COME TO ME

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O LIVRE ARBÍTRIO DENTRO DA COMPREENSÃO CALVINISTA

Tenho adotado o princípio de que as Escrituras são suficientes pra dar a compreensão devida a qualquer pessoa interessada nas Suas revelações, sejam essa pessoa simples ou de cultura e educação refinadas, A Teologia embora indubitavelmente importante e tendo por isso o seu lugar e utilidade como ferramenta e ciência, por si só pode lançar não poucas dúvidas, mais do que certezas e conduzir a descrença, se a sua relação com as Escrituras, a Bíblia forem, de fato invertidas em ordem de importância. Daí o fato de ser até bastante comum, após se adotar o hábito de ler atentamente inúmeros compêndios teológicos, relacionar-se não poucas objeções legítmas sobre uns ou outros pontos. Já com a Bíblia diretamente, quando confrontado com seus textos, tenho que confessar radicalmente: creio ou não creio e assumir as devidas consequências.

O crente autêntico não gosta de todas as passagens e textos das Escrituras, de fato alguns pode ter até certa aversão, mas não se pode deixar de crer nele óbviamente, poi toda a Escritura é inspirada por Deus e apta para instruir. Uma das postagens mais acessadas nesse blog é que pergunta: Livro de Gênesis, literal ou não?
Uma pessoa simples, um crente simples, de cultura e educação humildes, não se sente constrangido de na sua congregação de pessoas tão simples quanto ele ou mais, de ler a narrativa do Gênesis tal qual lá está e explicá-la, como está lá, aos seus ouvintes simples e crentes.

Já um outro pastor com longo curriculo acadêmico e cercado de membros de classe social favorecida, cultura e educação igualmente desejáveis, ficará cheio de toques, ao ler e explanar algo sobre o mesmo livro das Escrituras. Certamente recorrerá as últimas notícias científicas e recorrerá a algum cientista, pelo menos partidário do Desing Inteligente, para respaudar a sua fé na Bíblia como verdade, no caso aparentemente, nem tão absoluta assim. Duas situações, duas reações diferentes e de consequências diferente em termo de fé e testemunho da Palavra de Deus. Nós preferecialmente gostamos mais da segunda e Deus, não preferirá certamente a primeira?

A presente postagem está sendo feita e as reflexões constantes aqui tem uma explicação. A cerca de um tempo teci um comentário em um blog de um irmão calvinista após a sua exposição sobre o tema "depravação total ". Acusei, a época, sem ser indelicado de ser incoerente em suas colocações ( não no geral mas no particular, em alguns aspectos ). Só hoje li a sua resposta no meio dos demais comentários, todos faroráveis a sua exposição, muito bem escrita e lógica, é verdade. Dizia o irmão que não tinha que me responder pois não havia eu apontado em meu texto observativo de quatro linhas em que sua exposição havia sido conflituosa. 

Ainda como justificativa, dizia que eram resultado de nove anos  de estudos da Bíblia, em oração e comunhão com Deus acompanhados, claro de respectivos estudos teológicos, acerca da  referida questão. Claro a minha crítica não é com relação a seus métodos e nem a sua, certamente, sinceridade. Trata-se de uma reflexão cerca de uma doutrina e não dogma ( reveja se puder a minha postagem referente a Dogma, doutrina e opinião ).

A teologia nos coloca em camisa de força. Começamos a caminhar  com ela em pontos com pouca dúvida e medida que avançamos o gosto pela especulação pode nos levar a nos perder nos detalhes e inclusive afastando-nos do foco principal e até da realidade. A teologia é útil e importante, mas passível de ter a sua importância colocada a frente e acima da própria  Escritura, razão pela qual  a teologia cristã se sustente e não ao contrário.

O termo teológico em questão foi a " Depravação total" que nada mais é do que a posterior e atual situação de qualquer ser humano hoje: uma natural inclinação ou tendência ao pecado, ainda em maior ou menor dose, variando de indivíduo para indivíduo. Após a queda somos pecadores pór sermos naturalmente prontos a pecar coisa que segundo as colocações desse irmão, diferente de outros calvinistas, Adão não tinha. Inclivelmente as suas colocações são favoráveis a uma posição que sempre vi nas Escrituras: segundo ele Adão tinha "livre-arbítrio" e escolheu pecar. Então para ele Adão escolheu pecar e nós não escolhemos pecar, somos feitos para pecar,máquinas de pecar, e por nós mesmos não conseguimos fazer o bem.

Só que dentre todos os demais descendentes, seres humanos depois de Adão, Deus escolheu, predestinou alguns para a salvação ( e outros naturalmente não ) e que Jesus morreu somente por esses predestinados ( embora máquinas de pecar, sem nenhuma outra opção, tanto quanto os outros não predestinados ) que finalmente são os salvos.

Esses salvos nada fizeram, nada sabiam e talvez ainda não entendam bem por que são salvos, "eleitos". Já os perdidos, nem que por frações de tempo percebam e vislumbre uma nova possibilidade, nada poderão fazer para trilharem o caminho da verdade. Uma vez não predestinados, não eleitos, uma vez perdidos, perdidos pra sempre.

Bem vale dizer que outros calvinistas nem ao menos acreditam a possibilidade de Adão ter escolhido pecar, em nome claro da "absoluta soberania de Deus". Para esse Deus é a origem de todo o bem e também de todo o mal. A gota d'água, na ocasião, foi quando esse irmão disse que no caso de um estupro, o estuprador é um ímpio ( claro ), não eleito e predestinado, era vítima ( no caso uma mulher crente ) era predestinada e como tal o estupro "seria apenas uma forma de Deus  transformar o tal mal é bem " e beneficiar, abençoar (??? ) a vítima.

Aí está o mal da teologia. Você fica refém do modelo penosamente construído e cujas idéias detalhadas se interrelacionam e você se torna incapaz de ver a mais clara e craça realidade. começa-se a justificar coisas que relmente a luz da razão são insjustificáveis e cujas explicações reais são realmente outras e que na maioria das vezes, tão claras qaue todos vêem a sua incoerência. Contudo os elogios foram do tipo: "excelente texto", "brilhante texto", "perfeitas as suas colocações", etc.

No que essa doutrina difere do declarado francamente nas Escrituras e sem necesidade  nove anos para compreendê-la?

Depravação total: ok! Todos somos pecadores e nos inclinamos ao pecado com toda a certeza, mas somos capazes de fazer o bem, pois se não não justificaria o fato de Jesus no instar a fazê-lo. Temos então uma natureza pecaminosa e da qual seremos finalmente livres após a nossa morte, se crermos em Cristo hoje.

Livre arbítrio: ok! no que se referia a Adão e a Eva, mas também aplicável a nós, embora a tendência pecaminosa desiquilibre sobremodo a balança a favor do pecado, do engano, do erro, etc.

Morte de Jesus somente pelos eleitos : errado! Cristo morreu por todos, homes e mulheres em todos os tempos, mas somente os que aceitarem a Sua obra redentora e crerem em Sua pessoa serão salvos.


Na situação de etupro usada pelo irmão como exemplo: é da vontade de Deus" Errado!! Não é da vontade de Deus, no máximo permissão de Deus por uma série de outras razões. A vontade de Deus não é feita na terra como e feita no céus. Logo nem tudo o que acontece na terra é da vontade absoluta de Deus. O nosso desafio como crentes no Senhor é orar todos os momentos para que ela, a vontade de Deus prevaleça sobre a ordem caótica desse mundo.


Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos