Fora da cultura ou ainda pela ótica de outra pessoa de outra cultura, de outro comportamento, certos detalhes passam desapercebidos ou se ainda observados não fazem o menor sentido. De fato não são os detalhes que têm importância em si, mas o que eles podem comunicar. A Bíblia foi escrita e seus registros abrangem um largo período de tempo, um leque de variados espaços geográficos, línguas e culturas diferentes além, claro da própria cultura construída pela próprio povo judeu ao longo de sua longa história.
Gosto de detalhes que nos remetam ao passado de forma que coisas para nós hoje absolutamente irrelevantes ganham novo sentido a luz dos costumes e significância daquela época. Achei na web esse excelente exemplo:
Por que Jesus deixou o lenço dobrado no sepulcro depois de sua ressurreição?
João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi deixado de lado como os lençóis do túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, e disse: ´´Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram.´´
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis deixados lá, enquanto o lenço que cobrira a cabeça de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.
Isto é importante? Definitivamente.
Isto é significante? Sim.
Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época. O lenço dobrado tem a ver com o amo e o servo, e todo menino judeu conhecia a tradição.
Quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza de fazê-lo exatamente da maneira que seu amo queria. A mesa era posta perfeitamente e o servo esperaria fora da visão do amo até que o mesmo terminasse a refeição. O servo não se atreveria nunca a tocar a mesa antes que o amo tivesse terminado a refeição.
Se o amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo, o lenço embolado queria dizer: “Eu terminei.” Se o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Não terminei, eu voltarei!"
Fonte: Blog do Bispo Edir Macedo /IURD
QUE LINDO E EMOCIONANTE É JESUS , A BIBLIA É UM LIVRO PARA SE LER EM QUALQUER OCASIÃO,EU AMO ESSE DEUS !!!!!!!!!!
ResponderExcluir@DOREI SEU BLOG VIU BEIJOSDEPAZ @ANDREIAJESUS
VEJAESINTA.BLOGSPOT.COM
em que versão da biblia encontra-se a palavra dobrado?
ResponderExcluir