SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PÁG 7

QUANDO A IGREJA FALHA

É bastante recorrente a queixa de alguns irmãos relacionada a certo perfil da igreja hoje, particularmente a igreja evangélica brasileira. Setores mais tradicionais manifestamente chocados com a relação estabelecida pelas pessoas de fora da membresia cristã não católica, se sentem incomodados por serem vistos como parte dos novos evangélicos, notadamente os neopentecostais, que em certa medida se distanciam do comprometimento histórico protestante, como os batistas, metodistas, presbiterianos, luteranos, etc. A esses que se dizem insatisfeitos e desconfortáveis, é inaceitável que o crescimento dessas novas igrejas seja resultado de técnicas de convencimento, pregação pouco bíblica e falta de fidelidade ou comprometimento com os reformadores promotores do rompimento teológico com a igreja católica apostólica romana, o maior acontecimento religioso dentro do cristianismo em mil e quinhentos anos aproximadamente.

Declarações institucionais, frente a esse movimento que não é exatamente tão novo, já de décadas, declara ressentidamente, como se houvesse alguma utilidade nessa declaração que embora legítima, é absolutamente insípida, que esses novos crentes de igrejas neopentecostais não são reconhecidamente evangélicos e devem portanto ser rebatizados e redoutrinados, se virem a filiar-se a igrejas tradicionais e reformadas. A minha posição é que atitudes e ações como essas não refletem de modo algum algo que esteja acontecendo de modo sobrenatural e do ponto de vista, da forma como Deus as vê. Nunca nenhuma igreja cristã foi cem por cento recomendável e perfeita em todos os seus elementos. Se tal igreja existisse todos os homens e mulheres deveriam imediatamente acorrerem a ela. Essa igreja nunca existiu e nunca existirá. O que sempre houve e ainda muitas vezes haverá, é que nas igrejas cristas visíveis, homens e mulheres após conhecerem e terem uma experiência real com o Deus bíblico passam a proclamá-Lo e espalhar ao mundo parte das Suas promessas, anunciando as pessoas o que Deus pode fazer por elas. Dessa forma Lutero, João Calvino e outros trouxeram a sua geração e a nossa a Salvação pela graça e somente em Cristo e a Palavra de Deus , a Bíblia como única regra de fé e conduta. Encurtando a história, pois creio que o leitor a conheça em muito mais detalhes, bem mais recentemente tivemos a renovação carismática, que nem precisaria ter esse nome, e mais recentemente a chamada errôneamente de teologia da prosperidade, que tem teria que ter esse nome.

O fato é que as pessoas tomam conhecimento que o Deus da religião é competente para todos os demais assuntos e a fé está intimamente relacionada com todas as áreas da vida, sem contudo oscilar para o andar de baixo ou o somente o andar de cima, segundo a cosmovisão de São Tomas de Aquino. Esse Deus tanto sustenta e guia a igreja na sua ação evangelística como sustenta os seus filhos em todos os seus empreendimentos como os ates tido como seculares e separados das coisas de Deus: política, artes, esporte,economia e empreendedorismo, entre outros.

Mas o que motivou essa postagem e sua consequente reflexão  ( tudo o que escrevi até a gora  é apenas introdução...desculpe... ) tem a ver com mais um documentário que assisti agora a pouco sobre o Timor Leste. Não é possível, por motivos óbvios e pertinentes ao formato de uma postagem, recontar toda a  história dessa nação e de sua recente epopéia de sofrimento e terror. O que é base do proponho refletirmos é que em um período histórico anterior, as duas partes da grande ilha oceânica  de Timor foi colonizada ao oeste pelos holandeses e a leste por portugueses. E que relevância tem essa informação?

Naquele imenso arquipélago distante da Europa, do outro lado do mundo, duas nações, autodenominadas cristãs, na se esforço expansionista, propiciaram que dois grupos de cristãos e de certa forma , e de forma diferente, crentes em Jesus Cristo como O Filho de Deus, se tornaram na prática os portadores da história e da mensagem de salvação na pessoa de Cristo, cada qual a sua maneira e por determinações históricas diferentes. A oeste os reformados holandeses e a leste os católicos romanos portugueses. Muitos podem arrazoar que esses "cristãos" não eram cristãos de fato e certamente boa parte deles, principalmente os católicos romanos nem renascidos em Cristo eram. Pouco importa ao meu ver, a igreja que propiciou educação, fé e possibilidades de ambos, Lutero e Calvino a realizarem a reforma, fenômeno e fato tão importante para o verdadeiro cristianismo hoje, e os professores que incutiram e fomentaram o princípio dessas idéias em suas mentes , eram pessoas também de uma igreja diversa da nossa igreja evangélica atual.

Bem encurtando a conversa, naquele canto do mundo, as duas igrejas e comunidades cristãs, falharam em influenciar e mudar os destinos daquele povo, tanto espiritualmente quanto materialmente. Não se trata de alguma reclamação mas alguns amigos cristãos não concordam com o que chamam de meu pragmatismo. A igreja e crentes podem muito legitimamente ter aparência de piedade, fazer algo que lhe auto satisfaz e ter nenhuma influência no mundo. Aliás religiosos profissionais ( sem referência pejorativa, mas apenas por se ocuparem dessa tarefa únicamente ) sempre se manifestam ferozmente sobre uma ou outra coisa com uma presunçosa autoridade que se mostra inútil se nada de concreto acontece no mundo real. Isso porque o cristianismo não é uma religião filosófica, ideológica, redentora por uma fórmula litúrgica ou sacramental. O cristianimo é centrado na pessoa de Deus que tem nome e materialidade, Jesus Cristo, e no que Ele fez em sua vida, particularmente no seu ministério de três anos e meio e no que Ele parece realizar nos dias de hoje segundo os testemunhos de pessoas com destinos, pensamentos, vida mudados; através das curas e milagres recebidos, da sobrevida e da libertação de desconfortos e limitações de forma sobrenaturais.

As duas igrejas, e particularmente os dois grupos de cristãos dos dois lados da ilha, falharam por seus líderes reformados ou católicos, não andarem com o seu Deus, não serem iluminados pela Palavra de Deus, não promoverem conversões e pessoas renascidas nos dois lados, nas duas nações; não preverem e não vencerem o mal personalizado no ódio dos muçulmanos, dos comunistas  e outros grupos anti-cristianismo, e portanto permitirem que o mal sobrenatural que também desconheciam e desprezava se materializassem em ditadores e milícias assassinas.

Portanto sem crentes com comunhão e fé desafiadora, sem formação de promotores e defensores do cristianismo como instituição e fenômeno religioso, sem governantes ou pelo menos legisladores convertidos e renascidos só restariam o óbvio e o amplamente recorrente na história humana, incluindo a mais recente: o mal se instaura e produz o que lhe é natural, a expressão máxima e real, material do próprio mal.

Aí o teórico, o absolutamente mental não se impõe de fato frente aos desafios do mundo real. De fato, fica até patético e semelhante ao que universamente reconhece como "conversas bizantinas", uma conversa teórica que frente a realidade não se impõe, a realidade a nega imediata e  peremptoriamente. O nosso Senhor Jesus não era e nem foi assim. Ele ensinava com autoridade, não como os fariseus, demonstrava essa realidade traduzindo-a d forma inteligível aos mais diversos níveis de compreensão e fazia as coisas acontecerem diante dos olhos de todas as pessoas e não somente de uma plateia que lhe era favorável.

Muitos ministros e pastores com opinião e posicionamento mais tradicional e histórico, só falam para claque ( aquele grupo de pessoas em   programas de tv que batem palmas e vaiam conforme um cartaz na mãos de um animador lhes anunciam a ação, conforme a direção do programa ) pessoas que lhe são favoráveis e vão ouví-los dizer coisas que eles mesmos diriam a se mesmos. Notem que a culpa não é exatamente deles, dos pastores ou ministros, algo inconsciente prazeiroso para os dois lados.

Se a igreja não for decisivamente espiritual, anda em trevas, existe para si mesma e não é útil aos reais planos de Deus e seu consequente objetivo para o mundo perdido, não percebe para onde as coisas vão ou deixa de ir. Pode até, legitimamente opinar e se posicionar frente certos assuntos aparentemente mais relevantes e até endurecer referente a uma opinião ou outra. Pode também  aparentemente de forma legítima fazer um barulhão por pouca coisa e deixar escapar ou não reconhecer uma cilada maior espiritual, urdida pelo inimigo, Satanás, que redundará finalmente um desastre espiritual, traduzido em um fato, ou em fatos reais, no mundo real.

As duas igrejas do Timor falharam e o resultado foram injustiças, morte e morte espiritual de um povo, que só o tempo e muitos outros investimentos, incluindo materiais e espirituais poderão produzir pessoas salvas e redimidas pela verdade do Evangelho de Jesus. Certamente se pudessem ver o futuro não seria isso que desejariam ver acontecer. E nós? o que desejamos, o que sabemos, e o que deve ser feito, particularmente no Brasil? Acusações e críticas seriam a solução ou a igreja como um todo deve fazer outra coisa especificamente, que segundo o ponto de vista de Deus deva ser finalmente feito? Se a igreja falhar o mal acontecerá com certeza. O que desejamos  individualmente como crentes que se julgam, que se reconhecem, como conhecedores da verdade conforme revelada na Bíblia, a verdadeira e única Palavra de Deus? 

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos