O "se" de Deus, partícula condicional encontrada no português e em praticamente todas as línguas modernas e antigas, é encontrada nas Escrituras 1595 vezes, mais de seissentas vezes só no Novo Testamento. A grande maioria se refere a possibilidade do usa por parte de Deus de sua misericórdia em relação ao homem.
Há quem assevere muito séria e aparentemente legítimamente que Deus não pode arrepender-se conforme encontramos escrito , não uma mas várias vezes na própria Escritura. A mente educada e conformada teológicamente, embora a teologia tenha a sua utilidade e importância, não pode, em nome de se mesmo aceitar o que a Bíblia, a Palavra de Deus, expressa clara e simplesmente nas Sagradas Escrituras declaram claramente: Deus na sua misericórdia promete várias vezes, "se" nos arrependermos e "se" nos voltarmos a Ele, "se" crermos Ele nos perdoará e abençoará e mudará a nossa sorte. Não importa se tal teologia cristã de determinada corrente ou confissão diga que não é bem assim.
O "se" do homem, entretanto é indesejável, e muitas vezes de inspiração demoníaca, satânica. E "se" Deus não quizer...e "se" Deus não ouvir... e "se" eu não merecer..e "se" Ele tiver outras demandas e interesses...e "se" o seu caso, a sua necessidade, não for importante para Ele... tantos "ses" que Deus não quer que tenhamos e que nem cultivemos em nossos corações.
Dessa forma o "SE" de Deus é desejado, ansiado por nós os que cremos nEle. A minha situação é essa, exatamente sem saída ou sem nenhum bons prognósticos. Humanamente não há saída, por mais que eu e outras pessoas comigo se debrucem legítimamente em achar uma solução plausível e lógica. Todos o prognósticos legítimamente levantados não são bons, indicam que a coisa terminará irreversívelmente mal. Eu esperarei e crerei no "SE" de Deus. Pelo "SE" do meu Deus esperarei sempre, sem reservas, sem a menor possibilidade de que Ele me abandone, que não contemple a minha necessidade graciosamente. Ele mesmo espere que que aja assim. É um pedido e uma exortação dEle a minha pessoa.
O SENHOR {é} a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.
Uma {coisa} pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.
Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.
Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos {que estão} ao redor de mim; pelo que oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.
Ouve, SENHOR, a minha voz {quando} clamo; tem também piedade de mim e responde-me.
Quando {tu disseste:} Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.
Não escondas de mim a tua face e não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda; não me deixes, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam espiando.
Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
{Pereceria sem dúvida,} se não cresse que veria os bens do SENHOR na terra dos viventes.
Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
Contra tudo e contra qualquer pensamento em contrário, eu confessarei que confiarei no SE do Senhor.
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?