COME TO ME

domingo, 12 de setembro de 2010

PERDIÇÃO ADQUIRIDA OU CONSTRUÍDA?


                                                                                                          "O desastre da guerra" de Goya

A morte é uma experiência única e sugêneris. Únicas são o nascimento, o sexo, o amor e tantas outras em maior ou menor monta. A morte, entretanto é impossível de ser expressa, comunicável, relatada, pois simplesmente o indivíduo...morre e não pode contar o que sentiu, o que pensou, o que sofreu. Embora supostos ou verídicos relatos de "quase morte" possam ser encontrados em algus sobreviventes, soam como algo incompleto, não fidedígno e mítico...não acreditamos muito neles. Enfim quem morre, more sozinho e não ajuda muito os vivos.

Pode acontecer e aconteceu, como no caso de Lázaro, o da Bíblia, não o cantor baiano, crente, que nada ficou regiustrado do que ele ( Lázaro ) possa ter dito após ser desatado e sair para fora. Poderia ser de temperamento reservado, tímido, introvertido, ou não ter se lembrado de nada mesmo. Afinal as palavras de Lázaro não poderiam ser mais importantes que as palavras do próprio Senhor naquele momento. Mas eu creio que Lázaro não tinha nada a dizer mesmo, foi um segundo nascimento para ele, maravilhoso, privilegiado e de certa forma único.

O ser humano um dia acorda, se desenvolve, cresce, algo independente de sua vontade (afinal qual de nós pode acrescentar trinta centímetros a nossa altura? - um côvado disse Jesus ). Hoje aparentemente mudamos os narizes, trocamos as mamas, ou as inventamos, corta-se testículos  e pênis ( cujo significado em latim é calda, rabo ), ou põe-se um num lugar, de fato não tão eficiente quanto o dado por Deus, e achamos que podemos realmente alguma coisa. Que impomos a nossa vontade à realidade desconhecida, já pronta, criada por Deus, e portanto nada ou muito pouco sujeita a nós. Ledo engano.

Construimos uma ética individual em cima da matriz da ética coletiva e da cultura a qual estamos imersos, e presunçosos temos um monte de respostas acerca da vida e da morte, e mentirosos nos guiamos, ou nos convencemos disso até os derradeiros momentos da vida. Alguns de nós avançam até uma ideologia, filosofia de vida e até teologia, abraçamos uma religião e legitimamente desempenhamos convencidos o nosso papel, em detrimento da realidade que ou desconhecemos ou ignoramos, pois o quadro escolhido como pano de fundo a "nossa realidade" nos agrada.

A teologia ( e muita gente, meus leitores ocasionais, acha que eu odeio a teologia, o que não é a verdade,apenas a recoloco no seu devido lugar), até tenta responder certas questões, mas algumas sob o patrocínio da religião institucionalizada ( e isso também é legítimo ) não tem respostas claras e definitivas. Um exemplo é se uma criança é salva ou não, se vai para o céu ou se vai para o inferno. O senso comum diz que elas não tem pecado e portanto vão para o céu e só quando atinge a maturidade ( quando ninguém sabe, varia de pessoa para pessoa provavelmente ) iriam para o inferno. Guardadas as devidas diferenças e argumentos o resultado é o mesmo: o Zé das quintas era salvo até certa idade e um dia a casa cai e ele mesmo sendo bonzinho estará perdido, irá irremediavelmente para o inferno ( crendo-se nele ou não ).

A Bíblia diz que o homem se perdeu não cabendo nessa postagem um estudo sistematizado sobre a questão. Salvar o que se havia perdido são as palavras ditas por Jesus em certa ocasião. O Filho pródigo ( o filho rico, sentido da palavra pródigo ) decidiu deixar a casa do pai e ir para uma terra com outros valores e possibilidades de prazer diversos dos possíveis na casa do pai e dentro dos valores do pai. Ele, o filho pródigo, decidiu construir novos valores, uma nova ética, e viver a sua vida do seu  jeito. Essa parábola reflete a liberdade de tal decisão (não foi o pai que o induziu a tal ambição ) e a realidade da ação, ser  resultado de uma idéia. Ele, o filho pródigo não queria aquela vida sujeita aos valores da casa do Pai,queria outra coisa, que nem era a realidade, pois a realidade finalmente foi outra bem diferente da idealizada por ele, filho pródigo.

Dessa forma o homem, qualquer ser humano se perde, homem ou mulher, e se perde num processo, se afastando do Pai. É fato que muitas pessoas, a maioria delas, de nós, não cresce conhecendo as verdades expressas nas Escrituras, mas isso é resultado de um afastamento milenar, a várias gerações. De algum modo, lá bem atrás no tempo, alguns dos meus antepassados conheceu a verdade sobre Deus e dela se afastou e não a ensinou a seus descendentes, e todos igualmente permaneceram ignorantes, até que um dia minha mãe, ouviu uma pregação e se voltou para o Deus que jamais havia conhecido e foi salva. Trata-se da ampliação da parábola do filho pródigo.


A maioria das pessoas, não conhecendo a verdade bíblica, constroem as suas próprias verdades, segundo o que mais lhes agrada. Pode ser uma filosofia de vida, uma teologia religiosa, uma ideologia, a própria mítica "verdade científica" em substituição a cosmovisão religiosa particular. Longe da verdade, da realidade, construída por Deus, determinada por Ele,essa suposta descrição das coisas, da vida e da morte, aparentemente são bastante  úteis e aparentemente eficientes até minutos antes da verdadeira experiência de morte,e não mais.

O homem perdido construiu, solidificou, assegurou a sua perdição eficientemente durante sessenta, setenta, oitenta, noventa ou mais anos. Esse homem ou mulher morre e a contragosto estará do outro lado da vida, goste ou não, lhe pareça justo ou não, irremediavelmente perdido. Só nasceu e só morreu. A salvação negada, desprezada, esquecida, substituida  não está a mão, não é conhecida, é inexistente para ele, perdido, agora irremediavelmente e desconfortavelmente perdido e sem possibilidade de expressão e
testemunho. Releia a parábola do Lázaro ( não o ressuscitado, não o cantor gospel baiano ) o qual gostaria de dar a sua contribuição aos parentes e amigos que ainda estavam vivos, para que conhecendo a verdade não cometessem o mesmo erro.

A salvação, expressa e revelada na Bíblia, a Palavra de Deus, não é uma coisa, uma filosofia, uma ideologia, nem mesmo uma teologia ou religião. Nem mesmo a Bíblia como objeto, como fonte de leitura e referência de alguma prática ou informação, é a salvação. A salvação é uma pessoa e não um objeto, uma coisa, uma idéia. A salvação, vista desse modo, como de fato o é, não é passiva, sacramental, institucional, mas ao contrário ativa. A salvação, portanto não é uma bóia, ainda que no mundo real, nas águas de uma piscina, rio ou mar, tenha como instrumento certo grau de usabilidade e eficiência. A salvação bíblica,poderia ser apropriadamente   figurada como uma "boía viva", pois ela salva não por sua passiva existência, mas por ser ativa, viva, com vontade e saber e poder fazê-lo, salvar alguém de algo que esse alguém desconhece, ou alguém  sabe o que é a morte por experiência própria?


A salvação real e a única verdadeira, é portanto uma pessoa, da qual a Bíblia fala ser o próprio Deus, o Senhor da vida e da morte, pois Ele mesmo criou a vida, o mundo, o universo e estabeleceu a morte como limite ao homem. Ele mesmo determinou os critérios, ou o critério,pelo qual " o que se havia perdido" seja salvo, resgatado, recuperado. Normalmente gasta-se toda uma vida investindo-se em algo que nos leve a entender a própria vida e a vislumbrar critérios e regras que aparentemente se cumpridas nos darão escape e aprovação e uma sobrevida à morte.  Muitos, a maioria de nós, nos agarramos tão fortemente, á névoas, à miragens, à estruturas tão impróprias e tão fragilmente recomendáveis a serem,nelas depositadas alguma fé, ainda que passageiramente e um dia, também na maioria das vezes, é tarde demais.

Esse texto não tem um estilo religioso, fugi pensadamente da profusão de textos e referências bíblicas, pois parte dos meus leitores conhecem as Escrituras, a Bíblia Sagrada, e nEla crêem como a genuína e eficiente Palavra de Deus. Outros entretanto não a conhecem ainda e espero que se decidam em conhecê-La prontamente, mas que aparentemente, possam ser sensíveis ao argumento da razão, não que Deus através de Sua Palavra não apele o tempo todo a nossa razão, instigando convenientemente a nossa inteligência, muito pelo contrário.


Jesus Cristo é a bóia viva, a bóia eficiente e ativa, capaz de salvar a todo que a Ele for, que invocar o Seu nome para ser salvo. Jogue fora toda a parafernalia ideológica, pesudo-científica, litúrgico-religiosa, sacramentista e até teológica e humildemente entre no teu quarto e secretamente, fale a Ele, que te ouve secretamente e reconheça-O como Salvador e Senhor de sua vida, hoje, agora mesmo, seja qual for a sua idade ou momento de vida, ou condição de vida.

O homem, todo ser humano nasce pecador, pecado esse herdado dos nossos primeiros pais. Ao se tornar adulto não há dúvida é um ser perdido, com a condenação líquida e certa. Obras não o podem salvar, religião, filosofia, práticas pesudo-religiosas e místicas, sacramentos originais, viagens e peregrinações, submissão a nada ou ouro senhor podem salvá-lo da morte e do inferno após o juízo final, a segunda e definitiva morte, que não necessáriamente é o fim de tudo mas o começo de uma eternidade com as piores sensações imagináveis e inimagináveis.


Aparentemente a sensação mais provável que um moribundo tenha na hora, no momento da morte seja  exatamente, o de ter a prova de que todas as ferramentas que ajuntou e usou durante toda uma vida, lhe são inúteis naquele fatídico momento.  Não preciso de uma coisa, qualquer que seja, por mais  sofisticada que seja, mas de uma pessoa que caminhe em meio a neblina da eternidade e venha ao meu encontro, tome pela mão e me guie até o outro lado, o outro mundo,que também é dele. Jesus Cristo é o nome pelo qual somos salvos, creia nEle, receba-O em seu coração, hoje mesmo e seja salvo de verdade. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

P.S.: Esse texto foi escrito em uma manhã em que só poderia ter olhar para certezas e não  para dúvidas. Se considerar que ele fará bem alguém, sinta-se na liberdade de difundi-lo livremente. Gostaria que preservasse somente a autoria, por ser o meu testemunho e a minha fé, a mesma que acredito para  a minha salvação. Deus oabençoe em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos