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domingo, 23 de maio de 2010

QUANDO A TEOLOGIA DÁ NOMES AOS BOIS

Não sou contra a teologia e definitivamente não sou contra o conhecimento. Apenas tenho a convicção que não conseguimos saber tudo, e mesmo com o máximo de informação não a hierarquizamos convenientemente, desse modo o teólogo mais erudito e de melhor formação, ainda que doutrinariamente a sua teologia esteja melhor situada, dentro do contexto estritamente bíblico, não estará um milímetro ( para não usar a nanometria ) mais próximo de Deus do que outro pecador igualmente arrependido. 

Trata-se de fato para quem tem o privilégio de ter mais informação, por ter tido acesso a mais infomação, de ter a atitude exatamente mais sábia, como recomendou sábiamente o apóstolo Paulo: "que os ricos vivam como se não fossem ( ricos)". Que os crentes que têm o privilégio de serem um pouco mais sábios vivam como se não fossem tão  sábios e disso não se gabassem.

Leio menos blogs cristãos do que lia antes, a algum tempo atrás, mas leio alguns e particularmente de um querido irmão do qual discordo de muitas de suas colocações, e ele igualmente das minhas. Mas ele tem um diferencial nas coisas que escreve. Elas redem, elas convidam a reflexão, você então confere o que ele diz com o que você pensa, você vê o outro lado, e se sente que em determinada refexão ele esteja correto você lucra e se não estiver você lucra do mesmo jeito. Ele aborda temas que devem ser perpassados. A sua reflexão  faz com que você perceba que as Escrituras têm muito mais do que arranhamos, percebemos a primeira vista. A Bíblia Sagrada se torna importante e dígna de investigação. Ela tem mais coisas a dizer e o seu entendimento demanda devoção, organização, amor e sobretudo oração. Nos sentimos humildes diante de Sua grandeza e igualmente lamentamos profundamente o período, ou vários períodos dentro da  própria vida cristã que a deixamos no esquecimento, em segundo plano.

Há entretanto um porém: só pessoas com mais escolaridade podem e se dedicam a esmiuçar detalhes de cada nuance bíblica. É necessário bem ou mal, um vocabulário um pouco mais extenso, um conhecimento geral em boa medida, uma maior capacidade de abstração e isso, naturalmente só é verdadeiramente afeito a uma elite intelectual, queiramos, gostemos, aceitemos  ou não.

No blog desse irmão muitas vezes, além do preciosismo de seus textos e temas abordados, quase sempre , e isso é mais pura verdade ( pouquíssimas vezes não ) os comentários redem tanto ou mais que as postagens, que já são ótimas - mesmo que eu e ele discordemos diametralmente em certos pontos menos relevantes ( ??) . Em um desses comentários diferentemente do tema da postagem, rendeu uma conversa sobre a "graça", incluindo "graça comum" e "graça eletiva", mais ou menos isso, é que estou com preguiça de ir lá  conferir no texto original enquanto escrevo e ler tudo de novo. Se fiz uma citação errada espero que ele comente-a corrigindo a minha colocação.

Teológicamente "Graça "Comum" seria a graça derramada sobre toda a humanidade. Por exemplo, o sol, a chuva, os alimentos, a água doce, o ar , a terra, o sexo funcional, ter filhos, etc. Coisas que se não forem dadas por Deus não subsistimos até sequer o arrempedimento e a fé. "Graça "Eletiva", segundo o conceito calvinista é graça concedida aos salvos. Somos todos salvos pela graça, calvinistas e Armenianos concordamos plenamente sobre essa questão e até católicos com adendos teológicos, penduricalhos católicos que não negam totalmente a graça mas lhe conferem idesejáveis e incorerentes cores.

Surgiu uma possibilidade, com os comentários de um dos leitores do blog e irmão na fé, acerca do incrédulo que tem tudo, trabalho, mulher bonita, filhos e do crente que não tem casa própria ( o exemplo é dele, mas os  dados ilustrativos são meus, mas dá no mesmo ), come mal, seus filhos não tem a educação desejada, morre em um desastre, etc, etc. Onde estaria a graça comum e em que consistiria a Graça Eletiva, já  que para esse irmão, como calvinista, todo salvo é eleito. Aí ele constrói por si mesmo as prováveis possibilidades todas com nomeclaturas teológicas distantes  da maioria dos quase trinta milhões de evangélicos no Brasil. Será que para ser um bom filho de Deus, salvo, resgatado, purificado e remido, santificado e cheio de Deus, terá que saber na ponta da língua essa lenga-lenga toda, ainda que compreensível? Acho que não.

Bem conforme o título dessa postagem, a teologia dá nomes aos bois, mas nem sempre positivamente, de forma a tornar as coisas mais fáceis à compreensão. Digo e afirmo que não necessito  dessa terminologia para entender o que a Bíblia declara sobre o homem e como Deus lhe concede bençãos, coisas e salvação.

Qualquer um pode perceber e confirmar que não fazemos nada para receber absolutamente nada. Eu tenho 51 anos, uma esposa e um casal de filhos e não fiz absolutamente nada para ter a benção de tê-los. De zero até 17 anos vivi sem conhecer a Deus, e recebi esses17 anos de vida sem saber ao certo de onde eles vieram. Quando chegar ao céu e vivenciar aquilo que excede toda a compreensão e entendimento não há como eu imaginar que fiz algo para estar lá.

Estou usando nesse momento um computador relativamente de última geração, a eletricidade, a web, tudo funciona e eu tenho a sincera convicção de que embora tenha o comprado em algumas prestações de ( como disse o irmão Jorge há muitos anos ) "arrancar o couro de qualquer um" - brincadeira foram só dez de não sei quanto no cartão... tenho a firme consciência de que desde a existência dos materiais necessários, as ínúmeras vidas que por décadas desenvolveram as suas mentes e possibilitara a invenção e concretização dessa máquina e de todas as possibilidades necessárias vêm únicamente de Deus! Não preciso que a teologia ainda que cristã me diga isso! Certamente não! Não preciso! Qualquer um menos idiota pode chegar a essa conclusão por si mesmo, no que concerne a chamada "graça comum". Mas quando pessoas se reunem e discutem nomeclaturas e terminologias se instaura um debate de alto nível com todas as armadilhas intelectuais possíveis e as próprias  pessoas se perdem nelas!

Não sou calvinista - não por ser contra, é mais por não ser de corrente nenhuma, me mantendo na esfera mais simples da fé, e digo-o honestamente- admiro sinceramente Calvino e antes dele Lutero, etc, etc. Calvino estava absolutamente certo sobre muitas coisas ( muitas mesmo, em um período de ainda densas trevas  espirituais que se refletiam na sociedade de sua época ) e absolutamente errado sobre tantas outras. Sua vida foi curta, comparada a expectativa de vida hoje na mesma região do mundo, seus anos duros, seus desafios grandiosos e deu conta de todos eles. Se eu não posso entender como Deus faz as coisas deixo de tentar explicá-las em detalhes. Limito-me a minha pequenês e pronto. Deus proveu a salvação para os que crêem ( é concenso que só os que crêem serão salvos - algo bíblico ). Se como chegam a fé é algo de menos importância. Abraão teve uma experiência decisiva com Deus no que concernia a história humana, experiência inegável. Graças a Deus que Abraão não se arvorou a teólogo ao  invés de patriarca da fé - termo com certa conotação teológica.

E ai vai: teologia da prosperidade, renovação carismática, pentecostalismo, neopentecostalismo, hipercalvinista, milensitas, pré-milenistas, pós-milenistas, unitarianos, adventistas e uma centena de termos teológicos, parateológicos, sociológicos, antropológicos... e agora ao invés de aprenderemos de Deus recorremos a termos plásticos em uma prateleira e a cada momento sacamos um ou outro, cruzamos um com outro, vemos com quais nos agradamos mais, quais nos parece mais ou menos convinientes...quais e quantos combinam mais entre si, e assim por diante. Perfilamos autores e pregadores que mais ou menos se alinhem com tal compreensão. É aparentemente ruim ficar do lado da maioria mas também do lado da minoria alinhada com tal pensamento.  Alguns se alinham a maioria dependendo de seu temperamento e expectativas, outros com a minoria pelas mesmas razões.

Finalmente a teologia não é de todo inútil, ela tem o seu lugar, e assim pode ser sim bastante, digo  na verdade, plenamente útil, assim como o dinheiro, como a usamos, com que fins, com que limites, determinam a sua benção ou a sua maldição.

Por Helvécio S. Pereira 


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