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sábado, 8 de janeiro de 2011

A IGREJA PRECISA DE SINAIS E DEMONSTRAÇÕES DE PODER

Teólogos se satisfazem com o que tem organizado em termos de fé, esse é seu legítimo e necessário trabalho. Nem todos nós temos capacidade de síntese, organização e também detalhamento. Essa deficiência e uma aventura presunçosa faz com que muitos cristãos sinceros e que amam verdadeiramente ao Senhor digam e proclamem bobagens. Recentemente uma cristã sincera suponho, que ama ao Senhor, consagrada apostola ( se há apóstolos, em era dila por que não haver "apostolas" no Brasil ) anunciou a volta do Senhor Jesus para 2017 ou 2018. Mesmo que qualquer um de nós viva próximo a esses anos e sinta de todo coração que as coisas estejam chegando a um clímax, por simples questão de humildade e de obediência a Palavra de Deus, especialmente declarações feitas pelo próprio Senhor Jesus que aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos nos céus, mas somente o Pai, deve obrigatoriamente se calar.

Pois bem, teólogo se satisfazem com pouco, os menos sábios, repetem o que lhes garante ouvintes e influência junto aos cristão, outros são palpiteiros gratuitos como um que recomenda à "igreja", que não é dele, mas do Senhor Jesus, que mantenha "diálogo como os autodenominados homossexuais ", esquecendo que  a ordenança da da à igreja é pregar a todos, incluídos aí os homossexuais.Se há direitos a serem justamente preservados, independente da prática social, compete ao Estado e não a igreja definí-los. Há os teólogos territoriaristas que defendem os seus espaços e das denominações e posições teológicas que lhes pareçam mais convenientes por algum motivo. Tem eles, pelo menos pensam assim, podem incluir ou excluir um outro grupo, conforme  os seus valores, até gostariam que " o que ligardes na terra será ligado nos céus " a eles e a suas decisões se referisse, mas não crêem nas Escrituras com uma fé tamanha para tanto. 

Há entretanto os verdadeiros teólogos, os quais por mais conhecimento que possuam, relativos à sua área de competência, vivem como recéns convertidos, em um autêntico primeiro amor, gratos por serem salvos de fato e de "terem os seus nomes escritos nos céus." Estes se alegram de fato por cada conhecimento novo, seja histórico, científico, escriturístico, que lhes ampliem o entendimento de quem seja Deus e de qual seja a sua perfeita vontade. Estão prontos para os novos passos, coisas mais maravilhosas a serem feitas e realizadas, milagres e prodígios e coisas reveladas aos pequeninos para confundir os sábios desse mundo.

A teologia tem dois víeis importantes: 

Um deles, de organizar a nossa fé, nesse sentido restringe e impede os devaneios provindos de mentes loucas ou com menor capacidade de organização; 

Dois o de baseado justamente nesse conhecimento organizado possibilitar a nível humano e da razão perceber os erros e o descaminhos passíveis à fé em mundo de complexidade e dinamismo constante.



Notem entretanto que não nego a eficácia e a legitimidade da teologia mas lembro do seu "poder" restritivo. Vamos a um exemplo contemporâneo e atual no Brasil, para não irmos muito longe e ficarmos só na teoria:

Quando se estudo teologia no Brasil, alguns autores que se debruçam sobre certos aspectos da fé cristã,para analise e estudo, não acatamento simples, para quem não sabe são justamente teólogos católicos romanos. Dois motivos justificam tal fenômeno, um deles é a qualidade do estudo feito por esses teólogos, tempo para pesquisa, instituições educacionais, países em que estudaram ,etc. Em segundo lugar, a escolha de temas e assuntos pouco eleitos como importantes por parte de teólogos protestantes e particularmente evangélicos de linha mais recente. Outro categoria de teólogos de semelhante perfil são teólogos ligados a igrejas reformadas, protestantes tradicionais, como presbiterianos, metodistas, luteranos, batistas tradicionais, etc. 


Esse circulo de pensadores, mesmo no seio do protestantismo constituem um colegiado não oficial sobre fé cristã não-católica, já que somos igrejas sem um governo único, sem um "papa" e que na maioria das vezes se autoconsntituem e se autogovernam mesmo sendo de nomes e mesma denominação. Na prática são conservadores, não no bom sentido da palavra, mas no mau, e presos a uma tradição. São ortodoxos, não novamente no bom sentido da palavra, mas justamente no mau, presos a uma ordotoxia teórica distante da prática e da realidade da operação de Deus no mundo. Para esses Deus se submete à compreensão humana e não o homem se submete a Deus.


Por ser uma ciência ( uma forma de conhecimento organizado e estruturado ) se comportam no seu pensamento  como a ciência secular que submete a criação a sua compreensão particular. Se a ciência  apontar para a existência de Deus, esse deus será um deus submetido as suas fórmulas matemáticas, descrição energética e física, etc. Da mesma forma para a teologia "Deus é o que cremos e como cremos e o entendemos" não o Deus que diz "Eu Sou o que Sou". De fato Moisés pediu a Deus uma teologia para ser pregada aos Egípcios e Deus  lhes deu por meio de Moisés exatamente "sinais".


Mas vamos ao exemplo de hoje, no Brasil. Por questões razoáveis de cultura e institucionais, nunca vi ninguém dizer publicamente ou até em conversa reservada, que "milagres" em Aparecida do Norte, Fátima, Lourdes e por parte de padre Cícero, sejam embustes e falsos. Marcelo Tass do CQÇ na Band se referiu gratuitamente a falsas curas de AIDS feitas por pastores. Alguns médicos, não tantos, e terapeutas simplesmente ignoram os fatos concretos de pessoas que deixam de fumar e beber e de se drogarem  me igrejas evangélicas , sendo fato culturalmente aceito e não só por intermédio das igrejas pentecostais e neopentecostais, mas desde as tradicionais e reformadas. Entretanto irmãos de igrejas de posicionamento teológico diverso conseguem a proeza de negar os milagres, muitos, não todos é verdade, documentados
com exames, depoimentos médicos, fotos, vídeos, etc. Os discursos vão desde a negação  burra, a alcunha de falso profetismo e o encaixe justo no que diz as Escrituras, que muitos dirão naquele dia terem feito isso e aquilo e  que finalmente nunca vos conheci. 

Uma coisa não exclui a outra: muitos ( palavras de Jesus ) farão proezas em seu nome sem  conhecê-lo, mas todos deveríamos fazer proezas em Seu nome, já que o conhecemos. Trata-se de um sinal que deve acompanhar o ministério ( serviço ) de todo crente ao pregar o genuíno Evangelho Bíblico. Portanto os sinais e prodígios são bíblicos e não aventados sem o aval divino. A igreja tem que operar milagre em o nome do Senhor Jesus. Se tal igreja, através de seu anjo ( pastor ), não caminha nessa direção significa que parte substancial do evangelho está sendo negada por sua pregação e testemunho, e há claramente algo errado. E isso sim é bíblico e teológico. Se somos, como igreja, o corpo de Cristo, deveríamos fazer como seus membros, as mesmas ações que Ele mesmo faria hoje aqui, perante tantos doentes, escravizados espiritualmente, famintos de pão, famintos de sabedoria, em densas trevas, sem nenhuma luz, presos pessoalmente por Satanás, possessos por demônios, circunstanciados pelos mais terríveis pecados. Trata-se de fato de uma guerra espiritual e não somente didática, teórica, professoral.

Por Helvécio S. Pereira

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