Já há algum tempo tenho percebido tristemente a atitude irrazoável, pouco ou nada sábia de um número crescente de crentes com atitudes que em nada promovem o Evangelho, apontam para a salvação em Cristo e não manifestam frutos mais desejáveis através do que amplamente fazem uns com os outros. E o pior que isso não tem apoio bíblico, sejam no seu vasto registro de fatos e nas próprias palavras do Senhor de todos nós, o Senhor Jesus Cristo.
A constatação mais imediata é que as palavras ditas, escritas, os debates promovidos, as ações mais imediatas e pragmáticas mostram uma tremenda inutilidade e a promoção do escândalo mais eficiente e bem como nenhuma edificação real tanto ao irmão, ao crente de que igreja for, e muito menos ao incrédulo. Isso é tão real no leigo como no ministro. Tão eficiente no culto biblicamente como no crente simples, no de cultura desejável como no mais desprovido de educação básica.
Coisas são ditas acerca de outros, de igrejas, diretamente as pessoas mas nunca presencial como em uma briga, através da web, das rádios, de escritos, panfletos, ar-livres, boca a boca, o efetivo de irmão denegrindo e julgando outros sem oferecerem substituto e alternativa através de suas próprias ações é definitivamente desastrosa.
O resultado é que se dá ao Diabo ( e por que não? alguns acham que não ) e ao mundo inimigo de Deus e do Evangelho, munição mais que necessária para que uma resistência e impedimento à igreja que prega a Bíblia de alguma forma tenha sua ação cerceada e no mínimo atrasada mais uma vez, fato que em si já é um desastre,
Esse é desastre é amplamente, diuturnamente promovido a custa de talento, energia, dinheiro, ocupação bancada monetariamente de alguma forma desprezando o que há de mais básico nas Escrituras para resolver, dirremir, eventuais problemas que na onisciência do próprio Deus teríamos fartamente.
Os problemas mais comuns entre nós são de compreensão e de prática ( praxis ). Nunca vemos com bons olhos coisas sendo feitas do jeito que nós mesmos não faríamos, isso é humano, diria mesmo tão natural e incrível e paradoxalmente tão "carnal" do ponto de vista bíblico mesmo. A consequência é o ciúme, e a desaprovação premeditada, estudando-se as falhas do outro para simplesmente destruí-lo, para fazer, se for possível que não exista mais. É tão semelhante ao que os zelosos fariseus fizeram com o Senhor Jesus, a lógica e a mesma! Não importa quão sólidos, bem fundamentados argumentos teológicos eu disponha, ninguém de fato quer defender um suposto "evangelho" melhor contra os desvios teológicos da IURD ( Igreja Universal do reino de Deus ) por exemplo... o que incomoda é que a despeito do que pregam e fazem as coisas dão certo para eles e menos para nós, é isso que de fato incomoda os que gastam saliva e energia para denegri-los. Há muitas e muitas igrejas pobres e com teologias absurdamente patéticas mas ninguém gasta uma linha, produz um debate, não cria postagens na web para combater os erros dessas igrejas anônimas socialmente e que não crescem e nem obscurecem a minha igreja! Alguns, espero, estejam entendendo o meu exemplo concreto!
Erros teológicos há em todas as igrejas, em pregações variadas, em práticas variadas e eu poderia citar uma por uma de cada igreja evangélica, e muitas nas mais respeitáveis e tradicionais! Mas eu não fariam o que alguns irmãos fazem e não faço porque simplesmente em algum momento, em alguma delas alguém está falando com Deus pela primeira vez e Deus está começando a operar no coração dessa pessoa pela primeira vez e toda a história dessa pessoa estará sendo mudada como a minha história foi começando na vida da minha mãe! E eu sou grato, muito grato pela forma, pelas circunstâncias, e pelas pessoas que nem sabem a boa consequência do pequeno ato que fizeram e que possibilitou que eu, minha esposa, e nossos dois filhos, tenham um ponto de partida importante: o Deus da Bíblia sagrada, o Deus das Santas Escrituras!
O calvinismo é um erro! Um erro desastrado, patético, idiota e todo crente teimoso que dedique a sua vida a defender esse embrolho teológico é uma besta! Calma! Fique tranquilo ( ou não ) o calvinismo não é a única idiotice teológica pregada em qualquer igreja evangélica, embora o principal seja sempre preservado que só salvação no nome do Jesus Cristo! Mas a despeito do calvinismo ser o que é, uma bobagem total, o maior escritor português, o mais traduzido no mundo, foi um ex-padre, convertido ao calvinismo e tradutor de mais de setenta por cento das sagradas Escrituras em português, exatamente João Ferreira de Almeida! Imagine alguém em sua época denegrindo João calvino, a Igreja Evangélica da Holanda e desanimando o grande João Ferreira de Almeida enfim desviando-o do que o próprio Deus o do que Ele (Deus ) o usaria em prol de Sua obra e de algo que nos abençoa até hoje, em pleno século XXI? Não se ponha a corrigir inadivertidamente algum irmão a não ser acerca do pecado grosseiro. Você pode produzir um desastre, escandalizando algum pequenino e fazendo os desistir ou errar completamente o caminho. Quer fazer algo concreto e que não redundará em erro? ORE POR ELE E SÓ!
Se você se ofendeu do que eu disse acerca do calvinismo e que é a verdade, explico que os calvinistas ( não todos mas muitos )são muito mais diros em críticas, zombarias, desprezo com os todos os não calvinistas, e a esses destilo meu comentário, e não a outros piedosos, nascidos de novo e apaixonados pelo Senhor Jesus e pela Palavra de Deus.
A primeira igreja batista brasileira foi inaugurada em uma loja maçônica e o mair tradutor de hinos para o Cantor Cristão era maçom. Fazer o que? naquele momento histórico brasileiro, o apoio material e político só poderia vir de em grupo ou de alguém que seira mais ou menos intocável pelo poder do catolicismo romano no Brasil e no mundo!
Que denominação evangélica ( ou nome-a como desejarem ) poderia peitar a poderosa rede Globo no Brasil a não ser a Igreja Universal? Que denominação decidiu participar da política e estar atenta de dentro da política, a tudo que se faz na calada da noite em votações que a mídia por conveniência não deseja informar ao povo? Ou ainda que denominações históricas tiveram poder para contrapondo ao poder católico criar universidades como os presbiterianos e metodistas, seguidos por batista e adventistas?
O meu leitor ainda tem a ilusão de pensar que existe uma denominação exemplar e sem mácula no Brasil ou mesmo no mundo? A orgulhosa Assembleia de Deus que até há poucos anos era a igreja do cabelo e do terno, que se pro um lado alcançou milhões de perdidos em determinado momento produziu tantos desviados incapazes de se adequarem em qualquer outra denominação, muitos morrendo em pecados e indo para o inferno por pensarem não haver outra igreja verdadeiramente cristã e "dentro da Palavra", que hoje é objeto de ambições pessoais e disputa de poder?
Amigo e amiga só há uma segurança: no Senhor Jesus e em Sua palavra! Não nos gloriemos em nenhuma outra coisa, e cuidemos para, conforme exortação das Santas Escrituras, jamais dizermos, escrevermos ou colocarmos nenhum tropeço à fé de algum irmão em algum momento de sua caminhada com Deus!
Não há igreja melhor ou pior, há apenas o momento em que Deus se faz ouvir por alguém e esse alguém terá sua vida mudada, transformada e essa pessoa será uma poder osa testemunha e instrumento nas mãos do Senhor para que o mesmo Senhor fala através dessa pessoa o que o mesmo Senhor e Deus aprouver!
Não é o que eu ache de alguém mas o que Deus acha é o que de fato importa! Há muita coisa a ser dita sobre esse assunto, inclusive dentro das Escrituras, mas eu me atearei a um erro básico: o erro de autoridade!
Nenhum de nós tem poder para julgar! E como aprendemos rápido a termos um prazer mórbido em julgar e destruir outro irmão de fé!!! Desse modo jamais oraremos por um inimigo como Jesus nos ordenara! Gostamos de julgar, nos sentimos terrivelmente superiores e mais próximos de Deus, os alguns dos poucos menos falíveis espiritualmente! na verdade nos sentimos os tais!! Entretanto há um princípio basilar na Palavra de Deus: não julgueis! O que podemos é julgar é a escolha que faremos para nós mesmos! Não a ação do outro! Como esquecemos rápido essa verdade!
Posso escolher pertencer a uma ou outra denominação, permanecer ou não em tal igreja local, participar das coisas que são feitas na minha igreja, etc, etc. Mas não posso julgar a denominação, o pastor, os irmãos, etc. E o fundamento bíblico? Lembrem-se de Davi e Saul, e de Miguel e o Diabo em disputa pelo corpo de Moisés. entenderam? É um princípio bíblico importantíssimo. Não posso julgar mas posso não assentar-me na roda dos escarnecedores e nem me deter no caminho dos pecadores, fora e dentro da igreja, isso eu posso e devo fazê-lo!
Posso escolher pertencer a uma ou outra denominação, permanecer ou não em tal igreja local, participar das coisas que são feitas na minha igreja, etc, etc. Mas não posso julgar a denominação, o pastor, os irmãos, etc. E o fundamento bíblico? Lembrem-se de Davi e Saul, e de Miguel e o Diabo em disputa pelo corpo de Moisés. entenderam? É um princípio bíblico importantíssimo. Não posso julgar mas posso não assentar-me na roda dos escarnecedores e nem me deter no caminho dos pecadores, fora e dentro da igreja, isso eu posso e devo fazê-lo!
Citei o erro do calvinismo, mas isso e o que menos importa, conheço eu a vida cristã e piedosa de todos os calvinistas? Não, Mas Deus os conhece a todos. Há muitos que Deus se agrada mais que um arminiano, um pentecostal, etc. Ou você irmão acha que o rótulo denominacional, teológico está acima ou rivaliza com o sangue de Jesus Cristo que nos purifica de TODO O PECADO? Ou quando não conhecíamos a Deus não tínhamos nada, eramos nus e desprezíveis, e acha que por nossa própria justiça hoje estamos melhores, por causa da nossa "denominacionzinha", por causa nossa "teologiazinha", por causa das nossas "opniõesinhas", baseadas em outras muitas "posiçãozinhas" de muitos "escritorzinhos" e "teologuinhos"? Se for assim você, certamente você perdeu a noção da Graça e do poder do sacrifício do Senhor Jesus, e está novamente migrado para a sua justiça pessoal, insuficiente e completamente patética!
Há erros graves em todas as teologias de todas as igrejas, há erros de praxis, coisas que não são feitas, coisas que muitas igrejas ensinam contra a Palavra de Deus e não cosseguem portanto obedecê-la e fazer o que lhe é claramente ordenada, mas esses erros não serão dirremidos se a nossa casa, a casa da Igreja de Jesus se dividir contra si mesma. Os demônios não se combatem entre si, muito ao contrário militam obstinada e teimosamente em roubar, matar e destruir, fora e dentro da igreja, alcançando todos os descuidados e inocentes.
A decisão é portanto, ou antes a consciência, de que para qual dos reinos ( de Deus ou das trevas ) efetivamente você com seus mais sinceros esforços e convicções está de fato cooperando contra o outro. E eu afirmo por experiência, o número de crentes que não sambem o seu lugar na batalha e nem em que batalha estão é muito grande e o seu número no Brasil, cresce assustadoramente, atrasando e consistindo em verdadeiro entrave ao progresso do Evangelho e pior, a salvação de mais pessoas.
Que o Senhor corrija essa situação no Brasil. Amém.
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?