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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ESCOLHENDO UMA IGREJA

Falamos nas duas últimas postagens acerca de um aspecto frio que é o aspecto  histórico do ramo não-católico do cristianismo incluindo batistas e os reformadores, dentre outros. O registro real desses dados são por natureza mais frios, distantes e relatados, na maioria das vezes neutramente. As vezes nos choca terrívelmente quando nos apresentam situações distantes de nossa cultura, região e tempo. Não nos imaginamos facilmente no lugar daquelas pessoas sofrendo a pressão, tendo os desafios  a serem enfrentados e superados das mesmas pessoas. Entretanto,  a fé que chegou até nós, a religiosidade que podemos expressar, ou tipo de comunidade que nos agregamos, só existe por causa deles e  é resultado último dos embates históricos reais que eles tiveram em suas respectivas épocas e lugares. A distância entre o registro histórico e a prática de hoje é também claramente patente.

No caso dos cristãos migrados de outra religião, catolicismo cultural e hereditário, espiritismo e dos sem religião definida a conversão se dá de maneira mais emocional do que racional. Talvez no passado, quase com certeza houve muitas conversões racionais e talvez ainda em muitos países hoje no mundo. Poderíamos dizer que pode haver uma prevalência do racional sobre o emocional em muitos casos e em que a emoção seja apenas um componente resultante. Pelo jeito e cultura brasileiras que é bastante própria, possivelmente seja mais emocional. Note-se que  o uso que faço aqui dessas palavras não tem nenhuma conotação de valor, não se trata do emocional ou racional, nem um ou outro é considerados menor. Os dois componentes podem ser muito fortes. Varia de níveis culturais principalmente, mas de gênero também. Mais raramente, e isso é histórico, pelos mais variados motivos, homens se dão mais ao trabalho de polemizar assuntos e  mulheres são melhores repetidoras e proclamadoras de uma mensagem. Mas isso é uma análise bastante sucetível a polêmicas, nem é a coisa mais importante podendo ser feita, claro , pela justificativa de que é apenas um modo de se registrar e analisar-se mais um fenômeno social.

Quanto a escolha de uma igreja a seguir, é uma consideração que deve vir após outra consideração, que se refere ao fato da chamada conversão. Suponha-se que a conversão tenha um fator altamente emocional como o casamento, o nascimento de um filho, o recebimento de aumento de salário, crescimento da empresa, lucro no comércio, aquisição ou ampliação da sua residência, só como simples exemplos. Ela se dá a parte de um planejamento prévio, diferente em tese dos exemplos emocionais dados um pouco anteriormente. Trata-se do toque de Deus. Alguma coisa aconteceu sem planejamento precedente à experiência. A pessoa atendeu um convite a uma reunião em uma casa ou templo, a mensagem do pregador lhe conveceu da necessidade de uma nova posição e seu assentimento terminou em uma pessoa convertida.

A igreja ou comunidade é aquela que lhe proporcionou tal experiência. Com o tempo essa pessoa conhecerá mais sobre a sua fé, a sua comunidade, seus irmãos de fé, terá uma nova cultura, um novo comportamento e novos olhares sobre si mesmo, o mundo e a vida. O seu testemunho encontrará espaço e repercussão dentro da congregação loca. Se não houver grandes traumas é possível que ela permaneça ali, e e ali mesmo nasça uma nova familia com a mesma confissão religiosa, já que uma a uma ou todas de uma vez podem aderir a mesma fé.

Na maioria das igrejas evangélicas, os filhos não são automaticamente membros da igreja a não ser que em época própria tenha a mesma experiência. Diz-se até que na igreja evengélica " Deus tem filhos, não tem netos". Valoriza-se sobre modo a experiência individual, que é reconhecida por mudança de comportamento, seja no abandono de vícios e formas de lazer específicas bem como mudanças  nas relações com as pessoas. Essas parecem ser elementos socialmente visíveis e consensuais. Tem valor para os membros da própria igreja, de outras denominações e para a sociedade em geral. Se tornou inclusive, um valor reconhecido socialmente por toda a sociedade, incluindo-se pessoas de outras religiões e pessoas não religiosos. Trata-se de um valor que analisado indica  a todos quem se converteu de fato ou não.

Migrações podem haver posteriormente, por insatisfação com o nível de exigência espiritual ou teológica ou por escândalos ocorridos na própria comunidade ou na sociedade que envolvam o nome da denominação. culturalmente o evangélico brasileiro é individualista e tem como premissa a sua relação com Deus estando propenso, na grande maioria das vezes, ficar com Deus em detrimento ao seu grupo religioso de origem. O brasileiro é fiel mesmo é no que se refere ao time do coração. Dificilmetne muda de time ou de torcida se não  é tachado imediatamete de "vira folha". Em termos religiosos esse valor cultural não é transmitido para a igreja, para a denominação. Preserva-se a comunhão com Deus sacrificando-se a fidelidade denominacional. Isso só excessão em grupos que são mais sectários ou que pelo nível de espiritualidade denominacional são educados e convecidos que os demais grupos não tem a mesma qualidade. Exemplo disso são batistas teadicionais que a aceitação da renovação carismática tem a sua história de evangelismo galgada fortemente em mostrar os erros do catolicismo. Há também as Assembléias de Deus que até a pouco tempo tinham como certo serem eles, o único grupo pentecostal e de fervor espiritual diferenciado. Ou mais sectários como  A Igreja Cristã do Brasil, a única igreja evangélica de origem italiana, nascida no Brasil em 1910, um ano antes das Assembéias de Deus. Os  Adventistas do 7° dia por ênfase no sábado principalmente, Igreja Deus é Amor por regras de vestimentas e relação com novas tecnologias ( nem tão novas ) como a televisão e o cinema, por exemplo. Os exedmplos poderiam ser estendidos facilmente, mas na maioria das vezes, guardadas as devidas proporções, o crente brasileiro se relaciona bem com os irmãos de outras igrejas diferentes da sua e tem como forte fator de união uma fé simples, ingênua, centrada na Bíblia como a Palavra de Deus, na oração e no reconhecimento do Deus bíblico, no seu amor e na possibilidade de sua intervenção diária na vida das pessoas.

Ainda que com restrições, acerca de pequenos detalhes de comportamentos, preferências musicais no que se refere a ritmos e canções usadas nos cultos, aos hinos, etc, o crescimento de uma denominação não necessáriamente esvazia a outra mas coopera para que todas se beneficiem. De fato, toda uma cultura evangélica desenvolvida, ajuda as diferentes comunidades e os novos convertidos a se fortalecerem na sua fé e permanecerem em suas comunidades ou migrarem para igrejas,consideradas pelo já converso, mais espirituais. Casamentos entre cristãos de diferentes denominções promovem migrações dos casais para uma das igrejas originais de cada um e famílias cujos membros pertençam a igrejas diferentes, causando migrações casuais também  importantes. Um grande números de produtos interdenominacionais, nacionais e estrangeiros, páginas na internet e um comércio específico de produtos evangélicos, sempre constituiram e constituem hoje, em um suporte a nova fé,  bem como a existência de editoras nacionais internacionais. produzindo literaturas como livros, revistas, folhetos, jornais, etc. Destaca-se o trabalho de autores e tradutores brasileiros, abordando os mais diversos temas em assuntos  que vão desde treinamento, ajuda, teologia, educação cristã , trabalho, empreendorismo a espiritualidade  cristã. As sociedades Bíblicas de caráter interdenominacional constiteum também importantíssimo suporte, garantindo uma provisão da Bíblia Sagrada aos novos convertidos tanto quanto os que já estão nas igrejas. Brindes, camisetas, bonés, acessórios personalizados, adesivos com mensagens, cadernos personalizados, pastas, mochilas, ajudam a divulgar a fé e marcar presença como cristão onde as pessoas  possamir e estar. De fato o que menos acontece é alguém planejar:  "vou a determinada igreja para e converterei lá."  Mostra que há sempre, ou quase sempre, uma prevalência da experiência cristã, sobre sobre critérios  confessionais.

por Helvécio S. Pereira
e-mail para contato: helvecio.p@oi.com.br


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