Evidentemente Satanás não é o tema principal de nossas reflexões, de minhas reflexões, mas a sua existência decididamente negada, a sua existência decididamente travestida, a sua existência nésciamente explicada favorece-no nas suas ações de todas as formas.
Apocalipse12:9 | E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. |
Vimos em duas postagens anteriores:
1- Satanás existe, a Bíblia o revela como personagem real e perigoso - Jesus disse isso não com relação a si mesmo, mas como advertência a nós.
2- Satanás está na terra, não em um planeta, nos abismos sejam terrestres ou marítimos, na desabitada Lua ou Marte e isso é Bíblico, revelado com detalhes necessários a compreensão nas Escrituras, a única e fiel Palavra de Deus.
Muitos, na verdade não poucos negam-lhe a existência, cristãos ou auto denominados cristãos. Crentes evangélicos o sublimam, segundo interesses e necessidades confessionais e denominacionais. Quantas vezes uma revelação escriturística é terminantemente negada ou sublimada pois implica diretamente em relações com os irmãos de fé ou garantia de emprego (?! ). Incrivelmente membros de igrejas ou estudiosos independentes têm mais liberdade de confessar crença em coisas que a Bíblia revela do que religiosos profissionais ( não, professionais ). Alguns por que a tal confissão adotada por sua denominação não diz tal coisa sobre tal assunto ou diz isso sobre esse assunto. Outros porque atribuem uma "outra" razão ao fato de alguém dizer que tal e tal coisas acontecem. Para esses falar no demônio, no diabo, em Satanás, significa "demonizar" convenientemente os ouvintes para torná-los mais afáveis.
Sinto, mas tenho que dizer-lhes que a minha Bíblia mostra Jesus falando de satanás, falando dos demônios, como são, o que fazem, como se comportam, coversando com eles, dizendo a nós a extensão de seu poder, avisando-nos do perigo que corremos se não vigiarmos convenientemente e não considerarmos sériamente as possibilidades reais de suas investidas.
Recaptulando:
Satanás existe;
Satanás está na terra;
e Satanás não é Deus, nem tampouco um deus.
Dessa forma podemos escriturísticamente concluir que Satanás não é "inimigo de Deus" no que tange a correspondência de poder, jamais pode se equiparar a Deus em nenhum momento ou oportunidade. Deus portanto e verdadeiramente não tem inimigos.
Já disse, de outra feita, que o nosso costume de ler a Bíblia verso por verso, todos endereçados, cruzados uns com os outros, muitas vezes sem dar importância ao contexto, e principalmente à mensagem do livro, que era algo memorizado e corretamente assimilado pelos leitores, estudiosos e os não leitores mas que de suas mensagens ( de cada livro ) tomavam deles conhecimento, trás alguns prejuízos realmente importantes.
Dois livros são essenciais para termos o conhecimento que Deus quer que tenhamos sobre Satanás:
Um deles é o livro de Jó que curiosamente é tão teológicamente atacado nos dias de hoje. Através do livro de Jó podemos ter a revelação, a compreensão dos objetivos de Satanás com relação ao homem. O centro do livro não é Jó, mas o papel de Satanás com relação ao homem e de como Satanás é confrontado e derrotado em seus intentos e como Deus é glorificado e finalmente melhor revelado ao final de tudo. A história de Jó é triste no que tange ao seu sofrimento, mas é bobagem achar que nenhuma pessoa no mundo tenha atingido igual ou maior grau de sofrimento físico. Basta procurar e achará facilmente alguém com grau de sofrimento igual ou maior do que Jó e que também não praguejam, blasfemem, etc.
Outro é o livro de Ezequiel, cuja narrativa atribuida como reveladora da origem de satanás, tem sido objeto de desvirtuamento, mais uma vez supostamente teológico, sendo que o texto fala ao mesmo tempo de duas personagens distintas: um rei histórico e o próprio Satanás. Esse texto também nos revela que Satanás não é o único ser sobrenatural que anda a solta e é reconhecidamente inimigo do homem. Os outros são os anjos , grande número deles que se tornaram partícipes de suas intenções. Esses seriam os demônios, cujo nome de origem grega significa "inteligentes" e que curiosamente na cultura muçulmana, são os "gênios" transpantados para a cultura ocidental como "bonzinhos". Na cultura muçulmana os "gênios" são seres inteligentes que enganam com promessas e mil ardis os seres humanos.
Pode parecer "inteligente", uma teologia que força uma denominação durante séculos, a reconhecer apenas teóricamente ( como o faz o catolicismo ) a existência e atuação dos demônios e afirmar que pelo fato de no tempo de nos espaço já estarem derrotados em seus malígnos propósitos, que não tem nenhum poder sobre o homem, poder sobrenatural, a não ser através de pensamentos e atos pecamionosos por eles inspirados, incluindo-se aí, naturalmente, cristão e crentes com opiniões e estratégias diversas das suas ( se a atuação do inimigo se restringisse apenas em - segundo alguns - dança na igreja, teologia da prosperidade, etc. seria apenas inocente.
Quanto a história humana, o relato de Gênesis , nos indica que ela estava lá , no início da história humana, em complemento ao relato encontrado em Ezequiel, que nos indica que ele já existia antes da origem do homem.
A nossa abordagem de hoje é para levar a reflexão de que Satanás não é inimigo potencial de Deus ( no que concerne a rivalidade de forças ) mas inimigo como aquele que oferece uma aternativa a tudo o que Deus faz.
Foi assim no Édem, foi assim com Jó, foi assim com Jesus. Notem que Satanás não sabia ( e não sabia mesmo ) quem era Jesus Cristo e pediu-lhe uma prova, aliás impôs-lhe uma prova de que Jesus era o Filho de Deus. Talvez Judas tenha participado dessa mesma dúvida e tenha urdido um plano para "provar racionalmente" quem Jesus de fato era, e qual era o seu objetivo como Messias. Só que Judas não sobreviveu a própria culpa para ter essa prova que Satanás teve com a ressureição do nosso Salvador.
Lucas22:3 | Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze; |
Não há dúvida que a oposição de Satanás é legal do ponto de vista divino. Já que ele sem dúvida jamais representou perigo aos planos e desígnos divinos sua ação na terra é divinamente permitida e limitada. Dois textos claramente nos remetem a essa compreensão:
Primeiro: quando os demônios dizem a Jesus : " Por que viestes nos atormentar antes do tempo?"
Segundo: no livro de Apocalípse quando encontramos a decalração que depois de aprisionado seria "solto e sairia a enganar novamente as nações".
Apocalipse20:7 | E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, |
Portanto:
Deus não tem um inimigo que atente contra a Sua soberania. Deus é soberano em todos os momentos da história.
Satanás tem a sua ação permitida e limitada, contudo essa ação representa enorme perigo ao homem e a humanidade.
Jó1:12 | E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem {está} na tua mão, somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. |
"O Diabo, anda em derredor buscando a quem possa tragar" e o aviso de jesus a Pedro: "Satanás reclamou para te cirandar como trigo".
Lucas22:31 | Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; |
Por Helvecio S. Pereira
"É ABSOLUTAMENTE COMPREENSÍVEL A FORMA COMO ANÚNCIOS SÃO PUBLICADOS EM BLOGS DE HOSPEDAGEM GRATUÍTAS. NADA CONTRA O MECANISMO QUE OS COLOCA EM NOSSOS BLOGS E SABEMOS QUE NOS É OFERECIDA LIVREMENTE A POSSIBILIDADE QUE ELES NÃO APAREÇAM. ENTRETANTO MUITOS SÃO ÚTEIS E TEM RELAÇÃO COM OS ASSUNTOS PREDOMINANTES EM CADA BLOG ( ESPORTE, ARTE, MÚSICA POPULAR , ETC.) MAS OUTROS NÃO. ESSE BLOG É DE POSICIONAMENTO EVANGÉLICO ABERTO A TODOS OS LEITORES QUE DELE SE APRECIAREM E AS REFLEXÕES NELE COLOCADAS MAS ANÚNCIOS DE MEDALHAS MILAGROSAS E DE CULTO A SANTOS NÃO REFLETEM DE MODO ALGUM A NOSSA CRENÇA E DA MAIORIA DOS LEITORES QUE ACESSSAM AO BLOG".
-
"É ABSOLUTAMENTE COMPREENSÍVEL A FORMA COMO ANÚNCIOS SÃO PUBLICADOS EM BLOGS DE HOSPEDAGEM GRATUÍTAS. NADA CONTRA O MECANISMO QUE OS COLOCA EM NOSSOS BLOGS E SABEMOS QUE NOS É OFERECIDA LIVREMENTE A POSSIBILIDADE QUE ELES NÃO APAREÇAM. ENTRETANTO MUITOS SÃO ÚTEIS E TEM RELAÇÃO COM OS ASSUNTOS PREDOMINANTES EM CADA BLOG ( ESPORTE, ARTE, MÚSICA POPULAR , ETC.) MAS OUTROS NÃO. ESSE BLOG É DE POSICIONAMENTO EVANGÉLICO ABERTO A TODOS OS LEITORES QUE DELE SE APRECIAREM E AS REFLEXÕES NELE COLOCADAS MAS ANÚNCIOS DE MEDALHAS MILAGROSAS E DE CULTO A SANTOS NÃO REFLETEM DE MODO ALGUM A NOSSA CRENÇA E DA MAIORIA DOS LEITORES QUE ACESSSAM AO BLOG".
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?