Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 16 de março de 2015

DIAS DIFÍCEIS... PARA OS QUE JÁ CREEM, ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL ENCONTRAR UM OUTRO CRENTE QUE NO DIA A DIA SIRVA DE EDIFICAÇÃO PARA A SUA FÉ...


cerca de trinta anos, quando a IBL, Igreja Batista de Lagoinha, tinha e se reunia no prédio antigo para os cultos regulares, um irmão, Antônio Márcio, que hoje é membro da Igreja Batista da Floresta, ele a esposa na época muito amigos de minha falecida mãe, profetizou em um culto pela manhã, o culto que até hoje é voltado para crentes, culto de adoração, de edificação e voltado para aprendizado das Escrituras: "Povo meu, povo meu, aproveitai enquanto podeis ainda reunir-vos em um só lugar".

Essas palavras soam até hoje em minha mente passado todos esses aos e após tantas e  todas as transformações, coisas boas, coisas ruins, outras nem uma coisa nem outra, que mudaram o comportamento  das igrejas e dos crentes, enfim dos evangélicos, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

Muitos pessimistas podem dizer que a Igreja de Cristo nunca esteve tão mal, ou tão falsamente espiritual. Tal ponto de vista e forma de entender não correspondem a verdade histórica, aos fatos reais. A igreja sempre apresentou fases de espiritualidade verdadeira e fases de decadência tal, que a fé cristã só sobreviveu graças a um número muito pequeno de pessoas, que a preservaram. Hoje de lugar para lugar, de país para país, de cultura para cultura, vemos a mesma coisa, episódios de espiritualidade e frutos genuínos e de decadência espiritual e, claro moral, principalmente. Alguns dirão que erros teológicos, heresias, novidades aparentemente sem sentido são também indicativos de pastores e ovelhas perdidas. Os próprios líderes espirituais da igreja cristã atual passam por fases de aproximação de Deus e de um adar próprio calcado em suas próprias posições e claro erros.

Muitos crentes se refugiam ou tentam manter uma fé de melhor qualidade se voltando ou se agarrando a um passado que não é bem o que idealizam e que veem erroneamente como um bom padrão perdido ou abandonado e que deva ser resgatado. Bordões como "Voltemos ao Evangelho", "Sola Scriptura, "Vivamos o dia de hoje como se Cristo voltasse amanhã", e tantos outros, alguns mais antigos, outros mais novos e aparentemente mais atuais, são trazidos e panfletados pela web, sugerindo que tal grupo redescobriu o acerto e possivelmente está sendo bem sucedido em eliminar o erro visto nos demais grupos de cristãos.

Há aqueles que ojerizam o crescimento numérico dos evangélicos, mesmo eles sendo cristãos evangélicos, são aos seus próprios olhos uma espécie de controle de qualidade de Deus. Eles parecem estar acima dos demais e podem aparentemente, aos seus próprios olhos chamar os demais irmãos de ladrões, hipócritas, não-salvos, do diabo e por aí vão as suas declarações e ativismo objetivo contra tudo e contra todos. As suas igrejas, os seus costumes, os seus livros, as suas canções e hinos, as suas reuniões semanais e o seu templo, parecem ser os únicos lugares de salvação e de espiritualidade genuínas. Se assim fosse, todas as pessoas, todo o mundo deveria urgentemente mudar-se para essas igrejas e lá ficarem até a volta do Senhor Jesus.

Fica claro que essa não pode ser a verdade e melhor compreensão da realidade. Por outro lado em todas as igrejas e denominações, ao lado de coisas boas, edificantes, da fé basilar e do conhecimento que há um único Deus, o Deus descrito nas Escrituras, na Bíblia, há histórias tristes, maus exemplos, bizarrices de toda ordem, e bobagens sendo ditas como verdades divinas. Mas e Deus onde Ele está ou como pode ser vista a Sua total soberania, que todos nós, na imensa maioria concordamos e não diminuímos e nem questionamos? Deus é bem sucedido no governo da Sua Igreja contra a qual as portas do inferno não prevaleceriam ( e não prevalecerão ) ou algo se mostra errado?

Há duas coisas a serem lembradas escrituristicamente: a igreja nunca foi perfeita ( no sentido crasso que a nossa mente exige de qualquer coisa ); a igreja será perfeita no último momento!

Como entender isso?

Aparentemente simples também: enquanto temos tantos cuidados e obrigações circunstanciais, a nossa fé fica localizada em um lugar menor. Afinal é a família, são os negócios, o trabalho, a educação, a saúde, a vida sexual, as aspirações intelectuais e artísticas, a atividade física e recreativa, a distração, o lazer, a vida em sociedade, a política e a economia, para alguns a ocupação religiosa e teológica,  todas as coisas legítimas as quais penosamente, em todo o tempo, tentamos baseado em nossos recursos e aptidões tecer e fazê-las serem conduzidas em um conjunto mais ou menos harmônico. A fé máxima só se manifestará e se manifesta em ocasiões e circunstâncias extremas: doenças, crises naturais, problemas familiares ou nacionais e por último diante do perigo máximo, da morte. Somos diferentes e julgamos e somos julgados por tantas coisa secundárias que muitas vezes em uma situação extrema mostrarão que a fé verdadeira, ou era tão tênue ou nunca existira. 

Ouvimos falar, lemos, sobre "cristãos" decapitados pelo famigerado e falso"Estado Islâmico" uma nova ameça ao mundo. Esses cristãos, não negando a sua fé em Cristo diante da morte se mostraram fiéis e crentes, não importando se eram católicos romanos, ortodoxos, coptas, ou protestantes-evangélicos. Crer em Jesus Cristo e confiar nEle para a vida eterna é que nos torna cristãos  e não e nenhuma igreja e nenhuma teologia. Alguém pode militar e defender tanto a fé católica, como  a fé reformada, como o pentecostalismo e o neopentecostalismo, ser autenticamente um protestante ou mesmo um paraprotestante como um adventista ou mórmon, que diante de um ultimato: crer ou negar a Cristo, só uma resposta e uma oração pode de fato legitimar toda uma vida espiritual e supostamente cristã vivida por décadas!

Estarei eu defendo que todas as igrejas e teologias são a mesma coisa e que todos devem viver sobre a mesma casa cada um crendo e se comportando como lhe aponta o próprio nariz, e  que diferença ou afirmação nenhuma em termos teológicos têm alguma importância?

NÃO! de modo algum! Estou dizendo sim: que a teologia, a liturgia, a cultura denominacional não são substituto para a fé que diz frente a morte: eu confio em Jesus Cristo para minha salvação!

ESTOU DIZENDO:  que uma cultua religiosa, seja católica romana, protestante ou evangélica não são substituto para a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e que só essa fé finamente importa.

É ESSA FÉ, E SÓ ELA QUE DEVEMOS GUARDAR E AJUDAR OUTROS IRMÃOS A GUARDAREM!

E É ISSO QUE DEIXAMOS DE FAZER!

Sites, blogs, fóruns, conversas na rua, nas portas das igrejas, nas casas, nas escolas , no trabalho e em faculdades, promovida por cristãos e por crentes ( e a partir desse momento quero falar aos evangélicos estritamente ) não são MAIS EDIFICANTES!

Grande parte das mensagens nos púlpitos ou nas conversas entre irmãos de uma denominação são destinadas a apontar falhas uns nos outros ( não que tenhamos que encobri-las, mas definitivamente não espalhá-las irresponsavelmente! ). Isso não promove EDIFICAÇÃO! QUEM AS OUVE NÃO SE SENTE MAIS ENCORAJADO, ALEGRE, FELIZ E PORTANTO NÃO GLORIFICA A DEUS!

Muitos fazem, e o fazem muito bem feitamente ( e nunca se dão conta disso! ) exatamente o trabalho que o Diabo gostaria que fosse feito! 

TUDO O QUE EU ESTOU TENTANDO DIZER, A BÍBLIA JÁ FALA  ANTES E EXEMPLARMENTE!

ESTAMOS REICIDINDO EM ERROS QUE AS ESCRITURAS E O PRÓPRIO SENHOR JESUS APONTARA ANTES PARA QUE ESTIVÉSSEMOS ATENTOS E FOSSEMOS SÁBIOS!

Além de não promovermos edificação, impedimos que muitas pessoas que poderiam estar conhecendo a Deus no momento, não estivessem já em comunhão com Ele. Isso é TRÁGICO!


As coisas não melhorarão  no mundo e muito menos no Brasil, o que virá é que o juízo de Deus virá antes e mais severamente para os mais desobedientes e mais decididamente inimigos de Deus. Ou seja: quanto mais distantes de Deus estivermos, o nosso país estiver, quanto mais injustiça for produzida, mais cedo e mais duros serão os juízos e julgamentos de Deus sobre o povo e sobre a nação em que vivemos.

É simples: não será a sua igreja com vinte pessoas que não salga o mundo, a lâmpada que de algum modo não ilumina toda a casa que irá impedir o desastre sobre todos e que fará incluindo eu e você e cada pessoa na igreja a passar aflições juntamente com as pessoas a volta dela. Mesmo com a promessa de sermos guardados, e o seremos, se formos fieis e justos em meio ao mundo a nossa volta, nossos olhos não serão poupados de ver a destruição social e de ouvirmos más notícias todos os dias, as noticias mais terríveis.

PARA QUE TAL NÃO ACONTEÇA EM UMA PROPORÇÃO INSUPORTÁVEL A IGREJA TEM QUE CRESCER NUMERICAMENTE E QUALITATIVAMENTE.

ENTRETANTO A IGREJA NÃO MELHORARÁ TAMBÉM ESPIRITUALMENTE, QUALITATIVAMENTE SE O TEMPO TODO NÃO MILITAR E AGIR COM ESSE ÚNICO PROPÓSITO CONSIGO MESMA, CADA MEMBRO  COM O PROPÓSITO DE SER BENÇÃO UNS PARA COM OS OUTROS.

Voltando a profecia citada por mim no início dessa postagem... os pentecostais dirão Oba!, os neopentecostais que cuidadosamente e pragmaticamente decidiram não permitir o aba-oba do profetada, algo cultivado como uma marca duvidosa em muitas denominações, e os que negam peremptoriamente qualquer profecia como os reformados e os calvinistas não pentecostais, além dos cuidadosos batistas, presbiterianos renovados, os wesleyanos, etc ( não quero debater a realidade ou não biblicidade das profecias na igreja de Cristo hoje )  que biblicamente não deve ser tomada como verdade ou rejeitada inadivertidamente, o tempo provará ser verdadeira ou não...  o que vemos hoje é que graças as mudanças e a introdução de novidades, somadas a todas as ações advindas da falsa pressão da modernidade, que é impossível qualquer cristão, qualquer crente, embora frequentando como recomenda a própria Bíblia, no fato de não "deixar de congregar", basear a sua fé e sua experiência cristã em sua ou em qualquer denominação,

O CRENTE TEM QUE TER VIDA ESPIRITUAL PRÓPRIA, A SEMELHANÇA DE UM ELIAS, DE UM JOÃO BATISTA, TERÁ QUE CULTIVAR SUA PRÓPRIA COMUNHÃO COM DEUS.

SEM ESSA VIDA ESPIRITUAL A SUA VIDA CRISTÃ ESTARÁ FADADA AO DESGASTE.


FIM DA PARTE 1

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos