Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 31 de maio de 2010

ÊRRO É ÊRRO E NÃO ESTAMOS IMUNES A ELES, MAS NÃO RECONHECÊ-LOS JÁ É OUTRA HISTÓRIA

PROMETI NÃO VOLTAR A DEBATE SEMELHANTE E NÃO O FAÇO AGORA NOS TERMOS EM QUE A DISCUSSÃO ACONTECIA, MAS COMO DEVER DE PROMOVER O DEVIDO ESCLARECIMENTO A QUEM INTERESSAR. É SIMPLESMENTE O OUTRO LADO DAS COISAS.

Imagine que alguém tenha amado sinceramente ao Senhor Jesus, crido nEle como o unigênito Filho de Deus e aquele quem comprou a nossa salvação, pagando o resgate pelos nossos pecados  e concedendo Ele mesmo a vida eterna a todo o que nEle creia.

Essa pessoa viveu a mais ou menos cinco séculos. Não teve um a vida tão longeva, mas gastou todos os seus últimos anos em uma unica ocupação que um tripé: pregação, ensino e defesa da Palavra de Deus. Uma coisa contudo o inquietava: sendo o evangelho algo tão maravilhoso, e de mensagem tão clara, porque os homens de sua época preferiam dar crédito a um  cristianismo distorcido, quando não o negavam totalmente?

Não conseguiam entender, crer e serem salvos porque por si mesmo isso seria impossível. A resposta simples foi de que não eram  eleitos, escolhidos, predestinados para a salvação e não sendo, Deus que dava o entendimento e levava o salvo a salvação, não fazia nada por eles. Essa arquitetura doutrinária parecia e parece a muitos hoje, quinhentos anos depois algo bastante lógica. Não crêem porque não podem fazê-lo por si mesmos. Só Deus pode fazê-lo e se Ele , Deus não faz é porque  a estes Deus não quer ver salvos. Daí uma outra idéia resultante aparentemente inocente e com sentido é que Jesus não morreu por todos, só pelos predestinados, aqueles escolhidos, lá atrás, antes da fundação do mundo. Jesus já veio a este mundo com todas as figurinhas carimbadas. A despeito de tudo isso, esses irmãos ainda pregam, para que os escolhidos que serão salvos de qualquer jeito, ouçamo evangelho, creiam e aí sejam salvos ( mas não seriam salvos de qualquer jeito? ). Mas não acabou, para que os não salvos não se metam a engraçadinhos e desmantele essa curruptela teológica tira-se lhes toda a escolha, senão alguém pode escolher aceitar o evangelho e para onde vai a nossa teologia forçadora de barras?

A Bíblia não fala de nenhum livre-arbítreo mas esse é eleito como inimigo número um dessa teologia, mesmo sendo uma idéia da filosofia pagã e por conseguinte e construída alheiamente à revelação das Escrituras. Afinal é preciso que um ser humano sem escolhas e sem liberdade, não possa apenas não crer, mas também não rejeitar tamanha graça ( que é realmente tamanha escriturística e bíblicamente ). Mas é preciso garantir que não haja nenhum erro e nenhuma saída, nenhuma dúvida de que haja eleitos e que concidentemente nós os que cremos somos esses eleitos ( Graças a Deus!). Cria-se então um Deus solitário rodeado de seres que são apenas marionetes ao seu redor. 

Que Deus é absoluto, maior do que toda a Sua criação, qualquer que ela seja, sem rivais, sem iguais, não há nenhuma dúvida. Mas daí a ser Deus alguém que fala consigo mesmo por toda a eternidade, dá bofetões em sua própria face e que grita com seus bonecos enquanto os manipula por cordas como marionetes, fazendo-os se movimentarem de determinado modo e a fazerem uma série de coisas, depois grita com eles dizendo: " Eu o quemarei no inferno seus desobedientes!" a despeito de todo debate teológico com maquiagem de profundidade, é discurso de um néscio completo.

Quando eu era pequeno, por ser na prática filho único ( meu irmão era exatamente vinte anos mais velho que eu e não morava mais conosco ) brincava sozinho. Criava dois times com bonecos de soldados e índios ( aqueles de exército americano e índios, também americanos ). Era Cruzeiro e Atlético, dois maiores times de Minas Gerais. Uma minúscula bola de papel, e eu movimentava os "jogadores" ( soldados e índios americanos ); Havia outros times, Santos, Palmeiras, Botafogo, etc. Eu criava campeonatos e cada partida tinha exatamente os gols que eu imaginava para dar equilíbrio ao meu campeonato imaginário. Cada bonequinho representava um jogador real. Eu narrava as partidas enquanto manipulava tudo. O campeão era sempre o meu time, o Cruzeiro Esporte Clube. O vice, o terceiro e o quarto lugar eram os times que eu determinava a partir dos vários resultados em cada partida. Havia jogos "difíceis", "fáceis", "goleadas", decisões por pênaltis, defesas e gols de faltas fantásticos, bolas na trave, tudo. tinha tanta ou mais emoção como nos jogos de futebol dos atuais e virtuais jogos de vídeogames e computador. 

Pois é exatamente assim Javé dos Calvinistas. Não é um pequeno erro. Não se trata de uma pequena resvalada  teológica a despeito de tanto falatório, livrório, seja o que for dito ou escrito. Se  a predestinação calvinista e antes luterana estiverem certas não é necessário mover um apena para pregar-se o evangelho mesmo porque  nenhum homem ou mulher, nenhum crente está de fato pregando ou testemunhando nada, pois não temos escolha, ação, não pagamos nenhum preço, não nos custa nada, somos apenas marionetes do lado certo da história.

Curiosamente somos salvos pela graça, segundo dizem! Predestinados o são, e isso é razoável, de fato bastante razoável, por alguma razão e se assim é, não é mais pela graça! Um eleito é eleito por alguma razão não pode ser pela graça, ou então é pela sorte..salvação pela sorte! imerecida, injustificável como numa loteria! Mas não pára por aí...numa mesma casa, todos pecadores ( pois todos pecaram e destituídos estão -estamos - da glória de Deus ) um, dois, são eleitos, os mais "nós cegos", e a mãe que deu a vida para deixar esses fedelhos crescidos, estudados, sadios e livres para se esbaldarem durante anos...não é eleita! Mas como? não é eleita, pronto! Ela não entendeu o evangelho, não creu...portanto, infelizmente não é eleita...azar dela, sinto muito... Mas não dá para saber quem é eleito, quem não é...mas só o eleito sabe que é eleito e que outros que "humildemente" crêem são eleitos. Ah! tem mais uma coisa: "eleitos" pensam  igualmente sobre um monte de coisas, outras não, mas sobre o fato de serem "eleitos" não abrem mão.

Se algum irmão, que não compartilha desse minha reflexão e naturalmente defende a predestinação e a eleição salvívica  leu até aqui, e pensa exatamente como calvinista, não gostou da maneira aparentemente jocosa com que construí este texto. Mas asseguro sinceramente que  o fiz para dar cores fortes ao conjunto teológico construído a quinhentos anos, e assim com cores berrantes deixar ligeiramente mais claro as implicações simples e sérias dessa forma de ver Deus, o homem, a salvação, a perdição eterna, a pregação do evangelho, etc. Não o fiz para zombar das pessoas, nem do passado, nem do presente. Me moveu o fato também de ter lido que um certo irmão como qual tive um ligeiro "bafafá teológico" em torno de algumas questões referentes a atual igreja evangélica no Brasil, entre outras coisas de sua longa história cristã, está prestes a abraçar a predestinação. Bem ele faça o que quiser mais certamente há posicionamentos mais salutares a fé cristã do que esse. É bom defender a predestinação entre tantos cristãos nominais, católicos, evangélicos, paraprotestantes, reformados, etc. Que tal ser defensor da predestinação na China, no Irã, na Palestina, no Iraque? Afinal,  para ser chato tem que ser em circustâncias bem cômodas.


De fato , nenhum crente será mais salvo ou contráriamente perdido por ser calvinista, arminiano, unicista, etc. Será salvo se crer em Jesus e perdido se negar a Jesus. Mas os outros perdidos, que ainda vagam pelo mundo dependem de uma postura mais correta  minha e sua.
Seu marido, suas esposa,seus filhos, sua mãe, seu pai, sua avó, seu tio, seu médico, sua parteira, seja quem for a pessoa a quem você deva alguma coisa ou ame muito, muito...

Considere o fato do inferno existir...eleito ou não eleito, predestinado ou não predestinado...se você se sente salvo e ama de todo o coração ao Senhor Jesus, meu e seu Senhor e Salvador...considere a desgraça da perdição dessas pessoas... elas não estão perdidas por não serem eleitas...não seja louco... elas estão perdidas por que não acham que devam fazer alguma coisa, que tem de fato poder de escolha e que contra tudo, devem escolher crer, devem escolher aceitar, devem escolher se entregar, devem escolher largar o que for preciso, e devem escolher seguir a Jesus, haja o que houver...é de fato a única escolha que devem fazer antes que a vida de cada uma delas se acabe...

Não importam os debates teológicos aparentemente tão bem fundamentados...importa a verdade que "quem quiser pode beber de graça da água da vida". Alheia a concepção filosófica ou a uma  ou outra posição teológica a Bíblia descreve com todas as cores e nuances o embate entre criaturas rebeldes a soberania de Deus que, embora absoluta, nunca se impôs atropelando as suas criaturas, seja Satanás, os demônios e o homem. O universo e o que haja nele e forma dele são e serão  testemunhas que Deus sempre esteve certo e que sempre foi perfeitamente Justo  e só por esse reconhecimento que toda língua confessará a sua justiça e santidade absolutas.

Não citei um monte de versículos bíblicos como fazem os defensores dos dois lados. Citarei apenas uma passagem que mostra que Deus deu as suas criaturas incluídas aí o homem alguma liberdade verdadeira e autêntica. Após o pecado as Palavras proferidas pelo Deus criador em Gênesis 3:22 foram as seguintes, encontradas em toda e qualquer tradução da Bíblia Sagrada. 

Gênesis 3:22E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente."


COMO NÃO TER LIBERDADE SE DEUS TEVE QUE LANÇAR FORA DO JARDIM O HOMEM E SUA MULHER? SE NÃO HOUVESSE ESSA POSSIBILIDADE DEUS NÃO PRECISARIA TOMAR NENHUM CUIDADO NÃO  É MESMO? A BÍBLIA DE FATO ESTÁ REPLETA DE EXEMPLOS: DE ADÃO E EVA, PASSANDO POR CAÍM, PASSANDO POR ABRAÃO E SARA, JACÓ E ESAÚ, RUTE, SANSÃO, DAVI E TANTOS QUE A LISTA SE TORNA ENORME. A VOCÊ SÓ BASTA RELER OS REGISTROS REFERENTES A VIDA DE CADA UM DELES, PASSAR PELOS ENCONTROS DE JESUS COM AS PESSOAS, RELER AS PARÁBOLAS CONTADAS PELO SENHOR, CHEGAR AO LIVRO DO APOCALÍPSE, E RELER AS CARTAS ESCRITAS AS SETE IGREJAS. EM TODA A BÍBLIA O HOMEM É INSTADO A TOMAR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS, A TOMAR DECISÕES, O  QUE IMPLICA EM CERTO GRAU DE LIBERDADE OBVIAMENTE. ISSO É ALGO INEGÁVEL.


Por Helvecio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos