SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 25 de setembro de 2010

FÉ GENÉRICA?

Todas as religiões e todos os religiosos atribuem a sua fé a base da sua experiência religiosa. Em um debate inter-religioso cada uma expõe a suas crenças justificando detalhes de sua fé. Crentes e cristãos conhecedores do que diz Hebreus 11, defendem a natureza de sua fé como superiora a todas as demais, desde a fé religiosa, passando pela fé ideológica, até a fé anti-fé, a fé atéia.

Porém até a fé religiosa, aparentemente legitimamente cristã, não passa de reposicionamento de opiniões e simpatia por uma determinada corrente teológica ou confissão denominacional. Muitas vezes, cristãos e crentes evangélicos, atribuem a fé um "status" que ela não tem. A fé se parece então, convenientemente, com algo material, toma ares de uma entidade ou personalidade.

A fé inerente a todos os seres humanos, como atributo e como a possibilidade real de ser direcionada de forma correta, passa a ser esperada como algo a ser dado, e uma senha para que algo aconteça. Aí temos dois erros classos: espera-se que a fé surja e que após surgida, a mágica aconteça, enquanto se olha e espera-se, que a partir de uma fé passiva tudo o mais  se materialize de forma mágica ou as vezes opostamente explicável, o que parece ser muito pior, quando aparentemente, obrigatoriamente deva ser passivel de ser explicada.

A fé bíblica não é uma entidade, uma coisa, mas a manifestação, o resultado de um processo que deva ser entendido. Não basta dizer "eu creio" quando nada acontece no íntimo da pessoa, enquanto ela mesma se pergunta por que nada aconteceu? A fé bíblica é expressão e o resultado de uma ação, algo que se faz em resposta ao ouvir a Palavra de Deus. Não pode e não deve ser confundida com simples assentimento, concordância com um arcabouço teológico ou doutrinário. Os fariseus tinha a doutrina correta pois Jesus disse ao povo que fizessem os que eles diziam mas não os imitassem nas suas ações. Se alguém lhes perguntasse sobre o Deus de Israel, eles teriam e poderiam, dar as informações corretas e o ensino doutrinário escriturístico corretos. Porém Jesus disse-lhes enfaticamente que publicanos e meretrizes entrariam adiante deles no reino de Deus, por crerem e eles ( os fariseus ) não.

Não criam os fariseus nas Escrituras e no que elas, as Escrituras declaravam? Certamente sim. Tanto que não compreendendo o caráter da missão messiânica de Jesus Cristo em contraposição aparente à compreensão que tinha do Antigo Testamento o perseguiam e conspiravam contra Ele. Do mesmo modo cristãos sinceros e crentes evangélicos confundem  compreensão doutrinária com genuína fé. Naturalmente várias vezes, durante a caminhada cristã, manifestamos fé autêntica conforme exemplificada na Bíblia e fé genérica que se iguala a fé de qualquer religioso não cristão.

Numa abordagem anterior sobre fé e sinais procurei provocar uma reflexão que verifica a relação entre a conversão e os sinais e a legitimidade dos mesmos, tanto no ministério do Senhor Jesus como a sua necessidade de manifestação pública nos dias de hoje.  Muitos asseveram aparentemente de forma apropriada nesse caso que Tomé queria ver para crer e por isso foi advertido, pelo Senhor, mas a realidade é que Tomé manifestou em palavras a sua fé ao contrário, reafirmando a não ressureição do Senhor Jesus. Misericordiosamente o Senhor Jesus o confronta dizendo para tocar nas suas feridas nas mãos e nos pés e ver que era mesmo o Senhor. Muitos não creram mas esperaram passivelmente uma prova, outros mais bem aventurados  creram sem vê-las mas a própria atitude de se manterem quietos sem manifestação contrária expressava fé, como a de Gamalieu :"se essa obra é de Deus prosperará se não morrerá".

Muitas igrejas, denominações e ministros têm em suas fileiras homens e mulheres cuja fé é apenas de arquibancada, de torcedor em que ítens de fé são escolhidos com base em critérios teológico-denomiancionais como livros em uma estante e são assim alimentados e realimentados. Tenho um querido irmão de fé que em tempo de grande descrença e incredulidade ( duas coisas aparentemente iguais: o descrente aparentemente não consegue crer em nada, o incrédulo é decididamente um crente  não crença ou na contra-crença) , bem como eu dizia, a sua esposa lhe deu uma bíblia de edição católica e isso mudou-lhe o rumo de toda a sua vida e de toda a sua família. de certa forma ação de comprar e dar-lhe a Bíblia, a genuína Palavra de Deus a seu esposo foi uma manifestação de fé.

A fé não é uma coisa ( pelo menos material, concreta ), uma personalidade, uma entidade imaterial, é ao                             mesmo tempo resultado e promotora de nova ação, é portanto dialética e não estática. Portanto ajo e demonstro fé. Não basta dizer: "eu creio", "eu creio", "eu creio", na maioria das vezes pelo desconforto de confessar a sua patente falta de fé, diante dos outros, de si mesmo e de Deus. Afinal se quer crer, ainda mais quando racionalmente é a única saída, não há outra.

A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Informados da possibilidade de perdão, de salvação,de cura, de restauração, agora esse ser humano pode tomar uma atitude semelhante a do filho pródigo ( rico ) que disse a si mesmo: "levantar-me-ei e irei ter com o meu pai, para que porventura me aceite como um de seus empregados", ou como Abrão ( depois Abraão) que após ouvir a voz de Deus deixou a sua terra e sua parentela e saiu sem destino certo rumo a terra que Deus lhe mostraria. Ou ainda Abraão muito tempo depois levando Isaque para ser  sacrificado. Abraão poderia dizer muito apropriadamente: eu O conheço Senhor e tenho a compreensão exata, teologicamente de quem Tu és. Já tenho portanto fé em Ti, nada mais é necessário. 

A igreja  cristã hoje, boa parte dela, tem claramente uma compreensão teológica, baseada em uma arquitetura racional e pode segundo a sua particular cosmovisão teológica expor a sua crença, portanto a sua fé. Entretanto,mais  uma vez, a fé não é um caminho de mão única. Algo que eu tenha, produza, consiga e os resultados funcionem como uma lei natural, da gravidade, etc. A fé bílblica só é superior a outras fés não por que ela e exposta de modo mais coerente. Sob certo aspecto estritamente objetivo, tanto é possível a fé cristã, a fé islâmica, a fé kadercista, etc. A diferença é que a pessoa em que depositamos a nossa fé é justamente a pessoa que fez todas as coisas conforme dito sobre Ela. O nosso Deus não é o Deus que supomos ser como Ele é. Ele o é de fato, trino, Pai, Filho e Espírito Santo e tudo o que se diz desse Deus acontece,a Sua operação e intervenção na vida dos seres humanos acontece hoje conforme já expostos em Sua Palavra.

Temos de uma lado a fé como manifestação de uma atitude em relação a Palavra autêntica de Deus, mas na outra ponta está o próprio Deus, o único galardoador da fé, essa certeza das coisas que não se vêem e convicção das coisas que se esperam, que diga-se de passagem é uma definição de fé genérica, descritiva de todas as crenças e fés religiosas e até não religiosas. A diferença está na realidade da pessoa que produz a Palavra ( Palavra de Deus ) causadora dessa fé e materializadora da recompensa, do galardão dado em resposta a essa fé.  

Por isso que os sinais não constituem uma opção do crente cristão ou da sua igreja ou denominação. Sinais e milagres estão integrados nessa correlação dinâmica entre fé, Deus verdadeiro, e vida cristã. Daí a declaração escriturística que a fé sem obras é morta, inútil, prestando-se somente a uma vaidade pessoal.
A fé em Jesus Cristo como Senhor não pode ser traduzida em apenas palavras destituídas de uma prática em que Ele, seja ouvido e obedecido como Senhor, como dono de  nossas vidas. Se eu próprio não for dEle e as minhas coisas não forem dEle e sujeitas a Ele igualmente, são vãs as minhas palavras.

Em postagem anterior refletimos que o sentido atribuído  à fé , dados contemporâneamente e de forma apressada, distancia-se na maioria das vezes do conceito original escriturístico, que não consiste em um conjunto de crenças, ou de crença específica. Crer é entre outras coisas, "deixar-se ser  carregado como criança amparada por braços fortes", conceito que pessoalmente gosto muito e tento incorporar nas diversas situações que tenho que manifestar uma fé genuína e agradável ao Senhor.

Finalmente por ser dinâmica, não espere manifestar uma fé sem tempo para isso. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus e isso demanda tempo, ainda que varie de pessoa para pessoa e de situação para situação. Do ponto de vista prático, alguém na hora da morte não poderá crer se não tiver ouvido a Palavra de Deus e tiver ainda a mínima capacidade de entendê-la e expressar uma resposta. Alguém que já a ouviu poderá recordá-la nessa situação extrema e assim crer finalmente.

Jesus, nosso Senhor, mensurou a fé das pessoas. Identificou e manifestou publicamente que pessoas, seus interlocutores e ouvintes, tinha as vezes, pouca fé, nenhuma fé, ou fé excepcional, como no caso do centurião romano uma fé não encontrada nem mesmo em todo o Israel. A nós deixou registrado que se tivermos a fé como um grão de mostarda diremos as coisas inanimadas, montanhas, montes, por exemplo, e eles se lançariam ao mar, que faríamos obras semelhantes as dEle e até maiores. Parece que a fé cultivada como declarações opinativas além de aparentemente  prazeirosas, nos alijam da verdadeira manifestação de fé, a única que como recompensa real, fará com que coisas sejam operadas por Deus, em um mundo e em um cenário de conflitos reais, conflitos esses, materiais e espirituais.

Aos crentes cabem orar para que Deus adie a morte para que a tal pessoa tenha tempo para ouvir ainda sobre Deus e a Sua Palavra, e assim em oportunidade própria, possa ouvir e manifestar através de ações ainda que em pequenas e significativas, a sua fé e ser finalmente salva, ou curada, enfim. Por isso o crente, o cristão que manifestar, expressar um tipo de fé,que em essência seja muito mais que a "fé genérica" comum as demais religiões ou posicionamentos humanos.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos