Não são poucos os personagens históricos que ficaram marcados para sempre por ou ou outro motivo, desde os motivos mais louváveis aos motivos mais bizarros. É uma verdade, mas o Senhor Jesus para os que nEle crêem e amam, não é importante por que o seu nome se impôs históricamente divindindo o tempo, fornecendo o marco zero para um novo calendário, que querendo ou não remete, crédulos e incrédulos, apaixonados e opositores em torno de sua existência. Jesus Cristo não é importante a partir simplesmente de uma estatística que lhe é claramente favorável. Ele o é e finalmente será assim reconhecido simplesmente por ser o que é e quem é.
Chegamos então ao primeiro marco divisor no desvendamento da pessoa de Cristo: o que Ele é e quem Ele seja. Todo o tipo de pesquisadores se concentra, incluindo religiosos e teólogos, na primeira abordagem, por ser claramente impessoal. Do que Ele é, do que seja constituído, aparentemente pode-se divagar a vontade, indagando-se se são ou não plausíveis cada uma de muitas possibilidades. Eu pessoalmente, desde a minha conversão, foi e ainda é a que menos me interessa ( algo pessoal ), entretanto nessa questão, nas muitas indagações e formulações de respostas, é a que pode afastar mais que aproximar o crente do seu Senhor. Não que não seja importante mas pela inviabilidade de respostas adequadas, cujo elemento da fé, nem sempre é preponderante.
A outra, como já afirmei, é QUEM, Ele, Jesus de fato seja. Enquanto o que Jesus é, possa pertencer ao campo da doutrina ( ver minha postagem sobre DOGMA, DOUTRINA E OPINIÃO ), quem Ele, Jesus Cristo é , pertence ao campo do dogma. Uma determinada igreja cristã na sua confissão de fé, confessa que "Jesus Cristo é Filho de Deus e Deus", isso é QUEM ELE É. A seguir nas doutrinas abraçadas, essa mesma igreja esmiúça o fato, confessando que o Jesus Cristo em que seus membros crêem, tem uma ou duas naturezas, isto é O QUE ELE É.
Geralmente o DOGMA se sobrepõe em importância à doutrina. Igrejas e crentes de diversas igrejas cristãs podem abraçar o mesmo dogma e diferir radicalmente na doutrina. A predestinação como é vista e aceita por calvinistas é uma doutrina e não interfere no dogma sobre o fato de QUEM É JESUS CRISTO. As Testemunhas de Jeová tem um dogma: Jesus Cristo não é DEUS, mas dEUS para os seus crentes. Assim como errôneamente o Espírito não é uma pessoa, mas uma força advinda da parte de Deus o Pai. Para as TDJ não há portanto a Trindade.
Bem voltemos ao início: Jesus Cristo é Filho de Deus e Deus. É nisso que cremos. Explicar como isso se processa deve ser possível a partir do que os escritores bíblicos deixaram registrados. Trata-se de uma colcha de retalhos, cujos recortes importantes se estendem por toda a Escritura. Como Ele , Jesus Cristo era no passado, antes de todas as coisas, como foi exatamente na sua encarnação e como será no futuro, só a partir ( se fosse possível ) de testemunhos pessoais.
Como Jesus era no passado, só Deus pode nos dizer, ou Ele mesmo Jesus Cristo. Do período de Sua encarnação, só o que os que conviveram com Ele, através das palavras registradas por seus contemporâneos. Do futuro, só Ele mesmo, ou anjos, ou o próprio Pai. Antes de prosseguirmos seria possível a um crente de possibilidades medianas no que se refere a cultura geral, leitura, etc, apreender essas informações a partir da simples leitura de sua velha Bíblia, sem o suporte confuso e muitas vezes verborrágico de teólogos onde as conclusões já vêm mais ou menos delineadas? Eu acho que sim.
Vejamos o testemunho de Jesus:
"Antes de Abraão existir Eu Sou!" ( )
"Eu vi a Satanás cair do céu como um relâmpago" ( )
São duas de mais passagens que comprovam a sua pré-existência a importantes fatos reais.
Os evagelhos ( Mateus, Marcos, Lucas e João ) são como grandes documentários, grades reportagens, cada um com uma linha, digamos editorial, distinta. Mateus foi escrito para convencer aos Judeus, aos Israelitas; Marcos aos cidadãos romanos; Lucas a elite intelectual grega e João a todos os demais gentios. Abaixo, um dos capítulos de minha preferência quando me ponho a pensar sobre quem Jesus é. (João 1-1-34)
NO PRINCÍPIO era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas {as coisas} foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome {era} João.
Este veio para testemunho para que testificasse da luz; para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz; mas para que testificasse da luz,
Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo,
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João testificou dele; e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.
E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
Disseram-lhe pois: quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Disse: Eu {sou} a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
E os que tinham sido enviados eram dos fariseus;
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca,
Estas {coisas} aconteceram em Betânia, da outra banda do Jordão, onde João estava batizando.
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um varão que foi antes de mim; porque {já} era primeiro do que eu.
E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como {uma} pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
Na próxima postagem analisaremos essa passagem a luz de outras da Escritura.
Por Helvécio S. Pereira
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