socorrer o homem, a mediação prática e imediata da pessoa de Jesus Cristo que é demonstrada na prática ser o próprio Deus. A pessoa do Espírito Santo é revelada também de forma prática como aquele que ilumina, exclarece, e dá uma condição de vida equilibrada, com paz e de compreensão da vontade de Deus dirigindo o novo crente em cada decisão da vida, incluindo famíília e negócios.

O convite as pessoas ao  lugar de reuniões e culto é feita a partir de cartazes, chamadas de rádio e de tv e posturas culturais facilmente entendidas dentro da cultura popular, confundindo-se com as seculares, tomando emprestado termos entendidos dentro do universo de multiciplidade religiosa brasileira. Pode parecer estranho termos claramente emprestados de religiões  afro e espírita kadercista como "sessão do descarrego", etc. O convite para as pessoas comparecerem de branco e o frequente uso de passagens e alegorias do Velho Testamento.

Bastante criticada por  amplos setores evangélicos mais tradicionais é inegável o crescimento e o alcance de milhões de pessoas que aprendem coisas básicas como culto ao único Deus, riador do céus e da terra, mediação unicamente pela pessoa de Jesus Cristo, salvação através da sua morte e ressureição. Afirmação da presença do Espírito Santo com o crente guiando-o nesse mundo como Cnsolador e Auxiliador. Há a ênfase em  uma vida vitoriosa tal qual a prometida a Israel, se este fosse obediente a Deus. Que o crente não pode ter uma postura de vida passiva mas que seja proativo e que busque legítimamente o trabalho, à educação e proeminência social e financeira.

Afirmam que não basta dizer aos outros  o que Deus faz, mas que se deve ter em sua vida resultados da operação de Deus em sua própria vida. Se Deus existe e nos ama Ele faz. Trata-se de um criastianismo prático. Correções parecem ser feitas por uma igreja fundada por um ex- bispo dessa mesma Igreja, que na prática corrige distorções práticas das quais a igreja da qual saiu é acusada. Paralelamente há igrejas mais voltadas para determinadas tribos e níveis sociais. Escândalos e até crimes atribuidos a evangélicos não fazem retroceder essa onda de conversões, mesmo que a mídia secular  tente promover isso na sociedade brasileira, pois cada um sabe de sua própria  experiência, seja de cura, de arrependimento, de perdão, de reestruturação familiar ou econômica.  O que pode acontecer e acontece é alguns membros migrarem de uma denominação para outra menos vulnerável a críticas. A grande maioria dos casos pouco importa o que aconteça ao redor, cada cristão, cada crente evangélico, tradicional ou neo-pentecostal, cultiva valores mais ou menos semelhantes.

A maioria testemunha uma vida que possui  razão, equilíbrio e esperança, que o mundo não pode dar. Cada um é profundamente grato pelo momento, qualquer que tenha sido e como tenha sido do dia em que voltou sua atenção para Deus, deu crédito a sua Palavra e confiou no seu amor. Tem todos a consciência de que tesse mundo é passageiro. Essas pessoas podem ter períodos de maior ou menor fervor, mas raramente negam o que experimentaram,e mesmo quando parecem esquecer-se da experiência anterior, voltam algum dia ou tem um desejo ardente de voltar, como várias vezes testemunhei, as leva as lágrimas.

Mais do que podemos entender e aceitar, devido as muitas variáveis culturais, e de compreensão,a mas desa forma cumpre-se a profética Palavra de Deus, e "será pregado esse evangelho em todo o mundo". O Brasil que durante um pouco mais de um século recebeu essa mensagem de povos estrangeiros, hoje envia missionários e os exporta e atingindo países em todo o mundo, que sintéticamente aponta para Jesus e a Palavra de Deus, incluindo o próprio país  Israel.

por Helvecio S Pereira
e-mail para contato  helvecio.p@oi.com.br

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