COME TO ME

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SATANÁS, ATUAÇÃO E PERMISSÃO - PARTE TRÊS -

Evidentemente Satanás não é o tema principal de nossas reflexões, de minhas reflexões, mas a sua existência decididamente negada, a sua existência decididamente travestida, a sua existência nésciamente explicada favorece-no nas suas ações de todas as formas.

Apocalipse12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.


Vimos em duas postagens anteriores:

1- Satanás existe, a Bíblia o revela como personagem real e perigoso - Jesus disse isso  não com relação a si mesmo, mas como advertência a nós.

2- Satanás está na terra, não em um planeta, nos abismos sejam terrestres ou marítimos, na desabitada Lua ou Marte e isso é Bíblico, revelado com detalhes necessários a compreensão nas Escrituras, a única e fiel Palavra de Deus.

Muitos, na verdade não poucos negam-lhe a existência, cristãos ou auto denominados cristãos. Crentes evangélicos o sublimam, segundo interesses e necessidades confessionais e denominacionais. Quantas vezes uma revelação escriturística é terminantemente negada ou sublimada pois implica diretamente em relações com os irmãos de fé ou garantia de emprego (?! ). Incrivelmente membros de igrejas ou estudiosos independentes têm mais liberdade de confessar crença em coisas que a Bíblia revela do que religiosos profissionais ( não, professionais ). Alguns por que a tal confissão adotada por sua denominação não diz tal coisa sobre tal assunto ou diz isso sobre esse assunto. Outros porque atribuem uma "outra" razão ao fato de alguém dizer que tal e tal coisas acontecem. Para esses falar no demônio, no diabo, em Satanás, significa "demonizar" convenientemente os ouvintes para torná-los mais afáveis.

Sinto, mas tenho que dizer-lhes que a minha Bíblia mostra Jesus falando de satanás, falando dos demônios, como são, o que fazem, como se comportam, coversando com eles, dizendo a nós a extensão de seu poder, avisando-nos do perigo que corremos se não vigiarmos convenientemente e não considerarmos sériamente as possibilidades reais de suas investidas.

Recaptulando:

Satanás existe;

Satanás está na terra;

e Satanás não é Deus, nem tampouco um deus.

Dessa forma podemos escriturísticamente concluir que Satanás não é "inimigo de Deus" no que tange a correspondência de poder, jamais pode se equiparar a Deus em nenhum momento ou oportunidade. Deus portanto e verdadeiramente não tem inimigos.

Já disse, de outra feita, que o nosso costume de ler a Bíblia verso por verso, todos endereçados, cruzados uns com os outros, muitas vezes sem dar importância ao contexto, e principalmente à mensagem do livro, que era algo memorizado e corretamente assimilado pelos leitores, estudiosos e os não leitores mas que de suas mensagens ( de cada livro ) tomavam deles conhecimento, trás alguns prejuízos realmente importantes.

Dois livros são essenciais para termos o conhecimento que Deus quer que tenhamos sobre Satanás:

Um deles é o livro de Jó que curiosamente é tão teológicamente atacado nos dias de hoje. Através do livro de Jó podemos ter a revelação, a compreensão dos objetivos de Satanás com relação ao homem. O centro do livro não é Jó, mas o papel de Satanás com relação ao homem e de como Satanás é confrontado e derrotado em seus intentos e como Deus é glorificado e finalmente melhor revelado ao final de tudo. A história de Jó é triste no que tange ao seu sofrimento, mas é bobagem achar que nenhuma pessoa no mundo tenha atingido igual ou maior grau de sofrimento físico. Basta procurar e achará facilmente alguém com grau de sofrimento igual ou maior do que Jó e que também não praguejam, blasfemem, etc.

Outro é o livro de Ezequiel, cuja narrativa atribuida como reveladora da origem de satanás, tem sido objeto de desvirtuamento, mais uma vez supostamente teológico, sendo que o texto fala ao mesmo tempo de duas personagens distintas: um rei histórico e o próprio Satanás. Esse texto também nos revela que Satanás não é o único ser sobrenatural que anda a solta e é reconhecidamente inimigo do homem. Os outros são os anjos , grande número deles que se tornaram partícipes de suas intenções. Esses seriam os demônios, cujo nome de origem grega significa "inteligentes" e que curiosamente na cultura muçulmana, são os "gênios" transpantados para a cultura ocidental como "bonzinhos". Na cultura muçulmana os "gênios" são seres inteligentes que enganam com promessas e mil ardis os seres humanos. 

Pode parecer "inteligente", uma teologia que força uma denominação durante séculos, a reconhecer apenas teóricamente ( como o faz o catolicismo ) a existência e atuação dos demônios e afirmar que pelo fato de no tempo de nos espaço já estarem derrotados em seus malígnos propósitos, que não tem nenhum poder sobre o homem, poder sobrenatural, a não ser através de pensamentos e atos pecamionosos por eles inspirados, incluindo-se aí, naturalmente, cristão e crentes com opiniões e estratégias diversas das suas ( se a atuação do inimigo se restringisse apenas em - segundo alguns - dança na igreja, teologia da prosperidade, etc. seria apenas inocente.

Quanto a história humana, o relato de Gênesis , nos indica que ela estava lá , no início da história  humana, em complemento ao relato encontrado em Ezequiel, que nos indica que ele já existia antes da origem do homem.

A nossa abordagem de hoje é para levar a reflexão de que Satanás não é inimigo potencial de Deus ( no que concerne a rivalidade de forças ) mas inimigo como aquele que oferece uma aternativa a tudo o que Deus faz.
Foi assim no Édem, foi assim com Jó, foi assim com Jesus. Notem que Satanás não sabia ( e não sabia mesmo ) quem era Jesus Cristo e pediu-lhe uma prova, aliás impôs-lhe uma prova de que Jesus era o Filho de Deus. Talvez Judas tenha participado dessa mesma dúvida e tenha urdido um plano para "provar racionalmente" quem Jesus de fato era, e qual era o seu objetivo como Messias. Só que Judas não sobreviveu a própria culpa para ter essa prova que Satanás teve com a ressureição do nosso Salvador.

Lucas22:3Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze;


Não há dúvida que a oposição de Satanás é legal do ponto de vista divino. Já que ele sem dúvida jamais representou perigo aos planos e desígnos divinos sua ação na terra é divinamente permitida e limitada. Dois textos claramente nos remetem a essa compreensão:

Primeiro: quando os demônios dizem a Jesus : " Por que viestes nos atormentar antes do tempo?"

Segundo: no livro de Apocalípse quando encontramos a decalração que depois de aprisionado seria "solto e sairia a enganar novamente as nações".

Apocalipse20:7E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,



Portanto: 

Deus não tem um inimigo que atente contra a Sua soberania. Deus é soberano em todos os momentos da história.

Satanás tem a sua ação permitida e limitada, contudo essa ação representa enorme perigo ao homem e a humanidade.

1:12E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem {está} na tua mão, somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.


"O Diabo, anda em derredor buscando a quem possa tragar" e o aviso de jesus a Pedro: "Satanás reclamou para te cirandar como trigo".

Lucas22:31Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;


Por Helvecio S. Pereira


"É ABSOLUTAMENTE COMPREENSÍVEL A FORMA COMO ANÚNCIOS SÃO PUBLICADOS  EM BLOGS DE HOSPEDAGEM GRATUÍTAS. NADA  CONTRA O MECANISMO QUE OS COLOCA EM NOSSOS BLOGS E SABEMOS QUE NOS É OFERECIDA LIVREMENTE A POSSIBILIDADE QUE ELES NÃO APAREÇAM. ENTRETANTO MUITOS SÃO ÚTEIS E TEM RELAÇÃO COM OS ASSUNTOS PREDOMINANTES EM CADA BLOG ( ESPORTE, ARTE, MÚSICA POPULAR , ETC.) MAS OUTROS NÃO. ESSE BLOG É DE POSICIONAMENTO EVANGÉLICO ABERTO A TODOS OS LEITORES QUE DELE SE APRECIAREM E AS REFLEXÕES NELE COLOCADAS MAS ANÚNCIOS DE MEDALHAS MILAGROSAS E DE CULTO A SANTOS NÃO REFLETEM DE MODO ALGUM A NOSSA CRENÇA E DA MAIORIA DOS LEITORES QUE ACESSSAM AO BLOG".







-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos