Poster criado por artista americano, para incentivar a leitura e conhecimento das Escrituras, sobre o Livro de Juízes da Bíblia, com referência direta ao Juíz Sansão.
Por mais estranho que pareça, a cultura média do cristão evangélico tem uma visão pouco objetiva das coisas. Se se perguntar a um número relativo de crentes evangélicos, boa parte, repudia produções televisivas que retratem histórias bíblicas. Mesmo em se tratando da Rede Record, cuja proprietária é a Igreja Universal do Reino de Deus, polêmica em várias de suas ações, mas incontestávelmente a única com poder para impor uma cultura que não favoreça a fé católica romana em todas as suas míticas matizes, que nisso demonstra o poder político e a ação contundente em uma franca contra-cultura secular, o que deveria ser louvado, e o é por minorias como judeus, protestantes e paraprotestantes, islâmicos, etc. Fato é que trazer histórias e personagens das Escrituras e torná-los públicos significa uma nova educação para crianças, jovens e adultos, alheios até a própria existência da Bíblia como Palavra de Deus.
Há de se considerar, a um nível mais profundo, que os pentecostais e neopentecostais, diferentemente de certas igrejas batistas que por priorizarem o Novo Testamento como Escritura que baliza a vida da igreja, deixam a desejar no Ensino e até na crença irrestrita no Antigo Testamento tem enorme apreço pelos relatos Velhotestamentários. Há no mundo, não poucos pastores e muito mais crentes, que crêem em Jesus e não crêem literalmente em Adão e Eva, na força descomunal de Sansão, no Dilúvio, na existência de Sodoma e Gomorra, no episódio de Jonas e o grande peixe, etc., enfim em vários milagres relatados nas Escrituras, principalmente milagres registrados no Velho Testamento, como se fosse possível e lógico, crer-se em parte da Bíblia e refutar outras tantas partes, apenas por vivermos em uma época, cujo período seja tão recente que a tecnologia e a ciência possuam um relativo avanço ( avanço atrasado e custosamente alcançado após milhares de anos ) e isso significar ainda que indiretamente, fanatismo, ignorância e fundamentalismo ( ?! ) Alguém, como cristão se crente, deveria se importar com isso?
Que lições esses episódios do Velho Testamento têm sob a perspectiva de Deus ( não nossa ) e por não atentarmos para as mesmas, que enormes prejuízos temos como crentes em não entendê-las, e não entendendo-as, deixá-las de aplicá-las em nossas vidas?
Por Helvécio S. Pereira
Sobre o livro de Juízes e período abordado da história de Israel e implicações relativas ao Plano Geral de Deus, observe as informações a seguir:
Shoftim ou Juízes (em hebraico: שֹּׁפְטִים) é um livro dos Neviim e do Velho Testamento cristão[1][2] que trata da história dos israelitas entre a conquista da terra de Canaã no final da vida de Josué até o estabelecimento do primeiro reinado.
Escrito originalmente em hebraico, sua autoria é até hoje incerta, embora alguns afirmem que poderia ter sido profeta Samuel, durante o reinado de Saul, em torno de 1050 a.C.. Outros, porém, defendem a tese de que o livro teria sido elaborado durante o exílio na Babilônia, depois de 586 a.C., por pessoas anônimas.
Juízes retrata um período entre 1200 e 1020 AC, descrevendo a continuação da conquista da Terra Prometida e a vida das tribos até o início da monarquia, era um tempo de democracia tribal (Jz 17,6 ; Jz 21,25) e cheio de dificuldades, as tribos são governadas por chefes que tinham um cargo vitalício (juízes menores); nos momentos de grande dificuldade surgem chefes carismáticos (juízes maiores), que unem e lideram as tribos na luta contra os inimigos. [3]
Entretanto, os israelitas, que se encontravam na terra prometida, desviaram-se dos mandamentos divinos praticando a idolatria e que por isso chegaram a ser derrotados pelas nações vizinhas ou próximas que passavam a oprimir o povo. Então os israelitas arrependiam-se e pediam a ajuda de Deus. Surgiam assim líderes, enviados por Deus, para resgatarem o povo de Israel dos inimigos e restabelecerem a obediência à lei mosaica.
O primeiro juiz teria sido Otniel (Otoniel em algumas traduções), o qual teria libertado os israelitas do rei Cusã-Risataim.
Após a morte de Otniel, os israelitas novamente afastam-se dos mandamentos de Deus e são dominados pelos moabitas. Novamente é levantado um novo juiz, Eúde que livra o povo de seus opressores. Assim, seguem novos períodos sob a liderança dos juízes em que, repetidamente, os israelitas voltam a adorar deuses pagãos, são dominados por outros povos, arrependem-se e são mais uma vez libertos.
O último juiz da história do livro de juízes foi Sansão, o qual possuía uma força excepcional e teria liderado o povo contra os filisteus, mas foi traído por Dalila ao lhe revelar que o segredo de sua força encontrava-se nos seus cabelos.
Após Sansão tivemos também como Juiz profeta Samuel (1sm 1-7), fechando assim o ciclo dos juízes sobre Israel.
Entre alguns juízes durante essa época que mais se destacam no livro estão Débora, Gideão, Jefté e Sansão.
O livro termina relatando a decadência moral dos israelitas, assim concluindo no verso 6 do capítulo 17:
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.
A chave de leitura mais importante em Juízes é apresentada em Jz 2,10
-Jz 3,6
que é um alerta para a idolatria (afastamento de Deus) que toma conta das pessoas quando a proteção de Deus não parece mais necessária, e quando os favores de Deus são esquecidos[3].
que é um alerta para a idolatria (afastamento de Deus) que toma conta das pessoas quando a proteção de Deus não parece mais necessária, e quando os favores de Deus são esquecidos[3].
Lista dos juízes e suas tribos
Cronologicamente podem-se mencionar os seguintes líderes que teriam julgado Israel, com suas respectivas tribos de origem e referências bíblicas:
- Otniel (Judá) - Jz 1:11-15; Jz 3:7-11
- Eúde (Benjamim) - Jz 3:12-30; Jz 4:1
- Sangar (desconhecido a origem) - Jz 3:31; Jz 5:6
- Débora (Efraim) - Jz 4:1; Jz 5:31
- Gideão (Manassés) - Jz 6:1-8; Jz 6:32
- Tola (Issacar) - Jz 10:1-2
- Jair (Manassés) - Jz 10:3-5
- Jefté (Manassés) - Jz 10:6-12; Jz 7
- Ibsã (Judá ou Zebulom) - Jz 12:8-9
- Elom (Zebulom) - Jz 12:11-12
- Abdom (Efraim) - Jz 12:13-15
- Sansão (Dã) - Jz 13-16
- Samuel (Efraim) - I Samuel 1-25
Outros personagens
- Caleb, tio de Otniel
- Baraque
- Abimeleque
- Dalila
Referências
- Echegary, J. González et ali. A Bíblia e seu contexto (em português). 2 ed. São Paulo: Edições Ave Maria, 2000. pp. 1133. 2 vol. ISBN 9788527603478
- Pearlman, Myer. Através da Bíblia: Livro por Livro (em português). 23 ed. São Paulo: Editora Vida, 2006. pp. 439. ISBN 9788573671346
- a b Juízes acessado em 22 de julho de 2010
FONTE: wikipedia
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