Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TERREMOTO NO HAITI...É DEUS SOBERANO OU NÃO?



Sobre desastres que vitimam pessoas, todos os dias, lemos em nossas Bíblias, dito pelo próprio Senhor Jesus  ( leia depois  todo o capítulo clicando no link em azul logo abaixo) O senso comum faz com que muitas pessoas simplesmente busquem consolar as outras em desespero dizendo: "! Cada um tem a sua hora" ou " Chegando a sua hora não tem jeito". Essa explicação fácil seria a resposta ao destino tanto dos vitimados como dos sobreviventes e explicaria pacificametne o destino de uns de outros. Mas será só isso? O que a Bíblia diz? Que resposta ela tráz aos nossos corações?




Faz parte e denota sabedoria o reconhecimento da soberania de Deus.  Essa soberania não é relativa mas total. Deus pode, Deus sabe, Deus conhece plenamente, e Deus é perfeitamente justiça e amor. Todos os cristãos, sejam católicos, ortodoxos, reformados, batistas, paraprotestantes, pentecostais, neopetencostias, e não teologicamente  cristãos, como espíritas e outros creem consonantemente na soberania de Deus. O incauto, o nécio, o louco, o irresponsável o blásfemo é que tem a insensatez de arvoradametne produzir imprompérios contra a Deus negando seus atributos.

A grande diferença é o nível de soberania que cada um consegue imaginar em cada situação da vida. Os resignados dizem, mesmo quando a sua teologia pessoal parece confusa, "Deus sabe o que faz e nós não podemos ir contra a sua vontade". Outros argumentam ser desastres como esses, resultado do pecado de determinadas pessoas ou povos. Essa segunda posição é referendada bíblicamente mas não em todos os casos.  No caso de Sodoma e Gomorra sim. No caso de Nínive que escapou de juízo semelhante no tempo de Jonas, sim. No caso das cidades próximas ao vulcão Vesúvio, pelo que sabemos da história, possivelmente sim, mas também pode  ser que não. Poderia haver vítimas inocentes também ali., pessoas mais justas e pacíficas que outras violentas, desonestas, promiíscuas, etc. No tempo de Jesus, Ele mesmo nos fala acerca da presunção dos discípulos ao acharem que as vítimas da queda de uma das torres da cidade de Jerusalém, eram mais pecadoras que eles próprios, ou que todos os demais habitantes de Jerusalém.
 
A pergunta que de imediato se faz é: Por que? Por que Deus permitiu que tal fato acontecesse? Há de se lembrar das enchentes e deslizamentos ocorridos também no Brasil em que pessoas dígnas, cidadãos e jovens com futuro promissor morrem, tem suas vidas cortadas repetinamente. Acho a pergunta está errada e o foco também. Quando fazemos escolhas na vida, e são muitas e diárias, e de diversas naturezas  (comprar um carro, mudar de cidade, viajar nas férias, namorar, casar,etc. ), nós cristãos igualmente , na maioria das vezes, nem sequer  perguntamos sinceramente a Deus. Pedimos que ele aprove automaticamente as nosas decisões ou as vezes nem isso. Fazemos o que desejamos seguos que dará tudo certo não só no momento mas no futuro distante. Simplesmente como se tivéssemos algum poder projetamos  nas coisas os nossos desejos de parzer, descanso,lucro, felicidade, segurança, etc. Fala-se muito contra o costume de algumas igrejas de "ordenar" a Deus a fazer coisas em favor do crente, em exigir seus direitos como filho de Deus, etc. Guardadas as proporções fazemos isso sem usar as mesmas expressões. As nossas orações não são consultas que admitem um "não" como resposta. São palavras mágicas que já obrigam Deus a aprovar as nosas decisões. Sei do que estou falando. Fazemos isso sempre e depois reclamamos pois achamos que Ele faltou-nos com o seu socorro e cuidado.

Todas as vezes que mudei de residência não havia motivo específico para fazê-lo. Deus nos moveu , toda a família, e talvez jamais saberemos do que fomos livrados. A minha esposa, Deus a escolheu para mim e a mim para ela. Pode parecer estranho a muitos que leem essa postagem no momento, mas assim foi., exatamente. Algumas vezes, sem motivo faltei ao meu trabalho nas escolas em que dou aulas, e no dia seguinte soube que algo de terrível tinha acontecido ( tiros na porta da escola, asslato, etc ).  Deveríamos perguntar a Deus qual a sua vontade diante de cada decisão aparentemente, seja ela aparentemente ,mais ou menos importante. Só o convocamos após o desastre instaurado. E quando não se conhece a Deus? A atitude é mais ou menos a mesma. Espera-se a sua aprovação automática para as coisas que julgamos lícitas e boas. Certa vez ouvi um testemunho de um casal de cristãos, dizendo que oram toda vez que fazem sexo. Cristãos mais fervorosos diriam, espere aí... aí não, já é demais..isso é fanatismo. Isso parece ser um  pouco exagerado da parte desse casal. Nós até vemos o sexo como algo puro e louvável dentro do casamento, mas aí é demais. Tem gente que pensa se estiver tomando banho na hora do arrebatamento, ficará para trás... Bem esse é um assunto para outra hora e momento.

Sobre o recente terremoto no Haiti e os demais desastres naturais, informações disponíveis, cuidados necessários são desprezados  incontinentemente, por puro desconhecimento ( no caso do Haiti ) pela maioria das pessoas ou por falsa sensação de segurança. A conhecida falha de Santo André na América , na região de  São Francisco, é uma região em que a qualquer momento um grande e novo desastre pode ocorrer. Pode passar décadas, ou séculos, mas algo acontecerá lá, de grandes proproções certamente.





 

E qual era a situação do Haiti antes do último terremoto? O  Haiti encontra-se numa região geologicamante instável. Mais cedo ou mais tarde iria acontecer e nada impede que aconteça de novo. Resumidamente a teoria das placas tectônicas é a seguinte:

As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades  vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor.

As placas convergentes se colidem de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera. As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto.

A princípio, há aproximadamente 240 milhões de anos, havia somente duas placas: Laurásia e Gondwana e essas com o decorrer do tempo sofreram transformações que as dividiram em várias e diferentes partes. Hoje existem várias placas menores e quatorze principais, são elas: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana.


Lemos na imprensa ainda a seguintes e importantes informações:



O terremoto de 7 graus na escala Richter que sacudiu o Haiti na terça-feira foi 35 vezes mais potente que a bomba atômica lançada em Hiroshima (Japão) no final da Segunda Guerra Mundial. A afirmação foi feita hoje por Roger Searle, professor de geofísica na Universidade de Durham (Reino Unido), que comparou também a energia liberada pelo terremoto no país caribenho com a explosão de meio milhão de toneladas de TNT.

No entanto, Searle assinalou que, apesar da magnitude deste tremor, "a energia liberada foi apenas uma centésima parte da lançada pelo terremoto que castigou Banda Aceh (Indonésia) em 2004".

O geofísico disse à Agência Efe que, "embora não seja possível prever quando acontecerá um terremoto, é possível saber onde vai acontecer, já que a maioria acontece nos limites entre placas tectônicas".

"No local onde se encontram duas placas tectônicas surge uma complexa rede de falhas que permite prever qual delas vai se movimentar primeiro, mas não quando vão acontecer os movimentos", argumentou.

Segundo o Serviço Geológico Britânico, apesar de não ocorrer um terremoto há 250 anos na região, "sob o Haiti há uma rede de falhas, que faziam com que isso fosse possível, embora fora impossível prever o momento".

Searle disse ainda que todos os anos acontecem no mundo 50 terremotos da mesma magnitude que o do Haiti, mas eles não causam este grau de destruição e morte por ocorrer longe de áreas densamente povoadas ou em locais próximos a placas tectônicas onde a construção é mais sólida, como o Japão ou o estado americano da Califórnia.

Mais informações sobre a catástrofe ocorrida no Haiti, depois de 250 anos, várias gerações já não tinha um registro nítido dessa possibilidade, porém os cientistas sabioam quie tal fato iria acontecer mais dia, menos dia.

Especialistas explicam o que provocou terremoto Porto Príncipe, a capital do Haiti, está bem próxima ao ponto de encontro entre placas tectônicas do Caribe e da América do Norte. Imensas formações rochosas em discreto, mas permanente deslocamento.

As causas do terremoto foram discutidas nesta quarta em todo o mundo. Especialistas brasileiros explicaram o que provocou um efeito tão devastador.

Um equipamento em Rio Claro, no interior de São Paulo, registrou o que aconteceu a quase 6 mil quilômetros de distância.

Porto Príncipe, a capital do Haiti, está bem próxima ao ponto de encontro entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Norte. Imensas formações rochosas em discreto, mas permanente deslocamento.

“Vão acumulando energia e chega um momento em que essa energia é liberada e foi liberada exatamente na região do Haiti”, explicou o sismólogo da UNB George Sands.

O epicentro do terremoto coincide com uma falha geológica registrada nos mapas e que cedeu à pressão, segundo o especialista da Universidade de São Paulo, José Roberto Barbosa: “Existe uma falha já definida há muitos anos e essa falha que foi a principal culpada pra ocorrência desse terremoto que devastou o Haiti”.

O risco de um terremoto nessa falha foi apontado por vários cientistas. A última vez, em 2008, em um congresso internacional na vizinha República Dominicana.

Sobre os tremores registrados nos últimos dias no Rio Grande do Norte, o pesquisador Aderson Nascimento diz que a região está sobre outro sistema de placas tectônicas.

“Eu não consigo ver nenhuma relação até porque são situações, do ponto de vista geológico, um pouco diferentes”, disse.

Além de bastante intenso, o abalo aconteceu a uma profundidade relativamente pequena, cerca de 10 quilômetros, o que é pouco em termos geológicos. Por isso, os tremores chegaram com tanta força à superfície.


Em 2003, na fronteira entre Brasil e Peru, houve um terremoto com magnitude até maior: 7,1. Mas a 600 quilômetros de profundidade, quase nem foi sentido.





Sem conhecermos ou darmos importância as informações que hoje dispomos moramos em vales, em despenhadeiros, em terreno rochosao recoberto por fina camada de terra, beira de rios,  etc. Com a ilusão de que a natureza como criada por Deus e com seus procesos ordenados estarão de alguma forma sujeitos a nosso deslexo e caprichos.Entretanto a bondade de Deus se revela no fato de que por maiores que sejam os desastres, continuaremos a nos multiplicar na terra  para reconhecermos a nossa pequenêz e contrapositadamente a Sua grandeza. Não há ser humano que não trema e humildemente , nesses momentos , reconheça que é pequeno e frágil e que clame , as vezes sem conhecer , por um Deus que tenha dele miseriórdia. 

O homem moderno através da ciência, do mundo acadêmico, e até mesmo o censo comum, rejeita a idéia de um Deus que puna a humanidade por algum ou outro motivo e principalmente pela pretensa liberdade religiosa. Ao mundo acadêmico horroriza o fato de que Deus abomine alguma prática religiosa. O discurso aceito é que cada etinia possua uma forma legítima de culto e religião e que uma opinião diferente só seja fruto da cultura ocidental européia e do  dominador branco. Esse mesmo mundo acadêmico deveria verificar a incrível coincidência do fato de todos os povos e nações desaparecidos ou terrívelmente  atrazados, e os que inda sobrevivem atrazados em pequenos grupos espalhados pelo mundo, possuiam ou possuam alguma forma de culto violento, ligação com chamados "espíritos", sacrifícios humanos,pretiquem  feitiçaria entre si causando mal entre os indivíduos do próprio grupo, etc. 

A Bíblia, a contragosto de muitos, revela que Deus puna com destruição e desagregação, qualquer povo cuja conta de pecados contra Ele, o altíssimo atinja certo patamar. Um Deus que não deixou de punir o seu povo, o povo de Israel, por seus pecados, ignorará os pecados de outros povos e nações? O deus bíblico é um Deus de misericórdia mas de justiça. Infelizmente até a própria igreja de Jesus carece em vários momentos de um puxão de orelhas como esse, para que o orgulho de muitos finalmente se abata.


COMENTE ESSE "POST"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos