Sem dúvida o grande resgate do que a Biblia como Palavra única de Deus dada a nós seres humanos como Sua revelação, feita pelos reformadores, Lutero e outros, foi a Salvação pela Graça. Entretanto uma outra verdade revelada nas Escrituras ficou em segundo plano e às vezes é até desconhecida pelos crentes: Deus não se agrada de todos, há pessoas que Deus tem profundo desagrado. Isso não é algo do Velho Testamento ou da Antiga Aliança e pode parecer, errôneamente, uma justificativa, para a Doutrina da Eleição. Outros erros a partir da tentativa de explicar outras coisas advêm dessa linha de pensamento. Por exemplo, Jesus morreu por todos ou só pelos "eleitos". Alguns tolamente, nésciamente argumentam que se "Jesus morreu por todos", todos seriam automaticamente salvos e que portanto ele morreu só pelos que prederminadamente já eram "salvos" (???). Bem a despeito dessas e de outras controvércias surgidas naturalmente ao longo da história da fé cristã, é ponto pacífico entre crentes evangélicos que a salvação é dada e recebida únicamente pela graça. Jesus fez tudo para que pudéssemos, cada um de nós, sermos plena e inquestionavelmente salvos!
Bem o propósito dessa postagem no momento é a seguinte: a salvação é dada graciosamente, não há absolutamente nada e nem tãopouco a interferência de ninguém, de Maria por exemplo segundo os católicos, que possa dar "piteco" em favor da salvação de alguém. Nem missas, nem qualquer cerimônia imaginável como no caso da maçonaria, nada, absolutamente nada. Entretanto tanto no Velho Testamento, no Novo Testamento, nas andanças, palavras e atos de Jesus na terra, percebemos que claramente Deus se agrada, atenta, se inclina, favorece, se sensibiliza, etc, com alguns seres humanos e não tanto com outros e ainda há os que Ele ( Deus ) claramente abomina, despreza e rejeita.
A falta dessa compreensão faz com que um bando de crentes não se esforce em absolutamente nada para se tornarem pessoas agradáveis aos olhos de Deus. Um fato é que não somos todos tão iguais diante de Deus, excetuando a questão da salvação. No céus haverá galardões, haverá no Reino maiores e menores...João Batista dentre os nascidos de mulher, não havia maior do que ele, João o evangelista, era o discípulo amado. O Senhor Jesus distribuiu elogios ( ao centurião, à mulher das migalhas, a Madalena e o o vaso de unguênto, etc ) e endureceu severamente contra Judas " o que tendes de fazer faze-o logo" ou o suicídio seria melhor para ele " que atasse uma pedra de moer ao pescoço e se lançasse ao mar "...
Ministérios e pastores mediócres, só o são, porque a idéia de ser ou fazer para ser agradável ao Senhor foi esquecida na prática, em decorrência da má compreensão do lugar da graça no plano salvívico de Deus. Uma canção evangélica se tornou um grande sucesso recentemente no Brasil, conhecida com o título "Como Zaqueu", embora o título original seja outro. Escrita pela esposa de Régis Danese registra um pedido sincero de a semelhança de Zaqueu, termos uma atitude que faça Deus voltar o seu olhar para a nossa vida, assim como ele, Zaqueu consegui a atenção de Jesus, ao subir em uma pequena árvore para vê-lo e ouvir a Suas palavras e ensinamentos. Somos salvos pela graça únicamente mas podemos e devemos nos distinguir por alguma atitude que nos diferencie e que agrade profundamente a Deus. A Bíblia está repleta de pessoas das quais ficaram o registro de como Deus se agradou delas e de outras como Deus abominou suas atitudes, ações e a elas próprias.
Que não cometamos esse erro, de nos refugiarmos na acepcia teológica e litúrgica de nossas denominações ou em outra coisa humanamente imaginada, e que cada um possa se tornar um crente íntimo de Deus, que O ame e que se sinta linsongeadamente amado pelo Senhor, não por ser perfeito ( algo derivado de uma concepção legalista ou a ela indiretamente, inconscientemente relacionada ) mas por ter um traço específico, talvez uma única característica, curiosidade como Zaqueu demonstrou com relação a Jesus. desprendimento talvez, percepção de que Cristoe Suas palavras eram, de fato, diferentes de tudo o que Zaqueu já tinha visto ou ouvido, enfim algo que nos faça agradáveis a Ele, ao Senhor.
por Helvecio S. Pereira
por Helvecio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?