COME TO ME

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMO DEUS VÊ



Um dia desses, modo de dizer, na verdade era noite, e eu caminhava pela avenida Amazonas, próximo ao Mercado Central e vi três homens com jalecos verdes doando café com leite quente e lanche a um morador de rua. Várias pessoas ligadas a instituições religiosas particularmente fazem isso e é sem dúvida louvável. Espíritas Kadercistas, Católicos Romanos, Igreja Universal, e tantas outras igrejas e movimentos religiosos diferentes. Eu apóio e louvo o trabalho de todas, e de qualquer um, que se disponha a fazer tal atendimento humanitário.

Cito esse acontecimento, porque no momento fiz questão de parar ( eram quase 11 horas da noite ) e por ainda breve momento meditar sobre o que via. A conclusão pessoal foi imediata: sabemos o que é certo, o que é louvável. E mais, sentimos uma resposta quando fazemos o que é certo. Tempos atrás Marcelo Iuka o vocalista do Rapa foi assaltado uma segunda vez, tentara arrancar-lhe do carrão adaptado para  roubá-lo e como não o conseguira deixaram o músico caído preso ao cinto de segurança em uma posição perigosa e fugiram. Um dos jovens meliantes resmungou algo como "vou me ferrar mas..." e o pôs sentado novamente e então fugiu. Um dos bandidos voltou e fez o que era certo em meio algo tão inominável.

Na obra da igreja é a mesma coisa. Serei absolutamente direto: apóio as igrejas neopentecostais como Universal  do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Mundial do Poder de Deus, Renascer em Cristo, Deus é Amor e todas as igrejas evangélicas tradicionais, reformadas, renovadas, etc. Explico, não é pelo fato de não conhecer as minúcias e diferenças de doutrinas, ensinamentos e práticas e achar, essas diferenças de pouca monta. Não é por não ter uma posição definida em relação a muitas coisas. Também não é isso. Me esforço para ver as coisas como Deus as vê. Deus na Sua perfeita justiça e Amor ( o amor é paciente) sabe o que está sendo realizado e é o que é permanente e o que é eterno. Sabe igualmente dos não poucos erros que todos nós comentemos diariamente, em todas essas igrejas citadas como exemplo, e as que não foram citadas.

É muito cômodo em um período histórico e país em que nós pessoalmente, individualmente não  corremos o risco de vida ( ou de morte ) por termos  a nossa fé, e consequentemente termos a liberdade de vislumbrarmos uma igreja, que como denominação, ou instituição seja perfeita aos olhos humanos, seja na doutrina ou na prática litúrgica. Reclamamos das gravadoras, dos cantores, das letras das canções, da dança, dos congressos, dos acampamentos, dos festivais de música, das associações profissionais evangélicas, das editoras, das livrarias, do comércio, do dinheiro, do shofar, das pregações, dos programas de televisão , dos sites, dos blogs, por que estamos desocupados e podemos nos dar a esse luxo pseudo-espiritual. Aliás objeto de reclamação e de crítica não faltam e todas as críticas são aparentemente legítimas quando não o são de fato inegáveis.

Li hoje, perdido na biblioteca de minha escola ( escola em que sou professor ) uma das edições da revista Seleções Reader's Digest, de Outubro de 2003 (!!!). A reportagem em questão entre anedotas traduzidas em outro trecho da revista, relatos de cirurgias médicas e outras curiosidades, foi exatamente a intitulada: Richard Cole ajuda jovens brutalizados pela guerra a reaver a esperança, por John Dyson. Para quem não sabe a revista Seleções não é uma revista religiosa e nem cristã, mas secular embora seja de excelente conteúdo. A reportagem é encontrada nas páginas 82 a 87. Em uma oportunidade mais a frente a reproduzirei pois vale a pena o testemunho do pastor Richard Cole em Serra Leoa na África. Mais informações em www.selecoes.com.br.



O relato é maravilhoso, como todo relato de irmãos cuja fé é manifestada em circunstâncias tão surreais, cujos elementos poderiam ser legitimamente questionados à luz do nosso conforto material e mental, e da nossa quase  inutilidade como cristãos, sem desafios, e muitas vezes procurando chifres na cabeças de cavalos.

É fácil dizer a um calvinista que não se concorda com ele e vice-versa. Um reformado dizer o que pensa de neopentecostal e vice-versa. É absolutamente fácil e não há como não ter queixas e erros a apontarmos uns nos outros. Aliás quando o fazemos maldosamente, o fazemos melhor que o próprio Satanás faria a nós, individualmente. No fundo estamos dizendo uns aos outros: você é uma farsa! Pare imediatamente de fazer o que está fazendo e como está fazendo! Você não é de Deus como eu sou! Você não faz as coisas direito, como deveriam ser feitas!

Não digo que as coisas não se  pareçam estranhas as vezes, não nego isso. Entretanto Deus vê todas as coisas, não cansamos de repetir isso uns para os outros todos os dias e negamos a sua realidade. Deus é soberano. Também o repetimos a exaustão e negamos a concretude dessa realidade. O que dizemos no fundo é : Deus é incompetente, como pode deixar uma coisa dessas ganhar espaço e crescer no mundo em Seu nome? Deus não os corrige, será que não vê essas coisas todas que dizem e fazem? Claro que sim... e vê as coisas  ( muitas ) que eu você não fazemos e que deveríamos  fazer.

Eu não sou pastor, mas se o fosse e estivesse por essa única conta e ocupação, não poderia fazer menos que o máximo a ser feito, e não estar a frente de uma igreja pífia, com projetos pífios, e sem enxotar o mundo e as forças sobrenaturais da maldade. Mas a nossa igreja é pobre, e nossos membros são pobres, e não temos recursos. Se alguém lhe desse milhões para construir um novo templo, ter mais espaços  para novas pessoas, e ter uma visibilidade maior, isso mudaria  a sua fé do dia para a noite? Novas e grandes coisas passariam a acontecer em seu ministério? Se for assim você é pior do que aqueles que tenta combater, pois eles com erros passíveis de serem apontados, oraram, pregaram a tempo e fora de tempo e nunca se deram, pelo menos no princípio ( seres humanos mudam com o tempo, vide o exemplo do sábio Salomão ), ao descanso, ao lazer, e a férias.

Sabemos o que é certo. Todo ser humano sabe. Temos dúvidas sobre o que é aparentemente errado, as vezes pensamos que não é, e assim prosseguimos claudicando entre dois pensamentos. Todo crente sabe que a Palavra de Deus transforma vidas, destinos, povos inteiros e nações. Como não orar para que doentes sejam curados? Perturbados espiritualmente sejam libertos e restaurados? Falidos encontrem o caminho da prosperidade? Ignorantes a sabedoria? Perdidos, sem razão e objetivo válido paras a vida encontre a Deus?

Eu testemunho, que no conjunto, na grande movimentação social, a igreja do Senhor de diferentes maneiras e estratégias, está alcançando pessoas e fazendo em muitas e muitas delas, de modo que não podemos ver a verdadeira extensão, uma obra que só nos céus, a vitória do amor de Deus está sendo festejada. Pode parecer estranho, a aparência da igreja no geral não me agrada. Tanto numa ponta, nas chamadas tradicionais e seus ministros, nem na outra, no extremo neopentecostal. Mas é a minha visão humana, cultural, presa a minha época.


Mas pela fé eu confio que a verdadeira obra de Deus está sendo feita, que as portas do inferno não prevalecem sobre ela, e que cada um com sua visão limitada e todas as demais limitações, se ama verdadeiramente ao Senhor está fazendo o  que pode, a custa de incompreensões e julgamentos por parte de nós mesmos, uns contra os outros. Pessoas estão sendo salvas todos os dias, libertas de tantas coisas. Pessoas que passam a amar ao Senhor e que irão aprender com muito custo a andar nos seus caminhos e a agradá-Lo.


Não vemos e não alcançamos toda a extensão do que está acontecendo.Só vemos problemas mas será que somos mais competentes que o Senhor de todas as coisas? É óbvio que não. Lembremos que a visão dos fariseus era a visão religiosa ideal e legítima, até mesmo segundo a Bíblia e não "viram", não puderam reconhecer o que Deus estava fazendo diante deles.  O Senhor Jesus lhes disse diretamente: "Hipócritas,sabei reconhecer nos céus os sinais de chuva e não podeis ver o que Deus está fazendo nesses dias?" ( parafraseado ).  O Senhor  é soberano e absoluto e está realizando o ue lhe aprás, mesmo que ao nossos olhos não pareça, pois não inteiramente o idelaizado por nossa visão religiosa, ainda que legítimamente não católica romana. Não caiamos no mesmo erro.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos