Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra.
Salmos 83:18
Durante toda a história da igreja cristã, pulverizada em muitas igrejas locais, grandes e pequenas denominações, mais jovens e mais antigas, cristãos de todas as matizes teológicas, oscilaram e oscilam entre a visão de um grande Deus e de um Deus inocente e distante da realidade que quem ele mesmo é.
Isso advêm certamente pela transferência de certos sentimentos que nutrimos em relação a quem amamos humanamente. Eventualmente ou perceptivelmente, o Deus do Antigo Testamento é visto com muito mais seriedade e temor que o Deus do Novo Testamento, não porque houve de fato uma mudança desse tipo na Revelação Escriturística. Toda a religioidade Velhotestamentária incluída a dos povos idólatras, cujas religiões e adorações míticas misturavam características humanas, expressava maior temor do que é visto hoje em muitas igrejas cristãs. A regra era que a divindade mesmo "pagã", idólatra e demoníaca era, em regra repito, temida, respeitada, colocada em uma instância acima dos homens.
A noção da graça, do véu do templo rompido, do acesso direto a Deus via méritos do Salvador Jesus Cristo, banalizaram em parte essa visão. Mesmo para os que Deus permanece e seja reconhecido como o único Deus, estabeleceu-se uma intimidade artificialmente concebida como se Deus fosse um igual ou pior, pode ser colocado em uma bancada de um laboratório e analisado, e sua natureza desnuda e julgada por nós simples homens, mulheres, mortais e limitados.
A distância entre nós e Deus continua eternamente incomparável, mesmo que recebidos, cuidados, ouvidos por Ele, Ele permanece acima do que podemos conceber ou imaginar. Embora, via de regra condenemos a frase infeliz da canção da Xuxa Meneguel ( não composta por ela ) "aquele cara lá de cima", na prática temos o mesmo erro de intimidade irrazoável!
Deus é Deus. Ateus não o reconhecem nas descrições teológicas religiosas e nem o encontram pela sua própria razão, que tanto enaltecem, católicos romanos tem uma concepção mítica ridícula e injustificável em um panteon de sobreviventes cristãos que dos céus, se mantem ocupados como telespectadores de um improvável reality show, ficam assistindo toda as desgraças terráqueas, de um chatíssimo céu. Calvinistas, como parte dos milhões de cristãos no mundo, se esforçam em uma teologia espúria biblicamente em justificar algo que corretamente reconhecem ( não sei se fui claro nessa afirmação! ) atribuindo a Ele Deus, o direito e o exercício de fazer o que fizer sem questionamento. conservadores, às vezes por razões equivocadas se recusam em promover modernidades patéticas em liturgias de suas igrejas por acharem que isso não condiz com a santidade, com a separação de Deus das coisas claramente mundanas demais, e nisso estão certos também. O bispo Macedo por razões pessoais está correto em criar regras de conduta para um local supostamente de oração, sem celulares, sem shows, sem propagandas, sem avisos de viagens e reunião em pizzarias, sem venda de livros, e de recomendar roupas mais adequadas à reuniões de adoração e oração naquele lugar.
Para todos, calvinistas, arminianos, pentecostais, neopentecostais, o correto é que o Deus da Bíblia seja ainda reverenciado, acima de todo respeito dado a qualquer ser humano ou instituição. Alguém imaginaria certas pefórmaces diante de presidentes mundiais ou de celebrações dedicadas à nações e pátrias diferentes, tributos recorrentes em todo o mundo? Pois muitas igrejas, pastores, tem criado em seus espaços de adoração, climas não condizentes com a grandeza do Criador.
Religiosos de muitas religiões que negam o Deus revelado nas Escrituras ficam espantados com tal desrespeito!
Religiosos de muitas religiões que negam o Deus revelado nas Escrituras ficam espantados com tal desrespeito!
Se o nosso Deus, o Deus que cremos, é realmente o que dizemos ser, aos olhos deles como podemos ser tão mundanos e secularmente tão desrespeitosos?
Como os convenceremos que, como cristãos, embora razoavelmente discordantes em muitas coisas mas únicos na crença no Deus bíblico, somos de fato portadores da úncia verdade?
Como os convenceremos que, como cristãos, embora razoavelmente discordantes em muitas coisas mas únicos na crença no Deus bíblico, somos de fato portadores da úncia verdade?
Em Gênesis 1:1 Ele ( Deus ) é nos apresentado como o Deus Criador!
No princípio criou Deus o céu e a terra.
Gênesis 1:1
Para haver uma consideração proveitosa dessa afirmação reveladora da Bíblia, é necessário, por comparação, avaliarmos a dimensão dessa mesma criação levada a efeito por Deus, para tal, hoje as informações disponíveis e as descobertas científicas, embora parciais e longe de mensurarem toda a grandeza da criação divina, são mais que suficientes, para com temor e verdadeira adoração reconhecermos o quão Deus é de fato grandioso, magnífico, tanto em poder como em glória, beleza. Não somos chamados, ou oportunizados graciosamente a prestarmos adoração a mais um deus, a um deus pequeno e limitado. Não nada disso!
A proposta do Big Bang (ou Grande explosão) foi feita inicialmente pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), quando expôs uma teoria que afirmava um início repentino para o universo.
No entanto, com o passar do tempo a hipótese do cosmólogo belga começou a tomar forma quando em 1929 as linhas espectrais da luz das galáxias observadas no observatório de Monte Palomar por Milton La Salle Humason começaram a revelar um afastamento progressivo para as galáxias mais distantes, com características de uma dilatação universal.
Traduzida em números esta descoberta permitiu ao astrónomo Edwin Hubble encaixar uma progressão aritmética que mais tarde foi chamada de Constante de Hubble. Até hoje essa proporção aritmética é a régua cósmica, instrumento indispensável para confirmação das teorias de astrónomos e cosmólogos do mundo inteiro.
Atualmente, a teoria que explica a origem do Universo, com maior aceitação por parte da comunidade científica (alguns cientístas já não concordam com esta teoria) é a chamada teoria do Big-Bang.
O Big-Bang, ou grande explosão terá ocorrido há cerda de 15 mil milhões (15 000 000 000) de anos.
Logo após a explosão, a temperaturas muito elevadas, a matéria iniciou o seu arrefecimento e começou a expandir-se. A partir de núvens de gás hidrogénio e poeira, formaram-se, ao longo de milhões e milhões de anos, as galáxias, as estrelas, os planetas, as suas luas e muitos outros corpos celestes.
Acredita-se que o Universo continua em expansão, e algumas observações confirmam esta hipótese.
Como irá então evoluir o Universo ?
Existem duas hipóteses:
A primeira, designada como teoria da expansão, defende que o Universo continuará para sempre em expansão, tornando-se num local frio e desolador.
A outra hipótese é chamada de teoria do Universo Oscilatório e defende que, em determinada altura, o Universo vai parar de se expandir e inicia-se uma contracção, que é por vezes chamada de Big-Crunch, no fim da qual se dará um novo Big-Bang, num ciclo interminável.
ASSISTA AGORA UM DOS MUITOS VÍDEOS PRODUZIDOS ARTISTICAMENTE COM O OBJETIVO DE NOS AJUDAR A PERCEBER A IMENSIDÃO DESSA CRIAÇÃO, A ÚNICA QUE A NOSSA PERCEPÇÃO PODE, DE CERTO MODO, CONSTATAR E AFERIR
Por essa simples constatação já se deveria perceber que Deus não é um ser qualquer, mas alguém que por tudo que é e significa, não pode ser tratado ou a Ele ser referido como um qualquer, como um simples homem, ou um igual a ele. Perder essa referência, é por mais que falemos dele, negamos o que Ele é de fato!
Embora crer, compreender que Ele exista, reconhecer a Sua grandeza seja um passo importante, não é o único elemento necessário tanto a Sua adoração ou à comunhão com Ele, entretanto, confessar fé nEle, e não ter essa compreensão é um contrassenso! Deus é naturalmente Grandioso, acima de todos os seres imagináveis ( se for possível isso ) e acima de toda grandeza e dignidade imagináveis! Deus não é qualquer um!!! Muitos estão distraidamente esquecidos disso! Ficam sem palavras diante de um caríssimo automóvel, diante de uma bela paisagem, diante de uma obra de arte, diante da pefórmace de um artista, mas não têm nem proximamente a mesma atitude diante de DEUS!!!
A ignorância não pode ser desculpa para esse erro... temos hoje mais condições, informações de prestarmos a nosso Deus um culto racional mais que emocionalmente infantil, de o adorarmos não somente nos templos e nas várias liturgias, mas em verdade.
UM VÍDEO OBRIGATÓRIO, QUE VALE DE FATO A PENA VER E REVER CADA PONTO AVENTADO SÓ PARA DIAGNOSTICAR O NÍVEL DE DESENCONTRO DE BOA PARTE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, CIÊNCIA ESSA MODERNAMENTE TIDA E CRIDA COMO A PORTADORA DA VERDADE CONTEMPORÂNEA E A PARTIR DAÍ RESPONDER BIBLICAMENTE ESSAS TEORIAS TÃO IMAGINATIVAS
UM VÍDEO OBRIGATÓRIO, QUE VALE DE FATO A PENA VER E REVER CADA PONTO AVENTADO SÓ PARA DIAGNOSTICAR O NÍVEL DE DESENCONTRO DE BOA PARTE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, CIÊNCIA ESSA MODERNAMENTE TIDA E CRIDA COMO A PORTADORA DA VERDADE CONTEMPORÂNEA E A PARTIR DAÍ RESPONDER BIBLICAMENTE ESSAS TEORIAS TÃO IMAGINATIVAS
NO VÍDEO ABAIXO, O PALESTRANTE DISCORRE SOBRE AS FANTÁSTICAS DESCOBERTAS ACERCA DO UNIVERSO E CHEGA EM CERTO MOMENTO A ZOMBAR DA FÉ CRISTÃ, DIZENDO "ESQUEÇA SOBRE ESSA COISA DE JESUS TER FEITO TUDO", AFINAL ELE É UM ATEU E FAZ QUESTÃO DE A TODO MOMENTO CONVENCER AOS SEUS OUVINTES QUE A RELIGIÃO É UM ENGANO, UMA ESTUPIDEZ... E CURIOSAMENTE O CRISTIANISMO! PORTANTO SIMPLESMENTE ESQUEÇA AS SUAS PIADAS E LEMBRE-SE QUE COM AS MESMAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS ELE E QUALQUER UM DE NÓS DEVERIA RECONHECER A GRANDEZA DE DEUS.
E A GRANDE VANTAGEM DESSA SITUAÇÃO É QUE GRAÇAS À DEDICAÇÃO DESPENDIDA POR ELE EM SEUS ESTUDOS, ESFORÇOS ESSES POUCO ACESSÍVEIS E POSSÍVEIS À MAIORIA DAS PESSOAS, O CONHECIMENTO DELE, PODE LEVAR SIM, A NÓS CRISTÃOS E CRENTES, A APREENDERMOS SIM UM POUCO DA REAL GRANDEZA DE DEUS. PORTANTO ASSISTA TODO O VÍDEO COM BASTANTE ATENÇÃO RETENDO O QUE É BOM.
Alguém pode dizer: não preciso da ciência moderna para entender Deus! Bastam as Escrituras!!! Sim quando não tínhamos a ciência, ou mesmo quando não a temos, a Bíblia é mais do que suficiente, mas a própria Escritura nos lembra que a chamada erroneamente de "natureza" manifesta a Glória de Deus, portanto quanto mais a compreendemos e nos debruçamos em contemplá-la parte dos atributos de Deus nos são revelados, e mensuramos melhor a Sua grandeza!
Ao ouvirmos e vermos as descrições científicas, em parte constatações e em parte teorias, portanto às vezes com erros de periodicidade, de descrições, entretanto, parte do reconhecimento de como a criação de Deus é imensa, grandiosa, e de como Esse Deus Criador é obviamente muito maior do que tudo do que Ele mesmo criara.
Veja o vídeo abaixo e compreenda melhor, guardadas obviamente certas datações e descrições apenas teóricas, como a descrição da errônea evolução aceita ainda hoje pela comunidade científica.
Ao ouvirmos e vermos as descrições científicas, em parte constatações e em parte teorias, portanto às vezes com erros de periodicidade, de descrições, entretanto, parte do reconhecimento de como a criação de Deus é imensa, grandiosa, e de como Esse Deus Criador é obviamente muito maior do que tudo do que Ele mesmo criara.
Veja o vídeo abaixo e compreenda melhor, guardadas obviamente certas datações e descrições apenas teóricas, como a descrição da errônea evolução aceita ainda hoje pela comunidade científica.
UM RESUMO HISTÓRICO DA SAGA HUMANA, NÃO É PERFEITO, MAS É OBJETIVAMENTE NECESSÁRIO PARA COMEÇAR-SE A TER UMA VISÃO COERENTE DE NOSSA SAGA COMO SERES HUMANOS
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19:1
Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.
Salmos 97:6
Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Salmos 8:1
A PRÓXIMA REVELAÇÃO, A SER COMPREENDIDA ACERCA DE DEUS, É QUE ELE, E SÓ ELE, É O DONO LEGÍTIMO DE SUA CRIAÇÃO, ESSE É O SENTIDO REAL DO ATRIBUTO DE "SENHOR"!
Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra.
Salmos 83:18
Portanto Ele é O Criador, e O Sustentador, O Dono, o Senhor de todas as coisas e de nossas vidas, gostemos ou não disso.
Deus escreve e supervisiona a complexa história humana
O homem moderno tem abandonado, negado, esses dois conceitos básicos a respeito de Deus. Isso não é propriedade de nenhuma religião em particular, mas uma apreensão universal detectada em toda historia, às vezes de modo mais claro, mais razoável e às vezes de modo mítico e até improvável, mas esse reconhecimento é facilmente detectável. Quando em debates políticos, em meio a reivindicações absurdas de certas minorias, aparentemente factíveis e aparentemente "justas", o que acontece é que esses dois princípios estão sendo quebrados, e a influência indesejável de um Deus, é presunçosamente afastada para que se alcance livremente os objetivos desses grupos.
Deus escreve e supervisiona a complexa história humana
O homem moderno tem abandonado, negado, esses dois conceitos básicos a respeito de Deus. Isso não é propriedade de nenhuma religião em particular, mas uma apreensão universal detectada em toda historia, às vezes de modo mais claro, mais razoável e às vezes de modo mítico e até improvável, mas esse reconhecimento é facilmente detectável. Quando em debates políticos, em meio a reivindicações absurdas de certas minorias, aparentemente factíveis e aparentemente "justas", o que acontece é que esses dois princípios estão sendo quebrados, e a influência indesejável de um Deus, é presunçosamente afastada para que se alcance livremente os objetivos desses grupos.
QUANDO UM DEUS CRIADOR É TIRADO DE CENA, É TIRADO DE UM GRANDE SER É TIRADO A OPINIÃO, O JULGAMENTO, OS OBJETIVOS PELOS QUAIS EXISTIMOS E COISAS QUE LEGITIMAMENTE DEVERÍAMOS FAZER. ENGANOSAMENTE PODERÍAMOS FAZER E SERMOS O QUE QUISÉSSEMOS SEM UM DEUS PESSOAL, COM OPINIÃO, VONTADE E PODER DE JUÍZO.
Pode-se destruir qualquer e todas as religiões, incluindo-se aí o cristianismo, mas não se pode abolir todos os princípios fomentados e guardados pela ideia e arquitetura religiosas, por mais erráticas que forem. Não há substituto razoável para esses princípios.
Nós cristãos adoramos ao Deus Criador e cremos que Sua singular encarnação, porque simplesmente reconhecemos nEle O Criador e o Sustentador legítimo do mundo. E esses dois princípios ou percepções do que Ele seja, se encaixam perfeitamente na nossa cosmovisão e constatação da realidade. Porém esse é apenas um dado importante, e apenas um passo no reconhecimento de Sua magnitude!
Por Helvécio S. Pereira
Por Helvécio S. Pereira
Nas próximas postagens sobre esse tema:
A Criação da Vida e a Criação da Moral
AGUARDEM!