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sexta-feira, 22 de outubro de 2010

JESUS VOLTARÁ É CERTO MAS QUANDO E COMO?

Além de erros primários na ânsia de datação da volta de Cristo, como não poucos grupos de cristãos apaixonadamente já marcaram uma pressuposta data e erraram, há diferenças de interpretações sobre esse fato histórico futuro. Vale lembrar que não basta escolher um dos modelos como um livro na estante e nem se basear em autor "x" pelo qual se tenha maior simpatia, nem, apelar para a tradição de uma igreja ou grupo.

De fato, na minha humilde opinião, a Bíblia manda, nos exorta a lê-la e crer no acontecimento maior da história da humanidade, maior que a primeira vinda, pois será incontestável para os que não creram em Jesus e  na revelação bíblica. Porém os acontecimentos próximos só serão reconhecidos por quem estiver atento, examinando as Escrituras e em plena comunhão com o seu Senhor. Os modelos abaixo não serão suficientes para a percepção dos fatos e natural correlação dos mesmos coma vinda do Senhor, mas são úteis.

Veja o resumo abaixo:

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.


Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinião. É praticamente impossível definir como será a volta do Senhor e os demais acontecimentos dos últimos dias. São os mistérios do Senhor! A seguir, transcrevo as principais correntes defendidas pelos teólogos.   
Os assuntos são:
 I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO 
II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA
III- A TRIBULAÇÃO
IV- O MILÊNIO
V- OS JUÍZOS FUTUROS
VI- AS RESSURREIÇÕES
I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO  A. Posição Pós-milenista.   
1- Significado: A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio.  2- Ordem dos acontecimentos: A parte final da Era da Igreja (i.e.. Os seus últimos mil anos) é o Milênio, que será uma época de paz e abundância promovida pelos esforços da igreja. Depois disso, Cristo virá. Seguir-se-á então uma ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral e a eternidade.  3- Método de interpretação: A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada no que tange a profecia. Apocalipse 20, todavia, será cumprido num reino terreno, estabelecido pelos esforços da igreja.  
B. Posição Amilenista
1- Significado: A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja e não existe um Milênio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os corações dos crentes como se fosse o Milênio.  2- Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo voltará, haverá ressurreição e juízo gerais e, depois, a eternidade.  3- Método de interpretação: A interpretação amilenista espiritualiza as promessas feitas a Israel como nação, dizendo que são cumpridas na Igreja. De acordo com esse ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena das almas nos céus durante o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.  C. Posição Pré-milenista.  1- Significado: A segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio.  2- Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja termina no tempo da Tribulação, Cristo volta à Terra, estabelece e dirige seu reino por 1.000 anos, ocorrem a ressurreição e o juízo dos não-salvos, e depois vem a eternidade.  3- Método de interpretação: O pré-milenismo segue o método de interpretação normal, literal, histórico-gramatical. Apocalipse 20 é entendido literalmente.  4- A questão do arrebatamento: Entre os pré-milenistas não há unanimidade quanto ao tempo em que vai ocorrer o arrebatamento.   
II. O ARREBATAMENTO  A- A Ocasião do Arrebatamento: Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da igreja no final desta era e simultâneo com a segunda vinda de Cristo. Entre os pré-milenistas, há vários pontos de vista.  1. Arrebatamento pré-tribulacional:    A- Significado: O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos) ocorrerá antes que comece o período de sete anos da tribulação. Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo este ponto de vista.  B- Provas citadas:
-A promessa de ser guardada (fora) da hora da provação. (Ap 3.10) -A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito Santo exige necessariamente a remoção dos crentes. (2Ts 2) -A tribulação é um período de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja já está isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9) -O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional.    (1Ts 5.6)

2. Arrebatamento mesotribulacional: 
A- Significado:  O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e meio do período da tribulação. 
B- Provas citadas: -A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na metade da tribulação. 
-A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos e meio da septuagésima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de libertação da Igreja só se aplica a esse período. (Ap 11.2; 12.6) 
-A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11)

3. Arrebatamento pós-tribulacional:
A- Significado:  O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação. 
B- Provas citadas: -O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras. -Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos). -Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)

4. Arrebatamento parcial:
A- Significado: Somente os crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que não tiverem sido fiéis permanecerão na terra durante a tribulação.
B- Provas citadas: -Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e preparo.

B- A Descrição do Arrebatamento:  
1- Os textos: 1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-3
2- Os acontecimentos:
-Descida de Cristo.-A Ressurreição dos mortos em Cristo.-A Transformação de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasião.

-O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu. 
III. A TRIBULAÇÃO 
A- Sua Duração:  É a 70ª semana de Daniel e, portanto, durará sete anos (Dn 9.27). A metade desse período é apresentada pelas expressões “42 meses” e “1.260 dias” (Ap 11.2,3)  B- Sua Distinção:  (Mt 24.21; Ap 6.15-17)  C- Sua Descrição:-Julgamento sobre o mundo. As três séries de juízos descrevem esse julgamento (selos, Ap 6; trombeta, Ap 8-9; taças, Ap 16)-Perseguição contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17)-Salvação de multidões (ap 7).-Ascensão e domínio do anticristo (2Ts 2; Ap 13).

D- Seu Desfecho:   A tribulação terminará com a reunião das nações para a batalha de Armagedom e com o retorno de Cristo à terra (Ap 19).
IV. O MILÊNIO:   
A- Definição:  O Milênio é o período de 1000 anos em que Cristo reinará sobre a terra, dando cumprimento às alianças abraâmica e davídica, bem como à nova aliança.  B- Suas Designações:  O Milênio é chamado de “reino dos céus” (Mt 6.10), “reino de Deus”      (Lc 19.11), “reino de Cristo” (Ap 11.15), a “regeneração” (Mt 19.28), “tempos de refrigério”        (At 3.19) e o “mundo por vir” (Hb 2.5).  C- Seu Governo- Seu cabeça será Cristo (Ap 19.16) -Seu caráter. Um reino espiritual que produzirá paz, equidade, justiça, prosperidade e glória (Is 11.2-5). -Sua capital será Jerusalém (2.3) D- Sua Relação com satanás: Durante este período satanás estará acorrentado, sendo liberto ao seu final, para liderar uma revolta final contra Cristo (Ap 20). Satanás será derrotado e lançado definitivamente no lago de fogo.  V. OS JUÍZOS FUTUROS  
A- O Julgamento das Obras dos Crentes:

Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja. Lugar: No céu. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo. Base: Obras posteriores à salvação. Resultado: Galardões ou perda de galardões. Textos: 1Co 3.11-15; 2Co 15.10
B- O Julgamento das Nações (ou gentios):
Tempo: Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Vale de Josafá. Juiz: Cristo. Participantes: Os gentios vivos na época da volta de Cristo. Base: Tratamento dos “irmãos” de Cristo, i.e., Israel. Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados no lago de fogo. Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2
C- O Julgamento de Israel:
Tempo: Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Na terra, no “deserto dos povos” (Ez 20.35). Juiz: Cristo. Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo. Base: Aceitação do Messias. Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo. Textos: Ez 20.33-38
D- O Julgamento dos Anjos Caídos:
Tempo: Provavelmente depois do milênio. Lugar: Não especificado. Juiz: Cristo e os crentes. Participantes: Anjos caídos. Base: Desobediência a Deus ao seguirem a satanás em sua revolta. Resultado: Lançados no lago de fogo. Textos: Jd 6; 1Co 6.3
E- O Julgamento dos Mortos Não-Redimidos:
Tempo: Depois do Milênio. Lugar: Perante o Grande Trono Branco. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os não-salvos desde o principio da humanidade. Base: O que faz serem julgados é a rejeição da salvação em Cristo, mas o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras merecem a punição eterna. Resultados: O lago de fogo. Textos: Ap 20.11-15

VI. AS RESSURREIÇÕES 
A- A Ressurreição dos Justos: (Lc 14.14; Jo 5.28,29)
-Inclui os mortos em Cristo, que são ressuscitados no arrebatamento da igreja (1Ts 4.16). -Inclui os salvos durante os período da tribulação (Ap 20.4). -Inclui os santos do A. T. (Dn 12.2 - Alguns crêem que serão ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dará na segunda vinda). Todos estes são incluídos na primeira ressurreição.

B- A Ressurreição dos Ímpios:  Todos os não-salvos serão ressuscitados depois do milênio para comparecerem perante o Grande Trono Branco e serem julgados (Ap 20.11-15). Esta segunda ressurreição resulta na segunda morte para todos os envolvidos.  Extraído de “A Bíblia Anotada” Pg 1642-1644

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