Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

QUEM É JESUS? PARTE 2

Não são poucos os livros já escritos acerca da pessoa de Jesus Cristo, livros escritos por autores cujas motivações vão desde a paixão irrestrita, passando pela fé e até o ódio. É fato unânime que falando-se bem de Cristo ou mal, há muito para si falar. Entenda-se que não que haja um mal a se falar do Senhor, mas que os inimigos do evangelho, tem ao longo dos séculos e hoje no presente urdido as mais vis mentiras tentando, se possível descaracterizar a divindade de sua pessoa e a importância de sua redenção.

Até mesmo para os que nEle crêem, a certa incógnita relacionada a certos aspectos de Sua pessoa. Os esforços em descrevê-lo se dividem em dizer QUEM JESUS É? e O QUE ELE É? Alguém pode asseverar muito apropriadamente que não há diferença entre uma pergunta e outra e entre as respostas dadas a uma e outra. O DOGMA cristão universalmente aceito, ou maciçamente aceito reza que "Jesus Cristo é Filho de Deus  e Deus".  Para muitos contudo, isso não é de todo suficiente, pois desejam uma explicação que deixe claro a união entre o seu ser divino e o seu ser humano, com o qual viveu entre nós cerca de trinta e quatro anos. Daí formulam-se questões como de onde até onde vão a sua humanidade e quando se manifesta através de sua humanidade a Sua divindade. Questões essas todas de cunho funcional e na minha opinião mais relacionadas com O QUE ELE É e não com QUEM ELE É. 

Quero tentar adiantar que, a meu ver, ambas as perguntas só podem ser respondidas, se o são respondidas, pelo próprio Deus. Pelo próprio conceito de Deus, de Deus Criador, aquele que antecede e precede todas as coisas, só Ele pode informar e traduzir, digamos assim, com a proximidade plausível ao nosso entendimento, QUEM e O QUE  ELE É.

A Bíblia começa com uma declaração taxativa que "os céus e a terra foram criados por Deus": "No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1 não foi escrito para nos informar que há céus e terra, pois ambos fazem , em maior ou menor grau, parte de nossa experiência concreta, mas para dizer que antes de tudo Deus estava lá, pré-existente e vivo. Deus não existia e tudo veio a existir, Deus de um  lado, estático, imóvel, e os céus e a terra concomitantemente. Deus criou. Deus desencadeou todo o processo, concebeu na sua inteireza os céus e a terra. Temos aí o primeiro conceito de Deus: Deus Criador de todas as coisas. Quem é Deus portanto? Deus é o criador de todas as coisas, particularmente no caso "dos céus e da terra". Quanto ao que é Deus, não tenho essa resposta ainda nos primeiros versos do Gênesis, pelo menos com maior clareza.

O  Evangelho de João é dentre os quatro evangelhos o mais popular, e  único destinado a um leque maior de leitores, dos mais simples aos mais sofisticados, e o único com um primeiro capítulo extremamente singular. A semelhança do livro de Gênesis começa no seu primeiro capítulo:


João 1

NO PRINCÍPIO era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas {as coisas} foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

O objetivo do apóstolo João era demonstrar de modo lógico que aquele Jesus do qual as pessoas ouviram falar, e cuja vida ele passa a relatar em detalhes, até a morte e ressureição, não era apenas um grande homem, um profeta, ainda que considerassem o maior deles, mas que surpreedentemente contra toda a lógica previsível e presumível, aquele homem sem aspecto agradável fisicamente era o mesmo Deus do Gênesis, por ocasião da criação dos céus e da terra.

O evangelho de João ou segundo João foi o último dos quatro evangelhos a ser escrito ( por volta de 90 d.C.) e curiosamente foi escrito depois de João ter escrito o livro de Apocalípse. Daí o fato de João ter descrito Jesus como Deus, não apenas como uma opinião teológica digamos, mas como uma testemunha, pois na sua visão, no Apocalípse, ele João se vê face a face com o Jesus Cristo glorificado. Esse dado é bastante pertinente para se ler com outros olhos o primeiro capítulo do seu evangelho. Sugiro até mesmo que ao ler o primeiro capítulo do evangelho de João leia o primeiro capítulo do seu  livro, o Apocalípse.

Diferentemente do uso de termos, digamos amplamente religiosos já  à época, como Messias, Senhor, o apóstolo João usa um termo filosófico, "logos" do grego, significando "A palavra", "A razão" de uma abrangência e compreensão que ultrapassa a compreensão simplesmente religiosa. Essa "razão" ou "palavra" habitou entre nós e nos é dito, que nada do que foi feito, foi feito sem essa "razão", "palavra" ou "logos".
Ainda é difícil dois mil anos depois, entendermos o significado pleno do que João quis de fato transmitir a todos nós, através da descrição do Logos, mas fica absolutamente claro que seja algo bem mais do que qualquer um possa supor em um primeiro momento. Alguns asseveram que foi apenas uma questão de estilo literário influenciado pela cultura grega da época, mas é óbvio, que além de escrever para atender o nível de espectativa verdadeiramente alto dos gregos, aí está uma revelação escriturística de quem Jesus de fato, era e é.

Há não poucas controvércias acerca do uso por parte de João do termo "logos", porém gosto de uma delas históricamente plausível. Vejamo-la:

Heráclito era um filósofo que viveu nos anos 540 a 480 a.c. Nasceu em Éfeso, na Ásia Menor. Uma de suas teorias interessantes é que ele chamava a atenção para o fato de que o mundo está impregnado por constantes opostos. Segundo Heráclito, se nunca ficássemos doentes, não saberíamos o que significa saúde. Se nunca tivéssemos fome não experimentaríamos a agradável sensação de sacia-la depois de uma refeição. Se nunca houvesse guerras, não saberíamos o valor da paz, e se nunca houvesse inverno não poderíamos assistir à chegada da primavera.

Tanto o bem quanto o mal são necessários ao todo, dizia Heráclito. Sem a constante interação dos opostos o mundo deixaria de existir.

Muito dessa idéia influencia nossa vida hoje. Por isso, regularmente, ouvimos as pessoas dizerem: “Só se dá valor a alguma coisa, quando a perdemos”; ou quando ainda dizemos que há mais harmonia numa relação entre opostos e, por isso, “os opostos se atraem”.

Essas idéias também influenciaram o mundo naquela época. A filosofia grega alcançou o mundo e disseminou o “pensar grego” por todo lugar. Isto incluía o mundo bíblico do Novo Testamento.

Havia uma discussão filosófica, da época dos filósofos pré-socráticos, que girava em torno da questão “De onde surgiu tudo? Qual o material subjacente que servia de origem pra tudo o mais?”

Para Heráclito, esta “alguma coisa” que era subjacente a tudo chamava-se “Deus” ou “logos”. Ele via que em todas as transformações e opostos da natureza havia uma unidade, um todo. Mas, “Deus” ou “logos”, era a base fundamental de tudo isso. Só que o “Deus” não se referia nem ao Deus dos judeus e nem aos deuses da mitologia grega.
Logos, para ele, era a “razão”. Ou seja, havia, para Heráclito, uma “razão universal” que regia o pensamento humano mesmo quando eles não pensavam de forma igual e que dirigia os fenômenos naturais.

Essa idéia filosófica era comum, divulgada e debatida na época de Jesus e seus discípulos. Por essa razão, talvez, de forma extremamente inteligente e pertinente, o apóstolo João começa seu evangelho afirmando:
“No princípio era o logos - logos - (o verbo). E o logos estava com Deus. E o logos era Deus... Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1.1-3)

João, então, conhecendo a teoria de Heráclito, começou a exposição do evangelho a partir dela. Não demonizou a filosofia grega. Não rejeitou por completo. Soube expôr o evangelho a partir da cultura vigente. Ampliou-a, porém. Afirmou que não apenas o logos era subjacente a tudo e mantinha tudo. Foi além disso. Afirmou que nada seria feito, criado, se não fosse pelo logos.

E em todo o capítulo 1 do seu evangelho, apropriando-se da teoria de Heráclito, expõe quem Deus Filho é:
- A vida estava no logos;
- O logos estava no mundo;
- O mundo foi feito por intermédio do logos;
- Mas o mundo não conheceu o logos;
- O logos veio para o que era seu, mas os seus não o receberam;
- Mas a todos quantos receberam o logos, ele, o logos, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus;
- O logos se fez carne, habitou entre os homens e foi visto a Sua glória e era uma glória como a do Pai.
Com essa introdução, João identificava-se com a cultura popular de sua época. E, com isto, conseguia ser entendido. A partir daí apresentava a Jesus como o logos que os gregos procuravam. Heráclito afirmou que “deveria” existir uma “razão universal” subjacente a tudo. João respondeu quem seria essa razão, Jesus Cristo, que se fez homem, habitou entre nós, deu-nos o poder de sermos filhos de Deus, fez o mundo e trouxe vida sendo Ele próprio a vida.


Assim como os demais evangelistas ( Mateus, Marcos e Lucas ) redigiram seus textos com o objetivo de anunciar Jesus Cristo às pessoas convencendo-as a partir de suas expectativas, do mesmo modo o apóstolo João, tomando por base uma expectativa bastante alta, a da "Razão" que se sobrepõe a toda existência e concepção, mostrando que essa "razão", era o próprio Jesus, que nasceu, viveu, morreu assassinado mas que ressucitou e que escreverá o resto da história humana até o fim dos tempos e ainda dará origem a novos céus e nova terra.

Não podemos dizer, como é exatamente esse Jesus, mas quem é esse Jesus, embora também seja apenas uma parte de quem Ele realmente seja.

JESUS É ETERNO, É DEUS, É TODO PODEROSO E COM TODOS OS DEMAIS ATRIBUTOS DA DIVINDADE ORIGEM E SUSTENTAÇÃO DE TODAS AS COISAS.

Por Helvécio S. Pereira



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos