SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PORQUE DEUS NÃO PERMITIU A MORTE DE CAIM

A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela curiosidade humana. Deus não nos deve explicações a não ser que essas sejam necessárias segundo a Sua perfeita sabedoria. Há de si lembrar que os penamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos tanto quantos os céus são mais altos que a terra.

Essas mesmas Escrituras narram, para nosso conhecimento, os primeiros acontecimentos relacionados ao início da raça humana e aparentemente algumas coisas, certas informações parecem irrelevantes num primeiro momento, ou seja informações sem alguma significância, apenas decorativas e não o são. Há de se lembrar que hoje facilmente se escreve milhares de páginas sobre qualquer coisa, bastando que se imagine ou se queira. Nos tempos antigos, além das informações serem guardadas apartir da repetição e da transmissão oral, até que em certa época, foram compilados, reunidos, e escritos. Mas ainda aí com a natural economia de palavras em decorrência da mídia e do tempo demandado em registrar, guardar e preservar aquilo que fora escrito. 


Essas considerações parecem irrelevantes, nada importantes, mas o são quando pensamos nos textos antigos e particularmente bíblicos, relacionados aos antigos acontecimentos e relatos do livro de Gênesis entre outros. Desse modo as palavras eram, poderíamos mesmo dizer, pesadas antes de serem utilizadas e escritas com exatidão cirúrgicas, ainda mais sob a inspiração de Deus, responsável direto e interessado em passar aos homens, a nós todos, do passado e do tempo presente, a informação exatamente como a que se  objetivou realmente passar.

Desse modo também há uma regra básica em interpretação bíblica: "se Deus não desejou dizer o que disse, por que  o disse dessa maneira?" Quando alguém formula uma heresia e se mostra como alguém com nova revelação ou verdade, ataca os demais com  um argumento falacioso que é exatamente esse: " isso ou aquilo  não significa bem isso". Como não significa se está lá de modo tão transparente e claro, por que imaginar-se legitimamente que seja o exatamente o contrário?

Pois bem, no livro de Gênesis, a despeito de todo o relato relacionado a Caim e Abel, irmãos gêmeos, após todo o ciúme de Caim contra Abel, Deus fala a Caim, e esse temeroso revela o medo de ser assassinado por alguém que legitimamente vingaria a morte de Abel por suas mãos. Muitas considerações podem ser levantadas de tão breve texto que registra fatos talvez que seriam resultado de pelo menos algumas décadas, no mínimo duas ou três talvez, embora sobre isso não possa ser dito nada com exatidão suprema. Revisemos o texto em questão:

Gênesis 4: 1-24

1
E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem.
2
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
8
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
15
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
16
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
17
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
18
E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
19
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
20
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
21
E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
22
E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
23
E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
24
Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

Notemos que há duas personagens diametralmente opostas envolvidas nos acontecimentos ali registrados. Deus o Criador de todas as coisas e um simples homem, vil, em nada confiável, sem honra, herdeiro de uma tendência maldita, como resultado da queda de seus e de nossos pais, de Adão e Eva. O Deus sustentador de todas as coisas e inquestionávelmente soberano e um reles inseto, ainda mal comparadamente, mas uma criatura com vontade ainda que exercida desastradamente. 

Deus o inquiri, não para saber o que não soubesse, mas para levar esse homem, Caim, a reconhecer a extensão da desgraça feita por ele mesmo e dessa forma ouvir de Deus o julgamento e o castigo merecido e justo e ainda manifestar o seu temor de morrer da mesma morte original causada por ele, em traição a seu irmão gêmeo. Notemos que assim como Caim pôde matar Abel, algo terrível mas permitido por Deus, qualquer homem poderia igualmente matar a Caim, legitimamente e justamente.

Deus entretanto interfere e chama para Si únicamente, a exclusividade no julgamento de Caim. Essa foi a razão pela qual Deus pôs um sinal em Caim, para que não fosse morto por alguém em julgamento. 


Bem esse é um outro assunto, mas a maneira de Deus tratar as suas criaturas, o homem especificamente, em toda a Escritura, varia de fato para fato. Algumas vezes inequivocamente Deus executa o julgamento pessoalmente, outras através de pessoas incluídas aí tão pecadores quanto o que é julgado, em outras anjos, em outras a igreja ( crentes ) em outras o abandono a seus próprios pecados. Esse é um assunto fascinante para análise e reflexão em outra ocasião.

3 comentários:

  1. Interessante! Percebo que Deus deu uma nova chance para Caim deu uma família filhos mesmo com uma vida sacrificada teve um filho abençoado Enfoque. O amor de Deus e o seu perdão é inexplicável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Enoque não é o mesmo que foi tomado por Deus. O Que Deus tomou para si era filho de Jarede .

      Excluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos