Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PREGAÇÕES, COMO ESTÃO NAS IGREJAS HOJE? É REAL O SENTIMENTO QUE A QUALIDADE DAS MESMAS DEIXAM A DESEJAR? ( ATUALIZADO E REVISADO! )


D
e algumas décadas para cá, há um sentimento mais ou menos recorrente de que a qualidade das pregações têm deixado a desejar,

isso corresponde a verdade ou não?


Qualidade de pregações, mais tempo  dedicado ao estudo da Bíblia, como reuniões destinadas ao chamado Estudo Bíblico ( as igrejas batistas e outras tinham tradicionalmente um dia na semana, uma noite, na minha igreja era sempre as quintas-feiras ), maior frequência às chamadas Escolas Dominicais, etc, tem sido uma crítica dos tradicionais aos grupos pentecostais e neo pentecostais, por se tratar, a olhos vistos, por complexas razões sócio-econômicas a única crítica plausível por parte de igrejas protestantes tradicionais como batistas, metodistas e presbiterianos, a esses grupos e igrejas mais novas.

Tem-se afirmado esse tipo de crítica como forma de avanço e argumento por parte de calvinistas, cujo, aparentemente, primeiro interesse é mostrar que estão certos biblicamente enquanto o arminianismo, segundo eles está errado. Ou seja o calvinismo só se sustenta e até avança entre os crentes protestantes ou evangélicos ao demonstrar a aparente fragilidade teológica e bíblica dos não-calvinistas.

Entretanto essa reivindicação de que só eles, ou certos grupos, detêm um melhor conhecimento bíblico e consequentemente, por resultado direto, uma melhor pregação e mensagem mais eficiente e verdadeira, não é novidade e nem uma particularidade dos calvinistas. Em certos períodos da história da igreja e do cristianismos contemporâneo, grupos paraprotestantes têm igualmente reivindicado e usado dessa estratégia para conseguir novos adeptos, simpatizantes e prosélitos, como as Testemunhas de Jeová, Mórmons e Adventistas do Sétimo Dia. Igualmente os unitaristas, como membros da Igreja Voz da Verdade, trilham o mesmo caminho.

Mas é verdadeira a constatação de que as pregações decaíram de qualidade ou não?

Se é verdade que há uma relação entre a formação escolar secular, formação teológica e treinamento objetivo tem uma influencia direta na qualidade do ensino e da pregação ( pregação também é ensino ) não é a única garantia de uma pregação ou ensino ideal, por um motivo que precede a essas habilidades, que é exatamente a personalidade do pregador.

Geralmente pregadores com muita formação teológica, conhecimento de línguas originais da Bíblia, história do cristianismo, pecam pelo exagero, priorizando o profundo conhecimento teológico e denominacional que possuem. Mesmo que éticamente e emocionalmente não pequem pelo exagero de constantemente estarem exibindo seu talento e capacidade intelectual e até oral, podem concentrar seus esforços no ensino, que não é de fato o objetivo de uma pregação, principalmente quando feita a um público aberto em que haja sempre e muitas vezes muitas pessoas que não conheçam a igreja, a Bíblia, e que estejam desejosas de ouvirem uma mensagem que venham de encontro as suas urgentes necessidades e demandas pessoais.

Pregadores muito cultos, muito apaixonados e e persistentes em confirmar sua linha teológica que quase sempre e mais vezes se dá mais por simpatia inconsciente que por alguma constatação  e prova de verdade, são muito presunçosos e autoconvencidos ( o que é diametralmente oposto de fé genuína ) desprezando os fatos, a realidade priorizando as suas próprias opiniões e particularidade denominacional.

Por outro lado pregadores com menos bagagem teológica e educacional podem pecar, por uma objetividade mais dura, serem muito diretos, cometerem erros interpretativos ( o  que é diferente de uma posição teológica ) e preencherem lacunas com opiniões extemporâneas com pouca ou nenhuma base bíblica. 

Finalmente vale a constatação de que todos erramos e que erros e acertos trazem alguma consequência, quase sempre indesejável ou pior incontrolável: uma pregação, qualquer que seja, trará alguma consequência, boa ou ruim. Outro fato é que hoje com o implemento e desenvolvimento das redes sociais tornando pública cada declaração que sofrerá análise e crítica não só dos membros da igreja local mas será vista por crentes de outras igrejas, cristãos de outras denominações e igrejas, por defensores de correntes teológicas diversas e por ativistas de diversos ativismos que será objeto de desconstrução da mensagem do Evangelho pregada a todos.

Notadamente, até pela existência de uma mídia das igrejas ( rádios, portais, emissoras de TV, revistas, jornais, livros, blogs, redes sociais ) e de fora das igrejas, a preocupação em se ter uma boa propaganda, em ser simpático, palatável e o risco de processos, debates e resistência por parte do mundo e da mídia secular, têm feito reféns esses pregadores que no caso do uso e difusão de imagens, áudio visuais ou apenas imagens, pregadores aparecem vestidos na moda, maquiados, fotografando da melhor forma, aparentemente mais preocupados como as pessoas os verão.

Eu pessoalmente, depois de mais de quarenta anos ouvindo todo tipo de pregadores e pregações, e isso é uma simples opinião pessoal, que  não deve ser tomada como única verdade, eu que sempre dei valor mais às pregações que outra qualquer coisa nos cultos, mesmo comparada à música, algo que sempre apreciei e agora nem tanto, acho que tanto por parte de pregadores mais preparados como parece óbvio esperar dos mais simplórios, as pregações em geral estão muito ruins!!!

O pastor titular da minha igreja, igreja Batista de Lagoinha, pastor Márcio Valadão, é e sempre foi um pregador cuidadoso, exemplar e meticuloso em suas pregações, simples, objetivas, aplicáveis, pedagogicamente exemplares e didáticas; nunca intencionalmente usadas como autopromoção ou feitas com algum grau de pedantismo. A mesma qualidade de pregação aprendida, treinada e pregada por tantos outros pastores batistas aqui pelas bandas da cidade de Belo Horizonte, alguns deles já falecidos.

O mesmo, infelizmente não se pode dizer das gerações de pastores mais jovens da mesma igreja, que não diferem apenas por serem mais jovens, de outra geração e com uma natural tendência a serem melhor absorvidos.Não é também somente pelo vocabulário mais ágil, menos rebuscado, aparentemente mais direto, ou pelo maneirismo e indumentária joviais, sempre vestidos "mutantemente" com os cortes de cabelo, agora também barbas e bigodes tão bem vistos pelas gerações mais jovens e atuais. Mas é clara sim, portanto um perceptível sentimento de que "não está mais tão bom", ou "que poderia ser melhor", sinalizando que ou sobra alguma coisa inútil e que falta "algo mais"!

E isso, essa fata de não sei o quê, é algo cada vez mais perceptível em todas as denominações. Parece que por crescerem o número de pregadores e púpitos, um amadurecimento desejável, certamente não deve ter acompanhado esses pregadores mais ávidos por serem bem sucedidos e terem seu espaço, que por efetivo impacto espiritual real no Reino de Deus.


Por Helvécio S. Pereira


( continua... escrevi essa parte ainda em meu trabalho, no horário de folga. Em breve a segunda parte! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos