SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 22 de maio de 2010

SATANÁS NÃO É DEUS -PARTE DOIS -

Vimos em nossa primeira reflexão sobre a pessoa de Satanás que a primeira coisa que a Bíblia revela e afirma é que ele, Satanás, existe. Infelizmente, pelos mais variados motivos, cristãos católicos, cristãos protestantes, negam a sua existência. Evidentemente não todos, mas hoje, modernamente, boa parte dos cristãos incluindo os que tiverem o privilégio de ter acesso a uma mais excelente formação acadêmica, por vários motivos, entre eles orgulho intelectual e disfarçado desejo de negar a Bíblia, ou parte de suas revelações tidas como simplórias demais para o homem culto moderno. Outros o negam por confusão ou implicações denominacionais, teológicas das quais não querem abrir mão.

Como por exemplo aceitar exorcismo em uma comunidade protestante de gente influente culta e educada? Como manter esses membros , atender as suas expectativas sociais, seu gosto refinado pela oratória e cultura do pregador, pela música e pela bela organização material do templo, e do clima agradável das reuniões e celebrações? Se esses acusam outros de fazerem a declaração de fé na existência do diabo um negócio, para esses mesmos, darem espaço a considerações a existência satânica pode significar a perda do emprego, digo, ministério, posto hierárquico religioso. Herético, taxado de ignorante. Afinal na religião, de modo geral, quando se discorda, se é execrado, perde-se amigos, laços, relações.

Afinal endemoniados são gente pobre, analfabeta, povinho. Imagine dezenas de pessoas em nossas reuniões gritando, babando rolando pelo chão, dando espetáculos, interrompendo a boa música religiosa. Imagine o ministro,pastor ou padre, batendo papo com demônios, exortando-os a deixarem corpos de homens e mulheres gritando, antes tão comportados em seus bancos na nave da igreja e agora  gritando, expostos ao vexâme, endemoniados anônimos também gritando...e a nossa identidade denominacional? A nossa histórica confissão de fé?O que diriam Lutero, Calvino e para os católicos, o Papa X, o santo Y?

Enfim satanás, infelizmente existe, é real, e aceitar a sua real existência sem torná-lo nobre ou um mito menor, é um desafio que só pode ser superado pelo que a Bíblia diz e afirma sobre ele, nem mais e nem menos. A primeira afirmação de sua existência é encontrada no Jardim do Édem, culturalmente chamado errôneamente de Paraíso, embora certamente o fosse. Se você não crê na Bíblia e tem mais dificuldade em crer na existência do Édem e tudo o mais, é um problema , mas calma, todo cristão tem que vir a superá-lo. 

Ocupemo-nos com a postagem de hoje em que de forma reflexiva diz que "Satanás não é Deus". O querido irmão Jorge, "puxou" em seu blog um assunto, na verdade um tema, em que pregadores e ministros pouco se ocupam em dissecar: Deus tem inimigo?  O prezado irmão defendeu a idéia de que Deus não tem inimigo não só como impossibilidade de alguém, coisa ou ser, se equipararem ao Criador sob qualquer aspecto ponderável. Deus nesse aspecto não tem oponentes. Não tem e não terá nunca. O que é uma verdade Bíblica ou seja revelada nas Escrituras. Concordo plenamente, não só porque me agrada pessoalmente, mas porque a Bíblia assim ensina a todos nós. É fato revelado nas Escrituras Sagradas.

Dessa forma Satanás não é Deus com "D" maiúsculo e nem deus com "d" minúsculo. Não tem ele nem o réles "status" dos falsos deuses citados no Velho ou Antigo Testamento, dos deuses inesistentes, construídos pela imaginação humana ao longo de sua vasta história, bem no conceito marxista e de tantos outros filósofos colaboradores determinados  para a construção da idéia ateísta moderna. Repetindo Satanás não é nem DEUS e nem deus. De fato nunca conseguiu o que tanto almejou: ser adorado pelo que é, uma criatura sobrenatural com atributos e poder sobrenaturais bem além da condição humana mas inteiramente impossibilitada de se rivalizar com a divindade absoluta do único Deus criador, Santo e eterno, perfeito e imutável.

Aliás, bem a propósito, a Bíblia fala do criador como um Ser supremo em que não há nenhuma  variação. Sobre Satanás, a mesma Escritura revela-nos que quanto a ele, um dia foi "achado nele ( Satanás ) iniquidade" . Satanás sofreu variação, mudança, mancha... algum tipo de degeneração semelhante à mudança que o homem sofreu após o pecado. Portanto ele, Satanás não é Deus e nem a Ele ( ao único Deus ) se rivaliza de modo algum!

Satanás também não é "filho de Deus" como afirmam as Testemunhas de Jeová, grupo paraprotestante na sua compreensão deturpada da Bíblia. Fato interessante é que na  mitologia Nórdica, Thor, o deus do trovão, é o filho  único de Deus. Odim é o seu pai e o Deus supremo e Loki, um filho adotivo, tirado do meio das hostes moribundas em uma batalha, é o inimigo de Thor e o que permanentemente semeia dissidência em Vahala ( o céu, a morada eterna dos deuses ) e tenta constantemente  destruir Thor. Antes, deixe-me dizer que a mitologia  não explica as Escrituras, constituem no máximo resultado de reminicências da verdade revelada que porventura esses povos, na antiguidade, guardaram acerca do Deus Bíblico. Não faço essa rápida citação para corroborar com a revelação Bíblica, na verdade no que concerne o que as Escrituras declaram e revelam é absolutamente irrelevante.

A Bíblia não precisa de defesa histórica, arqueológica ( embora cada uma dessas ciências tenha a sua importância no contexto humano da construção do conhecimento ), filosófica e nem mesmo teológica ( que nos serve como uma organização lógica do que apreendemos de Seus Santos registros). "No princípio criou Deus os céus e a terra", fato dito e declarado, pronto. Aceita-se, crê-se ou não. Não há meio termo, caminhos alternativos, considerações que nivelem a compreensão ao que o mundo diz e declara que seja. Por mais que se levantem vozes dissidentes permanece a verdade Bíblica sem nenhum resvalão ou ainda a menor da menor  reparação. Se alguém já não crê não lhe devo explicações, ainda mais porque não as  tenho e jamais terei as todas. Nem tão pouco as declarações Bíblicas são minhas declarações mas únicamente de Deus, o autor de cada uma das mesmas. Não se trata de ganhar a discussão, trata-se de fato em crer naquilo que é declarado do ponto de vista de Deus e pronto.

Prosseguindo então, para os Nórdicos, Loki é um "deus" que rivaliza em força e astúcia ao filho de Deus, Thor. Não é o mesmo no cristianismo. Satanás não rivaliza com Jesus Cristo, pois Jesus é Deus. Não como Satanás medir forças com Cristo. Um crente, um cristão não pode manter essa idéia rivalizadora entre Deus e  Satanás, entre Satanás e Cristo. A batalha, a luta, se dá em outro nível, coisa que veremos a seguir no momento oportuno.

Daí não há porque temê-lo se não estivermos sozinhos contra ele: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?". Ele não é "Deus", nem tão pouco "deus". Como prova disso não sabia que Moisés havia sido preservado, não sabia qual era o bebê Jesus, e nem tinha certeza se o Jesus adulto era o Messias. Ele não sabe o que você pensa a não ser que o diga, que deixe escapar essa informação. Podemos esconder dele o que quisermos, ele não lê pensamentos a não ser que alguém lhe deixe entrar em sua mente, como é feito no espiritismo sob suas mais variadas formas atendendo as mais diferentes classes sociais e intelectuais. Mas cuidado ele, Satanás é um bom jogador, mente engana, blefa, e tem por experiência inúmeras cartas na manga. Lembre-se também, ele não é Deus, não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Daí ele estabelece prioridades, alvos importantes no seu jogo, tem ele indivíduos que o servem organizadamente. O príncipe desse mundo irá pessoalmente se ocupar das investidas mais importantes nesse mundo ou de determinado momento histórico, devido as suas próprias limitações.

Desastradamente tem conseguido êxitos permitidos durante toda a história da humanidade, e quando a sua existência é  negada e quando o seu verdadeiro caráter permanece obscuro entre crentes e cristãos isso lhe é computado como ponto mais  favorável. Uma pressuposta teologia que o varre para debaixo do tapete, se ocupando de temas ainda que "divinos" sejam mais palatáveis e convenientes a platéia e a comunidade alimentam o seu poder de ação e nos fazer carentes e separados do que Deus quer que tenhamos e façamos. Uma teologia que não o desaloja e o expõe é tão conveniente a ele e a seus propósitos como a mais espúria das filosofias e ideologias. De fato Satanás não se importa se o homem fala ou não de Deus, pensa ou não em Deus. Para Sartanás se o homem nega a existência de Deus ou muda-lhe a verdade dá no mesmo desde que não o desaloje, exponha publicamente quem ele é, e nem desfaça as suas obras satânicas.


Lucas4:8Mas Jesus lhe respondeu ( ao Diabo - a Satanás) : Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos