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domingo, 22 de agosto de 2010

OS "SES" DA BÍBLIA

Para os crentes, para os que crêem nas Escrituras, no que a Bíblia Sagrada, registra e nos dá o conhecimento único, não passíveis de serem obtidos em outro lugar, por sua própria natureza atemporal, por ser muitos de seus registros pré-temporais, sem testemunho humano ( como o da criação por exemplo ), a Bíblia é um livro afirmativo, de "sins" e de "nãos" somente. Recorremos a Bíblia portanto para ter certezas e não poderia ser de outra forma, procurando algo definitivamente conclusivo.

Entretanto há uma pequena palavra, e cuja cararacterística gramatical existe em todas as línguas criadas pela inteligência humana ao longo de sua história. Trata-se de uma partícula chamada de particípio condicional, o "se" em português ou o "if" em inglês. Essa pequena partícula aparece  dez vezes no décimo quinto capítulo do evangelho de João, oitenta e duas vezes ao todo no mesmo evangelho, seiscentas e duas vezes em todo o Novo Testamento, e mil e quinhentas e noventa e cinco vezes em toda a Bíblia. Muito do total em que essa pequena palavra aparece trata-se de pronunciação do próprio Senhor e Deus. 

Essa partícula "se", ou particípio condicional, funciona como uma bifurcação em uma estrada. Toda vez que aparece ou há uma declaração em que ela antecede toda a afirmação, significa que apenas um dos caminhos, ou apenas uma das alternativas se tornará realidade, dependendo da ação ou da reação , ou ainda da resposta do outro agente envolvido, que quase sempre é um ser humano, ou um povo, uma nação ou uma igreja ( no caso das sete igrejas do Apocalípse ).

Alguém pode asseverar com toda a propriedade que tudo está determinado e escrito ( alguns gostam disso, e tem algum prazer em pensar que nada pode ser modificado em nenhuma altura da história, então oraríamos para que, clamaríamos, e sonos exortados a pedir, orar e clamar, para que? ) e portanto nada acontecerá diferente do já determinado a muito tempo, e para não ter recurso diferente, antes da fundação do mundo. é claro que a Bíblia fala de decretos anteriores a fundação do mundo, fala de obras acabadas por Deus e definitivas, vistas como perfeitas e boas, coisas que Deus não deixará de fazê-las pois já estão decididas e acontecerão como planejadas, sem atrasos ou mudanças. Mas a contragosto desses irmãos quero afirmar, baseado no que a Bíblia, as escrituras, mostram o tempo todo, a um leque de coisas, e não são poucas em aberto, para que o homem exerça a sua capacidade de crer, escolha inclinar-se para o lado das coisas e realizações de Deus e aspire mais do que aparentemente é possível diante dos seus olhos. Por mais que uma igreja cante os hinos maravilhosamente compostos ao longo do protestantismo, faça uma pregação sobre as belezas do céu ou sobre os milagres de Jesus Cristo no passado, leia com lágrimas algum salmo para a sua igreja, ore numa oração tocante junto com os seus membros na reunião de domingo, se esse tal intimamente creia que nada de novo possa ser feito, não perderei o meu precioso tempo com ele, nem um dia, nem meses, muito menos anos. Ele não tem nada para ensinar, pois não aprendeu nada de fato. É apenas um papagaio diante de sua plateia. Ele não entra nos céus, não toma posse do reino e não deixa ninguém mais fazer o mesmo.

O Deus do islã é todo poderoso, misericordioso segundo repetem a cada despedida e a cada  reza, mas não é confiável de como e quando exercerá misericórdia. É o mesmo Deus de Abraão, sem a relação e a possibilidade de confiança e comunhão que Abraão experimentou e nos legou. Trata-se de um Deus imutável e distante, imóvel no sentido de se mover, e estender a Sua mão em favor do homem, um Deus refém de si mesmo. Paradoxalmente o Deus bíblico revelado em toda a Bíblia e cujo ápice da revelação de Deus se dá através do próprio Jesus, é um Pai, que mais do que nós ,que sendo maus sabemos dar boas dádivas as nossos filhos, fará , dará, muito mais a nós se o pedirmos, se crermos nessa  posibilidade única  no cenário da fé em um Deus pessoal e absolutamente Todo-poderoso.


Em João 15:10 o Senhor Jesus nos adverte que "Se guardardes os meus mandamentos, permanecerei no meu amor". Em Mateus 6: 14 e 15, o perdão que receberemos está condicionado ao perdão que nós devemos perdoar aos demais homens, aos demais seres humanos. Muitas vezes nos esquecemos disso e nos enganamos a nós mesmos sob a tutela " de uma vez salvos, salvos para sempre", uma doutrina fácil e que anestesia a mente de toda a responsabilidade presente ou futura. Em João 8:24, é dito que quem não crê no Filho ( Jesus ) morre em seus pecados. em João 15:6 "Se alguém não permanece em mim ( em Jesus ) será lançado fora. Então mesmo o que crê em Jesus tem que permanecer nEle, senão será lançado fora.

Há logo uma condição, uma necessidade de resposta positiva, uma vontade que grite no coração e no íntimo do que já crê: fico como Senhor, não o deixarei, não o esquecerei, o Senhor estará sempre em primeiro lugar na minha vida, por mais que aparentemente as circunstâncias pareçam mudar, o mundo pareça mais atrativo e confiável, e pareça que não dependo tanto da Tua Palavra como nos duas da minha conversão, cheio de vícios, culpa, medo e incertezas. Mesmo que aparentemente eu hoje pareça mais dono do meu próprio nariz, cheio de idéias próprias e com um lugar consolidado e confortável dentro do cristianismo.

"Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito "( João 15:7 ) Permanecer em mim...as minhas palavras permanecerem em vós...pedireis o que quiserdes...um pequeno se que se cumprido trará como consequência a ação do homem pedindo o que quiser e será feito! Muitos distorcem essa passagem dizendo que será  concedido apenas o que for predeterminado como vontade de Deus...trata-se de uma distorção. Deus , Jesus disse exatamente o que está dito e conhecendo que poderíamos pedir exatamente o que quisermos... Mas a mente religiosa, presa com grilhões doutrinários não pode aceitar certas coisas. Os fariseus eram assim, zelosos, gostava, de regras, de parâmetros que não pudessem ser quebrados, mesmo para o bem, para a felicidade, para o gozo até mesmo de Deus.

As vezes vejo críticas ferozes de ministros ( leia-se pastores, pregadores com cem por cento de seu tempo teoricamente separados para o serviço no reino, pagos por suas igrejas para fazer só isso! ) contra milagres em igrejas neopentecostais. É compreensível o choque cultural, a diferença de ênfases, de discursos, de métodos, claro, outras pessoas, outra ação. Eles se dão ao trabalho de assistir parte dos cultos televisivos, separam o objeto de suas críticas mais contundentes e a espalham na web. Mas e as pessoas curadas, de câncer, de várias doenças terríveis? São tantos os casos que já não vale a acusação descarada de teatrização, pois cada pessoa curada tem um vizinho, colega, conhecido, parente, incrédulo ou de outra religião que são as testemunhas oculares de cada milagre... Esses pastores ao menos poderiam alegrar-se com as lágrimas de alegrias das pessoas, senhoras, senhores, idosos, crianças...mas não simplesmente torcem os seus narizes, pois nas suas congregações não acontecem nada mesmo a despeito de sua perfeição doutrinária, e o mesmo Deus não faz absolutamente nada através e suas mãos e de suas orações teologicamente corretas. É simples, para esses Deus não age no presente, não interfere na história individual de ninguém, Ele apenas segue o seu caminho e nem se volta para ver quem tocou na orla de sua capa. Não há "se", não há possibilidade para uma resposta a fé criativa. Há apenas uma má interpretação do que seja um "escolhido", um "predestinado". 

Nessa perspectiva como dizer a alguém, ou apropriar-se para si mesmo: " Se creres verás a glória de Deus."?
pois para esses o homem nada pode fazer, pois não tem nenhuma faculdade de escolher, de cair em si, de ter uma estratégia movida pela única chance ainda que mínima,  como a imaginada pelo filho pródigo: " meu pai certamente não me perdoará, mas pode ser que aceite a tratar-me como um de seus empregados, o que é infinitamente melhor do que a minha situação atual de comer a comida dos porcos que tomo conta". O filho pródigo se levantou, confiando na possibilidade ainda que remota, um "se" apenas, e o final da parábola contada pelo Senhor Jesus com o objetivo de nos ensinar mais uma verdade acerca do Reino nós já sabemos. Mas o filho  pródigo poderia não ter caído em si, poderia não ter imaginado ainda que errôneamente uma solução menor para o seu caso e não iria de encontro a seu pai que o perdoou e restaurou a sua antiga e original condição, de pródigo, ou seja rico.

Os 1595 "ses" de toda a Bíblia mostram a misericórdia de Deus para conosco e a possibilidade concreta e real de a cada dia escolhermos um dos lados o qual consiste em mostra concreta e real do favor de Deus. Para a nossa vida nada está determinado negativamente. Aliás estaria se Jesus Cristo não tivesse vindo, vivido, morrido e ressuscitado para através do Seu nome, houvesse "ses" a nosso favor, para que um novo quadro fosse desenhado do nosso presente, do nosso futuro, de todas as coisas, fosse escrita finalmente uma nova história para cada um de nós. Essa é a boa notícia, a grande nova, a boa nova, o evangelho pleno que deve ser anunciado as pessoas e não um evangelho histórico, uma religiosidade memorial apenas, mas um Deus que age no presente, toca o homem, pecador, ínfimo, anônimo, uma zero esquerda no mundo do homens.

Por Helvécio S. Pereira

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