CERTAMENTE JÁ LEU LIVROS, ENSAIOS LONGOS, OUVIU PALESTRAS, DEBATES TEOLÓGICOS, MAS NUNCA FICOU CONVENCIDO DA VERDADE.
ESSE É UM TEXTO CURTO, INESPERADAMENTE SUCINTO ATÉ PARA MIM, MAS QUE LHE DARÁ FINALMENTE A RESPOSTA, NÃO UMA RESPOSTA TENDENCIOSA, APENAS TEOLOGICAMENTE CONVENIENTE E ACOMODADORA, MAS BÍBLICA E VERDADEIRA, ESCLARECEDORAMENTE CONCLUSIVA!
Estou com um livro enorme em minhas mãos, escrito por três eruditos cristãos, após uma vida inteira de formações específicas, fé religiosa, trabalho, carreira e família. Um enorme investimento, uma administração difícil e uma bem sucedida vida com a bem-aventurança de poder ter tido esse privilégio.
Trata-se apenas uma de muitas obras escritas do gênero, a qual não podeira vir a existência sem o acúmulo de conhecimentos específicos, trabalhosos e necessários para tal empreendimento. São autores dessa obra ( Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento ) R.Laird Harris, Gleason L. Archer Jr e Bruce K. Waltke. O interessante é que conhecer essas coisas, ter esse vasto e difícil conhecimento é algo salutar e benéfico, não só ao indivíduo, numa satisfação pessoal mas á toda uma construção do conhecimento humano, em que o maior sirva ao menor, incapaz de por si mesmo adquirir esse mesmo saber.
Entretanto, essa riqueza não é a principal das coisas, ou o principal elemento entre o homem, qualquer pessoa, e Deus. Pode-se e deve-se crer em Cristo e ter a sua vida reconciliada com Deus e não ter alcance e capacidade de análise e de percepção dessas minúcias teológicas. Também é verdade que quem as tem deve ser cuidadoso para fatidicamente entre dúvidas e presunçosas explicações não se perder, perder a fé e negar o que é essencial.
Eu mesmo já escrevi, já li e reli uma dezena de vezes ou muito mais, a defesa de calvinistas, deterministas na sua cosmovisão e outros no combate às ideias dos primeiros. Outro tanto de crentes ficam claudicando entre uma posição e outra mostrando incapacidade de apreender toda a complexidade do assunto ou de ir direto ao ponto detectando o eventual erro ou acerto de cada defensor de cada lado da mesma questão.
O grande problema que defendemos uma ou outra posição de olho no que de antemão já escolhemos crer conforme a nossa crassa posição. Um calvinista não irá ceder a ideia de Deus se arrepender pois isso vai contra, ou pelo menos é um problema para a sua eleição antes da fundação do mundo. Outro dirá que Deus com fraquezas humanas não é mais Deus. E todos, de um lado ou de outro, se mostram erráticos em temerariamente, se vendo superiores a Deus, colocando-O em uma bancada de laboratório ou em um divã de psicanálise e se passando por "deuses", analisando o próprio Criador. Afinal se posso "analizá-lo" devo ser igual ou maior do que Ele ( um dilema criado lá no Éden... teria Deus medo de sermos iguais a Ele ). Não somos, jamais seremos, iguais a Deus e muito menos superiores a Ele. Esse é um fato e uma linha divisória intransponível.
Porém podemos entender certos fatos e Seu caráter, para não o limitarmos e podermos compreendo a sua grandeza de fato reconhecê-la e louvá-LO por isso, mesmo porque louvá-LO é muito mais que cantar canções em reuniões e cultos sejam dominicais ou em outro dia. A verdadeira adoração consiste em compreender e reconhecer verdadeiramente que o que Ele faz, como Ele julga, e o que Ele pensa é de fato digno de louvor!
O que eu ou você achemos, pensemos, divaguemos sobre Ele não muda quem Ele de fato é. Compreender como Ele é e como age, é um prazer incomensurável pelo fato de sentir como Ele sente, e isso é finalmente COMUNHÃO E RELACIONAMENTO.
A palavra, o verbete, o verbo que é traduzido por arrepender-se é nõham, ( mais detalhes etimológicos mais ao final da postagem ) traduzido por tristeza, arrependimento ( Oseias 13:14 )
Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.
Oséias 13:14
Deus não peca ( não erra, no sentido de errar o alvo, errar o objetivo ) mas as Escrituras judaico-cristãs o descrevem como alguém que se arrepende, como?
Esses é um dos textos mais conhecidos sobre o arrependimento de Deus, e talvez o principal alvo e causa de polêmicas:
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
O grande problema que defendemos uma ou outra posição de olho no que de antemão já escolhemos crer conforme a nossa crassa posição. Um calvinista não irá ceder a ideia de Deus se arrepender pois isso vai contra, ou pelo menos é um problema para a sua eleição antes da fundação do mundo. Outro dirá que Deus com fraquezas humanas não é mais Deus. E todos, de um lado ou de outro, se mostram erráticos em temerariamente, se vendo superiores a Deus, colocando-O em uma bancada de laboratório ou em um divã de psicanálise e se passando por "deuses", analisando o próprio Criador. Afinal se posso "analizá-lo" devo ser igual ou maior do que Ele ( um dilema criado lá no Éden... teria Deus medo de sermos iguais a Ele ). Não somos, jamais seremos, iguais a Deus e muito menos superiores a Ele. Esse é um fato e uma linha divisória intransponível.
Porém podemos entender certos fatos e Seu caráter, para não o limitarmos e podermos compreendo a sua grandeza de fato reconhecê-la e louvá-LO por isso, mesmo porque louvá-LO é muito mais que cantar canções em reuniões e cultos sejam dominicais ou em outro dia. A verdadeira adoração consiste em compreender e reconhecer verdadeiramente que o que Ele faz, como Ele julga, e o que Ele pensa é de fato digno de louvor!
O que eu ou você achemos, pensemos, divaguemos sobre Ele não muda quem Ele de fato é. Compreender como Ele é e como age, é um prazer incomensurável pelo fato de sentir como Ele sente, e isso é finalmente COMUNHÃO E RELACIONAMENTO.
A palavra, o verbete, o verbo que é traduzido por arrepender-se é nõham, ( mais detalhes etimológicos mais ao final da postagem ) traduzido por tristeza, arrependimento ( Oseias 13:14 )
Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.
Oséias 13:14
Deus não peca ( não erra, no sentido de errar o alvo, errar o objetivo ) mas as Escrituras judaico-cristãs o descrevem como alguém que se arrepende, como?
Esses é um dos textos mais conhecidos sobre o arrependimento de Deus, e talvez o principal alvo e causa de polêmicas:
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gênesis 6:5-6
Quando, porém se emprega nãham com respeito a Deus, a expressão é antropopática * e, em última análise, não há contradição entre a imutabilidade de Deus ( I Samuel 15:29 )
E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.
(*) as duas palavras originais traduzidas por arrepender-se em portugues, inglês, alemão, etc. são DIFERENTES para outras relacionadas a Deus em outros textos!
1 Samuel 15:29
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.
1 Samuel 15:11
Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Salmos 110:4
O "arrependimento de Deus" é portanto a possibilidade que sempre se abre do ponto de vista de Deus, com exceção das profecias messiânicas, o cumprimento de declarações de Deus se condicionam à reação positiva por parte dos homens.
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
Jeremias 18:7-10
Mas qual o sentido original da raiz da palavra nõhan ?
Parece-nos que a sua origem reflete a ideia de "respirar profundamente" e, por conseguinte, a manifestação física dos sentimentos da pessoa, geralmente tristeza, compaixão ou pena.
A raiz dessa palavra ocorre no tempo ugarítico** ( veja-se consolar ) e é sempre vista em nomes próprios do AT, tais como Neemias, Naum e Menaém.
A palavra usada para expressar o arrependimento humano é outra:
Shûb, que significa "voltar-se" ( do pecado para Deus! )
Logo fica assim desfeita a confusão entre o "arrepender-se de Deus" e o ''arrepender-se do homem", duas situações e duas realidades claramente diferentes.
A grande novidade nessa compreensão é que a ORAÇÃO, a busca pelo MILAGRE, só pode ser compreendida na sua eficacia quando sabemos que a oração, o arrependimento humano, podem promover o "arrependimento"de Deus, fazendo Deus ter novos planos para a pessoa, para determinada situação, para uma nação, para um projeto de casamento, para o futuro de filhos, etc. Deus espera e nos exorta a arrependermos, para que Ele no Seu arrependimento, opere em nosso favor.
Um segundo significado de nâham é de consolar. mas não no sentido de dizer calma, vai passar, como nós diante de nossa impotência em fazer algo, frequentemente dizemos as pessoas cujo infortunio não pode ser mudado. NÂHAN é portanto "consolar" (piel ) ou "ser consolado" ( nifal, pual e hitpael )
1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.
Isaías 40:1
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam
Salmos 23:4
O "consolar" de Deus é portanto ativo, em nosso favor, operando de modo miraculoso em situações incontornáveis para nós do ponto de vista humano.
Finalmente todas às vezes que Deus se "arrependeu" uma nova possibilidade, uma saída, uma nova solução fora criada.
Portanto é nessa perspectiva clara, exata, simples e maravilhosa é que devemos rever esse dilema teológico nos colocando na posição correta e crendo corretamente nessa passagem aparentemente nebulosa ( e que permanece dessa forma para muitos mais devido a sua singular conveniência teológica do que da busca sincera e sede pela revelação da verdade bíblica!)
Por Helvécio S. Pereira
COMPREENDEU? FOI EDIFICADO?
EU FUI, APRENDI MUITO E MUDOU A MINHA PERCEPÇÃO.
ESPERO QUE O MESMO TENHA ACONTECIDO COM VOCÊ!
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UM ABENÇOADO 2015
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