Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

PÁG 4 : CONHECIMENTO TEOLÓGICO TEÓRICO VERSUS CONCRETIZAÇÃO DA FÉ CRISTÃ UM DESAFIO PESSOAL E ECLESIÁSTICO


Muitas igrejas evangélicas atuais são combatidas e discriminadas por falta de profundidade das mensagens pregadas por seus ministros e líderes. Muitas dessas críticas são aparentemente legítimas ou são feitas realmente com propriedade, por quem conhece bem ( ou aparentemente melhor ) as Escrituras. A oposição se torna maior porque nessas igrejas há milagres e transformações de histórias de vidas que, nas outras igrejas com ministros com vasta e invejável bagagem acadêmica, não acontecem. Aí se instaura uma patente contradição. Essa é a realidade factualmente comprovável hoje, principalmente no Brasil, no que concerne às igrejas evangélicas.


Quero afirmar contudo que outro fato, é o de que muitas pessoas se dedicam à leitura  das Escrituras, e não só a leitura da Bíblia, como ao seu estudo aprofundado, de forma até  exemplar e invejável.E não se tratam exatamente de crentes e nem ao menos cristãos. São ateus, muçulmanos, espíritas, sem religião, sem crença definida, etc. São facilmente encontrados na web sites que comprovam o que afirmo. E de tal forma se dedicam a ler e explicar segundo o seu ponto de vista, com base em dados reais, que se o crente, o cristão verdadeiro, de uma igreja qualquer, tradicional ou pentecostal, ou outra, não tiver preparo,  bagagem intelectual e capacidade de argumentação juntamente com conhecimento acadêmico e bíblico que os rivalize, ficará impotente  para argumentar em contrário.



Algum tempo atrás encontrei um post de um irmão em Cristo que para justificar doutrinas como eleição, predestinação, soberania  de Deus, usou uma passagem bíblica da viagem de Jesus pela costa de Tiro e Sidom. Obviamente o conhecimento geográfico e histórico se torna irrelevante para a mensagem que Deus queiramos que compreendamos da passagem e do milagre realizado por Jesus naquele lugar. Claro que se o leitor possuir mais informações históricas e geográficas poderá sentir algo maior com relação aos fatos ali narrados, mas não são impressindíveis ao leitor mais comum.


O irmão em questão afirmara na ocasião que  Jesus não salvara ninguém em Tiro e Sidom, sugerindo e justificando a sua crença que Jesus não veio para salvar a todos mas somente aos eleitos. Confundia salvar com curar de forma superficial. O texto mal escolhido e mal usado para fundamentar uma posição particular que nada tinha com a mensagem principal do texto  com o devido registro dos acontecimentos ali narrados tanto nem Mateus como em Marcos. Jesus curou a filha da mulher pagã e o fez pela fé insistente e obstinada dela em crer que Jesus poderia livrar a sua filha dos demônios que a atormentavam, e Jesus curou a filha dessa mulher, que embora pagã, reconhecia e  cria que Jesus era o "Filho de David".

Bem achei na web, alguém estudioso da Bíblia, mas estudioso a fim de desacreditá-la publicamente que manifestou essa disposição junto a um cristão que se dispôs a respondê-lo e a confrontá-lo. A acusação de erro refere-se justamente à essa mesma passagem e fatos. A resposta dada a essa pessoa se dá no nível do conhecimento geográfico. Trata-se de uma abordagem inócua espiritualmente. Mas as vezes necessária, infelizmente, e só pode ser dada por quem também conheça as Escrituras e tenha informações corretas a ela ( Escritura ) relacionadas.


A afirmação pouco respeitosa sob o título abaixo foi feita por alguém que procura desacreditar a veracidade da Bíblia, desacreditando-a e desautoriando-a como Palavra de Deus. O que se segue é a argumentação de um cristão esclarecendo ponto a ponto os fatos e registros dados nos dois textos bíblicos referentes aos mesmos fatos narrados.


Jesus não entrou em Tiro nem em Sidom, mas  passou por uma atravessando a outra voltando para o sul, para a Galiléia, algo como já disse, a não apreensão da geografia bíblica não implica na não apreensão da verdade espiritual que as Escrituras se propõem a nos transmitir.


Alguém disse na web, falando de um episódio bíblico registrado nos Evangelhos:

A viajem "absurda" de Jesus - segundo Marcos:

Outro exemplo da profunda ignorância de Marcos da geografia Palestina é encontrada na história que ele fabricou sobre Jesus viajando de Tiro, no Mediterrâneo, para o Mar da Galiléia, 48 km por terra.

De acordo com Marcos 7:31, Jesus e seus rapazes foram pelo caminho de Sidom, que fica 32 km ao norte de Tiro na costa do Mediterrâneo!! Já que para ir a Sidom e voltar seriam 64 km, isso significa que o mais sábio dos homens andou 112 km quando poderia ter andado apenas 48.

 É claro que ninguém jamais descobriria isso através da versão do Rei Jaime - que aparentemente ignorou o texto Grego que claramente diz – "Partindo das costas de Tiro e Sidom, ele chegou ao Mar da Galiléia..." Aparentemente os tradutores da versão do Rei Jaimes também sabiam geografia. Pelo menos mais que o autor de Marcos!
------------------------------------------------------------

Respondendo:
Vamos ao contexto:
Mc 7:
24 Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença.

25 De fato, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés.

26 A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.

27 Ele lhe disse: “Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

28 Ela respondeu: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças”.

29 Então ele lhe disse: “Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha”.

30 Ela foi para casa e encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio já a deixara.

31 A seguir Jesus saiu dos arredores de Tiro e atravessou Sidom, até o mar da Galiléia e a região de Decápolis.


Mateus 15:
21 Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.

22 Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

23 Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.

24 Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.

25 A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!”

26 Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

27 Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

28 Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

29 Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou.


Refutando:

Bom, vamos ler a tragetória de Jesus:

1. Estava no litoral perto de Gerasa (Mc 5:1);

2. Depois voltou para a Galiléia (Mc 5:21);

3. Depois visitou alguns povoados naquela região (Mc 6:6);

4. Depois foi para Betsaida (Mc 6:45);

5. Depois para Genesaré (Mc 6:53);

6. Depois para mais povoados, outras cidades e alguns campos (Mc 6:56);

7. Depois para os arredores de Tiro e Sidom (Mc 7:24);

8. Dos arredores de Tiro, foi por Sidom de volta a galiléia (Mc 7:31);

9. E depois para Decápolis (Mc 7:31).

Bom, Jesus estava no mar da Galiléia e regiões vizinhas. Jesus sobe para as regiões de Tiro e de Sidom. Provavelmente visitando povoados. A lógica é que ele estava subindo. Agora leia o VS. 24
Esmiuçando:
 
1. ”Jesus saiu daquele lugar e foi...” Saiu de que lugar? Mar da Galiléia, certo? Portanto estava subindo, correto?
2. ”... para os arredores de Tiro e de Sidom”. Subiu do mar da Galiléia para onde mesmo? Arredores de Tiro e de Sidom. Mas, a lógica era que ele passaria por onde primeiro? Tiro, correto?
3. ”Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença”. O texto diz onde era a casa? Não. Diz apenas que era nos arredores de Tiro e de Sidom.

E o desenrolar da história continua até que Marcos diz o seguinte no VS.31: A seguir Jesus saiu dos arredores de Tiro e atravessou Sidom, até o mar da Galiléia e a região de Decápolis”. Isto denota que o encontro de Jesus com a mulher cananéia foi em Tiro e logo em seguida ele continuou a viagem em direção a Sidom.

Bom, raciocine comigo, se Jesus estava subindo do mar da Galiléia em direção a região de Tiro e de Sidom, é ilógico o texto dizer que primeiro ele passou por Tiro que era a primeira cidade, e depois foi para Sidom que era próxima que ele desempenharia seu ministério?

A coisa mais lógica que existe é que se estou indo na direção de duas cidades como alvo, primeiro eu passe pela primeira cidade, neste caso Tiro. E é mais do que lógico, que em seguida eu me dirija a cidade seguinte que é Sidom. E depois volte para o lugar de onde vim. E em seguida sigo para o sul da minha rota até Decápolis. Este é o típico exemplo de até onde vai a ignorância cética.

Outra questão é que Mateus também diz que Jesus passou pela região de Sidom. Portanto os dois autores dizem que Jesus se dirigiu para aquele região, nos arredores de Tiro libertou uma menina possessa e em seguida foi para Sidom, depois voltou para a Galiléia.

Se não era propósito de Mt e Mc dizer que Jesus passaria por Sidom, por que eles citariam Sidom então?

Fica implícito que, se digo que vou para os lados de Tiro e Sidom, e logo em seguida depois de uma conversa, digo que sai de Tiro passei por Sidom e voltei para a Galiléia, isto é maneira mais clara de dizê-lo.

CONCLUSÃO NOSSA:

A Palavra de Deus é uma dádiva que embora a reconheçamos como tal, de fato não alcaançamos o seu poder  e valor. Oxalá possamos aprender humildemente e efetivamente o que Deus deseja que ela ( palavra ) opere em e através de nossas vidas. Que tomemos o exemplo daquela mulher pagã, desesperada pela condição de sua filha atormenteada por demônios, recorreu a pessoa real do Senhor Jesus e obeteve o que decididamente buscara. A posse, o  conhecimento da Bíblia como Palavra de Deus, não deve  servir somente a suporte teológico e doutrinário,algo tão natural em nossa religiosidade prática, mas lembremos é acima de tudo espírito e vida e elas ( as Escrituras ) testificam daquele que só Ele tem a vida eterna. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos