Espero que o meu irmão na fé não fique chateado comigo por estar abordando exatamente os pontos abordados por ele em seu blog. Mas ele deve sentir-se honrado pois me incentivou a debruçar-me sobre o assunto, o que espero sinceramente que esteja acontecendo com os seus demais leitores. é claro que estou dizendo isso, pois ele sabe que toco nesse assunto, pois já falamos sobre ele exatamente entre nos dois.
Posto isso, reitero que a idéia original encontrada na Bíblia, pode ocorrer em nós contemporâneamente com um pobreza e uma distância das idéias apresentadas originalmente nas Escrituras. A palavra em hebraico é âwâ que siginifica :
SINALIZAR
MARCAR
DESCREVER COM UMA MARCA
Isso é visto em Números 34:10
Como termos derivados temos:
( ôt ) que também significa:
SINAL
MARCA
INDÍCIO
INSÍGNIA
ESTANDARTE
MILAGRE
SINAL
MIRACULOSO
PROVA
ADVERTÊNCIA
Em grego é palavra sêmeion. que também significa " estandarte" ou "insígnia" ( números 2:2 ) e o "sinal " do arco-íris dado a Noé em Gênesis 9:12,13 e 17.
Tal termo ocorre pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis 1:14, onde se refere aos luminares que servem como "sinais" para distinção e reconhecimento das estações. em Jeremias 10:2 a palavra tem sentido semelhante. Em Gênesis 4:15, o Senhor pôs um sinal em Cain, não se sabendo qual exatamente foi esse sinal.
Igualmente a circuncisão é um sinal conforme Êxodo 31:13 e 17, em Ezequiel o sábado agora deve ser um sinal ( Ezequiel 20:12 ).
Há oitenta ocorrências de ôt ( sinal ) como referência a "sinais miraculosos". Todas as pragas enviadas sobre os egípcios são chamadas de sinais igualmente com a palavra môpêt ( maravilhosa, maravilhoso ). Êxodo7:3; Deuternômio 4:34; 6:22;7:19;26:8; Neemias 9:10; Isaías 20:3 e 7:11 e 14 . sinal da sombra sobre os degraus do palácio para o rei Ezequias que estava enfermo ( 2 Reis 20:9; Isaías 38:7 e o fogo da oferta a Gideão em Juizes 6:17.
Em Números 17:10 a palavra ôt significa "indício" e as pedras do Jordão em em Josué 4:6; as lâminas para cobertura do altar em Números 16:38 ( 17:3) e a coluna de testemunho no Egito em Isaías 19:19 e 20.
Um profeta verdadeiro ou falso poderia também sinais conforme Deuteronômio 13:1 e seguintes; a punição encontrada em Jeremias 44:29.
Já que as escrituras em todo oVelho ou AntigoTestamento nos revelam e nos dão o real sentido bíblico de sinal e portanto de milagres como intervenção divinas e demonstração de Sua realidade, entendemos a razão pela qual o senhor Jesus Deus conosco operou sinais e fez milagres ( mesmo significado de sinais ) e por quais motivos podendo fazê-los em obediência a Sua ordenança teria, por acaso, fins diferentes ou modernamente "teologicamente politicamente corretos".
Milagres são sinais ( sinal = milagre ) para servir de indício, prova, indicação, marca, etc e como estandarte erguido bem ao alto visto por muitos, como testemunho e antecedendo a fé. Muitos criam em Jesus após os sinais realizados por Ele e aí sim: O ouviam e por Ele eram ensinados, perdoados e salvos.
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?