COME TO ME

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O PODER DAS CIRCUNSTÂNCIAS


A partir da reflexão feita em torno da razão das tragédias, rendeu uma continuidade que é exatamente sobre a extensão, o poder, a influência das circunstâncias na vida do homem. Certamente a circunstância mais determinante na vida de qualquer ser humano é a do pecado, que afasta o homem de Deus. Essa circunstância faz com que o homem esteja cego para as coisas de Deus, sem comunhão automática com o Criador e siga a vida solitário, tateando em busca da verdade absoluta, sem respostas para quem ele homem é, de onde veio e qual o seu destino final. A isso chamamos das grandes questões existênciais do homem. 

Quando a ciência envia sondas não tripuladas para um planeta distante, busca água na Lua ou vida em Marte busca respostas para essas mesmas perguntas, que normalmente, são respondidas diferentemente por uma ou outra religião, seja cristã ou não. O pecado nos deixou órfãos da comunhão e da iluminação divina em nossa existência. O maior drama do homem nessa condição de pecador é justamente a mais terrível solidão, da qual ele, na maioria das vezes não tem nem consciência. Quando nos voltamos para Deus, através da aceitação de Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador, nos sentimos cuidados e não mais sós como éramos. O resto é só lucro.

Mas o mundo é uma enorme e definida circunstância. O Édem, era uma circunstância inicial para Adão e Eva, expulsos foram colocados em outro mundo embora no mesmo planeta. Notemos que após comerem do fruto do conhecimento do bem e do mal, por algum tempo, embora estivessem internamente diferentes, a circunstâncias, o mundo a sua volta ainda eram os mesmos. Após sairem do Édem, conforme declarado pelo Senhor as coisas seriam diferentes, entre elas a sobrevivência, a reprodução especialmente o parto, a vegetação, entre outras coisas.

Algumas circunstâncias são mais determinantes que outras. O gênero ( homem ou mulher ) determina toda uma vida, dentro de uma sociedade, ou de sociedades amplamente injustas e pelo menos tendenciosas no que se referem à diferença de gêneros. Diferentes níveis de trabalho, desgate, doença e envelhecimento são todos ligados a circunstância de gênero. Ansiedade pelo amor, pelo sexo, pela reprodução, com a forma de lidar com autoproteção, autopreservação, violência, etc, todos ligados a circunstância de gênero. Relações de liderança, comando, poder, sujeição, dependência, etc, também.

As vezes as circunstâncias favorecem ao indivíduo, as vezes desfavorecem-no de forma contundente. Ser pobre, pobre de uma pobreza herdada, a mais comum entre todos nós...ou riqueza herdada determinam diferentemente responsabilidades e limitações diferentes. Uma pessoa comum Rolex no braço tem maior probabilidade de ser assaltada e sequestrada do que uma outra com um relógio de dez reais comprada no camelô. Um mendigo tem uma possibilidade de morrer de desastre aéreo quase zero, já o grande empresário essa possibilidade é quase real pela simples impossibilidade de garantir em qualquer vôo cem por cem de segurança na aviação, seja em qualquer avião ou helicóptero.

A Bíblia fala disso e não poucas vezes nos convidando, exortando a estarmos acima das circunstâncias na medida do possível e termos fé em Deus em superá-las, pois para Deus, certamente todas as coisas são possíveis. Um judeu ortodoxo afirmou em um documentário feito por ateus que Deus segundo o Torá, não é nem finito e nem infinito, mas acima dessas definições filosóficas, acima de tudo. Acho que ele está correto na sua reflexão. Ele é o que Ele é, acima e a parte de toda e qualquer circunstância. Nada pode contê-Lo.

A etnia também é uma circunstância definitiva. Orientais fazem mais frequentemente um alargamento das pálpebras, deixando os olhos antes puxados mais visíveis. Usam fixadores no cabelo e cores claras, tentando disfarçar e mudar uma importante marca de sua raiz ética. Negros e afrodescendentes se esforçam em alisar e mudar a cor de seus cabelos. brancos sonha em estar mais bronzeados. As características corporais como proporção de quadris, nádegas, braços, tórax são hoje forçados em academias e exercícios cada vez mais constantes.

O nível de educação, escolaridade é altamente determinante na sociedade moderna, embora o conhecimento sempre distinguisse a utilidade até de escravos mesmo no passado mais distante. Se alguém tem mais estudo, mais escolaridade,mais capacitação ainda que só profissional, as possibilidades são certamente outras. Isso é inegável, incontestável em todos os espaços da vida humana.

O lugar onde se vive, se mora, se move na sociedade. Uma coisa é morar no Brasil e outra nos EUA, independente de se aferir qual é o lugar mais ideal. Há com toda certeza coisas favoráveis lá e coisas mais favoráveis aqui.O contrário também é inteiramente verdadeiro. Mude para a região dos EUA em que há grande incidência de furacões que o desprazer de experimentar um será uma realidade. Da mesma forma balas perdidas são uma realidade concreta próximos a comunidades no Rio de Janeiro. Uma coisa é ser cristão,crente no Brasil, outra coisa é em Israel, na China, no Egito ou no Irã.

Deus usa as circuntâncias a favor dos que nEle confiam e crêem. A Bíblia é repleta de exemplos ricamente detalhados. A Noé foi ordenado construir uma arca onde não havia águia suficiente para fazer flutuar aquele grande barco, mas madeira, trabalhadores e todos os materiais necessários existiam a mão para que o trabalho e construção da nave fosse possível. A existência da internet, é uma circunstância que favorece essa nossa interação, reflexão e troca e experiências como testemunho, estudos, e aprendizado bíblico, algo impossível em passado ainda não tão distante.

Quais são as circunstâncias que definem a sua e a minha existência? Quais são nos favoráveis e quais definitivamente não são? Quais podem e até necessitam serem mudadas por Deus? Demandam mudanças naturais ou milagrosas? Progressivas ou imediatas, quase instantâneas?

Há uma resistência compreensível relacionadas à chamada "teologia da prosperidade" e também, no meio cristão-evangélico  ( com muito mais objeções bíblicas ) à chamada "missão integral", uma variante evangélica à "teologia da libertação católica-romana",porém a parte das discussões, a Bíblia como Palavra de Deus já antecede a todo esforço filosófico, ideológico, teológico humano. Deus em toda a Escritura demonstra ser um Deus que muda as circunstância, o estado original, daquele que crê. Portanto uma pregação cristã que negue a eficácia e e a realidade do milagre em todos os seus níveis, nega o que a Bíblia ensina. Deus pode e o faz, tornar rico o pobre, sábio o inculto, poderoso o escravo e isso é inegável, e sempre o fará baseado única e exclusivamente na fé individual. Fé ara ser curado, fé para viver muitos anos, fé para estar por cabeça e não por cauda, para tudo o que fizer prosperar,etc.

Uma fé que não seja visionária acima das circunstâncias é uma fé sem obras, a fé que possui a certeza das cosias que não se vêem é portanto a fé que agrada a Deus, e a que ratifica a declaração de que "todas as coisa cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Essa Deus usa para mudar as histórias, os rumos das coisas ao ponto de confundir os sábios desse mundo.

Que o Senhor nos abençôe. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

Um comentário:

  1. Realmente...precisamos ter fé acima das circunstâncias que se apresentam, pois para Deus todas as coisas são possíveis, ainda que as circunstâncias não estejam a nosso favor, Ele tem poder de transformá-las conforme a vontade Dele...que seja a vontade dele e não a nossa, pois tem circunstâncias que para nós é difícil, mas para Deus é a vontade Dele cumprindo-se na nossa vida para crescermos espiritualmente...

    bjs e Paz!

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos