SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 22 de agosto de 2010

FÉ EM CONSTRUÇÃO



A melhor experiência e a melhor coisa que uma pessoa pode e deve fazer na vida é sem dúvida, conhecer a Deus, o que significa crer em Jesus Cristo como o Filho de Deus e único salvador de sua alma, recebendo como Senhor de sua vida. Em linhas gerais é a aceitação do evangelho e a adoção como filho de Deus, herdeiro dos céus, perdoado, remido, nascido de novo e sacerdote universal.

Bem lá atrás no início de tudo, no começo da caminhada cristã, pouco se sabe sobre detalhes doutrinários, posições doutrinárias, etc, mas com o tempo o crente contemporâneo principalmente, pode aos poucos procurando ou não, tomando conhecimento de cada uma delas. O ideal é que se concentre nas Escrituras, na oração, na comunhão com o seu Deus e Senhor, humildemente e sem maiores pretensões, de que Deus lhe revele coisas que jamais tenha revelado a outros ( com base em que faria isso especialmente a você )  e ponha em prática cada coisa aprendida nas Escrituras, afinal, não é o que ouve a Palavra de Deus que será elogiado pelo Senhor, mas o que a põe em prática.

Durante toda a minha vida, por força do meu temperamento até, que me ajuda e faz com que eu tenha uma certa independência, fui aprendendo coisas necessárias e relacionadas às Escrituras, à igreja, às denominações, à teologia, às grandes e pequenas mudanças culturais na igreja evangélica, etc. Evitando o mal, reconhecendo as boas coisas, louvando a Deus pelas conversões, pelos testemunhos reais e número de pessoas alcançadas. Mas nem tudo foi ou é tão fácil, se se olhar para os lugares errados, prestar atenção em certas coisas, e vê-las pelo foco errado você encontrará não poucos motivos para facilmente errar no julgamento, e usar alguma dessas coisas, como desculpa, ou todas elas, para abandonar a  fé.

Três décadas depois alguém ( não se trata de crítica particular, mas circunstancialmente )  parece me forçar a assumir estar num grupo ou outro, que postula um menu de posições articuladas ou outro, a ele oposto. É exigido, entre aspas, que eu tenha uma admiração por um pensador cristão ou por outro, que devem ser obrigatoriamente um ou outro, a baliza de tudo o que ouvi, ouço ou creio. E não há meio termo. Um deles é João Calvino, sobre o qual já escrevei postagens específicas acerca de sua pessoa, da admiração pelo que fez em sua época, pelas dificuldades que enfrentou e pelas lutas em defesa das suas convicções e do amor ao mesmo Salvador e Senhor ao qual amamos de todo o coração. Mas para mim Calvino, Lutero, e qualquer um foram apenas homens que exerceram seus papéis e defenderam legitimamente a sua fé. A minha fé cristã nasceu independente do que creram, como creram  e concordando ou não com eles, em nada validam o que eu creio e como creio.

Temos a Bíblia, as Escrituras, não preciso deles ou da tutela teológica de  nenhum outro contemporâneo ou atual. Mas alguém parece exigir que eu confesse a minha dependência deles ou de alguém que tenha se oposto a ele. A opção é sempre entre um elenco de crenças e outro elenco de crenças. Se aceito tal coisa devo aceitar tal outra se não, essa também não. Não se trata da fé da confissão da igreja local ou denominação, é algo que paira sobre todas as cabeças dos crentes e a ela devem todos estar alinhados. Você nem precisa ir a Bíblia, basta listar o que se deve crer e tê-las na ponta da língua.

História da igreja cristã é um luxo acadêmico que quem puder tê-lo, até deva tê-lo, por absoluta falta do que fazer,  e com a legítima  certeza que de que não afetará a sua fé para pior, a sua comunhão com Deus e o seu mais autêntico serviço na obra de Deus. Pois só a título de aviso: não encontrará só coisas boas e o lado melhor de cada história. De fato é muito triste e bizarro na maioria das vezes. Sobrevivendo a todo esse volume de informações não inspiradas. No caso dos partidários de uma ou outra posição, o pior é que se você não concorda não adianta de fato discordar: você é tido como "burro". Não se trata de se olhar para o problema em questão, de encontrar a resposta ou a definição para tal compreensão. Passa-se a ser um repetidor de uma lista de afirmações que até soam como algo pertinente mas no fundo não são. Gente culta e que acumula conhecimento nem sempre é verdadeiramente sábia, em discernimento, ou concluiu por si mesmo um monte de coisa. Se assim fosse todos ao se debruçarem sobre algum tema, com respaldo natural de longos e aperfeiçoados currículos acadêmicos chegariam as mesmas conclusões. Começassem por onde começassem. 

Mas não é o que acontece, na sua maioria por mais cultas e informadas que as pessoas sejam, são meros repetidores de coisas pelas quais tiveram simpatia, e apenas giram em torno do mesmo eixo, repetindo indefinidamente os mesmos discursos. Fato é que se de alguma maneira Deus, não sei por que razões específicas, não disser pessoalmente ao sujeito ou lhe mostrar de um modo mais contundente que ele está errado, ele não largará o osso jamais.

Eu não ligava para o calvinismo, embora o conhecesse. Ano passado até por inocência fiquei implicado com blogs cristãos, de ministros principalmente, que se arvoraram contra as chamadas mega igrejas neopentecostais. Críticas legítimas, contra aparente escândalos, ou práticas que geram naturalmente mal estar em crentes de igrejas evangélicas mais tradicionais. A época tentei apenas demonstrar que se alguém não concorda como as coisas são feitas, vá e faça-as da maneira que se acredita, com igual alcance e força, enfim   arregace as mangas e faça o trabalho de pregação que ache que deva ser feito e aí naturalmente o erro será erradicado. 


Depois de mais de trinta anos conhecendo profundamente a cultura evangélica, achei que sinceramente o problema era só esse. Não era como não é. Boa parte desses não crêem em milagres, não crêem que demônios entre e possuam as pessoas, não crêem em profecias, em línguas estranhas, não crêem que Jesus morrera por todos, não crêem que Deus fará algo específico hoje pois já decretou tudo antes da fundação do mundo, e a minoria de eleitos dos quais cada um só sabe de si já está definida, por isso odeiam multidões, põem sob suspeição conversões aos milhões e a única igreja com qualidade espiritual é a igreja reformada, etc. Misturam críticas legítimas para apoiarem-se nas suas convicções infundadas, deturpadas e anti bíblicas, embora organizadas, defendidas por infindáveis literaturas produzida durante séculos.

Bem nesse momento despendo energia para fazer o que muitos fazem, atacar os demais. Farei porém mais uma única vez por crer intimamente que há um prejuízo nisso tudo. Não se trata de ter ou não ter tal posição, coisa que é absolutamente legítima. Já é muito difícil se concentrar no que é realmente importante em termos de cristianismo, de vida cristã, o piso está cada vez mais movediço, para todos nós os que cremos e para os que se achegam a igreja a cada dia. Se ater a algo secundário está cada vez mais fácil e se agarrar em algo que não constitua o verdadeiro alicerce do Senhor é absolutamente temerário. Precisamos guardar o que temos, aquilo que um dia foi e deve permanecer o essencial, a experiência e o genuíno amor ao Senhor.

Ser calvinista é como ser adventista do sétimo dia, testemunha de Jeová, não necessariamente pelo conjunto e tópicos das referidas crenças, mas pela incapacidade de se discutir os pontos inconcistentes com disposição de realmente avaliá-los. Isto porque ser calvinista significa aceitar toda a  Teologia Reformada com seu próprio plano de salvação- a doutrina reformada da salvação. Esse plano da salvação constante da Teologia Reformada, não é exatamente o Plano da Salvação Bíblico, por mais que se esforcem em dizer que sim, pois ao expô-lo ficam claras e patentes as diferenças.

Você não vai entrar em uma igreja calvinista e ouvir o Pastor dizer no início do culto: "Jesus não morreu por todos, só pelos eleitos!" e nem tão pouco: " Se você não é eleito está perdendo o seu tempo em vir e aqui e o nosso também." ou ainda: " Se Deus não pensou em salvá-lo volte para o mundo, você não tem nenhuma chance."  O único apaixonado pelas almas perdidas e calvinista, foi certamente o pastor e pregador batista Charles Spurgeon, cujo ministério alcançou milhares de pessoas em sua época e cujas pregações registradas em livro podem ser lidas hoje em um livro chamado "O ganhador de Almas" de capa verdinha, o qual li a muitos anos e fez meu coração ficar abrazado por suas pregações. Mas não por ser de confissão calvinista mas apesar de sê-lo.

Para os calvinistas todo cristão é calvinista ou arminiano e não há como escapar. Para um calvinista ou você é calvinista ( há algumas categorias internas com nomes estranhos ), arminiano ou bem próximo de um católico romano. Quando alguém apresenta alguma argumentação contra o calvinismo é acusado de não  conhecer o calvinismo profundamente e de estar deturpando-o. O ponto de partida é sempre a Soberania  de Deus e aí querem fazer você acreditar que você faz de Deus menos soberano do que eles reconhece-No. É claro que Deus é soberano para todos os cristãos, para os católicos inclusive, para os judeus e para os muçulmanos contudo um calvinista sempre argumentará que a sua concepção de Deus o faz menos soberano do que é.

As razões são óbvias e claras: se o homem tem uma ínfima parte de responsabilidade por poder escolher crer ou não crer, cai a predestinação e rui a razão principal de toda a arquitetura calvinista, a eleição do salvo feita  antes da fundação do mundo. O Adventista do 7º dia não acredita no inferno como condenação eterna, pois voltado ao Velho Testamento por causa dos 10 mandamentos e principalmente por causa do sábado, nega a imortalidade da alma e uma coisa leva a outra. As Testemunhas de Jeová acham que o nome legítimo de Deus é Jeová ou seria  Yavé ( ???), então Jesus não pode ser Deus, mas "deus" e o Espírito Santo não pode ser "Espírito" mas "espírito". É sempre o raciocínio humano, simplista e excludente. Por pouca coisa se constrói uma teologia absolutamente espúria.

A recorrência contínua a expressões complexas e a ligação de idéias a nomes "importantes" parecem ser uma fixação calvinista, pois a bem da verdade, o rol de versículos citados e repetidos a exaustão, não são nem de longe suficientes para sustentar sua teologia. Sempre defendi que os versículos e capítulos na Bíblia ( algo amplamente sabido ) são artificiais. Citação avulsa de versículos não constituem a melhor defesa de nenhuma teologia ou doutrina. A uniformidade doutrinária da Bíblia, ou unidade doutrinária é percebida a partir de um conjunto de narrativas em que essas verdades podem ser comprovadas. a liberdade de escolha do homem pode ser comprovada, independentemente que se chame de livre-arbítrio ou livre-agência do Gênesis ao Apocalipse, quando Deus fala com cada ser humano, esse lhe dá uma resposta e Deus lhe abençoa ou  condena. São 1595 "ses" em toda a Bíblia, essa simples partícula condicional, pressupõe poder de  escolha ao ser humano e boa parte 602 estão no Novo Testamento  e dirigida a nós, crentes pós advento de Cristo.

O calvinismo é tão inconsistente só bíblicamente que seus defensores tem que recorrer insistentemente a "confissões" ou seja, documentos eclesiásticos famosos historicamente, que são no fundo declarações documentais não inspiradas, de simples homens. Eu sou crente não por causa do credo de Nicéia ou por causa do mais fiel deles o credo apostólico "Creio em Deus Pai criador dos céus e da terra, etc, etc, etc". é legítimo mas não está nem de longe ao mesmo nível da Escrituras divinamente inspiradas por Deus. 

Finalmente a salvação pela graça não é uma invenção calvinista, é Bíblica e antes de João Calvino portanto. Nem a justificação pela fé, mas a Expiação Limitada é uma invenção calvinista e deve ser refutada e a Expiação de Cristo como revelada na Bíblia deva ser pregada por todo crente interessado na salvação das pessoas perdidas.

A muitas maneiras de se perder tempo e gastar energia para nada. Infelizmente essa é uma delas. Gostaria que esses que amam verdadeiramente ao Senhor, fossem úteis na sua obra de outra maneira conforme o ide de Marcos, com manifestações de poder e de autoridade no nome de Jesus Cristo, algo impossível para quem se ocupar com tão pouco.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos