A partir da reflexão feita em torno da razão das tragédias, rendeu uma continuidade que é exatamente sobre a extensão, o poder, a influência das circunstâncias na vida do homem. Certamente a circunstância mais determinante na vida de qualquer ser humano é a do pecado, que afasta o homem de Deus. Essa circunstância faz com que o homem esteja cego para as coisas de Deus, sem comunhão automática com o Criador e siga a vida solitário, tateando em busca da verdade absoluta, sem respostas para quem ele homem é, de onde veio e qual o seu destino final. A isso chamamos das grandes questões existênciais do homem.
Quando a ciência envia sondas não tripuladas para um planeta distante, busca água na Lua ou vida em Marte busca respostas para essas mesmas perguntas, que normalmente, são respondidas diferentemente por uma ou outra religião, seja cristã ou não. O pecado nos deixou órfãos da comunhão e da iluminação divina em nossa existência. O maior drama do homem nessa condição de pecador é justamente a mais terrível solidão, da qual ele, na maioria das vezes não tem nem consciência. Quando nos voltamos para Deus, através da aceitação de Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador, nos sentimos cuidados e não mais sós como éramos. O resto é só lucro.
Mas o mundo é uma enorme e definida circunstância. O Édem, era uma circunstância inicial para Adão e Eva, expulsos foram colocados em outro mundo embora no mesmo planeta. Notemos que após comerem do fruto do conhecimento do bem e do mal, por algum tempo, embora estivessem internamente diferentes, a circunstâncias, o mundo a sua volta ainda eram os mesmos. Após sairem do Édem, conforme declarado pelo Senhor as coisas seriam diferentes, entre elas a sobrevivência, a reprodução especialmente o parto, a vegetação, entre outras coisas.
Algumas circunstâncias são mais determinantes que outras. O gênero ( homem ou mulher ) determina toda uma vida, dentro de uma sociedade, ou de sociedades amplamente injustas e pelo menos tendenciosas no que se referem à diferença de gêneros. Diferentes níveis de trabalho, desgate, doença e envelhecimento são todos ligados a circunstância de gênero. Ansiedade pelo amor, pelo sexo, pela reprodução, com a forma de lidar com autoproteção, autopreservação, violência, etc, todos ligados a circunstância de gênero. Relações de liderança, comando, poder, sujeição, dependência, etc, também.
As vezes as circunstâncias favorecem ao indivíduo, as vezes desfavorecem-no de forma contundente. Ser pobre, pobre de uma pobreza herdada, a mais comum entre todos nós...ou riqueza herdada determinam diferentemente responsabilidades e limitações diferentes. Uma pessoa comum Rolex no braço tem maior probabilidade de ser assaltada e sequestrada do que uma outra com um relógio de dez reais comprada no camelô. Um mendigo tem uma possibilidade de morrer de desastre aéreo quase zero, já o grande empresário essa possibilidade é quase real pela simples impossibilidade de garantir em qualquer vôo cem por cem de segurança na aviação, seja em qualquer avião ou helicóptero.
A Bíblia fala disso e não poucas vezes nos convidando, exortando a estarmos acima das circunstâncias na medida do possível e termos fé em Deus em superá-las, pois para Deus, certamente todas as coisas são possíveis. Um judeu ortodoxo afirmou em um documentário feito por ateus que Deus segundo o Torá, não é nem finito e nem infinito, mas acima dessas definições filosóficas, acima de tudo. Acho que ele está correto na sua reflexão. Ele é o que Ele é, acima e a parte de toda e qualquer circunstância. Nada pode contê-Lo.
A etnia também é uma circunstância definitiva. Orientais fazem mais frequentemente um alargamento das pálpebras, deixando os olhos antes puxados mais visíveis. Usam fixadores no cabelo e cores claras, tentando disfarçar e mudar uma importante marca de sua raiz ética. Negros e afrodescendentes se esforçam em alisar e mudar a cor de seus cabelos. brancos sonha em estar mais bronzeados. As características corporais como proporção de quadris, nádegas, braços, tórax são hoje forçados em academias e exercícios cada vez mais constantes.
O nível de educação, escolaridade é altamente determinante na sociedade moderna, embora o conhecimento sempre distinguisse a utilidade até de escravos mesmo no passado mais distante. Se alguém tem mais estudo, mais escolaridade,mais capacitação ainda que só profissional, as possibilidades são certamente outras. Isso é inegável, incontestável em todos os espaços da vida humana.
O lugar onde se vive, se mora, se move na sociedade. Uma coisa é morar no Brasil e outra nos EUA, independente de se aferir qual é o lugar mais ideal. Há com toda certeza coisas favoráveis lá e coisas mais favoráveis aqui.O contrário também é inteiramente verdadeiro. Mude para a região dos EUA em que há grande incidência de furacões que o desprazer de experimentar um será uma realidade. Da mesma forma balas perdidas são uma realidade concreta próximos a comunidades no Rio de Janeiro. Uma coisa é ser cristão,crente no Brasil, outra coisa é em Israel, na China, no Egito ou no Irã.
Deus usa as circuntâncias a favor dos que nEle confiam e crêem. A Bíblia é repleta de exemplos ricamente detalhados. A Noé foi ordenado construir uma arca onde não havia águia suficiente para fazer flutuar aquele grande barco, mas madeira, trabalhadores e todos os materiais necessários existiam a mão para que o trabalho e construção da nave fosse possível. A existência da internet, é uma circunstância que favorece essa nossa interação, reflexão e troca e experiências como testemunho, estudos, e aprendizado bíblico, algo impossível em passado ainda não tão distante.
Quais são as circunstâncias que definem a sua e a minha existência? Quais são nos favoráveis e quais definitivamente não são? Quais podem e até necessitam serem mudadas por Deus? Demandam mudanças naturais ou milagrosas? Progressivas ou imediatas, quase instantâneas?
Há uma resistência compreensível relacionadas à chamada "teologia da prosperidade" e também, no meio cristão-evangélico ( com muito mais objeções bíblicas ) à chamada "missão integral", uma variante evangélica à "teologia da libertação católica-romana",porém a parte das discussões, a Bíblia como Palavra de Deus já antecede a todo esforço filosófico, ideológico, teológico humano. Deus em toda a Escritura demonstra ser um Deus que muda as circunstância, o estado original, daquele que crê. Portanto uma pregação cristã que negue a eficácia e e a realidade do milagre em todos os seus níveis, nega o que a Bíblia ensina. Deus pode e o faz, tornar rico o pobre, sábio o inculto, poderoso o escravo e isso é inegável, e sempre o fará baseado única e exclusivamente na fé individual. Fé ara ser curado, fé para viver muitos anos, fé para estar por cabeça e não por cauda, para tudo o que fizer prosperar,etc.
Uma fé que não seja visionária acima das circunstâncias é uma fé sem obras, a fé que possui a certeza das cosias que não se vêem é portanto a fé que agrada a Deus, e a que ratifica a declaração de que "todas as coisa cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Essa Deus usa para mudar as histórias, os rumos das coisas ao ponto de confundir os sábios desse mundo.
Que o Senhor nos abençôe. Amém.
Por Helvécio S. Pereira
Realmente...precisamos ter fé acima das circunstâncias que se apresentam, pois para Deus todas as coisas são possíveis, ainda que as circunstâncias não estejam a nosso favor, Ele tem poder de transformá-las conforme a vontade Dele...que seja a vontade dele e não a nossa, pois tem circunstâncias que para nós é difícil, mas para Deus é a vontade Dele cumprindo-se na nossa vida para crescermos espiritualmente...
ResponderExcluirbjs e Paz!