COME TO ME

quarta-feira, 18 de julho de 2012

QUEM É O VERDADEIRO RACISTA: A IGREJA EVANGÉLICA BRASiLEIRA OU BISPO EDIR MACEDO?

Me surpreendo cada vez mais vez com a incapacidade de tocar realmente nas feridas sociais e em mazelas invisíveis da própria igreja evangélica, clara e decididamente  avançada social e espiritualmente em tantas questões. Mais uma vez um círculo suspeito de "formadores de opinião" alguém se inflama contras as declarações de Edir Macedo, particulares, internas à sua igreja ( igreja dele, membrezia dele ) portanto aconselhando membros de sua igreja a não casarem nos chamados casamentos  inter-raciais e de outros casais cujas mulheres excedam a idade de seus maridos em mais de dois anos ( uma medida aleatória proposta internamente ).

Em outra feita, o bispo Edir Macedo instruiu seus parceiros de ministério a não terem filhos, ou no máximo um ou dois filhos e adotarem crianças, das quais, no mundo e particularmente no Brasil, tantas necessitariam de um lar e de pais cristãos.

Sempre polêmico e sem meias palavras quando discorre sobre qualquer assunto, como todo bom colérico, Edir Macedo provoca não poucos ódios e amores, dividindo águas, granjeando inimigos dentro e fora da igreja, cristãos, crentes e não crentes, pessoas que muitas vezes o seguem para pegá-lo em alguma falha ( um estranho e em nada original comportamento e fixação pessoal ). Bastariam pregar, ensinar, segundo a sua própria estrategia e combater os mesmos males. Mas por que não o fazem?

O trecho do texto que escreveu o bispo Edir Macedo em seu blog, é o transcrito abaixo - em parte, justamente a parte combatida pelos tidos "formadores de opinião" de plantão tanto crentes como não crentes, a maioria diga-se de passagem nunca fizeram nada por nenhum negro ou afro-descendente em sua epopéia de nascer e sobreviver em uma nação racista de fato e hipócrita :

O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos.

Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser ‘mandona”, acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.

E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.

Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento.

(…)

Quanto à raça

Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.

É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida.

Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho.

O homem de Deus precisa estar sempre preparado para servir a Deus onde quer que Ele assim determine, e, assim, nem sempre estará em um país onde não haja esse tipo de situação. Portanto, é necessário que o casal examine também esta questão, antes de qualquer compromisso mais sério.

(…)

Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário!

Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.

Procuramos, portanto, trazer à baila esta situação a fim de evitarmos transtornos no futuro do homem de Deus e na obra que está reservada para ele.

Primeiro as acusações de todo o tipo buscando mais descredenciar a opinião ( não passa disso ) do que abordar a realidade em profundidade. Posto isso coloco as seguintes questões:

Primeira: o Brasil é racista ou não é racista?

Segunda: a igreja evangélica, em geral, no Brasil é ou não é racista ( na pŕatica )?

A primeira resposta é que o Brasil embora não seja racista ideologicamente o que o é na prática é a realidade. Isso pode ser facilmente comprovado com fatos, relatos, crimes, empregabilidade, carreira nas empresas, lideranças nos partidos políticos, agremiações esportivas e nas igrejas ( seja católica ou protestantes ) e hoje incrivelmente até nas religiões afro-brasileiras!


Quanto a segunda resposta, na prática, na igreja evangélica brasileira, os homens e mulheres seguem padrões estéticos decorrentes de esteriótipos claramente mundanos, fazendo que principalmente e primeiramente as mulheres negras e depois em menor medida homens negros sejam excluídos nas relações de namoro e casamento, de forma pouco percebida e declarada tanto pela igreja como pela própria membrezia da igreja.

Dessa forma antes e muito antes ao contrário de ser uma defesa de uma certa eugenia, trata-se de uma defesa na prática das mulheres e negras, enfim casais negros que deixam de serem formados nas igrejas e portanto de famílias negras, de negros, com pais e filhos negros, que não sucumbam a um ambraquecimento social, imposto e sugerido através de filmes, norte americanos e também brasileiros em que o homem negro é aceito com uma mulher branca mas o contrário nunca ou muito pouco é exemplificado.

Me ateria a ínumeros relatos reais e históricos pessoais de longa descriminação e humilhação consequente de valores estéticos erráticos e injustos como cabelo liso, pele mais clara ou "morena", lábios carnudos mas nunca tanto como a de certas etnias claramente africanas, o que Edir Macedo procura advertir os cônjuges acerca dessa dura e triste realidade.

Perguntaria ainda: descontados a afeição entre pessoas, algo pessoal íntimo e inexplicável, até que ponto essa preferência predominantemente masculina e clara, por parte dos homens negros e mestiços, por mulheres brancas, relegando à solterice ou a maternidade solteira de milhares, não milhões de mulheres negras e mestiças dentro das igrejas ( já que fora delas é o que mais acontece )?

O que há de "santo" nesses "homens de Deus" nas diversas igrejas ( evangélicas )  que espertamente como "os filhos de Deus" no Velho Testamento que cobiçaram "as filhas dos homens" ( por causa da sua beleza ), coabitando com elas e dando origem aos gigantes da antiguidade, cobiçam as loirinhas, as morenas de longos cabelos lisos e pele clara, etc, etc. E mais: quantas novas cantoras evangélicas, nas capas de CDse  DVDs evangélicos não alcançam sucesso exatamente por exatamente serem etnicamente desse modo?

A terceira pergunta: quem é racista de fato nessa história, o bispo Edir Macedo no seu conselho ( não dogma e nem doutrina ) ou todos os demais?

No Brasil negro é feio, e qualquer um que tenha cabelo de negro, nariz de negro, boca de negro é feio, fora e dentro da igreja evangélica. E incrivelmente talvez por várias razões, entre elas a preservação sexual antes do matrimônio entre os verdadeiramente convertidos, descontados o desempenho, a perfórmace sexual, passíveis de experimentação no mundo (fora da igreja ) eleja o fator estético-étnico, como o único valor e elemento condicionador de uma futura escolha.

E é muito feio nas igrejas ( evangélicas )não se tocar nesse assunto apropriadamente. Peca ele, erra, por uma abordagem pouco ou nada politicamente correta, quase, ou como uma conversa ou um sermão ( pregação menos ortodoxa ). Na prática o seu conselho é de pessoas negras aprenderem a se amarem como negras e constituírem famílias negras, amarem e verem os seus filhos como belos sendo negros. Que há de errado, na prática nisso?

Estabelecer as declarações dele com a eugenia pregada, crida e adotada desde o início no século XX, o resultante nazismo, etc, é fugir da realidade sobre qual se debruça no caso específico da cultura e do povo brasileiro. Se a igreja evangélica brasileira tem alguma mazela real e é hipócrita em algum sentido, é sem dúvida exatamente nesse.

Por Helvécio S. Pereira

NOTA: ESSA POLÊMICA ESTÁ SENDO CAUSADA POR UMA NOVA DIVULGAÇÃO DE ALGO DITO EM UM LIVRO, A DEZ ANOS ATRÁS, POR EDIR MACEDO DANDO CONSELHOS PESSOAIS A FUTUROS PASTORES QUE IRIAM PARA OUTROS PAÍSES A SERVIÇO DA IURD, PORTANTO DENTRO DO CONTEXTO ESPECÍFICO HÁ UMA OUTRA LEITURA A SER FEITA.

MUITOS DOS ATUAIS E FERRENHOS CRÍTICOS NUNCA FIZERAM NADA EM DEFESA DE UM NÃO BRANCO OU COMO DONOS E DONAS DE CASA, EMPRESÁRIOS, CERTAMENTE ATÉ ESCOLHEM BABÁS, COZINHEIRAS, SECRETÁRIAS, ETC, ENFIM MULHERES NÃO NEGRAS PARA TRABALHAREM PARA ELES. ENFIM O RACISMO BRASILEIRO É TÃO INCORPORADO E EXERCIDO COM TANTA DISCRIÇÃO E HIPOCRISIA, QUE PARECE QUE NÃO EXISTE E PRINCIPALMENTE NAS IGREJAS, PARTICULARMENTE NA IGREJA EVANGÉLICA COM TODOS OS SEUS REAIS AVANÇOS.

E EU PERGUNTO NOVAMENTE: QUEM SÃO OS VERDADEIROS RACISTAS NO BRASIL: O EDIR MACEDO OU TODOS ESTES?

Não temos portanto uma instituição de racismo por parte de Edir Macedo, mas na prática uma advertência de que ele existe, é real e não adianta simplesmente ignorá-lo como fazem muitos e muitas igrejas incluindo evangélicas. Há de se enfrentá-lo não promovendo um inconsciente embranquecimento da raça, nem impedindo-o para casais que se amem e principalmente amem a Deus, mas dentro de uma ação real não esquecer que ele ( o racismo, a discriminação, a humilhação pública, a ditadura da moda racista ) existe, e existe no Brasil. Casais negros, casais brancos, casais orientais, indígenas ou mistos têm direito de se constituírem,social e legalmente, e espiritualmente livres diante de Deus, mas não vivemos em um mundo ideal, em um Brasil ideal, e nem tão pouco numa igreja ideal. Estejamos todos cônscios disso.

Um comentário:

  1. Lembrei de algo: S.Freud, o pai da psicanálise, poderia ter tido quatro quintos de suas teorias melhor aceitas pelo mundo acadêmico se tivesse dada uma roupagem diferente a elas, ou usado palavras mais apropriadas para definir o que propunha, ao invés disso teimosamente usou palavras como sexualidade ao invés de erotismo, entre outras. O bispo Edir Macedo não é e nem pretende ( nem se esoforça ) para ser politicamente correto, ao contrário usa palavras que o povão possa entender e não para agradar pessoas de maior escolaridade só por agradar. E é justamente nessa área que seus desafetos tentam descredenciá-lo. Freud fez o mesmo na sua área específica e mudou a visão da alma humana no cenário médico, entre admiradores e negadores de suas teorias.

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!

leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos