Como se combater um inimigo do qual se faz uma ideia errada, se desconhece seu poder e o que realmente pode causar e causa tanto nas pessoas como em toda uma sociedade? Como destruir as suas obras, identificar a sua assinatura, denunciar as suas mentiras de modo que o que é dito acerca dele não se limite À acusações vazias e até mesmo uma falsa justificativa para se acusar até mesmos irmãos de fé? Como a exemplo do Senhor Jesus, poder-se afirmar com total certeza, que não se tem parte com ele ( Satanás e com nenhuma de sua obras? É isso um pouco do que vice poderá ver nessa primeira parte desse estudo bíblico e nas partes seguintes.
Quase nunca falo sobre isso, nem mesmo colegas e amigos verdadeiros sabem de alguns desses fatos por estarmos na época mais distantes, por falta de tempo e pouco ou menos contato. Eu e minhas esposa tivemos um ministério pastoral de mais ou menos três anos, até que fizemos uma opção criarmos os nossos filhos e exercermos a atividade profissional que já exercíamos.
Quase nunca falo sobre isso, nem mesmo colegas e amigos verdadeiros sabem de alguns desses fatos por estarmos na época mais distantes, por falta de tempo e pouco ou menos contato. Eu e minhas esposa tivemos um ministério pastoral de mais ou menos três anos, até que fizemos uma opção criarmos os nossos filhos e exercermos a atividade profissional que já exercíamos.
Se foi a melhor, talvez jamais saibamos, mas foi a mais segura e acertada para aquele momento. Daquele tempo tempos alguns alunos pastores, muitos convertidos entre conhecidos e pessoas com as quais travávamos algum contato. Hoje se estamos fora dos púlpitos, por ainda priorizarmos trabalho e outros compromissos, nos mantemos atentos e sintonizados com toda a obra de Deus e com os acontecimentos que cada vez nos surpreendem na sociedade e no mundo a nossa volta.
Mas por que eu disse todas essas coisas, você que está a frente de uma igreja e com a oportunidade de pregar uma mensagem impactante e séria poderá fazê-lo em sua igreja, a partir dessa postagem séria e urgente. Espero trazê-la para essas linhas de forma inteligível, fácil de ser repassada, com suficiente subsídio bíblico e com dados factuais como exemplos concretos.
Então vamos a ela:
É corrente e faz parte do imaginário público, do inconsciente imaginário, transmitido através da arte e da literatura de que Satanás leva as pessoas para o inferno, e lá as fustiga e tortura. Isso por força do imediatismo e do exemplo fácil é repetido dentro de pregações evangelísticas bíblicas. Tal declaração e exposição fácil não corresponde à verdade como veremos.
1- Satanás não esta no inferno!
Exatamente, as Escrituras declaram que O Diabo a antiga serpente, não esta no inferno mas na terra!
Vamos aos textos que nos dão a prova e a indicação dessa realidade:
1- Satanás na terra:
Gênesis capítulo 3:1-13
1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Atentemos que a inimizade entre o homem e Satanás começa justamente aí, e definida por Deus, senão vejamos:
3:14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Durante todos os eventos posteriores aparentemente Satanás e sua atuação são omitidas nas Escrituras, mostrando que aparentemente todo conflito humano consiste na luta do homem contra si mesmo e contra seus semelhantes humanos, com poucas exceções e citações aparentemente estranhas.
Esse estranho registro antecede o evento do Dilúvio e deve ser observado:
Gênesis 6
Os "filhos de Deus", não são homens, pessoas que temiam a Deus e faziam a sua vontade que se uniram a mulheres incrédulas, filhas dos "filhos dos homens". Anjos são citados nas Escrituras como "filhos de Deus", logo de alguma maneira, seres sobrenaturais almejaram e conseguiram ter contato com humanos e com eles procriar e dar origem a uma nova espécie de seres humanos. É natural e bastante óbvio que uma influência maligna como nunca antes foi dada aos seres humanos vivos naquela época. Seres híbridos, malignamente alterados em seu DNA, tão diferentes e superiores que ficaram especialmente famosos na antiguidade.
Eu sempre me punha a imaginar que por mais pecadores que fossem aqueles homens, não poderiam ser eles de fato superiores em maldade e dano como nós nos mostramos hoje, com maior conhecimento, tecnologia e com capacidade de construirmos ideias e ativismos frontalmente anti-Deus como o fazemos hoje.
A resposta então é outra: Deus teve que destruí-los por causa do tipo diferente de seres humanos produzidos por essa coisa híbrida que se tornaram. Homens e mulheres com DNA demoníaco e sobrenatural, diferente do mais depravado pecador atual. Foi de fato a reprodução física de endemoniados reais, biológicos ou biologicamente alterados para o mal!
A humanidade é destruída e uma nova humanidade descende agora de um único homem: Noé e de sua família.
Um novo evento com características sobrenaturais tem a sua ocorrência: Babel!
Ler capítulo 11 de Gênesis
Muitos tentam ridicularizar a Bíblia e seus registros, sem antes ter outra afirmação consistente a fazer e por fazerem uma leitura bastante simplista de um relato econômico mas objetivo dos fatos narrados.
Babel não foi feita para "alcançar-se os céus", fato impossível e claro hoje à luz de todo o conhecimento acessível a qualquer criança hoje. Contudo é importante lembrar que o texto original nunca fez essa afirmação. O sentido mais real é que na torre deveria ser escrito, ou inscrito os céus ( explicação com dados mais discriminados serão postados após essa postagem ). A torre serviria como um misto de templo e observatório astrológico se mostrando agora como um centro de poder político-religioso, com objetivo de busca do sobrenatural, que incluiria o culto e o contato com demônios. Por isso e exatamente mai suma vez Deus intervem e corta essa possibilidade perigosa!! A inimizade entre a antiga serpente mais uma vez numa tentativa de cumplicidade e objetivos conjuntos.
Isso fica muito claro nos versos 5 e 6 de Gênesis 11
Entretanto e no livro de Jó que temos a mais contundente descrição da atuação e trânsito de Satanás junto ao homem, individualmente:
Ler capítulo 1 de Jó
Notem duas coisas nesse texto que são de grande importância para o entendimento dessa postagem:
A expressão "filhos de Deus" (verso 6 ) e a "de rodear a terra, e passear por ela", uma resposta de Satanás a Deus ( verso 7 )
Todos os seres vivos criados por Deus não estão isentos do senhorio e da soberania de Deus. E em uma dessas ocasiões, da qual não há maiores detalhes, possivelmente quando cada "filho de Deus", anjo, querubim, serafim ou o que seja receba novas atribuições ou não, lá estava Satanás, possivelmente um inútil, mas ainda investido com um singular poder original, desocupado, passeando e rodeando a terra. E justamente aí temos a prova de que Satanás não está hoje em um trono no inferno, não está em meio aos louvores nos céus, mas como pária, espera desocupado, o tempo de seu julgamento. Mas atenção ele esta ativo!
E está ativo, porque foi posta uma inimizade entre nós e ele ( Satanás ) o que é facilmente comprovado que em meio a algo mais do que sete bilhões de seres humanos vivos, uma minoria, abertamente é satanista, o busca, o adora, o louva. Todos os demais, mesmo enganados buscam agradar a Deus! Podemos dizer mesmo que a inimizade contra os demônios e contra o próprio Satanás é inconscientemente uma unanimidade!!
O relato seguinte comprova o poder que Satanás tem, para com permissão de Deus, fazer prodígios acontecerem e causar enorme destruição, usando fenômenos tidos como naturais, vejamos:
Outro importante texto, infelizmente rechaçado por uma minoria de teólogos tendencialmente inclinados em sustentar outras inverdades, e também por outros em dar um outro aspecto além do que de ato revela o texto, distorcem o objetivo do registro bíblico a seguir:
Ler capítulo 28 de Ezequiel
Essa profecia como quase todas as profecias possuem dois aspectos distintos e portanto diferentes:
1 - é o seu cumprimento imediato
2- o seu cumprimento distante
Nesse caso o cumprimento imediato, já se deu em se tempo, e se revelava ao destino do Rei de Tiro, restando para nós milênios depois, um registro histórico e um elemento para compreendermos como e por que causas tais acontecimentos se sucederam e ponto final. Muito importante para todos aqueles que legitimamente se interessam por fatos históricos perdidos nas brumas do tempo.
O segundo aspecto, o cumprimento distante, ou antes o aspecto atemporal, se estendendo para trás em um tempo imemorialmente humano e para o futuro é que nos interessa séria e urgentemente nessa postagem.
Tido como uma descrição atemporal da pessoa de Satanás lemos:
Ezequiel 28:2
E os versos seguintes:
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Sublinhemos algumas características de Satanás segundo Deus aquele que deu a sua palavra ao profeta:
Notem que é dito de Satanás, pelo próprio Deus que ele ( Satanás ) é mais sábio do que Daniel! e que dele ( Satanás novamente ) não se pode ( do ponto de vista humano, pois ele ( Satanás ) é comparado com um homem, Daniel, não e pode esconder dele ( Satanás ) nenhum segredo!
Satanás não é onisciente, mas o conhecimento meramente humano não é rival para ele Satanás. Um homem sem ajuda de Deus, sem a mente de Cristo, sem o Espírito Santo dentro de si, pela novo nascimento e conversão bíblica nada pode em uma disputa com ele ( Satanás ). Isso é facilmente explica a multidão de erros cometidos por religiosos que até tinham e têm boa intenção em fazer a verdadeira obra de Deus. Ele é mais sábio, tem maior conhecimento sobre nós mesmos e s´o não causa maior destruição pois tem a sua atuação limitada por Deus. Ou seja: a ele Satanás não é permitido jogar todas as cartas ou usar todo o poder que poderia.
Nos três seguintes versos, um resumo de quem é Satanás:
( Ezequiel 28: 13-15 )
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Mas demos um grande salto direto até as páginas do Novo Testamento. e nada melhor do que ouvirmos e aprendermos de Jesus, acerca desse personagem que povoa o imaginário universal, imaginário esse que fora das Escrituras, nas várias tradições, com relativamente poucas exceções, têm alguma descrição aproximada de sua existência. Seria Satanás uma lenda apenas, um mito, uma invencionice da imaginação humana para explicar ou justificar toda espécie de mal sobre a terra e na história da humanidade?
Notemos que mesmo entre os judeus prevalecia uma tradição, algo que ia além dos textos do antigo testamento, como podemos ver e confirmar em algumas passagens no próprio Novo Testamento:
26 E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
Nesse texto descobrimos duas coisas importantes: os judeus já expulsavam demônios, ou pelo menos tentavam ( verso de Mateus 12:27 );
Eles reconheciam que os demônios constituíam um grupo indeterminado de seres sobrenaturais com capacidades e poderes igualmente sobrenaturais, e que esse grupo tinha um líder e portanto uma hierarquia, ao líder dos demônios chamavam à época de "Belzebu" ( Mateus 12:24 )
Esse mesmo registro acerca do mesmo episódio pode ser encontrado em Marcos 3: 20-30.
Em Lucas 11:14-28 temos o registro de um demônio que fazia um homem mudo!
Entretanto, justamente no registro encontrado em Lucas capítulo 11, temos uma descrição acerca da vida dos demônios. Sem corpos, vagam ( pela terra ), imortais e inteligentes e se apossam, não apenas um para cada ser humano, mas de modo desconhecido, podem habitar, mais de um, incontáveis até, como vírus em sistema operacional em um computador contaminar e usar todo o sistema conforme a sua conveniência. Vejamos:
Lucas 11: 24-26
Mas nada mais esclarecedor que o próprio encontro entre o Senhor Jesus e Satanás, vejamos:
Ler capítulo 4 de Mateus
É importante ressaltar que Satanás não e Deus e seu poder não se rivaliza com Deus! Satanás não é onipotente e nem tão pouco onisciente, mas como vimos anteriormente baseado no que a Bíblia registra e nos revela, é sobre humanamente inteligente. Raciocina como nós raciocinaríamos na base de probabilidade, ensaio e erro. E tem uma aparente fraqueza: é extremamente focado, semelhante a um cão adestrado que sempre volta ao mesmo ponto tentando encontrar ou conseguir o que não conseguiu. Satanás por isso não tinha certeza absoluta de quem Jesus de fato era.
Como Satanás levou Jesus ao ponto mais alto do templo, é apenas um detalhe, se foi em uma visão ou até mesmo fisicamente. Afinal do deserto da Judeia ( provavelmente ) até Jerusalém
e depois a um monte muito alto, quiçá fora até mesmo de Israel, ou numa visão, na solidão de uma montanha o futuro, como o temos hoje ( todos os reinos do mundo )
é igualmente irrelevante como foi feito isso. O fato é que a tentação foi real, foi causada por ele ( Satanás ) provando que ele( Satanás ) tem enorme e suficiente poder para isso.
Se Satanás tem permissão, pode fazê-lo, e o fez, nada menos com o Senhor Jesus, o que ele ( Satanás ) não poderia fazer com qualquer um de nós, ou ainda ( e esse é o objetivo dessa postagem ) com bilhões de incrédulos desprotegidos?
Há contudo uma descrição mais contundente, além da física, material, encontrada como foi citada no livro de Ezequiel, há uma espiritual ainda mais contundente:
Em João 8 , do verso 41 a 44, em uma das muitas discussões com os judeus e particularmente os fariseus, temos a afirmação por parte do Senhor Jesus de que Satanás é essencialmente mentiroso ( verso 44 )!
Talvez devamos voltar a esse maravilhoso tema, oportunamente, encerrando por aqui com um pequeno resumo e a conclusão que justifica o título inicial dessa postagem:
Satanás, infelizmente está tão ativo ou mais do que sempre esteve. Ele não está no inferno cutucando as nádegas das pessoas como artistas pós reforma e até antes em muitas pinturas e desenhos registraram algo assim de forma hipotética. Ele está na terra e procura pessoas com talento que sejam úteis aos seus propósitos malignos e insanos.
Isso é facilmente percebido de como da noite para o dia, pessoas anônimas, absolutamente sem graça ou com u talento mediano, são levadas à celebridades, com fortunas, com oportunidades, servindo logo após de péssimo exemplo a uma geração inteira, sendo eternizados como ídolos, escritores de obras que de qualidade duvidável, viram a sensação do momento e moldam a cabela e valores das pessoas.
Satanás por ocasião da tentação feita ao Senhor Jesus Cristo, disse algo acerca do qual, muitos crentes não chegam a dar crédito e importância: sobre os reinos do mundo, tudo isso é dele e a ele Satanás, foi realmente dado por Deus;Satanás como detentor desse direito o dá a quem o quer, e após exaurida a saúde, a utilidade, essa pessoa é deixada morrer e substituída por outra potencial e eficazmente tanto ou mais maligna.
Essa realidade é corroborada pela afirmação feita pelo Senhor Jesus:"o meu reino não é desse mundo!" Entretanto, quando o próprio Senhor Jesus ou os seus discípulos em todas as épocas expulsam demônios, é literalmente chegado o Reino dos Céus!
A vida do crente nesse mundo não é a vida de um religioso, refugiado, seguro e satisfeito com uma liturgia ou com um teologia particular, Cada crente tem que ser um soldado, com poder que reconquista espaço, que tira influência e almas, e corpos sob influência de Satanás e de seus incontáveis demônios sujeitos à sua liderança.
Há muitas pessoas possessas por demônios, outras influenciadas pessoalmente por Satanás, que obviamente e com certeza se ocupa em influenciar os homens e as entidades mais poderosas do planeta. Outros demônios cuidam do mundo religioso, pacientemente aguardando brechas para a sua intervenção destruidora, à vezes lenta, às vezes ostensiva. Há demônios simplesmente usufruindo de corpos de ouras pessoas, provocando sofrimento, vergonha, inutilidade, engano e chegando até a própria morte dessas pessoas.
Lembrando que Satanás é o nosso pior inimigo, não um inimigo suportável, aquele que você possa saber da existência e somente dizer para si mesmo "eu aqui e ele lá". Ele nos odeia, e odeia ainda mais a exata medida de como Jesus nos ordenara, destruímos as sua obras malignas, ou pela pregação da verdade ou ela manifestação de poder espiritual e conquista de espaço e influência nessa mesma sociedade.
Pode ser muito bem que, mesmo como crente, sem entender essa realidade, tolhido por uma compreensão teológica irreal e não completamente bíblica, você seja um soldado perigoso que co um fogo amigo, esteja matando um pouco o próprio Evangelho que pensa defender. Lembrando que o nome Satanás significa aquele que faz oposição, o opositor! Diabo, é o que causa confusão! E como há crentes perdidos, sem saber o que dizer, o que defender, contra quem combater, tão perdidos e confusos como os próprios fariseus, alguns sincera e outros falsamente se mostravam tão defensores da mais fiel verdade.
O Senhor Jesus dissera, certa vez: "quem comigo não ajunta, espalha!"
Satanás é nosso inimigo, tratemo-lo como inimigo! Tudo o que tem origem em seu pensamento é anti-Deus! Não compactuemos com as obras das trevas! Assim como o nosso Senhor Jesus devemos ter a autoridade para pisar cobras e escorpiões, resistir e escorraçar Satanás de toda trincheira identificada como esfera de seu poder e atuação.
Lembremos há uma ordenança para todos nós, ela está incluída o desalojamento de demônios em todas as pessoas nas quais eles tenham domínio. Lembrando ainda que a saída de um demônio de alguém é a única coisa que não depende da fé e da vontade de quem está endemoniado! E mais: se na sua igreja isso não existe, jamais ocorre, e pior a teologia da sua igreja nega essa verdade... saia dela imediatamente, a sua igreja é biblicamente inútil e morta.
Que o Senhor evante muitos guerreiros hábeis e capazes de lutar essa grande e terrível guerra!
Amém e amém!
Por Helvécio S. Pereira-
LEIA AQUI A PARTE DOIS DESSE ESTUDO, CLIQUE AQUI!
-