Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 22 de janeiro de 2012

A ADORAÇÃO... ADORAR É CANTAR?

Há uma percepção por parte de blogueiros que escrever dois "posts" em um mesmo dia, um deles, o penúltimo ficará sem atenção por parte dos leitores. Na prática isso pode de fato ocorrer. Mas hoje ao me levantar e meditar nas coisas de Deus, algo que nos últimos anos, dois ou três no máximo, faço uma prática constante ou seja, lembrar dos fatos e episódios bíblicos e não dos versículos fora do contexto, lembrei do caráter da adoração.

Adorar é cantar apenas as músicas e canções gospels modernas e de bordões que pregam em nossa mente? Ou será cantar os hinos tradicionais evangélicos? Ou ainda  de forma mais radical ouví-los sem percussão ( bateria, etc ) só com órgão ou piano como alguns excêntricos irmãos defendem e fazem? Há mesmo os que se auto intitulam "ministros de louvor"? Se há eles têm alguma relevância? Ou tudo isso se transformou em um grande negócio, um bom negócio, colaborando para o surgimento de celebridades com poder de opinião, uma mistura estranha entre artista, pessoa famosa e pastor ( pastora )?

Há palavras ligadas a esse procedimento rigorosamente humano, como celebrar, festejar, cantar, exaltar, etc, normalmente feitas e direcionadas também a outros seres humanos. Não são poucas as festas dedicadas a alguém como homenagem legítima a essa pessoa ( e fazemos muito bem isso na maioria das vezes ), celebração por um a vitória de grupo ( time, empresa, família, etc ). Soube-se há poucos anos que o sucesso de um grande assalto a um banco no Brasil, o maior roubo de todos os tempos, foi festejado pela quadrilha, ou por um dos integrantes, com muita bebida e churrasco para todos os seus vizinhos ( sem que eles soubessem claro ) o que redundou em prisão do infantil festeiro.

A vida do homem não lhe é dada para gastar para si mesmo, isso é algo claro em toda a Sagrada Escritura. Três coisas determinam a vida de um ser humano e decorrentemente por elas será julgado:

Adoração,

testemunho     e

justiça. 


Por adoração entenda-se o reconhecimento de quem Deus seja.

Por testemunho a comunicação aos outros de quem Deus é e do que vimos Ele realizar.

Justiça ( não a justiça própria ) a ação que direcionada a todos os demais seres humanos, produz a correção da situação injusta predominante nesse mundo.
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". Miquéias 6:8

Daria para fazer um estudo bíblico em cima desses três pontos ( o farei em outra oportunidade se Deus o desejar e permitir ).

Com base nessa reflexão vemos que a questão denominacional passa longe da avaliação de espiritualidade de alguém. 

Para mim um calvinista está errado em muitos pontos e para um calvinista, eu como arminiano estou igualmente errado em muitas questões, embora o que nos une é o amor e esperança de salvação no mesmo Senhor graciosamente. Mas não basta trocarmos de lado ( supondo-se que um de nós esteja mais certo que outro ), pois pelo critérios acima podemos ambos estarmos incluídos ou excluídos.

Como ser um adorador, e a o Senhor Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores nesse mundo, se após cantar, tocar, gritar, estriônicamente, reclamo da chuva, da lama, do calor ou do frio? Se não me lembro de reconhecer especificamente que tudo que recebo, todas as as experiências, as mais pueris, vêm todas das mãos de Deus? 

E não basta dizer de forma difusa que todas vêm de Deus, mas reconhecê-las no coração, cada uma delas. Essa é  a diferença! Comprei  um carro, como adorar a Deus pelo carro? Simplesmente colocar um adesivo ( nada de errado ou contra ) que diz "Foi Deus que me deu!", "Presente de Deus" ou no coração saber que a inteligência dada a cada pessoa que contribuiu para a sua invenção, as famílias e filhos que constituíram os donos, os assionistas, os mecânicos, os materiais como aço, plaśtico, o combustível, tudo foi providenciado por Deus, para que agora eu andasse confortavelmente ( ou pelo menos mais um pouco ) que no "burrinho BMW" depois de um suco de laranja estragado ou com álcool que os dois cantores-pastores-celebridades, citaram hilária, hipotética e ignorantemente?

Como ser um adorador de fato? Se Deus os procura?


Testemunha é algo de mais fácil apreensão, que convida, que conta alguma coisa acerca da igreja, fala de sua fé , aparentemente é uma testemunha de Cristo, embora não seja apenas isso, de forma raza e simplista.

Já a justiça a ser exercida em relação ao mundo, as pessoas, é outra coisa em que falhamos muito, não sabendo por onde começar e como agir na maioria das vezes.  Há não poucos crentes e pastores e líderes que nesse quesito não sabem a diferença entre a mão esquerda a direita. Isso é facilmente percebido ao darem opiniões sobre outros assuntos, fazerem julgamento, darem conselhos, e ao tentarem intervir em situações do cotidiano. A não poucos crentes, pastores, que só dá para suportá-los até a porta da igreja, passando dali fica insuportavel ouví-los sobre qualquer outro assunto. A sua justiça deve em muito para mundanos, incrédulos, até ateus, expostos aos mesmos desafios. Em provérbios vemos que há justos que procedem como injustos e injustos que procedem, agem como justos. É patente o erro de julgamento do grande profeta Jonas, o pregador mais bem sucedido de toda a Bíblia.

Por essas e por outras, Deus não está nem aí para os limites denominacionais e teológicos. Ele não nos vê como vemos a nós mesmos e aos outros. E o Seu critério e ordem de prioridades, coisas que são de fato mais importantes, é o único correto.

Quem de nós exerce a justiça após conhecê-lo?

Quantos de nós somos de fato testemunhas efetivas dEle?

Quem  de nós o adora de fato e de verdade?

Recuperemos o sentido de adorá-Lo, pois não depende de ter uma grande voz, ter alguma grande posse, tocar exprendidamente um instrumento, ter talento para compor melodias, arranjos e poesia que o exaltem, mas pode ser tudo isso. Entretanto parece tao fácil perder a essência da coisa, como cantor, compositor, instrumentista, artista, celebridade, enfim perder o foco.

A adoração, assim como a oração, perde muito de seu caráter quando feita publicamente, pode passar a ser em decorrência dos que estão a nossa volta, pela prisão da liturgia, pela expectativa dos que estão conosco e não de fato e do coração. A adoração como a oração pública deve ser apenas o resultado de algo que já aconteceu no coração. E tomando a dor como analogia, que segundo constatado pela ciência, não é registrada na mente, a adoração como incenso, sobe e se vai, não posso tê-la de novo, uma nova adoração real e verdadeira, deve ser produzida a cada momento. Uma frase de efeito, um velho hino, só constituem adoração a serem no momento de seu cântico, produzindo uma nova e original adoração. Logo nem é o novo e o velho, o desse modo ou de outro,  mas algo bem menos trivial e sim, mais complexo e essencial. Não basta cantar uma canção ou um hino para ser adoração de fato. Não se pode ser um adorador por ser um grande intérprete. Dessa forma um simulacro de adoração pode ser feita a cada vez sem ser algo espontâneo e realmente novo e autêntico. Entendem?


Isso talvez seja mais grave mediado pela tecnologia e registro sonoro e de imagem. Será se todas as mulheres derramassem os seus perfumes aos pés de Jesus Cristo estariam de fato adorando-O como aquela mulher especificamente o fez? Dirigido por um diretor de imagem, alguém que grava um vídeo interpretando uma canção ou um hino estaria de fato adorando?  Note que não estou afirmando que não está ( invalidando a benção da tecnologia como mídia e registro, nada disso ), apenas considerando que sempre estará só para fazê-lo desse modo?

Se não tenho liberdade para dizer o que diria a Deus, é legítima a "adoração" no "Caldeirão do Hulk" ou a cantora está totalmente equivocada e maravilhada com a possibilidade do mundo estar se redendo ao "evangelho" e de fato não está nesse caso? São coisas a serem pensadas de fato e seriamente.


Algo é certo, somos resgatados para sermos ADORADORES. Não há como ser crente, filho e filha de Deus, sem prestar-Lhe culto e adoração verdadeiras, em espírito. Não é um momento na restrita parte de um dia da semana, na igreja, mas em todos os momentos da nossa vida , a qual não sabemos quando terminará, mas que terminará fatalmente um dia...

O Senhor é digno, totalmente digno, perfeitamente digno de todo reconhecimento, reconhecimento indescritivelmente superior ao que a minha mente, conhecimento podem organizar e cujo coração, alma podem suportar sentir!

Devo-lhe adoração pelo que resultei a ser como indivíduo e pelo que Ele fez e criou em todo o universo! Por tudo  o que fará em sua sabedoria e amor, por mim e por qualquer um! 

Adorar não é bajular! Alguns têm a idéia estranha de um ser supremo que têm uma carência infantil de ser reconhecido, não é isso. Deus é o único que  se basta a Si mesmo. Deus não precisa e não necessita da Sua criação, para nada. A adoração a Ele devida é uma justiça somente! Se o homem não O reconhece como o Deus que Ele é, não é Deus que perde ( Ele Deus não perde nada ) mas o homem perde a comunhão com Ele, se torna inimigo de Deus. Satanás é inimigo de Deus por ter reclamado reconhecimento a si mesmo, algo que deveria ser dado a Deus. Satanás é portanto um adorador de si mesmo e não adora a Deus pensando poder rivalizar com Ele ( Deus ) em algum atributo divino.

O homem que não reconhece a Deus é inimigo de Deus desse modo. Ateus não são ateus por suas opiniões, dúvidas, questionamentos, falta de provas, são adoradores de si mesmos, de suas imaginadas superioridades intelectuais, educacionais, lógicas e por isso são ateus. Teístas por outro lado, nem sempre são adoradores do Deus que professam alguma fé, mas das instituições religiosas que tradicionalmente seguem, de teologias particulares, de linhas de pensamento, tendo dessa forma, alguma forma de "deuses" diante de Deus, de fato.

A adoração é o ápice da comunhão com Deus e não o perdão. O perdoado adora a Deus e segundo palavras do próprio Senhor ama mais quanto mais é perdoado. Não que  aparentemente crê  ou compreende mais e melhor. Por duas ocasiões duas mulheres lavaram os pés de Jesus com um caro perfume,enquanto os donos das casas, embora cedessem o lugar e recebessem a Jesus em suas residências, não fizessem o mesmo. 

Finalmente, por ora, adorar é uma atitude interna que pode ser percebida pelos outros, mas não necessariamente. A oferta da viúva só foi valorizada por Jesus. do mesmo modo a declaração de fé do Centurião, ou o reconhecimento público de Zaqueu. Aliás adorar é reconhecer, não é criar um fato, mas reconhecer quem Deus é! Se não alcançar de fato essa expressão, de forma sincera e real , pode ser tudo, barulho, expressão artística, profissão rentável, mas não é adoração de fato.

Deus nos ajude a acertar as nossas vidas. Meditemos portanto em João 4:23 e 24.

Por Helvécio S. Pereira 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ACESSE UM ESTUDO BÍBLICO SOBRE ESSE ASSUNTO BASTANTE ATUAL







COMENTE ESSA POSTAGEM




4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelos artigos. Esse, eu gostei muito e compartilhei, mas acredito que se tivesse dividido em partes para não ficar uma leitura tão extensa teria mais efeito. Tem muito blogueiro que acessa a NET de lan houses ou casa de amigos e o pouco tempo dificulta leituras tão grandes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida,

    Pelo comentário e pela dica...mas tem também os que pedem para que haja textos mais completos. Dependendo do assunto a gente estende mais ou resume e indica através de links complementos ao assunto. Mas valeu. Muito obrigado mesmo...

    Algumas pessoas, conheço algumas, nem lêem, mas já imprimem de uma vez para ler depois. Enfim a gente vai levando tentando contribuir para a edificação somente. Sei também que alguns pregadores gostam do blog com essa "extensão" dos posts, aproveitando um ou outro tema, para esboço de pregações ou complementeos delas. Há pessoas da África, Japão, China, Rússia, enfim muuta gente... Mas sobretudo obrigado por sua visita, volte sempre e dê sempre a sua opinião. Será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  3. Pensando bem vou linkar o Estudo bíblico em separado...farei isso depois. Obrigado Patrícia...

    ResponderExcluir
  4. Querida Patrícia,

    Dividi e linkei com um blog ( também meu ) mas mais ligado ao assunto.

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos