Que a Bíblia, inequivocamente declara e depois revela que Satanás existe, é um fato. Negar isso uma atitude néscia. Reconhecer o que a Bíblia declara sobre a sua existência não significa dar a ele ( Satanás) alguma distinção ou notoriedade.
A Bíblia declara e revela a sua existência como um aviso simplesmente, de que nós temos um inimigo, que deve ser temido, não no sentido de respeito, mas que deva ser considerado em suas intenções e capacidade de nos atingir de alguma forma. Inimigo que não só devamos dele nos defender, mas que temos uma ordenança de não só resistí-lo mas de desmascará-lo e de derrotá-lo.
A Bíblia declara e revela a sua existência como um aviso simplesmente, de que nós temos um inimigo, que deve ser temido, não no sentido de respeito, mas que deva ser considerado em suas intenções e capacidade de nos atingir de alguma forma. Inimigo que não só devamos dele nos defender, mas que temos uma ordenança de não só resistí-lo mas de desmascará-lo e de derrotá-lo.
Lucas10:18 | E disse-lhes ( Jesus ): Eu via Satanás, como raio, cair do céu. |
Um querido irmão publicou uma postagem em seu blog, argumentando se Deus teria ou não inimigos, ou no caso um inimigo, Satanás. A cosmologia judaico-cristã, coloca a criação ( e as Escrituras assim o revelam ) como resultado da vontade única e soberana de Deus, contráriamente a concepção pagã que a criação é feita a partir do caos resultante do embate de duas forças sobrenaturais iguais e opostas, do bem e do mal. Deus não teve oposição nenhuma no seus atos criativos, todos soberanamente executados, e todos vistos como bons: "...e viu Deus que tudo era bom " .
Voltaremos a cada uma dessas boas e grandes questões em outras oportunidades. A questão do momento é exatamente a seguinte: se satanás existe, onde ele está agora? Não gastarei tempo nem espaço para discorrer sobre as diversas concepções encontradas e forjadas ao longo da história humana, entre elas de que ele está em algum lugar geograficamente no interior da terra, abaixo da crosta terrestre, etc. Vamos diretamente ao ponto: Satanás está na terra.
Bíblicamente essa revelação está exatamente no livro de Jó capítulo 1 verso 7
Jó1:7 | Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
Já disse em outras oportunidades acerca do fato de alguns crentes ( falo de evangélicos ) se perderem, por algum motivo, em devaneios escriturísticos, talvez pela vaidade do conhecimento, pela presunção de si mesmos, de acharem que descobriram a redondeza da terra, etc. Já adianto que as minhas reflexões não são originais, não coloco aqui algo que ninguém tenha visto antes, e que não seja claramente perceptível, por qualquer um. São reflexões apenas que podem ser feitas até de maneira mais ordenada e clara por qualquer um com capacidade claramente mediana. Vi certa vez um "estudo" feito por um irmão para simplesmente demonstrar que as palavras proferidas pelo próprio Senhor Jesus acerca de Satanás afirmando que o mesmo caiu dos céus como um relâmpago e que Ele o Senhor Jesus foi testemunha visual disso, constituíam apenas apenas um tipo de retórica, uma ferramenta linguística da época usada pelo Senhor para expressar o grau de derrota impingida ao reino das trevas pelo fato dos Seus discipúlos ( discípulos de Jesus ) expulsarem demônios dos corpos das pessoas (!?!)
Pois bem. Satanás está na terra, vagando por ela.
Sobre ele algumas questões devem estar claras para todas as pessoas:
1. não é visível as pessoas ( e nem é de seu interesse ), portanto ninguém o vê de modo algum, e ninguém sabe como ele é de fato.
2. não é onipresente ( Portanto, Satanás não pode estar em vários lugares, ou pelo menos em mais de um ao mesmo tempo )
3. não lê os pensamentos das pessoas, apenas sabe o que elas dizem e observa o que elas fazem.
4. tem acesso limitado ( de alguma forma ) mas gradativo às pessoas e aos indivíduos, portanto não é onipotente e seu poder nem pode ser comparado ao de Deus, nem longínquamente.
5. se encontra ativo em todo o tempo.
6. é determinado em suas ações.
7. escolhe as suas vítimas, com base em algum critério, com vista a atingir objetivos bastante definidos.
8. é organizado e inteligente, portanto sua capacidade de planejamento e de organização, portanto inteligência, não deve ser ignorada.
9. Satanás é apenas um ser, o seu nome, como o emprego comumente de outro nome: "Diabo" é sempre usado no singular. Conclusão: O que é sugerido pela arte em geral, seja literatura, filmes, pinturas, histórias em quadrinhos, na maior parte das vezes, ainda que subliminarmente, incute nas pessoas em geral informações anti-bíblicas e que não correspondem ao que Deus quer que saibamos sobre essa personagem que é Satanás. O resultado é que o que as pessoas concebem como Satanás passa longe do que realmente é ou representa para o ser humano. Estaremos discorrendo reflexivamente sobre elas em muitas postagens posteriores.
por Helvecio S. Pereira
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?