COME TO ME

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PROFECIAS, O QUE SÃO, DO PONTO DE VISTA BÍBLICO, A VERDADEIRA VISÃO DAS MESMAS



Popularmente, qualquer pessoa identifica a profecia como uma revelação de acontecimentos futuros. Esses fatos que estão ainda por acontecer podem ser encarados como determinados previamente por Deus, no caso dos cristãos ou crentes, e pelodestino por adptos de outras religiões e filosofias, ou ainda pelo que é entenddido pelo censo comum. Dessa  forma, todos os acontecimentos estariam inevitadamente, já determinados e de tal forma que não se poderá de modo algum esperar que aconteçam de outro modo, são de fato, segundo essa forma de ver e entender, segundo essa cosmovisão inevitáveis.

É consenso da maioria das pessoas, crentes, cristãos ou não, que Deus é conhecedor de todas as coisas e portanto sabedor de todo o futuro, futuro que só existe para nós, não para Deus, naturalmente.

Há entre os cristãos, crentes evangélicos, duas visões diametralmente opostas. Para alguns o futuro está em aberto e para outros está inteiramente determinado. Os calvinistas, que podem ser presbiterianos, batistas, cristãos do Brasil, etc, crêem que toda a história humana, incluindo as histórias individuais, cada uma delas já está inteiramente definida e completamente determinada, nos mínimos detalhes, sejam as coisas boas, sejam as coisas ruins. Cada saída de casa, cada passo, cada escolha, já estão escritos e determinados antes da fundação do mundo. Curiosamente os não crentes, os não cristãos, todos os orientais ( budistas, etc ) compartilham exatamente essa mesma cosmovisão. Outros crêem, e nesses estão incluidos outros presbiterianos, batistas, etc, que o futuro está em parte aberto e em parte determinado e esse é o tema da reflexão desenvolvida a seguir com bases bíblicas.

Um único texto não pode ser tomado exclusivamente como base de nenhuma doutrina bíblica, a qual deve estar, de certo modo claramente demonstrada em outras passagens e portanto textos da mesma Bíblia. Não são poucas as profecias encontradas nas Escrituras. A profusão de profecias referem-se a humanidade em geral, a povos específicos, famílias e indivíduos. Há nas Escrituras os chamados livros proféticos, que têm esse nome, exatamente por ser essa a finalidade dos seus registros. O mais famoso livro profético da Bíblia é sem dúvida, o livro de Apocalípse, que em grego significa "Revelação", considerado de difícil compreensão e estudo, alvo das mais acirradas discussões e debates. 

Mas afinal, profecias, do ponto de vista estritamente Bíblico, segundo a tradição judaico-cristã, constituem-se  em  antecipação de um futuro determinado previamente, a visão do futuro concretizado como resultado de algum evento, ou apenas a execução de uma ordem dada também previamente?

De uma forma ou de outra, profecia é a historia escrita por antecipação e a profecia Bíblica é totalmente uma iniciativa divina, do próprio Deus, no que todos nós como crentes concordamos. Há nas Escrituras profecias dadas diretamente por Deus sem intervenção humana. Ele mesmo falou e declarou. Há profecias ditas pelo próprio Deus, pelo  Filho Jesus e pelo Espírito Santo. Outras são intermediadas por homens e mulheres, os profetas e profetizas. Vale percorrer a Bíblia em leitura e ler cada uma delas cuidadosa e respeitosamente. Dão nos lições e compreensões importantes, que não podem  e não devem ser desprezadas. Quanto as profecias intermediadas por homens ( profetas ) a própria Escritura nos dá critérios de como ter certeza que são da parte de Deus ou não.

A chamada Renovação Carismática evangélica a décadas crê que, a exemplo dos registro neotestamentários, crentes podem profetizar a igreja local, a pessoas, e testemunho e registros anônimos fazem parte da memória coletiva local, familiar e são contemplados pela chamada teologia evangélica popular, já que a teologia acadêmica e a teologia ministerial quando não descreve Biblicamente o fenômeno o rejeita peremptóriamente.

Uma característica da profecia Bíblica ( da contida nas Escrituras e não  fora dela  ) é que apresenta os fatos futuros  como se estivessem ocorrendo agora. Desse ponto de vista a profecia Bíblica não é só uma predição dos fatos  futuros, mas uma declaração desses mesmos fatos. Uma outra característica da profecia estritamente Bíblica. Há, claro, a profecia dada por um profeta no seio da congregação, em uma reunião de oração ou culto regular , essa não faz parte do registro da Bíblia, crença compartilhada e enfatizada por igrejas pentecostais e minimizadas ou compreendidas de outro modo por igrejas neopetecostais, condnsideradas como declarações em nome do Senhor feitas pelo crente com relação a aconecimentos futuros, nãocomo previsão mas como determinação dos mesmos.

É importante notar-se ou atentar-se para o fato de uma profecia Bíblica cumprir-se não em parte, ainda que seja noventa ou noventa e nove vírgula nove por cento. Se tal acontecesse não seria tal profecia verdadeira. Portanto o que a Bíblia  declara ou prediz, se cumprirá inevitavelmente em cem por cento, nada  menos que isso, embora o nosso entendimento aparente ou seja momentaneamente parcial.

Embora a profecia a que nos referimos seja cem por cento divina, nem toda profecia extra-bíblica ( a feita ou proferida por um irmão na fé, na congregação de crentes ) é de origem divina e aí, as mesmas Escrituras nos advertem e nos exortam a examiná-las. O fato delas simplesmente se cumprirem não provam a sua origem. A profecia Bíblica está incluída no grande plano de Deus, do início ao fim, sendo que nenhuma profecia tem sentido isoladamente das demais e do objetivo final, da história final do homem e da raça humana. Assim  como as Escrituras possuem uma unidade doutrinária as profecias contemporâneas dadas a alguém sobre alguém ou a igreja, seja sob a forma de visões, sonhos ou palavras, deem ser obrigatoriamente consonantes às Escrituras Sagradas, portanto à Bíblia Sagrada.

A profecia Bíbllica recorre frequentemente ao discurso pretérito, pois como fato já acontecido na perspectiva de Deus, são descritos como vistos do final para o seu início. Um exemplo claro disso é o texto de Isaias 53:5 e 6, escritos cerca de 700 anos antes do nascimento do Senhor Jesus. O texto reza: " Mas Ele ( Jesus Cristo ) foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos dá a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" e etc.

Em uma profecia Bíblica, no caso da itermediaçãode um profeta humano, ao contemplar toda a cena de forma completa como em um mural, a descrição dos mesmos podem não estar na ordem certa dos acontecimentos. Uma profecia pode, de fato tem, dois cumprimentos: um histórico ( geralmente o primeiro ) e um espiritual ( o segundo ). Isso é chamado de dupla referência, um dá suporte a nossa fé e indica o cumprimentodo segundo. O primeiro é um sinal, o segundo é a competude do propósito de Deus, já que o objetivo principal é sempre espiritual.

O cumprimento  geral de uma profecia é absoluta, mas há profecias condicionais. Dos 1695 "ses" encontrados na Bíblia ou nas Escrituras ( se- partícula condicional ) boa parte referentes a declarações proféticas divinas, boa parte é condicional. Calvinistas crêem legítimamente que, levadas as últimas consequências, se tropeço em uma pedra e machuco o dedo do pé esquerdo, isso já está determinado antes da fundação do mundo. Não há como determinar  se parte de  nossos atos pessoais são pre-determinados ou parte deles não.

Se acontecimentos e decisões mais importantes são predeterminadas e coisas de menor importância não o são, qual então a resposta legítima e correta? Essa, certamente submetida a prova da razão, não é a resposta mais adequada. Ou temos liberdade dentro de um contexto, limitada a uma condição, mas a temos, ou não temos nenhuma.

Deus é Senhor da história e tem um objetivo final com relação a humanidade e a manifestação de Sua justiça e glória, significando que  as ações finais se cumprirão inevitavelmente, entretanto parte das declarações divinas são condicionais. Vejamos o ministério de  Jonas em  seu livro do mesmo nome. Sua profecia aparece em Jonas  3:4 : " Começou Jonas a percorrer a cidade, caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida."

Embora não saibamos em detalhes qual a origem ou condição dessa mensagem e possível juízo por parte de Deus, o resultado e o que temos como registro final, é que os ninivitas do seu rei ao menor se arrependeram e a cidade foi poupada pelo Senhor.  Essa profecia era condicional e a sua condição de cumprimento conforme declarado era o arrependimento de toda a sua população. Há entretanto profecias que não são condicionais e assim registradas
nas mesmas Escrituras  ou Bíblia Sagrada.

Um conhecido versículo  usado como base para o predeterminismo junto com outros com a mesma expressão, é sem dúvida o encontrado em Salmos 110:4 que reza: " O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." Toda  vez que encontramos a expressão referindo-se ao Senhor Deus, de um não arrependimento, trata-se de uma profecia não condicional. Quando a expressão registrada é a que "Deus se arrependeu" trata-se, quando profecia de uma profecia condicional. A pergunta é: trata-se de uma arbitrariedade? sim, mas não uma arbitrariedade humana, trata-se da justiça perfeita de Deus e de como Ele, Deus, trata situações diferentes.

A traição de Judas e seu  cumprimento não foi condicional. Tal fato de estranhas e extremas repercussões  sobrenaturais não foi condicional, mas sem nenhuma outra posssibilidade de cumprimento. Como? Por que? não sabemos, ninguém sabe ao certo. Maria como mãe do Senhor, a cidade de seu nascimento, sua morte e ressureição não foram condicionais mas resultado de todos os acontecimentos antes deles, a queda  do homem, a expulsão do Édem, etc, etc.

 A segunda vinda  de Cristo é uma profecia condicional ( o dia, a data ) mas geral no que  respeita a Sua volta concreta e real. Esse assunto é palpitante e merece uma continuação se algum leitor ocasional se interessar e pedir ou um outro dia pois eu mesmo preciso  de mais tempo para ler as Escrituras e ter o prazer de ler cada uma das suas muitas profecias que condicionais ou gerais se cumprirão.

Por Helvécio s. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos