É claro que a resposta já é clara e inequívoca na resposta com autoridade do próprio Senhor Jesus: "A Deus ( ou para Deus ) todas as coisas são possíveis" ( Mt 19:26 )
Mas então porque os incontáveis "não aconteceu" como queríamos ou mesmo pedimos? é claro que há diversas variáveis não avaliadas corretamente: "pedimos mal", "pedimos para nosso próprio deleite". "não fomos sinceros", "não cremos realmente", " as palavras dEle não estavam em nós", e são mutas e corretas certamente as possibilidades, mas as declarações de Jesus nunca foram do tipo"isto não é pra vocês" ou vocês nunca acertarão todos os quesitos", "ou ainda "vocês jamais conseguirão!"
Mas vamos por partes e oxalá melhoremos todos nós a nossa compreensão das coisas, pois do contrário na hora que precisarmos de um milagre não o acharemos mesmo sendo crentes e mais uma vez as explicações coerentes irão prevalecer contrariando a declaração do Senhor Jesus que "se tiverdes ( e não se tiveres ) fé dirão a este monte, lança-te ao mair e assim se fará!" ( Mc 11:23 )
1) NÃO SABEMOS O TAMANHO, A GRANDEZA DE DEUS!
Não é porque cantamos canções cristãs por horas e sempre as mesmas e usemos bordões batidos no dia a dia que realmente creiamos, infelizmente! somos criaturas sociais e aprendemos durante toda a nossa vida a nos adaptarmos, sabemos na maioria das vezes dizer e agir de modo a parecer que realmente somos o que expressamos.
Vamos a um exemplo banal: vemos na história humana e em várias culturas como a morte de certas pessoas, líderes de qualquer ordem, desde políticos á celebridades triviais como multidões se comovem pela perda da pessoa com a qual a maioria nem conviveu. O nível de tristeza e comoção, de perda e de vazio é sincero e deveras comovente. Até nos contagiamos com a reação de tanta gente!
Não estou dizendo que tais crentes mentem a respeito de toda a sua fé bíblica e denominacional mas que creem em todos os detalhes e declarações bíblicas que desafiam a normalidade das coisas, é algo para se pensar real e seriamente! sabemos a grandeza, a força e o poder de Deus?
2) DEUS PODE TODAS AS COISA MAS NÃO FARÁ TODAS AS COISAS!
Aí podemos dizer: resolvido! por isso que mortos não são ressuscitados, crentes morrem de doenças banais, aviões caem com crentes dentro, automóveis são destruídos em acidentes e pessoas morrem e incontáveis coisas não dão certo! mesmo para os "melhores crentes", os "mais fiéis" ( em quê exatamente?) é por isso então!
Mas todas estas coisas contrariamente ao senso comum estão exemplificadas na Bíblia como que Deus já fez, já livrou, já curou, salvou da destruição natural anulando as leis naturais da existência e da física que conhecemos! Logo estas coisas, coisas deste tipo, Ele já fez por pessoas e certamente longe das estatísticas, das noticias da mídia secular, com os anjos como testemunhas Deus fez e faz mesmo nos dias de hoje contrariando os cessacionistas ( os que creem sinceramente que milagres foram só para os temos bíblicos, não para hoje! ).
O que Deus não pode ir cotra a Sua própria natureza! mentir como o homem e esquecer-se do que declarara ou da Sua própria justiça!
3) UM MOMENTO QUAL O PROPÓSITO DESTA POSTAGEM?
Não é o de encher a sua cachola, sua cabeça de teses e dissertações para você se tornar um crente mais "culto", "mais cabeça", "mais entendido"... algo que só serve ao ego e à nossa tênue vaidade! o propósito é que quando eu ou você precisarmos de um milagre e houver pouco tempo para entender a situação e crer, até pelo vicio de pensamentos errados e falsamente religiosos e teológicos, nós sejamos o que não deveríamos ser e nem desejaríamos ser ( e que frequentemente acontece ): incrédulos!
Nicodemos era teólogo e mestre em Israel, era um mestre legítimo, não era como certos teólogos e profetas do Youtube ou como escritores que escrevem dezenas de best sellers cristãos. Nicodemos pertencia ao grupo que genuinamente preservou as Escrituras que lemos hoje.
Curiosamente quem teve uma fé "não encontrada nem mesmo em Israel" foi justamente o centurião romano, idólatra, pecador! e nenhum dos fariseus, exagerados zelos da Lei, guardadores da verdade divina! que contradição!
4) DEUS É GRANDE ( INCOMENSURÁVEL EM PODER! )
Maior que todo o Universo ( que não é infinito segundo a Ciência e antes segundo a Bíblia! ). O Universo tem segundo estimativas: 13,2 bilhões de anos. A Terra cerca de 4,5 bilhões de anos! a Lua menos que a Terra uns 50 milhões de anos ( vá anotando ) e o Sol , o nosso sistema solar alguns milhões mais velho que o resto dos planetas ( para atualizações de números procure um bom livro de Astronomia! )
Isto posto Deus é "mais velho" mais "antigo", que todo o Universo... é claro que por não ter início, começo, ter nascido, Deus é eterno e sem princípio e fim mas só para você imaginar porcamente o tempo de Deus! Deus é grande!
Um muçulmano não está errado em declarar que "Deus é Grande", Ele realmente o é! não é o cara lá de cima na canção composta para a Xuxa! este trecho da canção soa realmente como uma infantil blasfêmia! na Bíblia Deus é chamado de o "ancião de dias".
Deus vê todas as coisas, sabe todas as coisas e é antes de todas as coisas, Ele não dorme, não ignora, não desconhece nada e não há absolutamente nada que lhe oponha! que Lhe seja "impossível" de fato!
O Senhor Jesus afirmara que daquelas pedras Deus poderia suscitar, fazer surgir "filhos de Abraão!" ou seja fazer surgir como mágica, seres humanos geneticamente filhos de Abraão! não paramos realmente para ver o real sentido desta declaração! Deus fez Adão pessoalmente e fez Eva seu clone a partir de sua medula de um osso de uma costela... parecido, semelhante como o Senhor Jesus colara a orelha do soldado que lhe fora prendê-lo!
Logo seja o que for: DEUS PODE! este é o ponto e sobre este dado não pode haver dúvidas!
5) DEUS QUER. QUANDO E COMO SABER SE ELE QUER?
Sobre isto também não deveria haver nenhuma dúvida! o que Deus quer ou deseja já está incrivelmente exemplificado e descrito nas Escrituras!
Quer que todos se salvem ( ou sejam salvos )!
Amou a toda a espécie humana ( Deus amou o mundo, não somente parte dele! não alguns eleitos apenas! )
A oração do justo salvará o doente! vários exemplos nas Escrituras particularmente no NT!
No episódio da morte e ressurreição de Lázaro, o Senhor Jesus dissera: "crê somente!"
Mas continuamos a nos resignar e desculpar os "não milagres" com mais teologia e fé firmes do que para vermos milagres acontecerem!
É verdade que até o Lázaro morreu depois de alguma forma e todos os curados pelo Senhor Jesus também! Porém a razão é que nenhum de nós podemos ficar nesta Terra indefinidamente! meu pai faleceu com 102 para 103 anos, ele viu todos os seus melhores amigos e conhecidos morrerem! trata-se de algo terrível muito bem exemplificada no grande e excelente filme "O Homem Bicentenário" e em outras obras da literaturao
Entretanto adiar a morte, fugir dela principalmente de forma banal e desnecessária, interrompendo algo de importante que podemos ou devemos fazer é possível e a perfeita vontade de Deus, pelo menos uma vontade expressa, séria e confiável nas Escrituras!
O próprio fato de declarar que Deus sabe bem o que necessitamos, que até os fios de cabelo de nossas cabeças estão filme e eficazmente contados!
A comparação do cuidado do Pai com um simples pardal deveria não nos induzir e não permitir nenhuma dúvida dobre a vontade de Deus de fazer milagres por nós, de ordenar milagres a nosso favor!
6) ENTÃO PORQUE MILAGRES NÃO ACONTECEM TODOS OS DIAS HOJE?
Porque simplesmente não cremos!
Assustado?
Se fizer uma pequena pesquisa em alguma livraria cristã ou hoje no Google muito mais abrangente e eficaz descobrirá surpreso que os debates e as explicações "porque os milagres não ocorrem" são muito mais cridas que o contrário!
Igrejas, denominações e fieis que creem em milagres são considerados simplórios, ignorantes, céticos demais, fanáticos, beatos e ignorantes! isto é o contrário do que deveria acontecer e vai totalmente de encontro, choca-se, nega os belos sermões que proferimos, os grandiosos livros que escrevemos dissertando sobre o nosso cristianismo!
Podemos até resumir a teologia pós igreja primitiva como: "Deus pode mas não vai fazer!"
Somos reféns de uma visão da nossa caixinha ou até em certo ponto da Alegoria da Caverna de Platão:
algum de nós em sã consciência quer ser visto como louco em acreditar que um morto será ressuscitado em pleno enterro? nenhum de nós!
Este seria o milagre, digamos "mais radical" mas a nossa falta de fé impede até a realização de "milagres menores", infelizmente!
6) NÃO SOMOS BONS DEPOSITÁRIOS OU MORDOMOS DA GLÓRIA ADVINDA DE UM MILAGRE!
Não temos em toda a Bíblia nem um só caso de "autocura", milagre em favor próprio, nem no caso do Senhor Jesus que foi acusado injustamente de "não curar-se a si mesmo!
Muitos tomam o exemplo de Paulo e seu famoso "espinho na carne" como uma prova inconteste de "quando Deus não quer não faz"... mas as pessoas se esquecem que segundo palavras do próprio Paulo, ele "orou três vezes". Quando Paulo ficou cego o próprio Senhor Jesus mandara-no a casa de um outro crente e que este crente oraria por ele, Saulo, e este teria a sua visão de volta!
Logo a cura e o milagre só é realizado por intermédio de outra pessoa, outro ser humano, como resposta até à oração de quem está doente como no caso do rei Ezequias.
Suponhamos que um de nos como pregadores que se tornaram famosos e que em cujas igrejas houve sim milagres ( para desespero teológico dos que ortodoxamente negam! ) uma enorme dificuldade e erros em administrar para Deus justamente os milagres.
Jesus disse enfaticamente que somos "maus" e se Ele disse não é diferente! suponhamos que um de nos ore publicamente em um enterro e o defunto volte á vida, imaginem a confusão, a vaidade e as explicações e a visibilidade em torno de quem "fez o milagre" ( quem fez e faz é sempre Deus! ). A exploração do fato em favor de si próprio?
Quem precisa do milagre não tem fé e quem deve orar para que o milagre aconteça não etá preparado para o tamanho do milagre!
7) UM AVIÃO NÃO CAI SÓ POR UMA ÚNICA RAZÃO OU FATOR! UM MILAGRE NÃO ACONTECE OU DEIXA DE ACONTECER POR UM ÚNICO FATOR!
A imagem do queijo suíço! dois pedaços de queijos suíços com seus furos só permitirão a passagem de um objeto, uma varinha rígida, por ambos os pedaços se os furos em ambos os pedaços de queijo estiverem alinhados.
Assim é o milagre!
Em todos os milagres feitos pelo Senhor Jesus, ocorreu um processo, quase um prova, em que o encontro do Senhor com a pessoa, a atitude de Jesus, a atitude da pessoa, uma pergunta ou dificuldade colocada pelo Senhor Jesus foi superado e o milagre aconteceu. Estas imlicações, estes links tornam cada milagre uma original exceção!
Ao cego que gritava e quem os discípulos mandaram calar-se o Senhor Jesus perguntara: "O que queres que te faça?" O cego era cego o que ele, o cego, poderia querer? mas o cego teve que declarar a sua vontade em ver! e a mulher estrangeira cuja filha encontrava-se doente? a que insistiu que os "cachorrinhos se alimentavam das migalhas que caiam da mesa de seus donos?" e o caso da mulher com fluxo de sangue que empurrou pessoas na multidão e agarrou a beirada da capa vestida pelo Senhor Jesus?
Todos estes casos e muitos outros e todos os que não foram registrados certamente mostram supostos e incontáveis eventos que terminariam com a concretização de cada milagre! cada milagre é único!
Milagre não é resultado de uma varinha de condão de uma fada madrinha mas de uma relação inteligente, razoável entre quem precisa de um milagre ( não é uma vaidade ou um evento para ser mostrado mas um livramento, uma segunda chance ) e um Deus que PODE e QUER FAZER UM MILAGRE!
Portanto se precisar de um milagre CREIA! e PEÇA-O!
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?