Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 12 de setembro de 2010

O QUE O HOMEM PODE?



Eu e alguns irmãos, temos pequenas diferenças de opinião sobre algumas pequenas coisas, dentro de nossa fé. São pequenas, por que são nossas, determinadas pela nossa ótica e capacidade de alcance. Tem sido parte do nosso exercício de reflexão sobre o que cremos frente ao que vemos e as mudanças a nossa volta, particularmente no que se refere a igreja protestante, evangélica, não católica-apostólica-romana.

Lá também há mudanças e forças diferentes influenciam a sua comunidade pelo mundo. Mas é do nosso arraial e das coisas que afetam o nosso brio, o nosso ardor, que costumamos falar em nossos blogs, em escrever em nossos comentários as vezes diários a distância, uma possibilidade moderna e atual. Naturalmente ficamos os pés em alguma observação, ou numa posição mais claramente defendida, mas os fatos e as grandes questões estão lá, independentes da opinião de uns ou de outros.

Nós concordamos que Deus é Absoluto e Soberano. Nenhum de nós arranha essa declaração. Nenhum de nós dirá: "Deus não sabia...", "Deus falhou..." Deus nada podia fazer..." "Foi sem a permissão de Deus..."  " Deus enfim com alguma limitação. Para nós Ele pode tudo, sabe de tudo e não pode ser aproximado, muito menos igualado. Porém Deus, pelo menos agora, não é único e solitário, há uma criação de pé e plenamente funcional, pelo menos no universo em que conhecemos. Somos informados pela Sua Palavra, que há de a muito outros seres além de nós. Aliás crentes não procuram Ets, não votam  nas câmaras municipais a favor de liberação de verbas para a construção de campos de aterrizagem para Ets, como em mais de uma cidades brasileiras ( faz me lembrar a necessidade de políticos cristãos e crentes na Bíblia Sagrada nesse país - um partido teocrata cristão não votaria e nem defenderia uma parvoíce dessas ). Cristãos sabem que existem Querubins, Serafins, Arcanjos e anjos, para que mais extraterrestres que seres celestiais?

Pois bem sobre Deus não temos dúvidas, a dúvida reside em como essas criaturas tem e exercem seus poderes e a Bíblia fala muito sobre isso. Fala muito mas não como propósito de descambar um culto a anjos como a Nova Era promove e ainda bem caiu em relativo desuso. Deus tem todo o poder, os Querubins e Serafins tem enorme poder e também Arcanjos e anjos. E o homem tem algum poder? 

Em duas ocasiões no Antigo Testamento ou Antiga Aliança ( gosto mais do segundo termo, mas ambos os usos são claramente compreensíveis  ) o homem representa algum "perigo". O uso da palavra perigo não sugere nem de longe e não tem essa intenção de dizer que o homem poderia ou pode frustrar os planos de Deus, o que ficará mais claro ao final dessas reflexões, nessa postagem.

A primeira, segundo declaração do próprio Senhor, após a expulsão do primeiro casal, Adão e Eva do Jardim do Éden, quando o Senhor coloca anjos,e não eram anjos normais, querubins e um objeto semelhante a uma espada flamejante impedindo a entrada do Éden e o texto reza exatamente o seguinte:

" E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." Gênesis 3:24

Uma das postagens bastante acessadas em meu blog é exatamente a que faz a pergunta: " Gênesis interpretação literal ou não?" É plenamente possível ao cristianismo subserviente à modernidade e a um pressuposto conhecimento cientifista revelador da verdade negar esse versículo integralmente.  O texto diz claramente: o homem poderia em algum tempo, anos, décadas, séculos, invadir o jardim do Éden e comer do fruto da Árvore da Vida e viver indefinidamente, para sempre. Em rebeldia franca contra Deus faria o que? Bem pior do que faz atualmente  em um período de "multiplicação da iniquidade".

Outra ocasião, anda no Gênesis, é em Babel. a região onde há os mais antigos edifícios do mundo com até seis andares fica no sudeste da Ásia, um lugar onde ainda hoje se fala o Aramaico, mais ou menos de onde Abrão ( Abraão ) foi chamado por Deus. Babel para muitos estudiosos reflete a rebeldia do homem contra os plano original de Deus que era de espalhar-se  pela terra e povoá-la. Segundo arquitetos renomados, as cidades constituem  a origem  dos centros de poder e portanto do governo centralizado. É a gênesis da autogerência humana, autogerência franca contra Deus. Um dos filhos de cão, Cuxe teve um filho Ninrode que "começou a ser poderoso na terra", "E  o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Cainé, na terra de Sinar"  Gênesis 10:10. em um vale da terra de Sinar ( Gênesis 11:2 )

A idéia era construir uma torre em  que, segundo pesquisadores " fossem escritos nela os céus " e não necessariamente que chegassem até os céus e a partir desse centro de poder "não fossem espalhados pela terra." ( Gênesis 11:4)

"Então desceu o Senhor para ver  a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;" ( Gênesis 11:5)

"E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora,não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer."  (Gênesis 11:6)

"Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entendam a língua do outro" ( Gênesis 11:7)

Não houve nada mais drástico para o atraso do desenvolvimento  humano que a a diferença exagerada no número de línguas faladas pela humanidade. Quase não se fala nisso pois a ciência, na sua maior parte, negadora  do que as escrituras registram como acontecimentos históricos, prefere espalhar aos quatro ventos  que todos descendemos de macacos espalhados pelo mundo e que cada pré-humano, ou grupo de , criou a sua própria língua do nada. Linguistas sérios entretanto estabelecem ligações reais entre grupos e famílias de línguas, indicando uma mesma origem, legitimada por palavras iguais em povos geograficamente e separados e insuperadamente distantes.

Porém nesses dois "perigos", já explicado o seu sentido usado nessa reflexão, Deus, o Senhor não ficou impassível e nem foi pego de surpresa, e nem se mostrou de modo algum fraco.

"Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade." (Gênesis 11:8 )

Vimos que o homem como ser social e inteligente pode,em tese fazer relativo estrago. Mas afinal o que a Bíblia diz tacitamente sobre o poder do homem?  O homem  pode alguma coisa ou não? Pode resistir e confrontar a Deus? Suas ações diminuem a soberania de Deus ou ao contrário, a tornam mais patente?

Talvez, ou melhor, certamente, não dará para avançar tanto no tema, e explorá-lo mais convenientemente, mas é o começo para que as coisas sejam colocadas bíblicamente nos seus devidos lugares.

Três livros no antigo Testamento falam muito do homem: Salmos, Provérbios e Jó ( não nessa ordem ) tratam do homem, a relação desse homem com Deus e de Deus como o homem  pintando diante de nós um quadro fiel e materializando um cenário completo diante de nossos olhos. 

Deixe-me dizer, o que me levou a considerar esse tema e a meditar novamente nesses textos. O irmão Jorge Fernandes Isah, tem um segundo blog intitulado "Guerra pela Verdade" onde publica postagens que ele julga pertinentes e uma delas, tenho de relê-la, tratava exatamente da soberania de Deus e considerava muito apropriadamente que nós como crentes e cristãos nos apropriamos de terminologias e as passamos a usar, mesmo sendo legítimas sem considerarmos a sua extensão e implicabilidade. Excelente texto,depois colocarei o título da postagem e o nome do seu autor, mas nada impede que você vá lá e ache o texto entre tantos outros excelentes. Deus pode tudo, mas que tudo é esse? E o homem, com o seu pecado que dano pode realmente causar, ao ponto de ter que ser mandado para o inferno por toda  uma eternidade? É ele, nós, realmente uma praga capaz de contaminar e produzir dano em qualquer cantinho da criação de Deus ou não?
Somos os únicos que emporcalham a terra, nem os dinossauros com seu alto poder  de defecação fizeram tanto.  

Bem em Salmos encontramos:

Como ser social, como humanidade, como nação:
1) O  homem pode escarnecer ( zombar ) Salmo 1:1
2) O homem pode se amotinar ( rebelar ) e imaginar coisas vãs ( Salmo 2:1)
3) Multiplicar-se como adversários ( salmo 3:1 )  referindo-se ao Messias
4) Converter a glória de Deus em infâmia e amar a vaidade e buscar a mentira ( Salmo 4:1)
5) Renuncia ao Senhor (Salmo 10:3)
6) Blasfema (Salmo 10:13 )
7) Nega a existência de Deus ( Salmo 14:1)
8) Despreza a sabedoria e a instrução ( Provérbios 1:7b)
9) É perverso, maquina o mal e semeia contendas ( Provérbios 6:14 )

O que ele,o homem é de fato?

1) É mortal ( Salmo 8:4)
2) É pouco menor do que os anjos ( Salmo 8:5 )
3) Tem domínio sobre as obras das mãos de Deus ( tuas mãos ) ( Salmo 8:6)
4) Tudo puseste debaixo de seus pés ( do homem ) ( Salmo 8:6 ler 8:7 e 8:8 )
5) É sem conhecimento ( Jó 38:1 e 2 )
6) Não tem  ( toda ) a inteligência, que se compare a de Deus ( Jó 38:4)
7) Seu conhecimento é limitado e não há como ser diferente (Jó 38:33)
8) Não é sábio ( Jó 40: 2)
9) Não é igual a Deus ( Jó 40:9)
10) Não pode julgar a Deus ( Jó 40:8)
11) Não pode salvar-se a si mesmo ( Jó 40:14 )
12 Não possui nada de si mesmo  ( Jó 41:11)

Obviamente nem uma parte considerável dos textos relacionados ao tema foram relacionados mas um deve ter o referido  destaque, nas palavras do Senhor Jesus:

"E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado ( cerca de 33cm ) à sua estatura?" 
( Lucas 12:25 )   


Concluindo: 

A Bíblia nunca declarou que o homem fosse um ser passivo e inativo. Ao contrário, instigado, incitado inicialmente por Satanás, fez inicialmente, repito, um grande estrago a si mesmo, mas a toda a terra e se chegasse a algum planeta levaria o estrago feito aqui para lá. Aliás um elemento pouco percebido pelos que assistem filmes de ficção científica e viagens planetárias, é a insistente mensagem que os cineastas fazem questão de repetir e repetir, que a é a possibilidade do homem repetir em qualquer lugar as suas imperfeições e ambições e pecados pelo universo afora, algo factual, como na série "Guerra nas Estrelas" e outras. 


Omitir a realidade das terríveis possibilidades pecaminosas humanas não implica em deixar claro a maior ou menor  Soberania de Deus. Deus é soberano, plenamente soberano, absoluto e plenamente absoluto e não é uma relação de igualdade onde um dos lados é zero que faz com que o outro seja cem. Se uma simples lógica determinasse isso teríamos um enorme problema sobre a origem de Deus. Pela lógica humana como haver alguma coisa antes do nada ou  eterno não  ter início e nem causa exigisse a sua existência.

A Bíblia dá a nos, seres humanos, o retrato do que somos, do que poderíamos ter sido e o que seremos sendo resgatados, salvos e com a vida eterna finalmente. A perdição eterna e o inominável grau de infelicidade dos perdidos também é nos revelado, bem como a total responsabilidade da rejeição a tão grande salvação concreta na pessoa e no nome de Jesus Cristo somente. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos