SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 18 de setembro de 2010

BISPO EDIR MACEDO UM GÊNIO OU UM BUFÃO

Um irmão referiu-se a mim, particularmente ao meu blog ( esse) como um espaço onde trato de vários assuntos cristãos.De fato não me concentro em um tipo de assunto apenas, vendo-os ou abordando-os de um único modo. Como resultado fico localizado fora da esfera do comum, e para alguns, posso estar flertando em boa medida com algum tipo de erro. Esclareço, entretanto que o faço com cuidado e temor, não das pessoas e do que elas possam pensar em sua maioria, mas temor de Deus, pois não compreendo nem de longe os Seus caminhos, embora com boa dose de esforço, baseado na revelação maravilhosa em que consiste a Sua Divina Palavra, a Bíblia, que par contragosto de muitos, é sim a genuína e única Palavra de Deus, sem substitua ou concorrente que lhe oponha ou equipare ou ainda pretenda substituí-la.

O título da postagem, a chamada, ou cabeça no jargão jornalístico, chama a atenção para a pessoa do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, que querendo ou não, gostando ou não, movimenta a cultura religiosa, tirando-a de um marasmo, convidando oponentes a se manifestarem, grageando não poucos inimigos distantes e declarados, admiradores, amigos, críticos sinceros, críticos interesseiros, provocando não poucos estudos acadêmicos sérios, levantando uma legião de imitadores e aperfeiçoadores de sua estratégia  suigêneris. Até o grande elefante branco da Igreja Católica Romana se mexeu ,e tira  hoje importantes lições para novas estratégias para manter o seu rebanho, influência e doutrina.

Estranhamente não é para deffendê-lo e nem tão pouco o seu projeto inusitado de construir um novo e mega templo, cuja aparência será uma cópia aproximada do original templo de Salomão, destruído duas vezes na história do povo israelita, e cuja localização está hoje preenchida materialmente pela belíssima mesquita islâmica de Omar com sua cúpula folheada  a ouro ( mesmo! ).

Críticos contundentes as práticas da IURD, na maiora crentes evangélicos, com boa dose de razão e perplexidade, esquecem que o mundo acadêmico de a muito urde um aperseguição pseudocientífica com a finalidade última, de a médio, ou quiça, logo prazo, descredenciar as Escrituras e a Bíblia Sagrada.  E olhe que elessã pacientes. A coisa funciona assim: se descredencia-se centificamentre grandes personagens da tradiçção judaíca e a sua Escritura, o golpe será por conseguinte igualmente mortal na base para a fé evangélica, seja de qual igreja for, reformada, renovada, pentecostal ou neopentecostal., ou o tamanho e influência que tiver.

Alguém pode muito apropriadamete asseverar que o que o mundo pensa não importa, a minha fé não será abalada pela opinião do mundo acadêmico e científico. Sim, a resposta é que a sua fé pessoal não, mas os dirigentes incrédulos ou que partilharem publica ou secretamente dessa falta de fé e termor as Escrituras, estarão abertos a leis contra Deus, fomentação e criação das mesmas, que em última análise influenciarão a sua vida, considerada segura espiritualmente, longe desses grandes conflitos.

A idéia de que o homem é bom e que a sociedade o corrompe, hoje aceita como ponto de partida para educação, criminalização, etc, nega originalmente a idéia de pecado e toda  e qualquer implicação  da mesma, conforme declarada e sugerida na Bíblia, produzindo um grande desastre na educação, inclusive e na terapia psicológica quando alguns comportamentos não podem ser tratados sob o viés Escriturístico ou quiçá religioso cristão.


Na Revista Superinteressante, que de interesante só tem o fato de vez ou outra desencadear ataques diretos a toda credecial que autorize a fé do indivíduo, nas Escrituras, atacando o criacionismo, a história  bíblica, as personagens bílbicas, a fatos bíblicos, a  morte e ressureição do próprio Senhor Jesus Cristo, entre outras coisas. Que sem o menor cuidado de ser, nesse caso politicamente correta, imparcial e investigativa na boa acepção da palavra, trouxe em um de seus números:

SAUL, DAVI E SALOMÃO

A matéria não nega a existência de Davi e Salomão, mas ofusca a realidade bíblica em relação ao que realmente foram esses dois grandes reis – “Há pouca dúvida de que Davi e Salomão existiram... Na verdade, Davi não teria sido o grande líder que a Bíblia afirma... Davi e Salomão teriam sido apenas líderes tribais de Judá...” (página 46).


Davi e Salomão foram e são os pilares históricos da Nação Israelita. A existência desses dois Reis se confunde com a própria existência da nação Judaica. Tirar Davi e Salomão da história apenas por que há poucas fontes seculares, é um “crime historiográfico” sem precedência, pois se acompanharmos essa linha de raciocínio, o que será do resto da nossa história? Homero, Heródoto, Sócrates, Heráclito, Pitágoras... Se o documento mais notório da história da humanidade – a Bíblia, não servir para termos noção historiográfica de homens como Davi e Salomão, o que pensarmos dos outros documentos históricos bem menos fiéis do que a Bíblia que preenchem as lacunas históricas? Esse radicalismo “científico/histórico” pode nos precipitar em uma grande crise de identidade histórica!




EVIDÊNCIAS DO REINADO DE SAUL E O GOVERNO SALOMONICO


A Revista diz o seguinte: Sobre Saul: “Não há registros históricos ou arqueológicos da existência de Saul...” (Página 46). Sobre o período Salomonico: “Na verdade, o grande momento da história hebraica teria acontecido não no período salomonico, mas cerca de um século mais tarde...” (Página 46).

Ambas as questões são resolvidas de maneira objetiva pelo Dr. Josh Mcdowell. Sobre Saul, é comentada a escavação do seu palácio. Quanto a Salomão não ter sido o grande Rei que foi, os registros da invasão do Rei Sisaque, após a morte do monarca hebreu mostra a falácia dos argumentos de que ele não teria sido um poderoso imperador. Muitíssimos outros exemplos poderiam ser oferecidos sobre como as evidências arqueológicas têm projetado luz sobre os detalhes da narrativa bíblica. O despretensioso castelo de Gibeá, a residência do rei Saul, têm sido reencontrada... Os documentos assírios, em escrita cuneiforme, mencionam nove dos trinta e seis monarcas hebreus que reinaram durante o período do império assírio, oferecendo-nos muita informação valiosa sobre a história do reinado dividido de Israel e Judá. O Egito tem produzido uma bem acolhida cópia de evidências históricas, sob a forma tanto de documentos como de outro material. Há registros a respeito da invasão de Judá e de Israel pelo exército do rei Sisaque, após a morte de Salomão, registrada em dois livros do Antigo Testamento. Um vasto arquivo até hoje existente, que consiste em vintenas de documentos escritos em papiros, pelos judeus do período pós-exílio, tem esclarecido muitos pontos obscuros acerca daquele interessante período histórico sobre o qual colhemos alguns vislumbres nos livros de Esdras e de Neemias. A pá e a picareta dos arqueólogos têm produzido, em favor dos estudiosos da Bíblia, uma grande abundância de material auxiliar que capacita-nos a compreender e defender, muito melhor do que antes, as narrativas históricas das escrituras.

Teria o Pentateuco Sido Escrito e Manipulado no Século VII a.C. e Não Escrito no Século XV a. C. ?


A Revista Super Interessante, em uma argumentação falaciosa, argumenta que o Pentateuco teria sido manipulado no século VII a.C. e não elaborado por Moisés no século XV a. C. – “...A libertação dos hebreus, escravizados por um faraó Egípcio, foi incluída no Torá provavelmente no século VII a. C...” (Página 43).

“Grabriel Barkay descobriu em 1979, numa tumba do vale de Hinom, em Jerusalém, pequenos rolos de prata contendo um texto do Pentateuco – a benção de Arão (Nm. 6:24-26), datado de antes do exílio de Judá. O achado criou um problema para os eruditos que defendiam a autoria do Pentateuco como sendo de sacerdotes de época posterior ao exílio. Como resultado, suas teorias deverão ser abandonadas” (Price, R., Pedras que Clamam, Editora CPAD, 2001, São Paulo, Página 36).

Ainda nos informa o Historiador Jaguaribe: “O mais antigo documento escrito da Tohah, o chamado Documento J, data do décimo século a. C. A Torah, ou Pentateuco, contém cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio ...” (Jaguaribe, H., Um Estudo Crítico da História, Vol. 1, Editora Paz e Terra, 2001, São Paulo, Página 217).

Se há documentos com datas anteriores ao século VII a. C., a pergunta é óbvia, como então os sacerdotes judaicos teriam manipulado algo que já existia?

É importante também relevarmos nesse caso o respeito que os sacerdotes e escribas tinham pela Torá e sua mensagem, desrespeitar a ordenanças de Deus seria trazer sobre si maldição de morte, veja:

“Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá” (Dt. 18:20).

Será que os zelosos sacerdotes e escribas, conhecendo a maldição aos que inventassem palavras que Deus não havia dito, teriam ainda assim coragem de acrescer algo ao Torá de Deus? Presumir dessa maneira é, sem dúvida, desconhecer a exegese dos tempos bíblicos e desprezar a dedicação de um povo que preserva sua religião e fé até hoje!

Sinceramente, segundo pesquisas, concluímos que é totalmente descabida a idéia do Pentateuco ter sido elaborado ou acrescido na data proposta pela Revista Super Interessante.  
( Fonte: Ministério CACP/ A Bíblia tinha Razão )

Bem espero que você esteja companhando o meu raciocínio.  A luta em  defesa das Escrituras tem muitos episódios estranhos aparentemente. A Primeira Igreja Batista foi inaugurada na cidade de Salvador, na Bahia, com apoio de maçons e foi dada a pose a seu primeiro pastor em uma loja maçônica. O poder nas mãos e fortemente influenciado pelo catolicismo, jamais faria isso, Deus usou circustâncias aparentemte estranhas para promovê-lo.

Daqui a quatro anos ao custo de um e meio estádio construido as presas para a Copa do Mundo, que será como já foi palco de arruaça, o terreno onde será construído com nosso dinheiro ou parte dele, os Estádio do "Curintias",  estará pronta a réplica aproximada do Templo de Salomão, que pelo menos será uma obra arquitetônica admirável. Afinal crentes também reconhecem a beleza do Cristo Redentor, da Catedral de Brasília, como obras arquitetônicas singulares e fruto do talento e genialidade humanas, emprestadas à religião cristã  ou parte de sua manifestação visível. 


Lideranças judáicas já sinalizaram que irão visitar esse novo templo e reviver a experiência dos israelitas do passado. De certa forma judeus de todo mundo farão um tour ao Brasil, ao menos por curiosidade, e ao invés de templos dedicados a versões inexistentes e fantasiosas de Maria, teremos visivelmente uma construção monumental que fará justiça ao filho do personagem bíblico do qual descende o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Davi. Mais do que as falsas versões de Marias, de "santos" e padroeiros, o lugar de reunião será conhecido como o Templo de Salomão e sua história  recontada inúmeras vezes e a verdade do relato bíblico apoteóticamente reafirmada e bem no alto, o nome e a declaração daquele que era e é  a razão de toda a adoração: "Jesus Cristo é o Senhor".

Notem que não se trata de uma defesa à construção do referido templo, mas uma avaliação do resultados práticos de sua construção. O bispo Edir Macedo revelou em uma de suas entrevistas que o seu alvo é alcançar o mundo muçulmano. A aproximação com o povo judeu já em parte uma realidade, enquanto o catolicismo não oficialmente, sempre relacionou todos os israelitas ao martírio de Cristo, promovendo perseguições e morte de judeus em todo o Ocidente. No caso dos judeus, o primeiro passo foi a concretização da miniatura de Jerusalém, uma maquete grandiosa em exposição permanente na catedral da IURD no Rio de Janeiro. 


Não julgo, apenas observo como o personagem cósmico criado pelo desenhista Stan Lee, o Observador. Quem finalmente julgará a obra de alguém, como  ouro ou palha, será um dia o próprio Senhor Jesus. Quanto a nós façamos, cada um o melhor que pudermos, por amor ao Senhor. Enfim o nosso dilema são as possibilidades realmente imensas, do que poderemos, como bons mordomos, realizarmos nessa vida. Muitos são tão temerosos que não fazem nada, outros criativos em excesso e extrapolam os objetivos a serem alcançados. É sempre um desafio e sempre haverá consequências, quais serão, as vezes é uma temeridade.



Por Helvécio S. Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos